Todo comerciante entende que precisa “saber vender”, mas poucos valorizam a outra ponta dessa história: saber o que vender. Para começar o próximo ano investindo de forma eficiente neste patrimônio (o estoque de seu comércio), vou apontar duas categorias de produtos que não podem faltar em sua loja.
Produtos que não podem faltar no seu estoque: os campeões de venda
Eles são os mais vendidos e compõe 80% do seu estoque em produtos e 20% em valor financeiro. Ou seja, são produtos do dia a dia, aqueles que seu cliente compra por necessidade e são os responsáveis por manter seu capital de giro.
São itens que não podem faltar, que o cliente precisa ter segurança de que vai encontrá-lo em seu comércio independente do dia. Por exemplo: em uma papelaria seriam os cadernos, lápis, canetas, entre outros; já em um mercadinho seriam o arroz, o feijão e, basicamente, quase todo o resto do estoque; em um pet shop, as rações e o banho e tosa.
Uma informação interessante sobre esse tipo de produto é que eles são os melhores para fazer uma promoção. Isso porque o consumidor conhece bem o preço desses itens e consegue identificar com mais clareza as vantagens oferecidas no desconto.
Para ficar ainda mais claro, vou dar o exemplo que escutei em uma palestra com o Gerente Sênior de Inteligência de Mercado da P&G, Marcos Bauer: “todos sabem quanto custa o litro de leite, mas poucos lembram o preço de uma vassoura. Ou seja, fazer uma promoção de vassouras num mercadinho não vai aumentar seu faturamento, mas um desconto no litro do leite, além de aumentar o lucro, ainda gera para o cliente a sensação positiva de que seu comércio pratica bons preços.”
Para te ajudar a definir quais foram os campeões de venda em seu comércio no último ano, acesse a aba de estatísticas do Nex e escolha a opção “Vendas por produto”, defina o período e clique em gerar. Com o relatório na tela, movimente a coluna “Quant. Vendas” e depois clique no título para que os seus produtos apareçam em ordem dos mais vendidos para os menos vendidos. Assim, você saberá quais são os mais vendidos em seu comércio, a partir de quantidade e valores reais.
Para não deixar que esses produtos do dia a dia faltem em seu estoque, sugiro a leitura do texto “Gestão de estoque para não perder vendas”. Nele eu mostro como definir a quantidade mínima de cada produto em estoque e quantas unidades você deve solicitar, no máximo, em cada compra.
Produtos diferenciados para fidelizar clientes
Se você deseja encantar seu cliente, precisa pensar em compor seu estoque com produtos diferenciados. Ofereça itens que saem do padrão, porém analise bem o perfil de seu cliente para não investir em produtos que podem encalhar.
Um produto especial para uma loja de cosméticos pode ser diferente dependendo da localização de sua loja. Isso porque o consumidor de um bairro tem interesses diferentes dos residentes de outros bairros. Então fique sempre atento ao que encanta seu cliente e ao poder aquisitivo do consumidor em seu entorno.
Izilda Heleno é cliente do Nex e foi ganhadora do nosso concurso “Histórias Que Inspiram” de outubro. Ela aponta como diferencial de sua loja atender aos pedidos das clientes por produtos que aparecem em novelas ou blogs especializados, por exemplo. “Sempre que uma cliente chega em minha loja procurando por um produto que acabou de ser indicado por uma blogueira, eu corro atrás dos fornecedores e negócio. O importante é minha cliente saber que sempre terá seu desejo atendido.”
Essa atitude gerou para Izilda uma clientela fiel. É um bom exemplo para que você não desista ou subestime o poder de fidelização que um produto especial pode trazer.
Para ajudar a definir quais produtos seus clientes mais fiéis compram em sua loja e identificar os itens especiais mais queridos, acesse a aba estatísticas do Nex e selecione a opção “Vendas por cliente e categoria”. Você pode selecionar um cliente específico ou solicitar o relatório completo. Selecionando um cliente que você conhece um pouco melhor, é possível definir um perfil de consumidor que compra determinado produto e investir numa divulgação para esse catálogo de produtos em sua fanpage, por exemplo, destacando a função de pedido online.
Para saber como criar uma divulgação definindo um público personalizado, leia o texto “Como conseguir mais curtidas e compartilhamentos em seus posts no Facebook”
Outra informação importante sobre promoção, coletada na palestra que citei no tópico anterior, é que essa é uma categoria de produtos que pode aumentar o faturamento quando vendidos em conjunto com outros produtos de menor saída, podendo compor um combo. Por exemplo: um shampoo especial e uma nova ampola de tratamento capilar é uma boa forma de vender e divulgar itens de lançamento pouco conhecidos por seus clientes e ainda aumentar seu faturamento.
Essas são as duas dicas para começar o ano investindo no estoque de forma mais eficiente. Mas é importante lembrar que para usar as estatísticas do Nex que vão mostrar o desempenho de suas vendas, é preciso que toda compra seja registrada e os cadastros de produtos e clientes estejam completos e vinculados à venda.
Que no próximo ano seu faturamento cresça a cada mês!
Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.