Já ocorreu de você estar assistindo um filme ou lendo um livro que simplesmente prendeu sua atenção do começo ao fim, e você nem percebeu o tempo passar? Hoje vamos viajar através das palavras para explicar um pouco da técnica chamada storytelling, que é comumente utilizada nessas histórias que nos prendem tanto.
Não perca por esperar, porque já já vamos ver o significado do storytelling, sua função dentro e fora do comércio e a importância de aplicar esse modelo de escrita.
Conta aí, você conhece a história, hábitos e preferências dos seus clientes? Estar por dentro dos hábitos de compra de seus clientes te ajuda a montar melhores estratégias de venda e podemos te ajudar a dar o primeiro passo!
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O que é storytelling?
Em uma tradução livre, o storytelling é o ato de contar histórias, de forma envolvente, convincente e com objetivo de criar uma experiência imersiva para seu público.
O storytelling não precisa ter um formato padrão de comunicação, como a escrita, mas ele precisa ser convincente e criar uma conexão, seja por vídeo, áudio, escrita ou imagens.
Importância do storytelling para as vendas do seu negócio
Através das técnicas narrativas do storytelling, você consegue criar uma conexão com o seu cliente, um motivo pelo qual ele sinta fazer parte do seu comércio ou queira adquirir seu produto. É a partir disso que a ligação se cria e o desejo de compra se constrói quase que inconscientemente.
Principais elementos do storytelling
É preciso uma boa estrutura de storytelling para que o conteúdo seja atrativo e convincente ao público. Por isso separamos os principais elementos do storytelling, veja!
- Ambiente: Esta é a parte onde o clima do lugar é criado. É uma praia? Está nublado? O imaginário do cenário deve estar bem desenhado aqui.
- Conflito: Aqui deve ser desenhado o “problema” da situação, o trama da história. Exponha o conflito da situação e ofereça a solução no decorrer.
- Mensagem: A mensagem que você quer passar é a intenção do seu conteúdo, a junção dos elementos trará o resultado da moral da história.
- Personagem: É o elemento central da narrativa, é sob a perspectiva dessa figura que a história acontece.
Como fazer um storytelling: técnicas para tornar sua mensagem memorável
Agora vamos ver como fazer um storytelling e quais as técnicas de storytelling você pode utilizar no seu negócio.
1. Tenha um objetivo claro
Qual é a principal mensagem que a história quer passar? O que esse enredo tem a ver com seu comércio?
Você precisa ter as respostas bem trabalhadas e entender que esse é o pontapé inicial para traçar uma história que seja coerente e que cumpra com seu objetivo.
2. Estude seu público
Pense no público como se fosse um quebra-cabeça. Cada peça é uma pessoa única, com gostos, interesses e personalidades diferentes! Você é como o detetive, que se encarrega de desvendar os segredos de cada peça desse quebra-cabeça.
Comece observando e ouvindo seu público. Eles estão nas redes sociais, nos comentários e avaliações do Google, nas pesquisas de opinião, doidinhos para contar o que gostam, o que não gostam e o que querem ver no seu storytelling.
Faça um registro de quais são os hábitos e desejos desse público, e aí sim, as ideias de atração vão surgindo!
3. Construa um personagem com personalidade forte e marcante
Todo herói traz consigo uma personalidade nobre, marcante e que faz (na maioria das vezes) todos torcerem por ele. Por que será?
Construir um personagem com uma personalidade marcante traz uma sensação de nobreza para a história, no sentido mais puro possível. Crie um personagem com virtudes que te façam olhar e sentir orgulho!
4. Crie mapas mentais para auxiliar na definição da história e do formato mais adequado
Mapas mentais auxiliam você a “desenhar” um projeto através de palavras e conceitos que se encaixam naquilo que você deseja realizar. É como um rascunho bem feito, ele ajuda a botar pra fora quais ideias e elementos são importantes no seu tema central e a partir disso fica tudo mais simples para dar início a criação.
Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas gratuitas para criar mapas mentais. Veja!
5. Transmita a mensagem por meio de uma história
Por trás de tudo existe uma história, uma sequência de acontecimentos que justifica o resultado final e traz significado para as ações. Transmitir uma mensagem por meio de uma história é o que humaniza o conteúdo, e traçar seu início, meio e fim, é o que caracteriza o ciclo de um enredo bem escrito e estruturado.
