Dicas para qualquer comércio lucrar no Dia das Mães

Precisa de ideias para vender no dia das mães? Nesse texto, você aprenderá como fazer promoções, decorar a sua loja e o que ofertar nesse dia especial!

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O que você vai ver nesse texto:

O Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o varejo. Todo tipo de comércio pode lucrar nessa época, mas para isso acontecer, não pode fazer como a maioria dos brasileiros e deixar para a última hora!

Em 2024, o comércio e o setor de serviços esperavam movimentar cerca de R$ 15 bilhões em vendas para o Dia das Mães, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. A tendência é que 2025 siga esse mesmo ritmo, sendo uma grande oportunidade para impulsionar as vendas.

Com isso, aqui vão mais algumas dicas (que você já pode ir colocando em prática) de como abordar esse Dia das Mães 2025.

Agora você pode fortalecer a sua presença online com Nex! Por meio do recurso de catálogo digital, você pode divulgar os seus produtos pelas redes sociais e receber pedidos online. Acesse o site de catálogo digital e conheça mais sobre.

19 dicas para vender mais no dia das mães

Quer aproveitar o Dia das Mães para aumentar as suas vendas? Com as estratégias certas, seu negócio pode faturar ainda mais. Abaixo estão 19 dicas para vender mais e se destacar!

Planeje-se antecipadamente

O sucesso das vendas no Dia das Mães começa muito antes de 11 de maio de 2025. Tanto no online quanto na loja física, um bom planejamento envolve definir promoções, ajustar o estoque, treinar a equipe e preparar campanhas de marketing com antecedência. 

Além disso, considere a concorrência: muitas lojas estarão disputando a atenção dos clientes, e quem se organiza primeiro têm mais chances de oferecer um atendimento eficiente, destacar seus produtos e garantir boas vendas.

Identifique seu público-alvo

Seu público-alvo é formado pelas pessoas que você deseja atrair para seu comércio, podendo ser através de ações promocionais e campanhas ou até mesmo pela identificação com a sua marca ou produtos. Em outras palavras, seu público-alvo é a imagem do cliente que você almeja.

Identificar o público-alvo te ajuda a entender qual a melhor forma de se comunicar em determinada ação comercial e qual a melhor forma de atrair esse público para sua loja.

Então, por exemplo, se você definiu que seu público-alvo do momento são filhos adultos que buscam presentes para mães acima de 60 anos, pode identificar itens comuns para esse perfil, como produtos de bem-estar, acessórios clássicos ou itens personalizados. A variedade desses produtos pode depender do estilo de vida e das preferências dessa faixa etária.

Adapte seu comércio para vender online

A venda online vai muito além de comercializar um produto de maneira virtual, ela traz a sua loja, seus produtos, seu jeito e forma de vender também no mundo virtual.

Imagine que alguém passa de carro pela sua loja física em um feriado, está tudo fechado e a pessoa fica curiosa para saber mais sobre seus produtos, valores, possíveis promoções, mas ao pesquisar na internet não consegue encontrar nada, nenhum rastro seu.

Isso é mais comum do que parece, pois a venda online traz a possibilidade de você atingir um público que não conseguem se fazer presentes na loja física naquele momento da compra, e pensando nisso, vender online é aumentar significativamente o número de vendas.

Caso queira entender mais sobre o assunto, recomendo que leia o texto “Loja virtual para iniciantes: o que avaliar nas plataformas?”

Faça ofertas e promoções especiais

Por ser uma data comemorativa, já é esperado pelo público que haja alguma promoção no mês das mães, direcionado a produtos comprados para presentear.

Por isso é importante que você se programe para oferecer uma ou mais ações promocionais. Veja algumas ideias:

Kits de dia das mães

Uma ideia de promoção no mês das mães é a criação de kits promocionais, aqueles do tipo leve 3 pague 2!

Além de incentivar a compra de mais itens, a ideia de presentear alguém com mais de um produto aumenta as chances de comprar algo que ela realmente goste.

Confira nossa página de controle de promoção e fique por dentro de todas as funcionalidades desse recurso dentro de um sistema de gestão! Acesse o controle de promoções do Nex.

