O comércio digital, mais conhecido como e-commerce, tem conquistado um lugar importante pelos meios de vendas no Brasil. Esse crescimento tem sido impulsionado por uma combinação de fatores, como o avanço da tecnologia, a comunicação da internet e a mudança no comportamento do consumidor.
A popularização das plataformas de comércio eletrônico é um reflexo de uma sociedade mais digital e conectada aos meios digitais.
Neste texto, vou compartilhar com você as últimas tendências do e-commerce no Brasil, mostrando as inovações que estão moldando o mercado de vendas online. Confira!
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E-commerce no Brasil: um mercado em expansão
O e-commerce no Brasil traz dados positivos para comerciantes que pensam investir nesse modelo de negócio. Um relatório produzido pela plataforma Nielsen|Ebit apontou um crescimento de 2% para o e-commerce no Brasil em 2022.
Os segmentos que mais cresceram no mercado digital foram aqueles com o menor ticket médio, ou seja, que fornecem produtos mais baratos. Os setores de destaque:
- Setor de alimentos e bebidas.
- Setor de perfumaria e cosméticos.
- Saúde.
- Lojas de bebês e crianças até 6 anos.
- Esporte.
Já para 2023 a expectativa é ainda maior, o faturamento estimado é de R$ 185.7 bilhões, de acordo com os dados do mesmo relatório realizado pela Nielsen|Ebit.
Vendo esse aumento no mercado digital, é importante estar por dentro das tendências do e-commerce. A seguir, você verá as últimas tendências no e-commerce para você utilizar no seu negócio.
Últimas tendências no e-commerce
Hiperpersonalização
A hiperpersonalização ou personalização é uma das tendências mais utilizadas pelo e-commerce e você pode realizar essa ação de diversas formas. Com aumento de produtos e opções disponíveis, disponibilizar filtros para o usuário, de acordo com a suas preferências, pode ser um diferencial entre os concorrentes.
Além desse benefício, diferenciar a experiência de usabilidade para cada perfil de público ajuda a incentivar o consumidor a realizar a compra e indicar a sua loja para outras pessoas, deixando uma porta aberta para que mais clientes conheçam a sua marca e produtos.
A personalização pode ser feita a partir de informações como a localização, a faixa etária, o gênero, as compras anteriores e os acessos a outros sites. Com esses dados, você poderá oferecer produtos e serviços que realmente interessam o cliente, simplificando o processo da compra.
Pesquisa por voz
O voice commerce, conhecido popularmente como pesquisa por voz, é uma das maneiras de agilizar o processo de pesquisa e comunicação nos meios digitais. Como, por exemplo, as assistentes de voz como a Siri, a Alexa e a Assistente do Google são fortes aliadas para vendas e a pesquisa por comércios de diversos segmentos.
Você pode aproveitar essa ação e estudar mais as palavras-chave e estratégias de SEO para que essa busca de voz mostre o seu site e produtos. Coloque essas palavras nos títulos de publicações e nas descrições das mercadorias.
Estratégia Omnichannel
A estratégia omnichannel é uma das tendências mais conhecidas pelos empreendedores do e-commerce. Ela é uma abordagem que visa oferecer uma experiência de compra e interação para os clientes dos diversos canais de comunicação.
O termo omnichannel se refere a ideia dos consumidores poderem acessar os produtos por meio de uma variedade de canais, sendo eles:
- Lojas físicas.
- Websites.
- Aplicativos móveis.
- Redes sociais.
- Call Center.
Essa estratégia busca juntar todas as interações em uma experiência única para cada perfil de cliente. Colocando essa tendência em prática, você consegue cativar o público a comprar e recomendar a sua loja.
Chatbots
O chatbots é um software que usa a Inteligência Artificial para simular conversas com os usuários humanos em linguagem natural, através de aplicativos de mensagens, de sites ou de outras plataformas digitais.
É uma ótima maneira de otimizar o tempo e personalizar o atendimento e suporte para o usuário. Você pode criar uma página só para o bate-papo ou incluí-la de alguma forma no seu website.
Inteligência artificial
A inteligência artificial é um sistema ou máquina que simula o raciocínio humano para executar diversas tarefas, como escrever, criar imagens ou pinturas. Entretanto, ele se destaca por sua capacidade de aprender e aprimorar essas atividades.
Para o E-commerce, ela pode ser útil para refinar e melhorar a comunicação da sua loja, como, por exemplo, o ChatGPT. Ele é uma ferramenta que pode ser utilizada na correção de textos, no enriquecimento nas descrições dos produtos e a sugerir novas ideias para diversificar o conteúdo da sua loja.
Comércio híbrido
Um dos caminhos do E-commerce é o mundo figital, esse termo foi criado na junção de comércio digital e físico. De acordo com uma pesquisa realizada pela IMGRG, 80% dos consumidores consideram esse cenário uma experiência completa e que traz satisfação na experiência de compra.
Esse modelo lembra a estratégia de omnichannel, porque ele pode integrar várias plataformas e canais para fornecer uma jornada de compra perfeita. Isso pode envolver sites, aplicativos de vendas, mercados online e lojas físicas.
Caso tenha se interessado sobre esse assunto, recomendo ler o texto “Figital: o que é, vantagens e como se adaptar” no blog do Nex!
Recommerce
O recommerce é uma estratégia para colocar produtos de volta no mercado, ou seja, produtos que foram utilizados ou semi usados podem ser colocados à venda por usuários que querem se desapegar desses bens.
Sites como Enjoei e Desapega nasceram com o propósito de sustentabilidade e reaproveitamento de produtos. No momento atual, existem outros modelos de negócios crescentes, como os brechós físicos e online.
Segmentos como roupas, aparelhos tecnológicos e equipamentos esportivos são os mais procurados pelos consumidores para revenda e compra desses produtos.
Impulsione suas vendas online com o catálogo de produtos do Nex
No cenário atual do comércio eletrônico em constante crescimento, é essencial para os comércios encontrarem maneiras eficazes de aumentar as suas vendas. Além de escolher quais tendências do e-commerce estarão otimizando a sua loja, é importante utilizar ferramentas que facilitem a jornada de compra do consumidor.
Neste contexto, ter um catálogo de produtos pode ajudar a impulsionar as suas vendas online. Porque, você pode apresentar as suas mercadorias de forma atrativa para o usuário.
O catálogo de produto Nex é uma solução completa que permite os comerciantes a arrumarem, a exibirem e a venderem seus produtos de forma eficiente. Com ele, você pode apresentar os seus produtos de forma organizada, fornecer descrições detalhadas, divulgar em vários canais de comunicação e integrar ao Google Maps, caso você tenha uma loja física.
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Conclusão
Existem diversas tendências e estratégias que podem ser utilizadas para otimizar o atendimento, a experiência de compra e a comunicação da sua loja virtual.
Não esqueça de fazer o seu catálogo de produtos online com o Nex, você pode facilitar as vendas do seu negócio em apenas alguns cliques.
Espero que esse texto tenha esclarecido as suas dúvidas e fique a vontade para comentar ou voltar a esse conteúdo quantas vezes for necessário.
Te desejo boas vendas.
Até logo!
Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.