Veja hoje algumas dicas para abrir seu próprio negócio em uma das áreas mais receptivas do mercado.
A roupa íntima é um item indispensável do guarda-roupa de todas as pessoas, e quando lembramos que mais da metade da população brasileira é composta por mulheres, percebe-se como as lingeries possuem uma grande procura no mercado, sendo uma ótima área para empreender.
Neste texto você vai aprender algumas dicas valiosas para começar a vender lingeries com sucesso.
Vender lingerie é um bom negócio?
O mercado da moda feminina vem crescendo nos últimos anos, mesmo em situações econômicas mais delicadas e isso se aplica também para o setor de roupas íntimas, como é o caso das lingeries.
Além de ser um item essencial para a autoestima de muitas mulheres, a venda de lingerie nunca sai de moda sendo, inclusive, uma ótima alternativa de negócio para quem deseja uma renda extra ou até mesmo tornar isso sua atividade profissional.
O Nex é um sistema de gestão completo para sua loja de roupas íntimas! Ele conta com recursos como cadastro de clientes, controle de estoque, PDV, sistema de fidelidade e muito mais. Conheça nosso sistema para loja de roupas e comece a usar agora!
Loja física vs loja virtual: qual a melhor opção para vender lingerie
Essa é uma dúvida bastante comum em quem deseja empreender em uma área que possibilita as duas opções.
Tanto a loja física quanto a loja virtual apresentam suas vantagens e desvantagens.
Em uma loja de moda íntima pequena, os clientes podem conhecer de perto seus produtos, sentir o material, ver o tamanho, tirar dúvidas em tempo real e sair de sua loja com o produto em mãos.
Porém o investimento em uma loja física é bem maior que na loja virtual. Sobretudo, com estoque e no ponto comercial.
Já no ambiente virtual você precisa de um investimento menor, tem um alcance maior, pode vender seus produtos para pessoas de diferentes regiões e aumentar suas vendas.
Porém, a demora com a chegada dos produtos, a incerteza sobre o caimento das peças e a ausência de alguém para tirar suas dúvidas, podem deixar as clientes um pouco inseguras.
Mesmo assim, no universo de vestuário existem algumas dicas de lingerie que podem ser muito úteis para contornar essas situações: você pode por exemplo realizar uma descrição detalhada dos produtos contendo as medidas, o material e a cor da peça. Outra dica é mostrar suas peças em modelos diferentes, assim você consegue fazer com que uma maior parte de suas consumidoras se identifique com as modelos e possa imaginar o caimento no próprio corpo.
Também recomendamos que você tenha mais de um tipo de entrega como opção, você pode optar por uma entrega mais rápida, porém um pouco mais cara e outra entrega um pouco mais demorada e mais barata, com isso a cliente sentirá que tem livre arbítrio para escolher quanto tempo deseja esperar por seu produto e diminui a sensação de ansiedade.
Contudo, é fato que o comércio virtual, inclusive no modelo dropshipping, está cada vez mais popular.
Se você tiver condições de investir em uma loja física vai ser uma grande oportunidade, mas caso contrário, não tenha medo de investir em uma loja virtual.
Outra estratégia para potencializar suas vendas ainda mais é unir as duas opções, caso você tenha condições.
Independente de sua estratégia, não deixe de utilizar as redes sociais e o marketing digital como aliadas, elas são atualmente um dos maiores canais de divulgação e vendas.
Vender lingerie: 15 dicas para quem está começando
Agora vamos direto para dicas práticas que vão te ensinar como vender lingerie, para você que está iniciando no ramo!
Tenha um bom relacionamento com fornecedor
Investir em uma boa relação com fornecedores é uma etapa essencial para um negócio bem sucedido. Assim como saber vender bem, é necessário saber comprar bem.
Faça uma pesquisa de mercado antes de escolher um fornecedor, é importante se atentar para pontos como: qualidade dos produtos, preços competitivos, velocidade de entrega, flexibilidade, entre outros.
Ter uma comunicação clara e saber negociar com seu fornecedor faz toda a diferença no êxito de seu empreendimento.
Aprenda a gerenciar bem seu estoque
Manter seu estoque atualizado e organizado é crucial.
A maioria das clientes costuma comprar lingeries por impulso, por isso evite que elas precisem ficar esperando muito para adquirir o produto desejado.