Brindes e sorteios

É comum querer distribuir brindes que chamem atenção, mas você precisa levar em consideração o ticket médio da sua loja.

Ainda seguindo a ideia dos kits, você pode montar um número limitado de cestas com os produtos que você tem parados em estoque e sortear entre os clientes que comprarem acima de um valor bacana. Entre em contato com salões de beleza e lojas de cosméticos e proponha uma parceria vantajosa. 

Traga inovação e novidades para o dia das mães, negocie um “dia de beleza” com escova, manicure e pedicure ou um kit de maquiagem para sortear entre os fregueses. Você deve tentar um desconto em troca da divulgação e o legal é que o sorteado precisa ir até a outra loja para buscar o prêmio. Assim o parceiro também tem chance de fidelizar esse cliente.

Lembre-se da experiência do cliente

A experiência de compra fala muito sobre o conforto do cliente em relação à sua loja, não apenas no sentido físico e decorativo, mas através do atendimento personalizado, facilidade de pagamento e ao acolhimento geral.

Abaixo te mostro 3 formas de tornar a experiência do seu clientes única e agradável, confira: 

Ofereça embrulho de presentes gratuito

É comum que seja cobrado um valor extra para vendas de presente, principalmente pelo trabalho de embrulho, que dependendo da embalagem, pode se tornar um desafio.

Você pode neste Dia das Mães, oferecer o embrulho gratuito para compras em itens temáticos desta data. Ah, e claro, não esqueça de divulgar isso em suas redes sociais e principais canais de comunicação.

Ofereça entrega especial

Uma boa ideia também, é reservar um cantinho especial com mensagens desejando um feliz Dia das Mães para clientes que queiram presentear com cartões escritos à mão, aquele bom e velho toque de carinho.

Veja algumas frases para cartão de dia das mães:

  • Meu porto seguro, teu amor é eterno, sincero e puro.
  • No dia das mães, minha gratidão floresce, já que com teu abraço, toda dor desaparece.
  • Mãe, teu carinho é o mais doce abrigo, te amo para sempre!
  • Dedico todo meu amor àquela que me ensinou tanto. Feliz Dia das Mães!

Pense nas mamães com filhos pequenos

Mesmo que sua loja trabalhe com um produto de alta circulação ou serviço de sucesso, a vontade de inovar e atender outras demandas não pode desaparecer. Apesar de não comprarem com o próprio dinheiro, crianças têm um poder de decisão altíssimo nas escolhas dos pais. 

A partir do momento que o filho se sente desconfortável em algum lugar, a atenção dos pais vai totalmente para o pequeno, mas você precisa que os pais estejam de olho nas suas ofertas. Então, que tal montar um espaço kids? 

Mesmo que temporariamente, você pode destinar um espaço da sua loja para o entretenimento dos filhos dos seus clientes; com jogos, brinquedos e desenhos para colorir. 

Contando com a supervisão de um funcionário, os pais ficam tranquilos para escolher produtos com mais calma e acabam passando mais tempo dentro da loja.

Elabore campanhas de marketing 

Não vai adiantar muito se você tiver uma ideia excelente para o dia das mães e seus clientes não ficarem sabendo, por isso é importante que você inclua estratégias de marketing em redes sociais, e-mails, parcerias e outros.

Use os desenhos e escritas de crianças para ilustrar seus posts; divulgue o catálogo, kits, brindes, sorteios e o espaço kids. Veja a seguir exemplos de divulgação em mídia para o dia das mães:

  • Fotos da decoração da loja no Dia das Mães em postagens no Instagram e Facebook.
  • Postagem diária no Instagram stories e WhatsApp das promoções (panfleto virtual) com produtos e valores.
  • Publicação dos materiais nas redes sociais de lojas parceiras.

Decore a sua loja e vitrine

Fonte: Magazine adesivo 

Uma vitrine decorada para o Dia das Mães faz toda a diferença! Afinal, essa data é super especial, e seus concorrentes também estão caprichando para atrair clientes. 

Então, que tal planejar uma vitrine que realmente conquiste quem passa por ali? Se bater aquela dúvida na hora da decoração, vale a pena contar com um profissional de vitrinismo para garantir um resultado incrível.

