Toda e qualquer área de uma empresa, por menor que seja, precisa de algum tipo de indicativo de sucesso, algo que diga quais os resultados estão sendo gerados e o que precisa ser melhorado nas próximas fases.
É aí que entra o indicador de desempenho. Hoje vamos entender como funciona, qual a importância dos indicadores dentro de uma empresa e exemplos práticos de tudo isso.
Bora lá!
O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho são responsáveis por mostrar os resultados de determinada ação, sejam eles positivos ou negativos. Eles são métricas, ou seja, ferramentas usadas para medir o nível de sucesso e entender o progresso em relação aos objetivos daquela ação.
Imagine que você quer muito mudar algum aspecto da sua loja, e encontra alguém que fala com detalhes exatamente o que está dando certo e o que está dando errado no seu processo, facilitando sua compreensão do que deve ser melhorado ou mantido.
Esse alguém é o indicador de desempenho, ele te ajuda a ver de forma óbvia, quais seus pontos fortes e fracos dentro de determinada área e garante que as decisões sejam tomadas com maior segurança e eficiência.
É comum que dentro desse universo, você ouça falar sobre os indicadores KPI (Key Performance Indicator) que são os indicadores chave de performance, um subconjunto dos indicadores de desempenho, focados nas métricas mais estratégicas. Resumindo, todo KPI é um indicador de desempenho, mas nem todo indicador de desempenho é um KPI.
Quer saber como anda o desempenho da sua loja? Conheça o recurso de relatórios do sistema de gestão Nex e fique por dentro dos principais resultados que sua loja está tendo: número de vendas, faturamento, despesas e muito mais.
Qual a importância dos indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho permitem que você tome decisões baseadas em dados concretos, focando no que realmente importa para o crescimento do negócio. Sem indicadores bem definidos, você não sabe o que deu certo ou errado e não consegue avançar com suas ideias de melhorias e inovação.
Tipos de indicadores de desempenho
Talvez você se pegue pensando que essas métricas de desempenho podem ser usadas para diversas situações e se sinta atraído pela ideia de analisar o desempenho de diversas áreas e tarefas ao mesmo tempo.
As métricas de desempenho realmente podem ser usadas em diversas situações e existem muitas ferramentas que ajudam a mensurar o sucesso de diferentes ações, mas meu conselho é: utilize os indicadores para medir o que realmente importa.
Focar em muitos indicadores pode dividir sua atenção e dificultar sua tomada de decisão. Priorize aqueles que fazem parte dos seus objetivos estratégicos e que fornecem dados importantes sobre os resultados do seu negócio.
Logo a seguir vou mostrar alguns tipos de indicadores de desempenho e exemplos para você se inspirar e ver qual melhor se encaixa com as necessidades da sua loja.
Indicadores de produtividade
Mede a relação entre os recursos utilizados (como tempo, mão de obra e matéria-prima) e o resultado gerado.
Um exemplo clássico desse índice de desempenho é a produção por hora trabalhada, que ajuda a entender o quão eficiente é um processo produtivo.
Veja alguns exemplos de indicadores de produtividade:
- Capacidade de produção: número de unidades produzidas por hora/dia/mês
- Taxa de retrabalho: porcentagem de produtos ou serviços que precisaram ser refeitos.
- Tempo de processo: tempo médio necessário para concluir uma atividade, do início ao fim.
Indicadores de vendas
Os indicadores de vendas monitoram o desempenho comercial da empresa, avaliando aspectos como quantidade de vendas realizadas e ticket médio por venda. Esses dados são fundamentais para definir estratégias de crescimento e expansão da sua loja.
Um bom exemplo de uma ferramenta indicadora de vendas é o sistema de gestão, que através do relatório de vendas, mostra a quantidade de vendas em determinado período, o meio de pagamento mais usado e diferentes outros pontos relacionados a venda.
Veja o exemplo de dados de vendas que o sistema de gestão Nex te mostra:

Indicadores de lucratividade
Avaliam a capacidade da empresa de gerar lucro a partir de sua receita, como por exemplo a margem de lucro, que mostra a proporção do faturamento que realmente se traduz em lucro.
Um bom exemplo de ferramentas indicadoras de lucratividade é o relatório de lucro em um sistema de gestão. Nele você consegue visualizar quanto que cada produto está retornando em lucro ou prejuízo.
Veja o exemplo:

