Marketing local: como implementar melhores estratégias [GUIA]

Entenda o que é o Marketing Local e como usar essa tática para atrair um público maior para sua empresa, utilizando ferramentas importantes para seu negócio.

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O que você vai ver nesse texto:

O conceito de marketing local diz respeito às estratégias que podem ser usadas para fazer uma segmentação de clientes baseada na localização. 

O objetivo é alavancar as vendas do negócio, focando nos resultados.

Lendo este texto, você vai aprender diversas formas de utilizar o marketing local para dar maior visibilidade à sua loja, atraindo mais clientes que residem ou transitam na região. 

Aprenda a implementar, saiba sobre os principais benefícios do marketing local e veja exemplos. 

Boa leitura!

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O que é marketing local?De um jeito muito simples, o marketing local trabalha promoções do empreendimento, loja e negócio específico por meio de estratégias que têm como foco o segmento geográfico.

o que é marketing local


Quaisquer ações de comunicação necessitam considerar todos os informativos e dados relacionados à localização do público, mas dessa forma,o intuito é priorizar tudo o que auxilie a atrair aqueles que morem ou trabalhem perto do empreendimento.

Quais são as características do marketing local?

De modo geral, marketing é um conjunto de estratégias para agregar valor a algum produto ou marca, com o objetivo principal de realizar vendas. 

O marketing local tem o mesmo propósito, mas as estratégias focam em atrair o público geograficamente próximo a um empreendimento.

Informações como costumes, hábitos, perfis econômicos e culturais das pessoas que vivem e frequentam um determinado local são obtidas através de pesquisas, estudos e relatórios. 

Em seguida, todos esses dados são convertidos em estratégias super direcionadas ao público da região. 

Essas são as principais características do marketing local.

Qual é o impacto do marketing local para pequenas e microempresas?

O impacto do marketing local para pequenas e microempresas é muito positivo, pois traz resultados que vão além das vendas. 

Aplicando corretamente as estratégias de marketing local, você obtém informações para otimizar seu quadro de funcionários, o horário de atendimento e até os seus produtos, além de abastecer seu estoque de maneira correta, por exemplo.

Por que o marketing local é tão eficiente?

O marketing local é muito eficiente porque todas as estratégias são focadas exatamente no consumidor final, aquele que está nas imediações do seu negócio.

Mas vale ressaltar que mesmo sendo muito eficiente, o marketing local não deve ser a sua única frente. 

Ela pode e deve ser combinada com outras estratégias para alcançar resultados ainda mais favoráveis.

Quais os principais benefícios do marketing local?

O marketing local destaca seu negócio e direciona suas estratégias ao público correto. 

Essa estratégia também melhora seu relacionamento com os clientes, valorizando aqueles que estão mais propensos a comprar na sua loja.

E, principalmente, além de oferecer informações fundamentais sobre os seus clientes, também estimula a percepção dos consumidores próximos sobre a qualidade do seu estabelecimento e dos seus produtos.

Como implementar o marketing local?

como implementar o marketing local


Entenda quem é a sua persona

A maneira mais efetiva de aplicar o marketing local é coletar informações importantes dos seus possíveis fregueses para facilitar a construção do seu consumidor ideal (persona). 

Assim você cria um diálogo mais assertivo com o público, abrindo caminhos para mais vendas.

Defina seus objetivos

Toda estratégia precisa de um objetivo bem definido, pois só assim você conseguirá saber se alcançou um resultado positivo. 

Estabeleça metas realistas sobre fidelização, número de vendas ou aumento do ticket médio, por exemplo. Compartilhe com seus colaboradores e acompanhe os resultados de perto

Lembrando que, sempre que for necessário, faça ajustes nas metas ou até mesmo no propósito delas. 

Escolha as ferramentas

Você pode considerar como ferramenta de marketing local tudo que ajude o cliente a encontrar informações ou melhorar a percepção sobre o seu produto ou serviço. 

Placas, iluminação, fachadas ou até mesmo panfletagem podem ajudar na divulgação. 

