As empresas surgem de ideias inovadoras, demanda de moradores locais e desejos pessoais, que se desenvolvem e se transformam em um meio de lucro sobre a venda daquele produto ou serviço oferecido.
O que nem sempre se espera é que outros comércios ofereçam o mesmo produto ou serviço que o seu, para o mesmo público. É perfeitamente normal que existam empresas concorrentes em todos os nichos do mercado, por isso estar preparado para esse tipo de situação é um requisito inicial aos que pretendem tocar um negócio.
Você conhece algum sistema PDV gratuito? Com o sistema para frente de caixa, você realiza vendas, gerencia estoque e tem acesso a vários recursos para o seu comércio. Conheça o sistema PDV do Nex e embarque nessa jornada!
11 dicas para lidar com a concorrência
Hoje vamos explorar diferentes formas de lidar com o conflito de vendas e te ensinar como se diferenciar da concorrência através de 11 dicas!
1. Identifique e estude sua concorrência
Quem é, onde vive e de que se alimenta?
Você precisa identificar todas as características de seus concorrentes e seu padrão de comportamento, afinal você deve antes de tudo saber com quem está lidando. Por isso, a vantagem de conhecer a fundo a concorrência é a segurança de que você conhece o terreno que está pisando e tem as ferramentas necessárias para explorar ele.
Uma boa dica é anotar os nomes das empresas concorrentes e destacar ao lado o que ela tem em comum com seu comércio e o que ela deixa a desejar, assim você poderá fazer ainda melhor.
2. Aprenda sobre seu mercado
Detalhe por detalhe!
Saber a história e origem do seu tipo de negócio é essencial para entender como surgiu, quais as principais dificuldades, descobertas ao longo do tempo e quais os legados que esse modelo de negócio deixou para as pessoas.
Após uma pesquisa da evolução do seu nicho, é muito importante que você traga esse conhecimento para os dias de hoje e se atente ao cenário atual do seu mercado, como:
- O que está em alta no momento.
- Como funciona o comportamento de compra dos seus clientes.
- Quais os diferentes benefícios do seu produto ou serviço.
- Quem são seus clientes.
- Quais necessidades seu produto ou serviço atende.
- Quais são etapas da jornada do cliente.
Após essas análises, é preciso lançar estratégias que ajudem a elevar o nível de importância do seu comércio.
3. Conheça seu cliente atual e potencial
Saber a persona é identificar o perfil de cliente que mais se assemelha aos seus. Conhecer seu cliente ideal te faz entender quais estratégias combinam mais com esse público e qual a melhor forma de se comunicar com ele.
Quando você identifica uma persona, você entende qual é a sua necessidade, como ela pensa, quais seus costumes e desejos. Fica muito mais fácil visualizar estratégias atrativas quando você conhece os gostos e interesses daquele público.
Você pode conhecer melhor seu público através de ações voltadas para descoberta de um perfil, gosto e comportamento em comum. Veja algumas dicas:
- Ter um cadastro de clientes com informações pessoais básicas e de compra.
- Associar seus produtos e serviços oferecidos a uma faixa etária ou comportamento.
- Criar pesquisa de satisfação para entender o que o cliente geralmente busca quando vai até você.
- Realizar enquetes em redes sociais para assuntos específicos.
4. Fuja da guerra de preços
Precificar seus produtos é uma tarefa complexa e necessária na hora de definir seu valor no mercado e sua margem de lucro.
Por isso, realizar uma guerra de preços com seus concorrentes só vai destruir todo seu tempo e dedicação, irá desconsiderar todo custo calculado naquele produto e despencar seu lucro.
Por outro lado, você pode adotar outras estratégias e realizar uma promoção de sucesso para atrair mais clientes de forma organizada, segura e que te traga vantagens reais.
5. Agregue valor ao seu produto ou serviço
Isso vem de encontro com o que falamos sobre estabelecer o preço ideal sem entrar na guerra de preços. Agregar valor ao seu produto é trazer um diferencial e praticar um preço justo para você, para o mercado e para os seus clientes.
Veja algumas formas de agregar valor ao seu produto ou serviço:
- Criar uma estratégia de fidelização de clientes.
- Criar promoções estratégicas.
- Estar ativo nas redes sociais.
- Promover experiências sensoriais de venda.
- Investir na apresentação e decoração da loja.