6. Use a emoção para gerar identificação por parte do público
Quando de alguma forma você se identifica com algum elemento de uma mensagem, ela gera algum tipo de emoção. A emoção é uma parte afetiva da memória, ela é um recurso forte e com grande poder de conexão.
Cuidado para não fugir da realidade!
Saber o equilíbrio é uma qualidade essencial.
Quando você se dispõe a criar uma narrativa sobre algo que seja divertido e prenda a atenção do seu espectador, é importante saber quais elementos podem ser utilizados para que você não transforme sua história em um conto desastroso.
Seja sincero com a realidade que aquela história te traz, e se possível, peça para um amigo ou colega ler ou assistir aquilo com um olhar crítico, assim você saberá se o que está transmitindo é de fato aquilo que você pretende.
7. Desperte a curiosidade do público
Crie um baú encantado no imaginário! Faça um cenário na mente do leitor e desperte nele a curiosidade, é ela que vai prender a atenção do público até o fim e estabelecer a conexão entre a história, o mundo real e o desejo de compra.
8. Coloque o leitor como protagonista
A gente sempre acha mais interessante o que é sobre nós, não é? Nesse caso, ter um pouquinho de egoísmo não faz mal, pois é por aí que a história se cria.
Colocar o leitor como protagonista torna tudo mais interessante, pois se trata dele aquela história! Além disso, fica bem mais fácil ele se enxergar realizando alguma ação estratégica que você colocar em meio a história, como uma compra em sua loja, por exemplo.
9. Permita-se brincar com o tom durante o discurso
Para o alto e avante!
Não se sinta preso a uma mensagem formal, você pode usar de diferentes tons (tanto na fala quanto na escrita) para reter a atenção do seu público. Avance nas brincadeiras que façam sentido no discurso do seu comércio, como trocadilhos e ditados populares, eles podem te ajudar muito nesse caso.
10. Use e abuse do bom humor e da simpatia
De notícia ruim já basta o jornal, né? No storytelling você utiliza uma narrativa leve e envolvente, o bom humor deve transparecer através do enredo, pois esse é o momento do cliente relaxar e se conectar com a melhor parte do seu negócio.
11. Seja autêntico
Não existe nada pior do que um copia e cola de histórias iguais e previsíveis. Seja autêntico! Não tenha medo de colocar um pouco de personalidade no seu conteúdo e ter um diferencial na sua história.
12. Use CTAs de forma estratégica
E por último, mas não menos importante: CTA.
Call to Action (CTA) é a “Chamada para Ação”, o momento em que você convida o espectador para realizar uma ação de conversão (compra, assinatura, cadastro, etc.).
É interessante que essa chamada esteja encaixada em um momento que faça sentido, para que a história contada não pareça falsa, o cliente deve sentir que a chamada para ação faz parte da história, isso é utilizar de forma estratégica.
Exemplos de storytelling em empresas
Muitas empresas utilizam da criação de histórias para inspirar e criar conexões e às vezes nem nos damos conta de que isso aconteceu, pois foi feito de forma planejada e trazendo os elementos certos.
Alguns exemplos de storytelling em empresas são:
- Natura: A conexão com produtos “exóticos” e a valorização das riquezas do nosso país, traz um senso de orgulho nacional para a marca e aqueles que a consomem.
- Havaianas: Praia, verão e amizade, são símbolos muito utilizados na contação de história dessa marca, e trazem sempre uma sensação de leveza e alegria.
- OMO: “Porque se sujar faz bem”. É uma frase marcante e uma das formas que a marca utiliza para se conectar com emoções, trazendo momentos de infância.
- Coca-Cola: Comerciais com apelo familiar e que traz uma felicidade nos momentos simples é algo muito marcante na forma que a Coca-Cola explora seu storytelling.
- Red Bull: Quem lembra da história do comercial e a expressão final “Red Bull te dá asas”?
Melhor que criar histórias é fazer acontecer! Utilizar um sistema de gestão traz facilidade e agilidade nas suas vendas.
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Conclusão
Hoje vimos como contar histórias tem o poder de aproximar o público e criar conexões íntimas e mais duradouras com sua marca. Do início ao fim, todo storytelling traz consigo um personagem, ambiente, um conflito e uma mensagem, que criam esse cenário atrativo e emocionante ao seu público.
Aplicar essa técnica em sua narrativa traz uma maior proximidade com seu público e torna o processo de venda mais atrativo.
E você, qual história tem para contar?
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