Mas não para por aí! Depois de chamar a atenção dos clientes, é importante que eles se sintam à vontade para explorar cada cantinho da loja. Uma boa disposição dos produtos, iluminação agradável e até o conforto térmico do ambiente fazem toda a diferença.

Se a sua loja for de roupas, por exemplo, que tal garantir provadores organizados e até oferecer serviços de ajustes? Assim, os clientes têm uma experiência ainda melhor e sentem mais vontade de comprar.

Aceite vários meios de pagamento

Oferecer diversos meios de pagamento é essencial para garantir mais vendas e facilitar a vida dos clientes. Afinal, cada pessoa tem sua preferência, alguns gostam de pagar no cartão de crédito, outros preferem Pix pela praticidade, e há quem ainda opte pelo bom e velho dinheiro. 

Quanto mais opções você disponibilizar, menor a chance de perder uma venda porque o cliente não encontrou a forma de pagamento ideal para ele.

Além disso, aceitar pagamentos digitais, como carteiras digitais, pode tornar a experiência de compra ainda mais conveniente, tanto na loja física quanto no online. O importante é garantir flexibilidade para que o cliente compre do jeito que for mais confortável para ele.

Receba pagamentos por aproximação com o app do Nex, sem precisar de maquininha. Saiba mais sobre o nosso recurso!

Prepare a sua equipe para a alta demanda

É super comum que os colaboradores atendam mais de um cliente ao mesmo tempo para aproveitar as oportunidades de venda. No entanto, é essencial garantir que todos se sintam bem atendidos. Isso significa estar sempre atento às necessidades de cada um, seja auxiliando no provador, ajudando na escolha dos produtos ou buscando itens no estoque.

Para que esse atendimento multitarefa seja eficiente, o ideal é que a equipe esteja bem treinada. Com um bom preparo, os colaboradores conseguem equilibrar a atenção entre os clientes, oferecer um serviço de qualidade e ainda criar uma experiência positiva que incentiva a compra.

Veja como treinar os seus funcionários para alta demanda: 4 formas de treinar seu funcionário sem interromper seu trabalho.

Faça o acompanhamento pós-venda

Como costumo dizer, uma venda nunca acaba no pagamento. Ter o momento de pós-venda, ou seja, do acompanhamento e nutrição do relacionamento com o cliente após uma venda, é essencial para que você entenda como está a experiência dele em relação ao seu produto e ao atendimento. 

Envio de agradecimentos

Se você tem costume de cadastrar seus clientes, sabe que as informações pessoais cadastradas são indispensáveis na hora de entrar em contato.

Com E-mail ou WhatsApp em mãos, envie uma mensagem de agradecimento e mantenha a sensação de que você está ali presente para o que precisar, afinal, quem é visto é lembrado.

Se você precisa de ideias de mensagens para seus clientes, veja o texto: “ChatGPT: o que é e como usar a ferramenta na sua loja”, com dicas de como essa ferramenta pode gerar textos personalizados para seus clientes e conteúdos em redes sociais.

Solicite o feedback de clientes 

Após uma ação promocional, é essencial ouvir seus clientes para entender o que funcionou e o que pode ser aprimorado. Solicitar opiniões e percepções ajuda a melhorar a experiência de compra, ajustar estratégias e fortalecer o relacionamento com seu público.

Existem várias formas de coletar essas informações, como pesquisas de satisfação, redes sociais, avaliações online e até o contato direto no ponto de venda. O mais importante é analisar os comentários recebidos e transformar esse aprendizado em melhorias para o seu negócio.

Se você quer saber mais sobre feedback e como recolher de seus clientes, acesse o texto “Feedback de clientes: como coletá-los e usá-los a seu favor”.

Tenha um programa de fidelidade

Sabe aqueles panfletos de restaurantes que indicam que após uma quantidade de pedidos você ganha algo grátis? Então, é mais ou menos por aí que quero chegar.

O programa de fidelidade é feito através de diferentes ações que estimulam o cliente a comprar sempre na sua loja. Você pode fazer e organizar tudo através de um sistema de gestão, que possui funcionalidades de acúmulo de pontos, criação de ações de marketing para a lista de aniversariantes e resgate de clientes inativos em um determinado período.

