Fazer um negócio prosperar é uma tarefa árdua, principalmente nos meses e anos iniciais. Por isso, é preciso prospectar novos clientes e entender maneiras de como alavancar as vendas.
Para que qualquer negócio aumente sua carteira de clientes, ele terá que estabelecer uma ótima relação com seu público, colocando-se à disposição para demonstrar quais são as suas soluções e o que pode fazer por ele, para que assim possa conquistá-lo.
Saber como atrair e fidelizar mais clientes garante o aumento das receitas e o ganho de vantagens competitivas no mercado.
Para ajudá-lo na importante tarefa de promover a sua marca, listamos abaixo 9 estratégias de marketing para alavancar suas vendas. Confira:
Como alavancar as vendas? Conheça seu negócio
Para ter sucesso em cada uma das ações que trouxemos para você, é necessário conhecer muito bem o seu negócio e planejar como serão executadas as novas estratégias.
Por isso, trouxemos algumas dicas para se preparar melhor e alavancar suas vendas com sucesso!
1. Estudo da concorrência
É fato, não importa qual tipo de negócio você tenha, sempre haverão concorrentes no mercado!
Se você deseja aumentar suas vendas, precisa se destacar da multidão, e uma das estratégias para fazer isso, é criar um diferencial para seu comércio.
Não há como criar um diferencial sem estudar as características da concorrência antes, faça uma pesquisa para descobrir seus pontos fortes e fracos, tipos de produtos, preços e outras informações relevantes para sua estratégia.
Depois deste estudo, fica muito mais fácil inovar, o diferencial de sua marca pode ser sobre o tipo de produto ofertado, valor de venda, conhecimento do mercado ou discurso de venda.
2. Foco no cliente
Para alavancar as vendas de um negócio o seu foco precisa estar no cliente, afinal, você pode estudar seus concorrentes a fundo e saber tudo sobre eles, mas se não agradar o consumidor final, pouco vai adiantar todo esse conhecimento.
Por isso, é importante que você estude seu público-alvo também e trace um perfil com suas principais características, como: idade, renda, localização, interesses e por aí vai.
Da mesma forma, é importante se aprofundar um pouco mais e entender características como o comportamento de compra do cliente e seus hábitos de consumo.
Esse passo é essencial para oferecer aquilo que seu público procura e ter um negócio bem-sucedido.
3. Treinamento de equipe
Não tem como melhorar as vendas de um negócio, sem uma equipe preparada e motivada para atender os clientes.
Mesmo comerciantes pequenos com poucos funcionários, precisam investir em treinamento e capacitação para todos.
Algumas dinâmicas variadas, como workshops, palestras, vídeos, reuniões mensais ou mesmo cursos podem melhorar o desempenho de sua equipe e aprimorar a performance de cada um dos membros.
Atendimento de qualidade é fundamental para atrair e fidelizar mais clientes.
4. Novidades do mercado
Inovação é sempre uma maneira de se destacar dos concorrentes e atrair mais clientes.
Diferente do que muitos podem pensar, inovar não é necessariamente criar algo novo, pode ser simplesmente fazer algo de forma diferente
Esteja sempre atualizado sobre as novidades do mercado e leve isso para o seu negócio. Você pode inovar mudando a forma de oferecer seus produtos, melhorar a ambientação do estabelecimento e investindo em tecnologia.
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5. Processos internos
Aprimorar os processos internos é um dos pontos mais importantes para ter sucesso em qualquer negócio.
Os processos precisam estar muito bem alinhados entre si e funcionando corretamente.
Garantir que não existam atrasos e falta de organização dentro do comércio é essencial, pois esses fatores podem refletir na venda para o cliente final.
Caso seu estabelecimento ainda não conte com processos internos definidos, chegou a hora de criá-los.
Para fazer isso de maneira eficiente, é necessário utilizar ferramentas melhores, como um sistema de gestão para facilitar sua rotina como comerciante.
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Ideias criativas para aumentar as vendas
Confira nossa lista com 9 ações simples para colocar em prática e alavancar suas vendas:
1. Marketing Digital
Consolidar a presença da sua marca na internet é o primeiro passo para torná-la conhecida pelo público. O primeiro passo para fazer marketing digital é ter alguma presença digital, ou seja, um site do seu comércio.
Existem diversos serviços que oferecem a criação de sites de forma bastante intuitiva, duas opções interessantes são: o Wix, que oferece uma opção gratuita e o Squarespace, que oferece a opção de testar grátis.
Lembre-se, a grande maioria das pessoas que vão acessar o seu site vão buscar informações simples, como endereço, telefone e horários de funcionamento.
Deixe essas informações, logo na primeira página do site, não esconda-as em páginas como "Contato".
Após criar seu site, é necessário divulgá-lo, as redes sociais como o Facebook e Instagram também são uma opção (veja mais detalhes abaixo), porém, se você deseja uma audiência maior pode ser necessário investir em "mídia paga".
O jeito mais fácil de fazer isso é através de anúncios de Links Patrocinados do Google, pelo Google AdWords. O Google oferece analistas muito atenciosos para ajudá-lo na configuração da sua conta, que não é das coisas mais simples.
Além disso, é possível conseguir um cupom de 100 reais para iniciar o investimento.
Veja também nosso post sobre Como criar um site para sua loja, grátis!
2. Anúncio em rádios ou jornais locais
O lançamento de promoções periódicas e sazonais em um jornal ou uma chamada num canal de rádio onde seu negócio atua é também uma ótima ação de marketing mais econômica.
Embora as pessoas tenham acesso a notícias através da internet, muitas ainda preferem adquirir jornais ou ouvir a rádio para verificá-las.