Tenha sempre lingeries à pronta entrega para atender as demandas do seu público.
Conheça e identifique os diferentes perfis de clientes
Não tem como atender bem seu público sem antes conhecê-lo mais a fundo, essa dica se aplica a todos os tipos de comércios: quanto mais você souber, mais fácil se torna atraí-lo até você.
Estude o perfil de suas clientes: principais necessidades, faixa etária, renda média, modelos mais procurados, cores favoritas, etc.
Você pode criar uma persona (representação fictícia de seu cliente ideal) com as informações coletadas para facilitar essa tarefa e também realizar o cadastro das clientes para conhecer suas preferências individuais.
Divulgue seus produtos ao máximo
Invista no marketing do seu produto, além dos meios de divulgação tradicionais como vitrines, no caso de lojas físicas, invista também em marketing digital.
Crie contas nas principais redes sociais para seu negócio, além de proporcionarem um alcance muito maior de seus produtos, redes sociais como o Instagram geram a sensação de proximidade do consumidor com sua marca.
Interaja nas redes sociais, responda dúvidas, mostre as novidades, divulgue as promoções… Deixe sua criatividade fluir!
Crie um calendário para as redes sociais do seu comércio para evitar longos períodos de ausência, já que eles diminuem seu alcance.
Para ajudar ainda mais, você pode criar um catálogo online de produtos de forma gratuita com o Nex, para divulgar nas redes sociais e receber pedidos online!
Aumente seu alcance com anúncios de vendas
Sabe quando você está usando suas redes sociais e aparecem imagens patrocinadas de produtos que você demonstrou interesse pesquisando e mencionando com alguém? É deste tipo de anúncio que estou falando.
O anúncio de venda é uma forma rápida de você mostrar seu trabalho através de uma chamada convidativa para seu público-alvo. Ele pode ser feito através de redes sociais como Facebook, Instagram e até o próprio Google.
Os anúncios de venda permitem que você selecione um público-alvo baseado em idade, gênero, regionalidade, interesses e mais. Por isso é essencial que você saiba qual a persona do seu comércio e possa aplicar as melhores estratégias.
Veja nosso texto “Anúncios de vendas: estratégias para impulsionar seu alcance” e fique por dentro do assunto!
Trabalhe o SEO local
O SEO local é uma estratégia responsável por estabelecer sua presença online nos resultados de pesquisa através da otimização de mecanismos de pesquisa.
É graças a essa estratégia que é possível aparecer em resultados de pesquisa como “loja de lingerie perto de mim”.
Essa é uma ferramenta muito importante para que você aumente sua visibilidade virtual de forma orgânica, sem gastar dinheiro com isso, a pesquisa local concentra as buscas feitas por pessoas que estão por perto da sua loja, e o que aparece na pesquisa vai ser um resultado baseado na relevância, distância e concorrência.
É importante que você entenda que essa é uma estratégia que leva tempo e deve ser constantemente alimentada e otimizada.
Capriche nas fotos dos seus produtos
As imagens do seu produto são o cartão de entrada para possíveis clientes que querem conhecer sua loja.
Boas fotos elevam o nível dos seus produtos, criam uma identidade visual para sua marca e trazem maior confiança, destacando detalhes importantes como cor, tecido e modelo. Uma boa dica é investir em fotos em modelos, para que a cliente tenha uma melhor noção do caimento no corpo.
Veja algumas dicas de como tirar fotos de produtos como profissional pelo celular, em nosso blog!
Ofereça diferentes métodos de pagamento
Parece óbvio dizer que aumentar suas opções de pagamento aumentará consequentemente suas vendas, mas esse é um detalhe que muitas vezes passa despercebido por alguns empreendedores que estão iniciando suas atividades comerciais.
Crie um sistema de fidelidade
Um sistema de fidelidade mantém seus clientes sempre por perto e estimula mais compras através de um contato mais intimista, trazendo novidades e benefícios.
Através do cadastro de clientes você pode oferecer prêmios através de um sistema de fidelidade, criar ações de marketing para a lista de aniversariantes e resgatar clientes inativos em um determinado período.
Você pode ter acesso a tudo isso através do relatório de clientes do Nex, um sistema de gestão com os principais recursos de venda para seu comércio!