Mas não se esqueça das ferramentas digitais: conte com anúncios nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e, principalmente, os recursos grátis do Google, como o Perfil da empresa no Google.

Ofereça um atendimento de excelência

Aplicando tudo que foi dito aqui até agora, você colhe informações suficientes para saber como seu cliente prefere ser atendido.

Um bom atendimento é a garantia do retorno do seu cliente. Um atendimento de excelência transforma seu consumidor em um divulgador do seu negócio. 

Aplique a empatia e, principalmente, a honestidade para garantir que comprar na sua loja seja sempre uma experiência positiva.

Incentive avaliações de clientes

Quando você oferece um atendimento de excelência, você não precisa se preocupar com o que as pessoas falam do seu negócio na internet. É, inclusive, importante que você estimule seus clientes a avaliarem sua loja nas redes sociais.

Avaliações positivas atraem ainda mais clientes, dando autoridade ao seu empreendimento e aumentando a confiança dos seus possíveis compradores. Esse assunto foi

abordado de forma mais completa em outro texto do nosso blog. Caso queira saber mais, clique aqui para ler sobre os 9 principais gatilhos de venda.

Trabalhe com o SEO local

O SEO local é uma estratégia que envolve o processo de otimização da sua presença na internet para atrair mais negócios por meio de pesquisas locais.

Sendo que pesquisas locais são aquelas que incluem localização de alguma forma, como “restaurantes em Curitiba” ou “sorveterias perto de casa”, por exemplo.

Quanto mais informações a internet e, principalmente, o Google tiverem sobre o seu negócio, maiores são as chances do seu cliente ir ao seu encontro.

Você pode aprender mais sobre como colocar o seu comércio no Google sem pagar nada lendo o texto linkado aqui.

Melhores estratégias para fazer um marketing local de sucesso

estratégias para marketing local de sucesso

Investir na segmentação

Ao invés de divulgar seu comércio para o maior número de pessoas, cujo interesse no seu produto pode ser baixo, direcione seus recursos para encontrar as pessoas que definitivamente comprariam na sua loja.

Colete o maior número de informações sobre o público alvo e direcione suas estratégias e recursos para alcançá-lo com assertividade. Vale mapear hábitos de consumo, faixa-etária, gênero, etc. 

Priorizar os clientes mais importantes

Isso é algo que falo sempre aqui no blog e que você vai encontrar em grande parte da literatura sobre empreendedorismo: encontrar um cliente novo custa mais do que fidelizar um cliente antigo.

Fique de olho no perfil dos seus clientes mais constantes e documentos as características mais constantes entre eles. 

Quando tiver um perfil mais consistente, invista em alcançar mais pessoas com as mesmas características.

Tendo isso em mente, promoções direcionadas para esse público específico têm mais chances de sucesso, por exemplo.

Usar as ferramentas do marketing digital

O próprio Instagram Comercial, por exemplo, dá informações fundamentais sobre o seu público: gênero, idade e localização. Outras ferramentas vão oferecer o mesmo para ajudar a compreender os hábitos de navegação do seu público na internet.

Isso facilita muito na hora de se aproximar dos seus clientes e abrir espaço para tirar dúvidas, sem ruídos na comunicação.

Analisar as ferramentas de geomarketing

Não adianta muito ter acesso a um recurso e não utilizá-lo propriamente. 

Além de acessar as informações oferecidas pelas ferramentas de geomarketing, você precisa aprender a como e quando utilizá-las. 

Analisar profundamente as ferramentas de geomarketing vai te ajudar a interagir melhor com seu público e o momento mais propício para isso. 

Explorar as plataformas digitais

Aqui eu retomo a importância da internet para o negócio local. 

Alguns negócios não se adaptam muito bem ao universo digital, como barbearias, salões de beleza e esmalterias. 

Mas isso não significa que não possam buscar relevância através de anúncios com segmentação de local, por exemplo.

Utilize o poder do WhatsApp e das redes sociais para estabelecer seu comércio como acessível e atual.

