A Black Friday 2024 acontecerá no dia 29 de novembro, oferecendo novas oportunidades para comerciantes aumentarem as vendas e para clientes encontrarem ótimas ofertas.
Particularmente no comércio eletrônico, a Black Friday tem se consolidado como uma das datas mais importantes para todos os segmentos.
Ter um sistema de gestão eficiente é fundamental para controlar o fluxo de vendas nesse dia e se preparar com calma, garantindo que todas as operações ocorram de maneira organizada e sem contratempos.
Neste texto, compartilho com você a importância desse dia e como utilizar o Nex para criar promoções, controlar suas vendas e gerar relatórios eficazes.
A importância da Black Friday para o comércio
Você já se perguntou a importância da black friday? Vou te ajudar a responder essa dúvida!
A Black Friday oferece uma ótima oportunidade para aumentar as vendas em um curto período de tempo, especialmente no comércio eletrônico. Ela ajuda lojistas a movimentar o estoque, atrair e fidelizar clientes, e manter competitivos no mercado.
Além disso, a data aumenta a visibilidade das lojas através de campanhas de marketing e permite aos consumidores anteciparem suas compras de Natal, aliviando a pressão das famosas vendas de final de ano.
Ofereça promoções atrativas
Oferecer promoções é ótimo para aumentar as vendas, atrair novos clientes e até mesmo fideliza-los, sejam eles antigos ou novos na sua loja. Além disso, elas têm o poder de estimular a demanda por produtos específicos, resultando em um aumento nas vendas.
Para oferecer promoções eficazes, é essencial definir um objetivo claro, como aumentar a base de clientes, reduzir os produtos no estoque ou promover um novo produto, é preciso escolher o tipo de promoção que mais se alinha aos objetivos.
As promoções também contribuem para a divulgação da loja, pois, se bem divulgado, podem gerar aumento da visibilidade do seu negócio.
Criação de um senso de urgência, como limites de tempo ou de estoque, pode aumentar a motivação dos clientes. É crucial divulgar amplamente a promoção usando todos os canais disponíveis, incluindo redes sociais, e-mails ou colocar na vitrine da sua loja.
Dicas de promoções eficazes
Depois de saber como oferecer essas promoções, vou compartilhar com você algumas dicas de descontos aos seus clientes para atrair novas pessoas e não prejudicar o lucro da sua loja.
Caso tenha interesse em entender mais sobre esse assunto, recomendo que leia o texto “Semana do Consumidor 2024: Ideias de promoções” escrito pela Calegari!
Cupom de desconto
Uma estratégia bastante comum para períodos específicos, como a Black Friday, é a criação de promoções utilizando cupons de desconto.
Esses cupons têm um nome, uma data de validade e podem exigir diferentes condições, como por exemplo, "15% de desconto em compras acima de R$200" ou "R$20 de desconto em todos os itens de cuidados pessoais".
Cupom de primeira compra
O cupom de primeira compra é uma excelente estratégia para atrair novos clientes. Para maximizar seu impacto, é ideal que suas condições sejam mais flexíveis, sem impor um valor mínimo de compra ou restringir a oferta a produtos específicos.
Para alcançar um público mais amplo, é interessante promover esse tipo de cupom em canais de comunicação com grande alcance, como redes sociais ou campanhas publicitárias online. Isso aumenta a visibilidade e potencializa as chances de conversão de novos clientes.
Cupom de entrega grátis
Muitos consumidores acabam desistindo de suas compras na etapa final do processo, e o valor do frete é frequentemente o motivo principal.
Por isso, o cupom de entrega grátis tem se tornado uma opção cada vez mais atraente. Ele permite que os clientes vejam o valor da compra baseado apenas no preço dos produtos, sem o impacto adicional do frete, o que pode diminuir as chances de abandono de carrinho.
Cupom fidelidade
Você pode retribuir a lealdade dos clientes a sua loja com um cupom de desconto, especialmente em datas especiais.
O cupom de fidelidade pode ser oferecido com base no número de compras realizadas, por exemplo: "Ganhe um produto grátis após 5 compras feitas pelo site."
Essa promoção também pode ser válida para compras em lojas físicas, incentivando ainda mais o retorno dos clientes.
Como criar promoções no Nex
Veja abaixo o passo a passo de como configurar as suas promoções no sistema Nex.
1- Vá na tela de produtos e acesse a aba chamada ITENS.
2- Clique no produto que deseja configurar e clique no botão de EDITAR - F2.
3- Após clicar no botão, o Nex te levará para outra página. Veja que na parte de cima da página tem um botão chamado OPÇÕES, clique-o.