Aproveite as datas e épocas comemorativas
Presentear é uma prática muito comum em datas comemorativas, onde as pessoas estão animadas em realizar compras e entrar no clima de troca de presentes e afetos.
Por isso, datas comemorativas são eventos importantes para vender calcinhas, sutiãs, conjuntos, mimos temáticos, entre outros para turbinar seu negócio, podendo ter uma atenção especial para embalagem diferenciada ou uma promoção exclusiva da data.
Estude sobre novidades e tendências no mercado
Uma boa maneira de manter seu estoque atualizado e com novidades é estar alerta sobre as tendências e novidades do mercado. Você verá como vender lingerie é muito mais produtivo quando você tem as referências do mercado frescas na mente, através de pesquisas e estudos sobre variações de modelos e tecidos.
Dedique-se no relacionamento com o cliente
Manter um bom relacionamento com os clientes não deve limitar-se apenas ao momento da compra.
Criar uma relação duradoura e de qualidade com suas consumidoras mesmo após a venda de um produto beneficia ambas as partes.
Para ser bem-sucedido no setor de lingeries você precisa conquistar a confiança de suas clientes, e a melhor maneira de fazer isso é com um pós-venda eficiente.
Ele é um passo essencial para fortalecer os laços com seu público-alvo e potencializar suas vendas.
Trabalhe bem sua identidade visual para ser lembrado
Lembra do que vimos sobre ter boas imagens? Isso com certeza entra no conceito de identidade visual, que traz a ideia de utilizar elementos visuais para que sua marca seja lembrada. Esses elementos podem ser verificados na forma como sua logo é escrita, as cores que você mais utiliza, pela sua logo, etc.
Ter uma identidade visual definida é essencial para que você deixe um registro na mente do seu público e seja uma referência visual quando o assunto for lingerie.
Invista em uma vitrine atrativa
No caso de uma loja física, a vitrine desempenha um papel muito importante para a atração de clientes até sua loja. Ter uma vitrine atrativa aumenta e muito a chance de você captar o cliente certo, tanto pela identificação do visual.
No quesito vitrine, vou apresentar algumas ideias para loja de moda íntima atrativa. Confira:
- Realize trocas diárias ou semanais das peças em vitrine.
- Combine cores complementares ou selecione um dia para expor lingeries de cores iguais.
- Exponha manequins de diferentes tamanhos para atrair maior público.
- Adicione objetos complementares ao cenário.
- Escolha uma iluminação versátil para a exposição de diferentes cores do seu produto.
Veja também: “Decoração de loja: 5 ideias criativas para te inspirar”
Um bom sistema de gestão é a chave para o sucesso das suas vendas
Não há negócio bem sucedido sem uma boa gestão e é normal que quem está começando a empreender tenha dificuldade de dar conta de tantas tarefas ao mesmo tempo.
Pensando nisso, a maneira mais fácil de você simplificar sua rotina é com um sistema de gestão eficiente.
Um sistema de gestão é responsável por automatizar os processos de venda, controle de estoque, cadastro de clientes e demais tarefas que tomam bastante tempo na rotina e que geram estresse na hora de empreender.
O Nex é uma plataforma completa com soluções de venda para sua loja de roupas íntimas! Ele conta com recursos como cadastro de clientes, controle de estoque, PDV, sistema de fidelidade e muito mais. Baixe gratuitamente e comece a usar agora!
Perguntas frequentes
Agora vamos responder perguntas que são recorrentes para quem está considerando vender lingerie.
Vender peças íntimas dá lucro?
Uma das perguntas mais recorrentes ao considerar abrir uma loja de lingerie é se vender peças intimas dá lucro. A resposta rápida é sim, esse é um mercado muito lucrativo, bastante nichado e com muito potencial de expansão, por se tratarem de produtos relacionados à autoestima e senso de liberdade conquistado pelo público feminino. Mas para que você tenha êxito na venda de lingerie é importante que você tenha sobretudo qualidade e variedade de produtos.
Conclusão
A venda de lingerie pode ser uma atividade muito rentável, então procure estar sempre por dentro das tendências para trazer novidades para suas clientes e se destacar da concorrência.
Não se esqueça de seguir todas as dicas para aumentar suas chances de sucesso!
Acompanhe nosso blog, temos conteúdo novo toda semana para ajudar você na gestão de seu comércio.
Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Revisado e editado por Vitória Calegari.
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!