Falar sobre cadastrar ou coletar dados de clientes pode parecer um pouco invasivo ou aleatório no primeiro momento, e talvez algumas dúvidas surjam a partir disso:
Para que serve um cadastro? Os dados coletados serão usados de que forma? Como o comerciante se beneficia disso?
Eu te garanto que existem estratégias por trás de todo o cadastro de cliente e é sobre isso que vamos conversar hoje.
Então pega sua caneta preferida e o papel, que hoje vou te mostrar de forma detalhada como usar o cadastro de clientes ao seu favor para criar estratégias de vendas no seu comércio.
Importância do cadastro de clientes
Você sabe a importância de um cadastro de cliente dentro da sua estratégia de vendas e fidelização?
É através do cadastro de clientes que você consegue melhorar sua eficiência no atendimento e na experiência do cliente, tornando seu comércio ainda mais competitivo, fazer isso de forma organizada e sincronizada é a chave para que você consiga acessar todos os dados futuramente e não perca nenhuma informação no meio do caminho.
Além disso, ter um registro dos seus clientes é saber e ter a garantia de que aquelas pessoas não só frequentam sua loja, mas contribuem com boa parte da sua receita e com as estratégias certas de fidelização, podem continuar contribuindo por muito tempo.
Veja algumas vantagens de ter um registro de clientes completo e atualizado:
- Identificação de clientes que deixam a conta em débito (fiado).
- Análise de comportamento de acordo com o histórico de compra.
- Programa de fidelidade e acúmulo de pontos.
- Entrega de mercadorias de acordo com endereço registrado.
- Envio de mensagens personalizadas por e-mail e WhatsApp registrado (recibos, ofertas, pesquisas de satisfação).
Com o cadastro completo de clientes do Nex, você registra as informações principais, estabelece limite de fiado, cria um programa de fidelidade, cadastra múltiplos endereços integrados ao Google Maps e muito mais! Clique aqui e conheça mais sobre o cadastro de clientes gratuito do Nex.
Benefícios de conhecer o cliente
Conhecer o cliente e construir uma relação garante um retorno para você lojista e empreendedor, que tem boa parte da sua receita mensal composta por clientes que frequentam seu comércio, muito mais que pessoas que compram casualmente uma coisa aqui e ali.
Personalizar o atendimento e criar uma estratégia de fidelização só é possível através dessa análise do cliente, seus interesses e seu comportamento de compra, e é isso que garante uma experiência única e o aumento da popularidade do seu negócio, que impacta diretamente no volume de vendas.
Dados fundamentais para o cadastro de clientes
Então como fazer o cadastro de clientes efetivamente?
Para que você conclua um bom registro ou ficha cadastral de clientes, é importante que você siga alguns passos, que conforme avançam, tornam o cadastro ainda mais completo.
Informações básicas
O primeiro passo para realizar um cadastro é preencher as informações básicas de identificação para cada cliente, como: nome, endereço, telefone e e-mail.
Preferências de produtos
As preferências de produto estão muito relacionadas ao interesse e comportamento de compra de cada cliente. É através dela que você consegue identificar quais itens o cliente demonstraria interesse em uma promoção ou em um lançamento de produto similar, por exemplo.
Datas especiais
Para além de datas que são comemorativas para a maioria dos clientes, as datas especiais tem o objetivo de celebrar momentos marcantes para cada cliente específico, como o dia da primeira compra na sua loja e aniversários.
Histórico de compras
Quase como a preferência de produtos, o histórico de compras traz uma lista mais detalhada de que tipo de itens cada pessoa costuma comprar, em quais datas e com quais formas de pagamento.
Essa medição também serve para que você possa realizar um atendimento personalizado baseado na facilitação de pagamento, envio mensagens personalizadas oferecendo a separação de pedidos mensalmente, e alertas sobre a chegada de novos produtos.
Créditos e pontos de fidelidade
Oferecer recompensas para clientes fiéis se tornou cada vez mais comum e isso tem um bom motivo: funciona!