Indicadores de qualidade
Esses indicadores medem o nível de qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Eles podem incluir a taxa de defeitos em produtos, avarias, o tempo de resolução de problemas e o cuidado com padrões de qualidade estabelecidos.
Veja alguns exemplos de indicadores de qualidade:
- Nível de funcionamento.
- Nível de aceitação pelo consumidor final.
- Conformidade com normas e certificações.
Indicadores de satisfação do cliente
A satisfação do cliente é um fator muito importante para o processo de fidelização e recomendação. Indicadores como o Net Promoter Score (NPS), o índice de reclamações e as avaliações de atendimento ajudam a medir o grau de contentamento dos consumidores.
Veja alguns exemplos de indicadores do nível de satisfação:
- Taxa de abandono: o quanto as pessoas desistem de comprar com você.
- Net Promoter Score (NPS): índice baseado na pergunta “De 0 a 10, quanto você recomendaria nossa empresa?”
- Índice de reclamações: número de reclamações registradas em relação ao total de vendas.
- Tempo médio de atendimento: tempo que um cliente aguarda para ser atendido, desde o primeiro contato até a solução do problema.
Veja mais sobre indicadores de satisfação no nosso texto “Modelos de pesquisa de satisfação: o que são e como aplicar”.
Indicadores de eficiência
Os indicadores de eficiência avaliam a capacidade da empresa de utilizar seus recursos de maneira otimizada, reduzindo desperdícios e maximizando a produção. De forma prática, esses indicadores calculam a relação entre custo e resultado, e o tempo de resposta das demandas.
Veja alguns exemplos de indicadores de eficiência:
- Bom aproveitamento de recursos: relação entre recursos utilizados e resultados obtidos (ex.: insumos por produto finalizado).
- Quantidade de tempo ocioso: tempo total em que equipamentos ou funcionários ficam sem atividades produtivas.
- Capacidade de produção: comparação entre o potencial produtivo e o volume real produzido.
O que fazer com os resultados dos indicadores de desempenho?
A coleta de dados por si só não é suficiente, você precisa interpretar os resultados e agir de acordo com eles. Veja algumas dicas de o que fazer com os resultados de indicadores:
- Monitorar periodicamente os dados gerados pela ferramenta para identificar padrões e oportunidades.
- Responder de forma ágil aos desafios apontados pelos indicadores, propondo e aplicando mudanças sempre que necessário.
- Testar e ajustar estratégias constantemente, pois sempre terá algo para melhorar.
Então por exemplo, se você observa através do monitoramento de dados que existe um produto com alta margem de lucro mas com vendas que não acompanham o potencial dele, é possível tomar uma ação a partir disso para melhorar seus resultados, certo?
Isso pode acontecer por diversos motivos: preço elevado, baixa demanda ou até falta de destaque no ponto de venda.
Uma solução estratégica é criar um kit promocional pelo sistema Nex, combinando esse item com um produto de maior saída. Dessa forma, você aumenta as vendas do item menos popular sem comprometer a margem de lucro.
Use um software para medir indicadores de desempenho
Existe uma forma prática e eficiente de acompanhar os resultados do seu negócio de uma forma mais generalizada: usando um sistema de gestão.
Um sistema de gestão oferece ferramentas de estatísticas e relatórios que ajudam a visualizar o desempenho da sua empresa em tempo real e você pode monitorar quantidade de vendas, horários de pico, produtos mais vendidos, lucro e muito mais.
Veja através do vídeo um exemplo de como isso pode ser feito:
Ao usar um sistema de gestão, como o Nex por exemplo, você consegue transformar dados em decisões estratégicas, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria através dos relatórios que te mostrei logo acima.
Quando você usa uma ferramenta como essa, você organiza os dados da sua loja em um só lugar e ainda consegue gerar relatórios a partir disso. Ou seja, os indicadores de desempenho acabam virando uma consequência de uma gestão bem feita e de dados bem centralizados.
Tudo pronto para acompanhar o desempenho da sua loja com um sistema de gestão? Comece a usar o Nex hoje mesmo, garanta 14 dias de teste grátis sem compromisso e veja se ele é a solução ideal para o seu negócio.
Conclusão
Os indicadores de desempenho são ferramentas super importantes no crescimento de qualquer empresa, justamente por essa ajuda de entender o que está dando certo, onde melhorar e como tomar decisões mais inteligentes.
Mas lembre-se: o segredo não está na quantidade de indicadores, e sim em escolher os que realmente fazem sentido para o seu negócio. Ao focar nos dados certos, você pode aumentar sua eficiência em qualquer processo.

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.