Como fazer feedback com funcionários corretamente

Você tem dúvidas de como fazer feedbacks na sua empresa? No texto de hoje, você verá exemplos de feedbacks e como aplicá-los corretamente!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

O feedback é uma forma de alinhar e motivar os funcionários que trabalham na sua empresa ou comércio. Você pode fazer isso de várias maneiras, como, por exemplo, em reuniões, por mensagens ou e-mail.

Mas não é legal dar feedback só de vez em quando. Para aproveitar ao máximo os benefícios, é melhor que o feedback seja constante e venha de todos os lados.

Isso significa que qualquer pessoa na empresa pode dar feedback para qualquer colega ou chefe na hora que quiser, seja algo bom ou ruim que tenha acontecido.

Que tal gerenciar apenas em um alguns minutos as comissões e funcionárias da sua loja? Com o recurso de controle de vendedores e comissões, você pode cadastrar funcionários, definir políticas de comissão e muito mais. Conheça mais sobre o recurso!

Princípios da gestão de pessoas

A gestão de pessoas é como se fosse um time de futebol, o treinador seria o chefe e os funcionários os jogadores. O treinador do time (chefe) é o que coordena habilidades e estratégias para impulsionar a produtividade e promover o desenvolvimento profissional.  

O foco principal é ajudar as pessoas a se destacarem em seus cargos e tarefas. Além disso, valorizando cada colaborador, estabelecendo metas pessoais e traçando estratégias para criar oportunidades de crescimento individual.

Qual a importância do feedback para o time?

O feedback é importante para você manter sua equipe na mesma página sobre o que a empresa espera e como podem melhorar. Isso cria um ciclo contínuo de melhoria, fazendo com que todos rendam mais. 

Além disso, quando os funcionários recebem feedback regularmente, se sentem mais motivados, percebendo que a empresa valoriza o trabalho deles e investe no crescimento profissional.

Isso não só atende às expectativas da empresa, mas também impulsiona o crescimento pessoal e profissional de cada um.

Abaixo, você verá alguns aspectos importantes que precisam ter no feedback.

Fluidez na comunicação

O feedback possibilita uma comunicação mais aberta na empresa. A gestão acompanha constantemente o progresso da equipe e, quando há oportunidade de melhorias, a liderança compartilha suas percepções, orientando os colaboradores sobre o caminho a seguir no trabalho que estão realizando.

Isso cria uma interação mais fluida e uma colaboração mais eficaz entre todos.

Desenvolvimento de talentos

O desenvolvimento é um processo que ajuda a aprimorar os pontos fortes que o funcionário tem. Esse feedback incentiva a melhoria contínua dessas habilidades. 

Essa abordagem pode impulsionar a confiança do funcionário.

É essencial não confundir feedback de desenvolvimento com simples elogios e parabenizações ocasionais. Ele também envolve críticas construtivas para aprimorar constantemente as habilidades do colaborador.

Otimização do tempo

Quando um colaborador recebe feedback das lideranças sobre suas atividades, o tempo é naturalmente otimizado. 

Isso significa que as entregas, que costumavam demorar mais devido aos desafios ao longo do caminho, agora são realizadas mais facilmente, graças ao acompanhamento constante.

O feedback atua como uma espécie de chave mestra para destravar o processo. Com o suporte da gestão e da equipe, é possível identificar melhorias que facilitam a execução do trabalho, tornando o percurso mais suave e desafiador. 

Esse acompanhamento próximo cria um ambiente mais eficiente e colaborativo.

Como dar feedback de forma correta?

Abaixo, você verá algumas dicas de como dar feedbacks de forma correta e que faça os funcionários a evoluírem. 

Defina a pauta previamente

O feedback demanda preparação. Mesmo que você entre em uma reunião para fornecer retorno ao colaborador sem uma pauta prévia, é provável que ele fique confuso sobre o que foi discutido e sem uma direção clara sobre onde melhorar para alcançar entregas mais eficientes. 

Ter um plano ou uma estrutura para a conversa ajuda a tornar o feedback mais compreensível e útil para o desenvolvimento do colaborador.

Exatamente por isso, é sempre bom preparar uma pauta para as reuniões de feedback. Identifique os pontos positivos do colaborador e também as áreas que podem ser aprimoradas. 

Uma estrutura ajuda a garantir uma conversa mais clara e construtiva, focada no desenvolvimento e no reconhecimento do que está sendo bem feito. Isso proporciona ao colaborador uma visão mais completa sobre seu desempenho e orienta sobre como pode crescer profissionalmente.