Você já deve ter visto algum panfleto com a frase “compre 3 vezes e a 4ª sai de graça”, “utilize o cupom segunda compra” ou “acumule pontos e troque por uma bebida”.
Estas chamadas são muito comuns para locais que utilizam o princípio da fidelização, que é um incentivo ao cliente continuar consumindo naquele local.
Ter um programa de fidelidade com acúmulo de créditos e pontos pode ser feito conforme a necessidade do seu negócio, você escolhe quais são as vantagens que seu cliente receberá, o importante é anotar a pontuação de cada um.
Ferramentas para gestão de dados
Você deve estar pensando: como eu vou anotar tudo isso ao mesmo tempo durante uma rotina de vendas?
Existem programas específicos para lojistas que além de terem um campo para cadastro de clientes, possuem outras funcionalidades de controle de estoque, cadastro de produtos, contas a pagar e mais.
Então veja, investir em um sistema de gestão não garante só o cadastro completo de clientes com histórico de compras e programa de fidelidade, mas também uma série de recursos para sua loja, sem precisar se preocupar com anotações na planilha ou caderno.
Software PDV
O Software PDV ou Sistema PDV é conhecido por ser mais econômico e é um sistema geralmente usado no caixa de lojas e integra todas as informações com outras áreas de gestão, como vendas e estoque.
Com o software PDV você cadastra produtos, vende eles e tem seu estoque atualizado conforme os produtos são vendidos ou cadastrados. Essa integração de áreas de gestão garante que as informações estejam constantemente atualizadas de forma automática.
Caso tenha ficado curioso para saber mais sobre um sistema PDV, acesse aqui e conheça o sistema PDV gratuito do Nex.
Software CRM
Já o software CRM, é um sistema um pouco mais complexo e por consequência mais caro, ele é indicado para empresas maiores e bem consolidadas, ele tem por objetivo melhorar a relação da empresa com seus atuais e potenciais clientes.
O CRM também possui uma visão compartilhada e integra funcionalidades com dados em áreas como clientes, marketing, comércio eletrônico, TI e mais.
Planilhas
Caso não esteja familiarizado ou não queira optar por um sistema no momento, você também pode fazer uma ficha cadastral de clientes através de uma planilha contendo as informações mencionadas.
Relatórios estratégicos
Os relatórios são resumos de determinados períodos que servem para analisar alguns padrões e tomar decisões a partir disso. Veja:
Padrões de compra
Os padrões de compra são repetições do consumo de determinados produtos. Eles revelam a preferência por produtos específicos.
Tendências e sazonalidade
É comum que fatores externos como datas comemorativas e estações do ano, influenciem na compra de determinados produtos, mas podem existir tendências e sazonalidades que só sejam identificadas a partir de relatórios.
Horário de funcionamento
Os horários de pico do seu comércio tendem a seguir um padrão de repetição e acessando isso através de um relatório, por exemplo, pode te ajudar a determinar seu horário de funcionamento, fechamento e pausas.
Clientes frequentes e esporádicos
Saber de forma detalhada quais são os clientes que mais frequentam seu comércio é um indicador importante para criar um sistema de fidelidade assertivo e baseado em comportamentos.
Estratégias de vendas com base no cadastro de clientes
O cadastro de clientes também participa da estratégia de vendas, pode parecer que de forma bem indireta, mas você vai ver como uma coisa se conecta a outra. Veja abaixo algumas estratégias de venda baseadas nisso:
Personalização de ofertas
Realize ofertas exclusivas para um cliente de acordo com suas necessidades e comportamento de compra.
Ofertas baseadas em preferências de produtos
Ofertas feitas a partir de relatórios são mais assertivas e receptivas aos clientes que costumam consumir aquele produto.
Recomendações personalizadas
Uma opção também é criar recomendações personalizadas e enviá-las via WhatsApp ou e-mail registrado.
Promoções e descontos
Usando o histórico de compras e as preferências registradas no cadastro, é possível identificar quais produtos cada cliente mais gosta, criar ofertas assertivas e campanhas de marketing que ofereçam produtos relacionados às preferências identificadas, aumentando a chance de venda.
