O cotidiano de quem tem um comércio é cheio de processos que exigem muitos cálculos e atenção. Além do desempenho em vendas, o controle financeiro também é fundamental para garantir a viabilidade de um negócio.
A ferramenta que mais ajuda o comerciante a organizar todos esses detalhes é o sistema PDV.
Nesse texto eu explico o que é PDV, sua função, seus principais benefícios e o que avaliar antes de escolher um. Boa leitura!
O que é PDV?
O Ponto de Venda (PDV) é onde o consumidor faz o pagamento dos produtos que deseja comprar. É o Caixa da sua loja!
Um PDV consiste em um computador com um sistema que integra diversos equipamentos como impressoras, leitor de código de barras, balanças e gaveta de dinheiro.
Outros termos que você também pode conhecer, que se referem ao mesmo assunto, são frente de caixa e retaguarda.
Simplifique a gestão da Frente de Caixa da sua loja com o Nex: um sistema completo de gestão para o seu comércio com os principais recursos de PDV gratuitos. Saiba mais clicando aqui.
Os 3 principais benefícios de um PDV
- Gestão de estoque eficiente
Em um pequeno comércio, o estoque carrega a importância de ser o seu maior investimento. Portanto, é uma das partes mais importantes e que exigem mais cuidado.
Isso não quer dizer que a gestão de estoque precisa ser complicada.
Automatizando os processos com um sistema PDV, você garante que suas prateleiras nunca fiquem vazias e nem com produto sem giro acumulando poeira!
Monitorando as entradas e saídas de produto em tempo real, você consegue otimizar as compras com fornecedores para que melhor atendam as demandas dos seus clientes, por exemplo.
Além disso, com a movimentação de estoque bem documentada, você consegue fazer análises melhores sobre os períodos com maior saída de determinados produtos e não deixa seu negócio tão exposto à sazonalidade.
- Gestão financeira segura
O sistema PDV registra todas as vendas e permite que o acompanhamento do fluxo de caixa seja em tempo real.
Encontre e corrija possíveis erros rapidamente e evite atrasos com folha de pagamento ou outras obrigações.
- Agilidade nos processos
Quando falo na agilidade nos processos, me refiro também à diminuição de filas, mas principalmente sobre algo que vai muito além.
Um bom sistema PDV permite que você venda mais, em menos tempo. Agilizando todo o processo que envolve uma venda.
Afinal, toda a gestão estratégica fica mais rápida, fazendo com que você consiga tomar melhores decisões mais rapidamente. Além de simplificar burocracias e diminuir erros.
Qual a função do PDV e como pode ajudar seu negócio?
- Abertura de caixa
A abertura de caixa informando saldo inicial (para troco) é importante para conferir o saldo ao final do dia.
O Controle de Caixa permite que você encontre e corrija erros rapidamente.
- Troca e devoluções
Trocas e devoluções também são operações que movimentam caixa e estoque e, portanto, precisam ser devidamente registradas.
Permitir troca ou devolução ajuda na construção da reputação da sua loja, gerando confiança sobre os seus produtos.
- Controle de Vendas
Com a ajuda do PDV você consegue fazer a conferência de um produto, processar o pagamento e conceder descontos.
É importante manter um registro correto das vendas para poder gerar relatórios eficientes que ajudam na elaboração de estratégias e promoções, agilizam a compra de estoque e otimizam o horário de operação.
- Controle de Estoque
Caso o giro de uma mercadoria seja alto, um programa para PDV deverá identificar tal produto, cruzando informações de quantidade, número de transações e período, possibilitando evitar a falta de tal item no estoque.
Da mesma forma que o mesmo sistema pode informar a baixa rotatividade de um produto e impedir o acúmulo no armazenamento.
- Emissão de documentos fiscais
A Secretaria da Fazenda exige uma série de procedimentos para emissão de documentos fiscais que podem ser extremamente facilitadas com um sistema para PDV.
Com emissão de NF-e integrada ao controle de vendas, você emite fiscais automaticamente. Basta processar o pagamento, imprimir automaticamente o documento e entregar ao cliente.
Equipamentos que compõem o PDV
Os equipamentos que podem compor um PDV variam de acordo com a necessidade de cada loja. Entretanto, dentre os periféricos mais comuns, pode-se destacar:
- Leitor de Código de Barras.
- Gaveta de Dinheiro.
- Impressora.
- Máquina de cartão.
- Balança.
Como gerenciar múltiplos PDVs de forma eficiente
Muitos tipos de negócio já começam operando com diversos caixas desde o início, como é o caso de mercados, lanchonetes e padarias. Outros comércios aumentam o número de PDVs conforme vão expandindo.
A questão é que independente do segmento, cada PDV de um comércio carrega informações valiosas. Portanto, a melhor maneira de gerenciar múltiplos PDVs é unificando o armazenamento dessas informações com automação.
Quando você deseja trabalhar com mais de um PDV na sua loja, o Nex, por exemplo, armazena todas as informações em um servidor seguro. Dessa forma, todos os computadores podem operar individualmente e você continua tendo acesso a todas as informações necessárias, sem complicações.
Além dos pontos de venda físicos, o Nex também te ajuda nas vendas online! Com o recurso de Catálogo Digital, você tem as informações de cada pedido online automaticamente enviadas para o sistema, e basta entrar em contato com o cliente para acertar as condições.
Agora confira o que é preciso levar em conta para escolher um bom sistema PDV:
Sistema para PDV: o que avaliar para escolher o melhor
- Simplicidade e Usabilidade.
- Custo acessível.
- Suporte eficiente.
- Integração dos processos operacionais como vendas, pedidos e controle de estoque.
- Emissão de Nota Fiscal Eletrônica.
- Reputação entre os usuários.
O Nex é um ótimo exemplo de software para PDV. Ele unifica diversas operações de caixa de maneira simples, completa e, além disso, tem o custo acessível.
Para saber mais sobre como o Nex pode simplificar a gestão da Frente de Caixa do seu negócio, clique aqui.
Conclusão
Integrar os processos de um PDV é importante para que você possa organizar as informações financeiras da sua empresa.
Portanto, além de informar o peso na balança, ou ler um código de barras, um sistema para frente de caixa deve concentrar informações de faturamento, atividade e lucro.
Afinal, os dados desses processos são fundamentais para contabilização, conferência e até venda final.
Com os eventos do caixa integrados, você consegue oferecer atendimento ágil e ainda obtém informações cruciais para desenvolver estratégias para o seu negócio.
Ficou clara a importância do PDV para você? Não deixe de tirar suas dúvidas nos comentários. Aproveita e deixa sua sugestão de tema para nossas próximas postagens!
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.