E como atualmente a atenção está bastante voltada para a Internet é possível conseguir ótimos descontos para anunciar em jornais, revistas e rádios locais.
3. Redes sociais
Nos dias de hoje, milhares de consumidores utilizam as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, para compartilhar suas experiências de consumo. Por isso, este é um importante meio para descobrir os produtos e serviços que eles mais desejam, divulgar sua marca gratuitamente e melhorar a relação com os clientes.
Porém, se de um lado é bom que "todo mundo está no Facebook", por outro, isso aumenta o desafio para se destacar. Será necessário bastante empenho e criatividade para construir uma rede de seguidores relevantes.
A principal dica é pensar em postar conteúdo relevante para o seu público e não apenas coisas sobre a sua loja. Torne-se uma referência em algum assunto, ou utilize o humor.
Veja como criar um calendário de postagens para as redes sociais do seu comércio.
Também é possível investir em anúncios pagos, para que suas ofertas sejam expostas para um determinado público. Para isso será necessário configurar uma conta em Anúncios do Facebook.
4. E-mail marketing
Quando bem estruturado, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação. A empresa pode enviar um e-mail para o cliente e, em seu conteúdo, inserir um link que o direciona para o seu site.
Dessa forma, o cliente se tornará mais próximo e escolherá sempre as soluções que seu negócio tem a oferecer.
As dicas acima podem e devem ser utilizadas também para captar e-mails. Ou seja, você pode ter um campo bem visível em seu site pedindo para as pessoas deixarem seus e-mails para receberem novidades da sua loja.
Você também pode cadastrar os seus clientes ao vivo, no ato da venda, use um sistema de gestão para facilitar o processo. Com o Nex você pode fazer isso de forma rápida e gratuita.
5. Cartazes e panfletos
Para divulgar as ofertas, utilize panfletos promocionais e cartazes chamativos, para que os clientes vejam os produtos com facilidade.
Mas é importante que eles sejam chamativos e contenham uma mensagem clara e objetiva, para que o público local encontre facilmente as informações, endereços e telefones do negócio.
Esta é uma estratégia bastante antiga, mas que possui um ótimo custo-benefício e é bastante eficiente.
Veja o nosso artigo: Fachada de mercadinho: 6 dicas para criar no seu negócio
6. Ofertas, brindes e prêmios (estratégia de preços)
Ao oferecer descontos em produtos, principalmente em datas comemorativas, os comércios ganham a oportunidade de divulgar novos produtos, conquistar clientes, fidelizar os antigos e alavancar suas vendas.
Os brindes e prêmios também ajudam a criar um estímulo adicional para que eles comprem mais produtos. Mas antes de implantar estas ações, defina o seu propósito e os impactos financeiros que elas trarão para o comércio.
A maioria dos consumidores são bastante sensíveis às mudanças de preço, por isso é importante criar uma estratégia de preços, ela deve estar baseada no valor para o cliente, não no que ele custa para você.
Estratégias promocionais como descontos, compre 1 e leve 2, e estratégias como up sell e cross sell são excelentes formas de melhorar suas vendas e aumentar o ticket médio cada compra.
Conheça mais sobre gatilhos de venda em nosso artigo!
7. Programas de indicação
Ao criar um programa de indicação, o comércio faz com que seus clientes atuais busquem novos em troca de uma recompensa, como um desconto especial num determinado produto.
Dessa forma, é possível aumentar sua carteira de clientes.
8. Parcerias
Você já deve ter ouvido a frase: “a união faz a força”, certo?
Pois bem, saiba que ela também se aplica no mundo dos negócios! Você também pode usar parcerias com outros comércios para alcançar novos públicos e aumentar suas vendas.
Procure estabelecer parcerias que agreguem valor ao seu negócio, seja com outros comércios ou pelas redes sociais.
Evite parcerias com concorrentes diretos, nossa dica é contatar negócios do mesmo mercado, mas com segmentos diferentes.
Uma esmalteria, por exemplo, pode criar parcerias estratégicas com lojas de cosméticos ou bijuterias. Todas elas atuam no mercado de beleza feminina, mas não oferecem o mesmo serviço.
Outra estratégia muito efetiva é criar parcerias pelo Instagram! Para saber mais sobre o assunto, leia nosso texto: Como fazer parcerias com microinflueciadores.
9. Programa de fidelidade ou recuperação de clientes
Um programa de fidelidade é uma maneira de manter uma relação próxima com seu cliente e fidelizá-lo com mais facilidade e ainda ajudar na recuperação de clientes inativos.
No texto sobre Como criar um programa de fidelidade que realmente fideliza você vai conhecer todas as vantagens que essa estratégia traz para um comércio, quais são os tipos de programas de fidelidade e ideias de prêmios para oferecer aos seus clientes e mais!
Já adiantamos que todo tipo de negócio pode se beneficiar com esta estratégia, afinal, ao oferecer benefícios e recompensas para seus clientes mais fiéis, você está incentivando ainda mais vendas.
Aumente suas vendas com o Sistema de Fidelização do Nex. Para te ajudar ainda mais na gestão de sua loja, conte com recursos como PDV, Cadastro de Produtos, Controle de Vendas, Controle de Estoque e muito mais! Baixe Grátis.
Conclusão
Agora que você já sabe como alavancar as vendas do seu negócio com ações criativas, não deixe de colocar nossas dicas em prática e compartilhar com seus amigos comerciantes para crescerem juntos!
Já utiliza alguma dessas estratégias para aumentar suas vendas? Qual delas você gostou mais? Deixe seu comentário!
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!