Todo mundo tem aquela loja que costuma recorrer sempre quando precisa comprar algo específico. Seja pelo bom atendimento, recomendação de amigos ou pela variedade de produtos, todos temos preferências por lugares em que já sabemos da qualidade oferecida.
Hoje vamos falar sobre algumas estratégias simples (e valiosas) que são atrativas para seus clientes e levam eles a terem uma maior preferência no seu comércio.
Você utiliza um cadastro de clientes? Com o Nex você consegue criar um programa de fidelização de clientes, elaborar estratégias de marketing direcionadas aos aniversariantes na sua lista, recuperar clientes inativos ao analisar o relatório de clientes e mais. Conheça o cadastro de clientes Nex e comece a usá-lo ainda hoje!
Por que a fidelização de clientes é tão importante?
Antes de qualquer coisa, você precisa saber o que é fidelização de clientes de fato.
A fidelização de clientes é uma estratégia onde através de ações específicas e padrões de atendimento, você conquista a confiança de seus clientes, que ao se depararem com serviços e produtos de qualidade, escolhem frequentar seu estabelecimento e serem fiéis a ele.
A importância disso tudo está relacionada principalmente aos custos de atração de novos clientes e propaganda do seu negócio.
Estudos realizados pela Nice Latin America indicam que o custo de aquisição, que é o investimento necessário para conquistar novos clientes, varia de 5 a 25 vezes mais do que os custos associados à manutenção dos clientes existentes, isso significa que é muito mais barato manter os mesmos clientes durante a vida útil do que ir a procura de novos.
Existe alguma desvantagem em atrair novos clientes?
Não há problema algum em atrair novos clientes, desde que você utilize a estratégia certa com objetivos bem definidos, caso contrário você pode se deparar com uma quantidade enorme de pessoas curiosas mas não dispostas a comprar seu produto, sobrecarregando o atendimento sem muito retorno em vendas.
Para que você atraia novos clientes em potencial, é preciso que você realize um estudo de público-alvo e entenda quais são as principais características e necessidades das pessoas que procuram o seu comércio.
Caso se interesse mais em como atrair novos clientes, acesse o texto “SEO local: O guia completo para atrair mais clientes” em nosso blog!
Principais benefícios de fidelizar clientes
Com uma estratégia de fidelização de clientes bem estabelecida, você verá que as vantagens começarão a surgir gradualmente. Veja agora os principais benefícios de fidelizar clientes:
Vender mais investindo menos
Como falei em um tópico anterior, a fidelização de clientes acaba sendo algumas vezes mais barata do que a atração de novos clientes, isso porque no processo de fidelização você já possui aquele cliente e ele já conhece sua loja, você só precisa convencê-lo de que seu comércio é a melhor opção quando comparado a concorrência.
E como um cliente pode realizar diversas compras e gerar receita durante anos, fidelizá-lo garante vendas contínuas durante sua vida útil.
Publicidade gratuita
Clientes satisfeitos e fiéis ao seu comércio se tornam naturalmente “advogados da marca”, são eles que defendem e divulgam aos amigos, conhecidos e familiares o quanto gostam do seu comércio, de forma sincera e espontânea. Esse tipo de indicação é ouro, por ser uma forma muito única e sincera de recomendação, sem segundas intenções.
Esse tipo de publicidade gratuita pode ser um grande incentivo na fidelização de clientes que acabaram de conhecer sua loja por meio de uma recomendação e estão mais dispostos a perceberem os pontos positivos.
Resistência à concorrência
A fidelização de clientes é sem dúvida um dos principais “remédios” contra a guerra de preços e competitividade em relação à concorrência, já que um cliente fidelizado dificilmente irá se interessar pelos serviços desconhecidos de outra loja.
Com isso, é importante que a prática de fidelização de clientes seja constante e não tenham brechas que façam o cliente se sentir insatisfeito. Uma prática conjunta que pode evitar que isso aconteça é a realização de pesquisa de satisfação, que ajuda a entender o nível de satisfação de seus clientes e possíveis melhorias.
Como impulsionar a fidelização de clientes na prática
Agora vou te mostrar como fidelizar clientes na prática, com algumas dicas, percepções e exemplos de fidelização de clientes.
Atendendo às expectativas dos consumidores
Esse é o primeiro passo para uma fidelização de clientes eficaz, já que existem algumas expectativas básicas que todos nós temos ao entrar em uma loja, como por exemplo:
- Boa recepção.
- Preços justos.
- Produtos de qualidade.
- Ambiente agradável e organizado.
Melhorando a experiência de atendimento
O atendimento é a parte mais humana da experiência do cliente, onde através do contato e interação, o cliente vivencia muito do que o seu estabelecimento representa.
Algumas características do atendimento são essenciais para a fidelização de clientes e são especiais aos olhos da maioria, como:
- Atendimento especializado.
- Atendimento ágil.
- Atendimento cordial e humanizado.
O atendimento especializado diz respeito aos esclarecimentos sobre os produtos ou quaisquer dúvidas que o cliente venha a ter, o atendimento ágil é responsável pela eficiência e rapidez na resolução dos problemas e necessidades do cliente, e o atendimento cordial e humanizado é a parte que conecta e traz atenção para o cliente, que se sente especial.
Adicionando valor ao seu negócio
Para que você entenda como adicionar valor ao seu negócio, é preciso que você se questione: o que é gerar valor?
Gerar valor é reconhecer qual é o diferencial do seu negócio em relação aos demais e o que o seu produto ou serviço tem de mais valioso, é a matéria prima? a forma como ele é feito? a experiência que ele proporciona?
Ao responder isso, você saberá exatamente qual seu diferencial de mercado e como adicionar o valor do seu produto ao seu negócio.
Promovendo programas de benefícios e fidelização
Um programa de fidelização de clientes é feito através de vantagens oferecidas para clientes que retornam a comprar, como cupons de desconto e outros incentivos.
Existem diferentes formas de promover um programa de benefícios, como através da concessão de crédito para cliente, promoções de aniversário e mais!
Se você procura realizar um sistema de fidelização de clientes, o Nex possui o recurso de cadastro de clientes, onde você recebe informações de sua clientela, como data de aniversário, clientes inativos e mais. Baixe o sistema de gestão Nex e aproveite os recursos de venda ainda hoje!
Efeitos de longo prazo da fidelização de clientes
Posso dizer que a fidelização de clientes a longo prazo traz uma segurança financeira ao seu comércio, que já conta com a receita de clientes que frequentam e consomem em sua loja. Além disso, sua autoridade de marca traz maior credibilidade e experiência de mercado!
Conclusão
Hoje vimos sobre as estratégias para fidelização de clientes e como elas podem impulsionar o seu negócio.
Vimos também que os benefícios da fidelização de clientes são muitos e incluem resistência à concorrência, economia ao vender mais investindo menos e a criação de uma base sólida de clientes fiéis.
Bora pôr em prática?
Nos vemos nos próximos textos, boas vendas!
Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.