O Brasil tem a segunda maior quantidade de usuários do Whatsapp no mundo e a maioria das empresas brasileiras já usava o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes, antes mesmo de ter uma versão para negócios, conforme pesquisa encomendada pelo Facebook.
Com o WhatsApp Business, além das funções da versão normal, os usuários poderão responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, personalizar o perfil comercial e acompanhar estatísticas. Também é possível migrar suas conversas do perfil pessoal para o profissional, sem precisar que os consumidores usem a mesma versão.
Você já viu como usar o WhatsApp no seu comércio aqui no blog. Com o WhatsApp Business ficou ainda mais fácil colocar todas as dicas da Carol do Nex em prática!
Para começar a usar o WhatsApp para Empresas
Os pequenos empresários poderão usar o serviço gratuitamente. Basta fazer o download na Playstore (por enquanto o aplicativo está disponível apenas para usuários de Android)
e preencher um cadastro com endereço,informações da empresa e um número de telefone (que não tenha sido cadastrado na base de dados do mensageiro) para ser vinculado.
A boa notícia é que o número pode ser de um telefone fixo! Não é necessário informar um CNPJ, mas algumas contas passarão por uma etapa de confirmação para comprovar que o número vinculado é mesmo de uma empresa.
Conta comercial
Entre as funções adicionadas, está a conta comercial. Além do nome, imagem de exibição, recado e status disponíveis na versão normal do WhatsApp, as empresas podem informar:
- nome do estabelecimento;
- horário de funcionamento;
- site da empresa (pode ser a página do facebook);
- área de atuação (alimentação, vestuário, saúde e beleza, prestação de serviços, etc.);
- descrição da empresa (algo simples, curto e super objetivo, que informe o tipo de produto que você vende);
- e endereço.
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É muito importante que você mantenha o seu perfil o mais profissional possível. Por isso,evite fotos pessoais, piadas no status ou qualquer outro assunto que não seja relacionado ao seu comércio.
Isso significa que a divisão entre conta comercial e conta pessoal fica mais fácil para quem tem um smartphone com dois chips, pois o WhatsApp Business pode ser instalado junto com o Whatsapp normal e cada um funcionar em um dos seus números. Outra dica (que também vale para quem optar por um segundo aparelho) é deixar o aplicativo atual como está, com contatos pessoais e profissionais, avisar sobre o novo número aos contatos profissionais e desabilitar as notificações do WhatsApp pessoal, mantendo somente as notificações do número comercial. Assim você pode focar na comunicação profissional sem grandes dificuldades.
Tudo que sua loja física vender, direto no sistema online de vendas. Através do sistema de gestão Nex, você realiza vendas, cadastros, tem acesso a estatísticas do seu comércio e muito mais! Crie sua conta no Nex e garanta para seu comércio uma solução simples, rápida e eficiente.
Mensagens Automáticas
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A fim de facilitar o atendimento aos clientes, as empresas poderão criar mensagens automáticas de boas vindas ou ausência, e ainda criar atalhos rápidos para respostas padrão. Aproveite para:
- responder perguntas frequentes;
- dar informações sobre o seu tipo de negócio;
- avisar de indisponibilidades temporárias;
- programar respostas para os contatos que te procurarem fora do horário de atendimento.
Formate suas respostas automáticas do jeito menos robótico possível. A ideia é que você pareça realmente presente!
Etiquetas
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A nova plataforma permite que os usuários marquem suas conversas para que elas sejam listadas como importantes. O recurso oferece etiquetas coloridas com temas específicos para cada mensagem ou conversa salva. Você também pode personalizar os marcadores para acompanhar o desenvolvimento de uma venda. Por exemplo, se um cliente precisa de um produto que você não tem disponível no momento, utilize um marcador “aguardando produto X” para que, assim que o produto estiver disponível, você possa comunicar o cliente interessado. O mesmo serve para “produtos em produção”, “saiu para entrega” e o que mais você achar que vai ajudar na organização!
Estatísticas
Outro recurso presente no WhatsApp Business é a possibilidade de visualizar as estatísticas das interações com consumidores. Você poderá ver quantas mensagens foram lidas e medir como os consumidores estão recebendo aquilo que você manda, assim fica mais fácil saber a hora de mudar sua estratégia de comunicação!
Utilize o WhatsApp para vender com o Nex
Você sabia que agora é possível vender online com a ajuda do Nex? Por meio do recurso de Catálogo Digital, o consumidor escolhe seus produtos, realiza o pedido, e basta entrar em contato com ele para acertar as condições de pagamento.
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É claro que a principal via desse contato é o WhatsApp, então você pode desfrutar de todos esses benefícios que eu mencionei para combinar os detalhes finais do pedido, e impulsionar as vendas. Não se esqueça também de apostar no bom atendimento e no pós venda, para fidelizar clientes e garantir o sucesso do seu negócio.
E agora que o WhatsApp entrou de vez para o mundo corporativo, a gente fica esperando mais mudanças direcionadas aos comerciantes e atentos para compartilhar tudo com você!
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Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.