Aproveitar a audiência dos buscadores locais

Investir em buscadores locais pode ser uma ótima oportunidade para conseguir mais visibilidade para a sua loja, além de aumentar a possibilidade de se posicionar melhor nos resultados das buscas sem investimento em anúncios ou impulsionamentos.

Buscadores locais funcionam como o Google e, mesmo com uma preferência expressivamente menor, podem refletir em resultados favoráveis, já que atraem pessoas que estão em busca de produtos ou comércios mais específicos.

Se a sua região tem um guia local, procure por uma parceria. A oportunidade de ter um espaço para apresentar seu negócio em uma plataforma bem segmentada pode aumentar significativamente a procura pelos seus produtos ou serviços.

Quais os melhores canais para aplicar o marketing local?

melhores canais para marketing local


O melhor canal para colocar em prática o marketing local é, sem dúvida, o Perfil da empresa no Google. 

E as razões são bem simples: o Google favorece os próprios resultados, é um recurso gratuito e é completamente voltado para as estratégias de marketing local. 

Além disso, é extremamente simples de ser usado e as manutenções são poucas e pontuais.

Outro canal importante é da mesma empresa: o Google Ads. Requer um certo investimento para criar anúncios segmentados que atraiam o público da sua região, mas você alcança resultados bastante consistentes e a curto prazo. 

E por fim, um canal que vem rapidamente se ajustando para estimular e gerar negócios é o Instagram. Além da possibilidade de fechar vendas diretamente pela

plataforma, você divulga com clareza os seus produtos e ainda pode interagir com clientes em potencial, fortalecendo a percepção da sua marca.

Sendo que essas três plataformas não anulam o potencial de redes sociais como o Facebook e WhatsApp, por exemplo. 

Que tipo de ações podem ser desenvolvidas no marketing local?

ações para marketing local


Qualquer oportunidade criada para sua empresa se aproximar dos potenciais clientes, seja desenvolvendo ações offline, ou explorando as ferramentas digitais são válidas para o marketing local.

Algumas já foram mencionadas ao longo do texto, como: explorar os recursos do Perfil da empresa no Google e do Google Ads, investir em buscadores locais, analisar e usar as estatísticas oferecidas pelo Instagram comercial, além de investir em estratégias fora da internet, como divulgação na sua região e facilitar o engajamento do público próximo com artifícios visuais.

Além disso, procure fortalecer o comércio da sua região, montando uma rede empreendedora com outros comércios próximos, criando um ambiente harmônico de cooperação.

Qual a diferença entre marketing local e individual?

O marketing local tem por objetivo principal a segmentação de um público próximo a um estabelecimento, voltando suas estratégias para firmar a relação entre um consumidor e o comércio local. 

Enquanto o marketing individual consiste em preparar uma linha de comunicação ou de produtos para atender somente a uma parcela de consumidores, como customizações de roupas por encomenda. 

Como por exemplo o caso de joalherias que confeccionam seus produtos a partir do direcionamento dos seus clientes, tornando cada peça única, individual.

Qual é a relação do marketing local com o geomarketing?

geomarketing


A relação entre marketing local e geomarketing é muito estreita, visto que se interseccionam em vários momentos. 

Porém, à medida que o marketing local explora as oportunidades de segmentação geográfica para atrair um público de uma região, o geomarketing foca em analisar os costumes dos consumidores de uma determinada localização. 

Exemplo de marketing local

Veja o resultado quando pesquisei no Google pelo nome de um dos clientes Nex e sua cidade:

exemplo marketing local

Lembrando que, para efeito de ilustração, eu pesquisei pelo nome da loja para facilitar o resultado. 

Porém, quanto mais informações forem preenchidas no Perfil da empresa no Google, maiores são as chances do primeiro resultado a ser exibido quando pesquisarem pelo seu segmento na sua região seja o da sua loja.

Conseguindo mais clientes com anúncios na internet usando geotargeting

anúncios e geotargeting


Geomarketing é um termo utilizado para se referir a um conjunto de estratégias voltadas para o entendimento do comportamento dos consumidores de determinado local.

Entre essas estratégias, talvez a mais conhecida e utilizada seja a segmentação de públicos por localização, também conhecida como geotargeting.