Crie um ambiente convidativo

Dar feedback construtivo para a equipe nem sempre é uma tarefa fácil. Existem contextos, inclusive, que são naturalmente mais complexos, o que exige muita preparação por parte da liderança, e a necessidade de criar um ambiente acolhedor.

Assim, quando pensamos em como fornecer um retorno negativo, é sempre interessante criar um vínculo logo de início, no qual a gestão (ou o colega) tem a oportunidade de fazer com que a pessoa se sinta bem e tranquila para aquela conversa.

Discurso assertivo

É essencial que a comunicação seja clara, coesa e direta ao ponto. Não há necessidade de rodeios ao abordar os pontos de melhoria da pessoa. Quanto mais direto for, mais fácil será para ela compreender os aspectos que precisam ser desenvolvidos.

Crie um documento para ir lendo durante a reunião, assim você verá os tópicos importantes que irão ser abordados. 

Ressalte os pontos positivos

As pessoas imaginam que feedbacks só servem para ter ponto de melhora ou negativos, mas é importante lembrar que o colaborador também tem características fortes e que complementam a equipe. 

Ressaltar os pontos positivos gera um sentimento de satisfação e dever cumprido, fazendo que o funcionário coloque essas características em práticas em projetos, atendimento ou nas relações com a equipe. 

Antes de abordar preocupações, evite a impulsividade e análise primeiro as qualidades, mostrando que sua crítica é construtiva.

Esclareça os pontos a melhorar

É importante que os chefes expliquem aos funcionários os pontos que são considerados bons ou ruins, destacando tanto os aspectos positivos quanto negativos. Isso deve estar alinhado com os valores da empresa para fornecer uma base sólida.

Ao fazer essa conexão, há muitos benefícios. Os funcionários entenderão em quais áreas estão se saindo bem ou mal de acordo com os princípios da empresa. Além disso, é uma chance de aplicar esses conceitos na prática no dia a dia da equipe, garantindo que não sejam apenas teóricos.

Peça o ponto de vista do colaborador

Pedir o ponto de vista do colaborador é uma prática realizada no ambiente de trabalho. Isso envolve solicitar a opinião e perspectiva dos funcionários para entender melhor suas experiências, ideias e desafios. 

Essa abordagem contribui para um ambiente mais colaborativo e promove a sensação de valorização individual.

Ao pedir o ponto de vista do colaborador, a liderança demonstra um compromisso com a transparência e a inclusão. Isso pode resultar em uma comunicação mais aberta e eficaz, fortalecendo a relação entre gestores e equipe. 

Além disso, ao envolver os colaboradores nas decisões e processos, cria-se um senso de pertencimento e responsabilidade, o que, por sua vez, pode impulsionar o engajamento e a motivação.

Tipos de feedback

Depois de ver quais os pontos necessários que um feedback precisa ter, abaixo tem exemplos de feedbacks para realizar com os seus funcionários. 

Feedback construtivo

Feedback construtivo é quando usamos um acontecimento para ajudar um colega a aprender e melhorar. O legal é que pode ser tanto um elogio quanto uma crítica (ou um pouco dos dois), e transforma isso em dicas úteis para o futuro.

Aqui estão exemplos de feedback construtivo para ajudar os funcionários:

  • “Como está indo na melhoria de (colocar a área)? Precisa de ajuda para alcançar o objetivo ?"
  • Sua última apresentação foi melhorada. Tenho algumas ideias para a próxima."
  • Vamos falar sobre (seu último projeto). O que foi bom e o que pode melhorar da próxima vez?"

Feedback negativo

O feedback negativo ocorre quando um funcionário não atende às expectativas. É crucial lidar com isso rapidamente para evitar repetições e permitir que o funcionário faça melhorias imediatas. No entanto, é importante lembrar que o feedback negativo sozinho não é muito útil.

Aqui estão alguns exemplos de feedback negativos:

  • "A reunião de hoje não saiu como planejado. Podemos agendar um momento para discutir o que aconteceu? Qual horário é melhor para você?"
  • "Percebi que você não cumpriu o prazo de sexta-feira, o que impactou nossos objetivos para esta semana. Podemos reservar um tempo para falar sobre isso?"
  • "Seu desempenho neste trimestre não atendeu às minhas expectativas habituais. Podemos criar um plano para ajustar isso durante nossa próxima conversa individual."