Benefícios exclusivos para aniversariantes
Utilizar as datas de aniversário registradas e enviar descontos ou ofertas exclusivas, acaba criando uma conexão emocional e incentivando a compra. O “desconto aniversariante” ou “comemore seu aniversário conosco” é um bom exemplo disso.
Descontos para clientes frequentes
Reconhecer a lealdade de um cliente também faz parte da estratégia de fidelização, criar descontos exclusivos pode ser um bom caminho para isso.
Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são algumas das ações que podem ser feitas a partir de todos os dados que você coletou de seus clientes. É através dele que os clientes participam de um sistema de recompensas de acordo com seus critérios.
Tipos de programas de pontos
- Pontuação por valor gasto:
O cliente pode acumular um número de pontos a cada valor gasto, e resgatar quando tiver atingido a quantidade de pontos determinada.
- Premiação com produtos:
O cliente pode resgatar um produto quando atingir determinada pontuação.
Regras de pontuação
O cliente pode ser premiado quando atingir a quantidade de pontos determinada por você lojista. Veja o exemplo:
Benefícios para o cliente e para o comerciante
Manter clientes fiéis e pagantes é sem dúvidas algo positivo para o comerciante, que mantém suas vendas mensais e sua receita, por isso os programas de fidelização são benéficos tanto para o comerciante quanto para os clientes.
Ideias de premiação
Existem muitas ideias de premiação que você pode aplicar no seu comércio, mas vou te apresentar apenas duas, que são de fácil implementação e facilitam para você e seu cliente.
- Resgate de produto: cadastre um produto pensando em utilizá-lo como prêmio aos clientes que acumulam pontuação.
- Crédito em loja: ofereça um valor de desconto para ser usado em qualquer produto da loja.
Como implementar e gerenciar créditos para compras futuras
Através de um sistema de gestão integrado, você consegue de maneira simples ativar a opção de pontuação para clientes e premiar automaticamente com valor em crédito para usar na loja.
Melhorando o relacionamento com o cliente
Aqui vão algumas dicas de como melhorar seu relacionamento com o cliente e de fato conseguir coletar um cadastro completo com suas informações pessoais.
Comunicação regular
Construir uma intimidade segura é importante para que o cliente se sinta confortável em compartilhar seus dados, e isso acontece quando vocês mantêm algum tipo de comunicação ou uma conversa, por mais informal que seja.
Personalização na comunicação
Ter um canal aberto para se comunicar com seus clientes e tratar cada um de forma individual, com mensagens personalizadas e respeitosas, é algo que cativa muitas pessoas no momento do atendimento.
Além disso, chamar o cliente pelo nome também é algo que traz retornos muito positivos, pois vai além de um sinal de respeito, passa a ideia de que você lembra e valoriza essa pessoa.
Coleta de feedback e avaliações
Se importar com as melhorias da sua empresa em relação a atendimento, produto e experiência do cliente em geral através da coleta de feedbacks, mostra uma preocupação genuína em oferecer o melhor serviço para o consumidor.
Através de formulários de feedback, você pode solicitar o preenchimento de algumas informações pessoais como nome e e-mail.
Agora que você já sabe como fazer um cadastro de clientes e quais os benefícios dessa estratégia, que tal colocar em prática? Baixe o Nex e aplique a fidelização de clientes na sua loja.
Conclusão
Hoje vimos que um cadastro bem feito melhora a eficiência no atendimento e na experiência do cliente, tornando seu comércio ainda mais competitivo, além de permitir identificar clientes devedores, analisar comportamentos de compra, implementar programas de fidelidade, e enviar mensagens personalizadas e muito mais.
Mas agora sabemos que conhecer os clientes e personalizar o atendimento garante um retorno maior e pode até mesmo impactar no volume de vendas.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a montar sua estratégia de fidelização ou pelo menos te motivado a querer buscar mais conteúdos para seu comércio.
Nos vemos nas próximas telas, boas vendas!
Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.