O que vender no dia das mães?

Ainda não sabe o que vender no Dia das Mães? Essa data é uma grande oportunidade para lucrar, e escolher os produtos certos faz toda a diferença. Confira algumas ideias para vender no Dia das Mães e aumentar suas vendas!

Roupas e acessórios

Peças de vestuário são uma escolha certeira. Você pode vender para seus clientes vestidos, blusas, conjuntos confortáveis ou pijamas que costumam ter alta demanda. Além disso, você pode investir em acessórios como bolsas, carteiras, lenços, óculos de sol e bijuterias, eles servem como complemento para presentes. 

Para chamar a atenção dos seus clientes, você pode oferecer um conjunto de roupas com acessórios combinando. 

Cosméticos e maquiagens

Perfumes, hidratantes, kits de skincare e maquiagens estão entre os produtos mais populares para presentear. 

Normalmente, as pessoas procuram por marcas conhecidas, então uma sugestão é investir em marcas que estão em alta. Caso opte por produtos de fabricação própria, priorize embalagens sofisticadas e ingredientes de qualidade na composição.

Joias

Existem clientes que preferem investir em um presente duradouro, joias e semijoias são uma excelente opção. Você pode oferecer brincos, aneis, pulseiras e colares. São presentes que carregam um valor sentimental. 

E lembre-se de apostar em embalagens elegantes e mensagens personalizadas para tornar o presente ainda mais especial.

Buquês de flores e plantas

Flores são um clássico do Dia das Mães! Além das rosas tradicionais, buquês, plantas ornamentais e vasos com flores duradouras estão em alta. Uma forma de se destacar dos concorrentes é combinar as flores e plantas com outros produtos, como chocolates ou velas aromáticas.  

Produtos artesanais

Velas, sabonetes, aromatizadores de ambiente e bordados estão em alta como opções de presente. Os clientes que buscam produtos artesanais desejam algo único e especial. Uma maneira de conectar esses sentimentos aos seus produtos é por meio de histórias. Compartilhe como foi o processo artesanal e o significado envolvido na produção.

Comidas e bebidas

Kits gourmet são sempre um sucesso! Cestas de café da manhã, chocolates artesanais, vinhos e queijos, doces finos e até kits de jantar especial são ótimas alternativas.

Uma dica é investir em embalagens temáticas e cartões personalizados para tornar o presente ainda mais especial.

Eletrodomésticos e eletroportáteis

Itens práticos para o dia a dia também fazem sucesso durante o Dia das Mães. Cafeteiras, secadores de cabelo, chapinhas, aparelhos de massagem e mixers são algumas opções populares.

Itens de decoração

Mães que adoram deixar a casa mais bonita vão amar receber itens decorativos! Quadros, almofadas, porta-retratos, velas e luminárias são ótimas opções.

kits personalizados

Se tem algo que encanta no Dia das Mães, são os kits montados com carinho. Combinar diferentes itens cria um presente mais completo e especial.

Sugestões de kits:

  • Kit Beleza: Perfume + creme hidratante + batom.
  • Kit Relaxamento: Velas aromáticas + óleo essencial + máscara de descanso.
  • Kit Café da Manhã: Cesta com café, pães artesanais, geleias e chocolate.
  • Kit Moda: Blusa + lenço + brincos combinando.

E adivinha? Tudo isso pode ser feito no catálogo online do Nex, você pode vender os seus kits através do catálogo ou até mesmo pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Conheça mais sobre o nosso recurso! 

Conclusão

Eu sei, criar promoções, estudar o público-alvo e enviar pedidos de feedback pode ser algo intimidador logo de cara, mas eu te garanto que nada disso é novidade no seu dia a dia.

A verdade é que fazemos muitas coisas de forma natural e intuitiva, apenas porque funciona. Mas o objetivo dessa postagem é que você consiga aplicar isso com antecedência e de forma profissional, para que aí sim, consiga ver diferença nas suas ações de venda.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, nos vemos em outros temas e telas. Um abraço e boas vendas!

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