4- Depois disso, marque a opção “vender este produto com preço promocional”.
5- Abaixo dessa opção, terá as informações de data inicial e a data final da promoção, clicando na SETA ao lado direito dos campos.
6- Depois coloque o preço promoção nesse campo “preço promocional” que será válido no período selecionado.
7- Verifique todas as informações e caso esteja tudo certinho, é só clicar em SALVAR - F2.
Organizando seu Catálogo Online
Organize seu catálogo online de forma estratégica para melhorar a experiência do cliente. Para isso, comece criando categorias bem definidas que facilitam a navegação, utilize subcategorias quando necessário.
Faça descrições detalhadas e precisas de cada produto, destacando suas principais características e especificações. Além disso, é importante investir em imagens com qualidade e que mostrem os produtos em alguns diferentes.
A implementação de filtros de pesquisa, como preço, cor, tamanho e marca, também ajuda os clientes a encontrar rapidamente o que procuram. Para ampliar a visibilidade, integre o catálogo com redes sociais, permitindo que os produtos sejam facilmente compartilhados.
Vantagens de ter um catálogo online atualizado
Manter o catálogo online atualizado garante que os clientes tenham acesso às informações mais recentes dos produtos, como os preços, as disponibilidades e as mudanças. Isso evita frustrações, melhora a experiência do usuário e aumenta a confiança na sua marca.
Um catálogo atualizado também reflete profissionalismo e cuidado com os detalhes, o que pode diferenciar sua loja da concorrência. Além disso, um catálogo atualizado facilita a gestão de estoque, evitando a venda de produtos esgotados, o que pode gerar insatisfação.
Otimize as descrições e fotos de produtos
A otimização das descrições e fotos dos produtos no catálogo tornam mais atraentes para os clientes.
Para criar descrições eficazes, é importante ser objetivo e ao mesmo tempo específico, incluindo informações detalhadas como características, materiais, tamanhos, cores e benefícios do produto.
Além disso, o uso de palavras-chave relevantes, que os clientes utilizam em suas pesquisas, melhora a visibilidade nas buscas.
As fotos dos produtos também são importantes para manter o seu catálogo agradável. Tente utilizar imagens de alta qualidade para destacar o produto de forma nítida e atraente. Coloque a peça em múltiplos ângulos para que o cliente tenha uma visão completa e se sinta mais confiante em sua decisão de compra.
Passo a passo para destacar as promoções no catálogo do Nex
Aprenda como destacar as promoções no catálogo online do Nex.
1- Vá na aba e clique no botão escrito “Catálogo online” no menu da lateral esquerda.
2- Vá no canto inferior direito da tela e clique no botão ESTOQUE.
3- Abrirá uma nova tela, depois clique na opção em destacar produtos em promoção.
4- Clique no botão SALVAR.
Utilizando o relatórios de vendas
Você sabe a importância dos relatórios de vendas? O relatório de vendas ajuda a analisar o desempenho da sua loja nas vendas e nos atendimento, você consegue tomar as decisões com base em dados e informações.
Os relatórios de vendas permitem comparar vendas em períodos diferentes, identificar os produtos que mais ou menos vendem, segmentar clientes e entender os melhores períodos de vendas.
Dados históricos ajudam na previsão de vendas, facilitando o planejamento de estoques e campanhas de marketing.
Tipos de relatórios no Nex
Existem diversos tipos de relatórios no Nex que você pode utilizar em todas as áreas do seu negócio, como, por exemplo, verificar o horário de maior funcionamento da sua loja, quais produtos que mais foram vendidos, a lucratividade e muito mais.
Nesse texto, vou citar os 4 relatórios mais utilizados do Nex, sendo eles:
Visão geral
Sabe aquela conferida rápida para garantir que tudo está em ordem? O relatório de visão geral funciona exatamente assim.
Ele reúne todas as informações essenciais da sua loja em uma única tela, permitindo que você acompanhe o desempenho do caixa, o status do estoque, as vendas e o fluxo de clientes em tempo real, sem a necessidade de uma análise detalhada em cada área.
Com isso, você pode se manter atualizado sobre a saúde do seu negócio de forma prática e eficiente.
Lucratividade
Como o próprio nome sugere, o relatório de lucratividade indica se suas vendas são suficientes para cobrir as despesas e gerar lucro, ou seja, se sobrou uma margem financeira positiva.
Você tem duas abordagens para analisar essa informação: pode optar por uma visão geral da lucratividade, examinando as transações e vendas realizadas no seu negócio, ou focar na lucratividade por produto.