6. Ofereça um bom atendimento
Um bom atendimento é com certeza um diferencial e um fator decisivo na hora do cliente decidir revisitar sua loja, e como as vendas são feitas para novos e antigos clientes, é fundamental você oferecer um atendimento que desperte o desejo de retorno.
Um bom atendimento possui alguns elementos simples, entre eles podemos destacar: contato visual, saudações, sorriso, interesse pelas dúvidas e comentários do cliente, proatividade e um bom "volte sempre".
Veja dicas sobre boas práticas com cliente em nosso texto: “O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?” e fique por dentro do assunto!
7. Agilize suas vendas com um sistema PDV
Um sistema de gestão PDV (ponto de venda) é fundamental quando o assunto é agilidade.
Com um sistema integrado, você consegue realizar atividades de abertura e fechamento de caixa, venda, controle de estoque entre outras em um só lugar. Essa praticidade evita erros de cálculo e agiliza o processo de vendas na rotina.
Vou te apresentar o sistema PDV do Nex, que integra as principais funcionalidades de venda com a gestão de estoque, cadastro de clientes e desempenho da sua loja. É um sistema completo e intuitivo, simples assim!
8. Aproveite o potencial das redes sociais
Boa parte da sua presença online é tida através das redes sociais, pois é através delas que você comunica diretamente ao seu público, de forma dinâmica e com inúmeras possibilidades de atraí-los para o seu negócio.
As redes sociais podem ser encaradas como uma extensão da sua loja, você pode publicar stories diários com as novidades do dia, comentar sobre um produto específico, mostrar um pouco da sua rotina e se tornar mais próximo do seu público.
Veja nosso texto “Como usar as redes sociais para gerar leads” e fique por dentro do assunto”
9. Invista em um pós-venda eficiente
É como sempre digo por aqui, a venda não acaba no momento do pagamento.
Realizar uma pesquisa de satisfação, manter contato com o cliente e ter um bom atendimento é fundamental para criar um relacionamento duradouro com sua clientela.
Por isso o pós-venda é fundamental para fidelizar clientes, reduzir os custos de atração e consequentemente, aumentar as vendas.
Veja também: “Pós-venda: saiba o que fazer para encantar seus clientes”.
10. Trabalhe o SEO local
O SEO local é responsável por situar sua loja nas pesquisas locais de usuários que moram próximo a você, assim quando alguém pesquisar “mercadinho próximo a mim”, sua loja aparecerá nos resultados. Ele também é tudo que envolve a otimização da presença online do seu negócio para aumentar a circulação de pessoas no local em que você atende e também é responsável por intensificar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca na região.
Para ter um SEO funcionando, você deve investir em boas práticas de otimização das informações da sua loja, através de ações como criar uma conta no Google Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio). Funciona mais ou menos assim: quando alguém pesquisa sobre um produto ou serviço em uma determinada região, o Google usa de três fatores para indicar os melhores resultados - relevância, distância e concorrência, e são eles que vão determinar se se comércio irá ou não aparecer nos resultados de pesquisa.
Esse é um trabalho que faz toda a diferença para lojas físicas, pois facilita sua localização e aumenta a circulação de possíveis clientes.
Veja o texto “SEO local: O guia completo para atrair mais clientes” e saiba mais sobre essa prática!
11. Jogue limpo e com ética
Esconder o jogo é um preço muito caro a ser pago e enganar clientes com falsas promessas sempre acaba em tragédia. É importante que você saiba como elevar seu comércio sem recorrer a pegadinhas e letras miúdas, pois cedo ou tarde isso pode vir à tona.
Dê uma olhada no portal Jusbrasil sobre “16 direitos do consumidor que muitos comerciantes fazem questão de esconder” e veja se está participando de algum.
Certifique-se de estar sempre em dia com o que rege no código de defesa do consumidor e atento a possíveis erros de comunicação.
Baixe o sistema de gestão Nex e tenha acesso a recursos de venda, cadastro e gestão que agilizam a rotina do seu comércio!
Conclusão
O mercado concorrente sempre vai existir e é por isso que estar preparado para encarar seus desafios e dificuldades faz parte da rotina de todo e qualquer comerciante.
Hoje vimos diversas dicas de aprendizado do mercado de atuação, conhecimento do cliente, precificação ideal entre outros, que ajudarão você a ter um maior preparo na sua jornada competitiva e a dar aquela esfriada na mente! Bora aplicar no seu comércio?
Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.