É fundamental que uma sessão de feedback negativo seja uma discussão preparada para ambas as partes. Em cada exemplo, manteve a compreensão e colaboração, permitindo que o funcionário esteja mentalmente preparado para a conversa, mesmo que possa ser desconfortável.

Feedback entre pares

Os colegas trocam feedback para ajudar uns aos outros. Para evitar comentários complicados, é bom dar exemplos de quando alguém fez algo bom para a equipe. Isso ajuda a pessoa a se sentir bem e confiante para continuar. 

O feedback entre pares é importante para construir uma equipe unida, confiável e que cresce junto.

Aqui estão alguns exemplos de feedback entre colegas:

  • "Agradeço por começar e liderar este projeto!"
  • "Sua organização ajuda bastante a equipe a manter as tarefas do projeto em dia."
  • "Ótimo trabalho no lançamento! Seu esforço fez toda a diferença!"

Feedback para o gestor

O medo pode atrapalhar as avaliações, mas nas empresas que seguem esse caminho, é importante que os líderes estejam prontos para ouvir e aceitar mudanças, se necessário. Então, ao dar feedback, é só lembrar desse detalhe. 

E, claro, como em qualquer conversa, é bom chegar preparado, com argumentos sólidos e saber o que quer dizer. Relaxa, vai dar tudo certo! 

Aqui estão alguns exemplos de feedback construtivos para falar com o seu gestor ou chefe:

  • “Para assumir esse projeto com prazo tão apertado, vou precisar de ajuda na parte (Colocar a parte do projeto). Você pode me dar uma mãozinha?”
  • “Será que conseguimos algumas horas nesta semana para você me explicar os detalhes dessa tarefa? Assim, eu tiro minhas dúvidas e evitamos problemas durante suas férias.”
  • “A gente forma um time super eficiente, mas perdemos um tempinho por falta de planejamento. Acho que nas próximas oportunidades seria legal detalhar melhor as etapas para agilizar a produção. O que acha?”

Acompanhe as melhorias

Para garantir resultados mais precisos, o monitoramento é essencial. A gestão deve estar próxima, entendendo os desafios enfrentados, os caminhos que estão sendo feitos para melhorar a comunicação, os avanços conquistados e outros detalhes.

Dessa forma, as chances de sucesso no desenvolvimento aumentam, o que contribui de maneira mais clara para que os resultados do feedback sejam visíveis para todos.

Atenção: feedback não é pessoal!

Quando estiver dando feedback, é bacana focar no comportamento ou na técnica que precisa de ajustes. 

Por exemplo, ao invés de dizer "você é uma pessoa muito ansiosa, por isso agiu dessa maneira", fica mais positivo falar "o jeito como a ansiedade afeta a comunicação na reunião precisa de um ajuste". 

Assim, a ideia é focar no contexto, sem entrar nas características pessoais, o que torna a recepção mais leve, construtiva e profissional.

Como receber um feedback negativo

Você está prestes a ter uma reunião de feedback com seu gestor e está nervoso com a possibilidade de ouvir algo negativo? Relaxa, vou te ajudar nisso!

Receber críticas nem sempre é fácil, mas não deixe que isso abale sua confiança ou te faça se sabotar. É importante entender que o feedback negativo faz parte do seu crescimento profissional. 

Todos, inclusive os mais experientes, passam por isso em algum momento da carreira. Então, não seja tão duro consigo mesmo. 

Após o feedback negativo, reflita sobre a conversa, pense sobre o que levou o outro a ter uma determinada percepção. Se perceber que não faz sentido, consulte outras fontes confiáveis em busca de mais informações. 

No final desse processo, absorva o que for construtivo para o seu crescimento e descarte o que considerar prejudicial.

Otimize o gerenciamento da sua loja. Com o Nex, você controla todas as áreas do seu negócio em só lugar e apenas em alguns minutos. Baixe agora e teste 14 dias gratuitamente!

Conclusão

Receber e fazer feedbacks pode não ser uma tarefa fácil, porque eles precisam ser profissionais e construtivos para que o funcionário continue evoluindo. 

Lembre-se de ficar atento e escrever os seus pontos antes de realizar uma reunião de feedback, esteja com a cabeça aberta para perguntas, opiniões e dúvidas. 

Espero que esse texto tenha ajudado você! 

Te vejo em próximos conteúdos. Até logo!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se