Com a utilização de ferramentas específicas, é possível direcionar os anúncios de uma campanha somente para pessoas que se encontram na região do negócio.

Pode-se ainda segmentar públicos por cidades ou por áreas menores como bairros. Atualmente, a maioria das plataformas de anúncios pagos oferece essa possibilidade para facilitar as campanhas de marketing local.

No que diz respeito ao rastreamento dos clientes, este é possível por conta do sistema de GPS presente nos smartphones.

Marketing local mais eficiente com geofencing

Quem é que nunca foi a um shopping e, logo, visualizou um monte de notificações no celular com ofertas e vários convites atrativos para determinadas lojas presentes lá? Isto é chamado de “geofencing”. 

Ele,literalmente, é capaz de monitorar todos os seus passos.

Para fazer uso dele a seu favor, enquanto empresário, é preciso distribuir um app aos clientes, através de anúncios em aplicativos de GPS, ou ainda, caso o público esteja com internet do estabelecimento específico. Isso é o que geralmente ocorre com shoppings que apresentam recursos maiores para o investimento desse tipo de software.

No mundo do marketing digital local, o geofencing (ou geocerca) é uma das ferramentas mais eficientes para atrair clientes. Basta que os clientes se aproximem da áreaem que a loja se encontra.

As notificações em questão, podem ser ofertas ou recompensas. Somente para exemplificar, é possível disparar mensagens de texto e anunciar de maneira mais direcionada nas mídias sociais.

A geocerca é também utilizada para conferir os comportamentos de compra dos consumidores e as visitas deles às lojas da concorrência.

Quanto à área delimitada pela “cerca”, esta pode ser definida pelo administrador. No entanto, os usuários têm a opção de recusar o rastreamento ao adentrarem a região selecionada.

Otimização de sites como estratégia de marketing local

otimização de sites e marketing local


Entre os exemplos de marketing local na internet está a construção de sites otimizados, que permitem entregar soluções personalizadas aos usuários. 

Mas como exatamente um site otimizado pode ser uma boa estratégia de marketing local?

Para exemplificar como isso é possível, um site profissional pode ser programado para pedir a localização do cliente para oferecer conteúdo sem seu idioma. 

Esse tipo de situação é muito comum em sites de notícias. No entanto, o mesmo é válido para e-commerces. 

Ao informar sua localização para o site, um usuário pode encontrar apenas as ofertas disponíveis em sua região.

Fortalecendo laços com a comunidade

No marketing local, é necessário considerar também as estratégias a serem desenvolvidas fora da internet. 

Uma delas é apoiar eventos realizados pela comunidade,oferecendo patrocínio para projetos sociais. Esse tipo de iniciativa tende a fazer com que um negócio seja bem visto pelos moradores. 

É possível ainda fazer parcerias com outros negócios e profissionais localizados na mesma região. Dessa forma, é possível alcançar clientes que consomem em outros estabelecimentos.

Aproveitando os benefícios do marketing local

Com a utilização das estratégias que citamos aqui, você poderá atrair mais clientes para seu negócio. Isso porque elas permitem que sua marca apareça para as pessoas que moram ou transitam em sua região.

Entre essas estratégias, temos as ferramentas digitais de marketing local, que possibilitam a segmentação de público por localização. Não se deve esquecer também das estratégias de integração com a comunidade.

Você utiliza outras maneiras de realizar esse tipo de marketing? Quais as vantagens do marketing local para seu negócio?

Conclusão

Agora que você entendeu como funciona o marketing local e como pode ser uma frente de baixo custo entre as suas estratégias, já pode começar a colocar em prática todas as dicas.

Não esqueça da importância de combinar com outras estratégias e explorar todos os recursos que estão disponíveis de forma gratuita.

E para acompanhar de perto o comportamento dos seus clientes, gerar relatórios de venda, além de ter acesso a Controle de Caixa, Estoque, Catálogo Digital com Pedido Online e muito mais, utilize o Nex. Clique aqui para saber mais.

Esse texto foi uma colaboração com a equipe do blog UP Sites.

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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