Ao analisar os dados por produto, você identifica quais itens estão gerando mais lucro e quais demandam mais investimento para aumentar a rentabilidade da sua loja.
Meios de pagamento
Os meios de pagamento estão incluídos nos relatórios de vendas, permitindo que você analise a preferência de pagamentos dos seus clientes, seja por cartão de crédito, débito, pix ou dinheiro. Com essas informações, você pode melhorar o atendimento e investir em uma maquininha mais eficiente.
Além disso, o sistema Nex tem uma parceria com a Stone, oferecendo vantagens exclusivas, como a aceitação das principais bandeiras, atendimento personalizado, isenção de taxa de mensalidade ou condições especiais. Clique aqui para saber mais!
Clientes
No relatório de clientes, você pode identificar o horário de pico, ou seja, o momento em que sua tem o maior fluxo de pessoas. Além disso, é possível analisar a preferência dos clientes por determinados produtos, verificar quais clientes foram fidelizados e identificar aqueles que estão inativos.
Com essas informações, você consegue planejar campanhas promocionais, aprimorar o relacionamento com os clientes e fazer investimentos de forma mais estratégica.
Você também consegue descobrir quais clientes realizam mais compras em um determinado período de tempo com o relatório de ranking de vendas, permitindo que você personalize ainda mais suas ações de marketing e atendimento.
Como interpretar os dados
O primeiro passo é entender o objetivo do relatório, seja ele para analisar o desempenho das vendas, a lucratividade de produtos ou as preferências de pagamentos dos clientes.
Com esse objetivo em mente, é importante comparar os dados atuais com períodos anteriores para identificar tendências e padrões, o que permite avaliar se o desempenho está melhorando, estagnado ou piorando.
Além disso, é importante observar os picos e variações nos dados, como momentos de maior movimento ou mercadorias mais populares, pois isso pode indicar o progresso do seu negócio e caso seja necessário ajustar as estratégias.
Relacionar os dados com as ações tomadas, como promoções ou campanhas, ajuda a entender o impacto dessas iniciativas no desempenho geral.
Fidelização de clientes pós Black Friday
A Black Friday é uma excelente oportunidade para iniciar um relacionamento duradouro com novos clientes. Por isso, oferecer um bom atendimento pós-venda é essencial para fidelizar clientes e incentivá-los a voltar à sua loja para futuras compras, como no Natal.
Um dos primeiros passos para fortalecer esse relacionamento é estar disponível para esclarecer dúvidas dos clientes que, após a Black Friday, entram em contato com sua loja.
Facilite Trocas e Devoluções
Após o cliente adquirir um produto, é comum que não se adapte ou não sirva e que solicitem trocas ou devoluções. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até 7 dias após o recebimento do produto para desistir da compra, sem necessidade de justificativa.
Por isso, é fundamental que sua loja tenha uma política clara e transparente para trocas e devoluções. Isso não apenas aumenta a confiança dos consumidores em sua marca, mas também fortalece a credibilidade do seu negócio.
Peça avaliações
Outra estratégia eficaz no pós-venda é solicitar que os clientes avaliem os produtos adquiridos.
Isso demonstra que o seu comércio valoriza a opinião dos consumidores e, ao exibir avaliações positivas, você pode aumentar a confiabilidade dos seus produtos e impulsionar novas vendas.
Mantenha o contato após a Black Friday
As redes sociais é uma ferramenta que pode te ajudar, no Instagram, por exemplo, você pode interagir com os clientes por meio de enquetes, ou oferecer benefícios exclusivos para os seguidores.
Você pode criar e-mails para solicitar feedbacks ou divulgar novas promoções, benefícios ou sugerir produtos de interesse do cliente. Além disso, estabeleça uma frequência regular de envio de conteúdos e ofertas relevantes para sua persona, agregando valor além dos produtos e serviços.
Se você se interessou nesse assunto e quer saber mais como funciona, recomendo que leia o texto "Pós-venda: saiba o que fazer para encantar seus clientes" escrito pela Camila, você verá outras dicas legais de como aproveitar o pós-venda.
Conclusão
Como você pode ver, a Black Friday é um momento importante para qualquer comerciante e com ela você pode aumentar as vendas, investir na divulgação da sua loja e fidelizar os clientes no pós-venda.
Eu sei que fazer tudo isso manualmente é super cansativo, então que tal dar uma olhadinha no Nex? Com ele, você pode fazer todas essas funções e muito mais.
E não esqueça de utilizar os relatórios, eles também estão no Nex na Web e fica bem mais fácil de ver os relatórios online.
Espero que esse texto tenha te ajudado, nos vemos nos próximos conteúdos.
Até logo!
Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.