Existem diversas formas de se abrir um negócio. Uma relação que está ligada não apenas às regulamentações e sistemas legais a serem adotados, mas também ao próprio modelo de negócio, por meio de empreendimentos próprios ou por franquias.
Uma pluralidade de formatos que só não é maior do que os setores com os quais um jovem empreendedor pode atuar. Uma associação que só se expande com a chegada das ferramentas digitais, que facilitam a adoção de diferentes mercados de trabalho.
O que é positivo para o consumidor, que passa a contar com diversas possibilidades de consumo, passando pela variedade de setores, assim como o grande número de concorrentes dentro dessa mesma esfera, disputando a atenção do seu público.
Algo fácil de ser compreendido ao simplesmente acessar as suas redes sociais, sendo ali exposto aos mais diversos tipos de conteúdo e de anúncios, sendo possível até mesmo concluir uma compra, de acordo com as transações digitais que foram liberadas.
Ou seja, hoje um usuário pode comentar nas fotos de um amigo, se informar sobre o mercado financeiro e encomendar uma cadeira de secretaria para o seu escritório, tudo através do mesmo aparelho, dentro de um mesmo período de tempo.
Essa mesma diversidade de serviços é positiva para os comerciantes, que encontram nesse novo ambiente interativo uma grande pluralidade de modelos de mercado aos quais podem atuar, conseguindo até mesmo conciliar o seu trabalho com a gestão de um negócio próprio.
Por outro lado, é importante estar atento ao fato que essas mesmas vantagens também estão disponíveis para todos os usuários presentes na rede, o que acaba por resultar em um amplo número de competidores, sejam eles concorrentes diretos ou não.
Uma situação de grande desafio para alguém que pouco conhece ainda sobre o mercado ao qual pretende atuar, como um profissional que planeja atuar com serviços de instalação de tela de proteção em casas, apartamentos e prédios comerciais.
Por mais que ele tenha o conhecimento técnico, as questões relacionadas à administração de um novo negócio, como contabilidade e as estratégias visuais de marketing a serem adotadas podem se revelar como algo de difícil execução para o mesmo.
É por isso que muitos empreendedores optam pelo formato de franquias, nos quais esse administrador pode cuidar da gestão de um empreendimento próprio, ao mesmo tempo que conta com o apoio da rede que opera por trás de tais investimentos.
Como funciona o modelo de franquias?
O formato de franquias, conhecido pelo termo em inglês franchising, é um sistema no qual uma pessoa física ou jurídica adquire os direitos de comercialização de um produto ou serviço, por parte de uma empresa responsável por tal tipo de negócio.
Nesse sistema, para que um empreendedor passe a ter a permissão para lidar com o nome de uma marca, tornando-se um franqueado, ele precisa pagar uma taxa à empresa dona desse modelo de negócio a ser replicado em diferentes pontos, nesse caso o franqueador.
Um valor a ser acertado durante a assinatura de um contrato, podendo ser uma taxa mensal, algo similar a um serviço de aluguel, ou, como na maioria dos casos, tendo direito a uma porcentagem dos lucros obtidos nesse estabelecimento franqueado.
Ou até mesmo ambos, dependendo do sucesso do empreendimento ao qual está sendo negociado a permissão de replicar as suas características, o que pode passar por um negócio especializado na venda de bebedero de água até o ramo alimentício.
Inclusive, é justamente por causa dessa variedade de setores de negócio que o modelo de franquias continua sendo tão popular, podendo abordar os mais diferentes tipos de mercado, tais como:
- Restaurantes.
- Cursos.
- Salões de beleza.
- Distribuição de bebidas.
- Concessionárias automobilísticas.
- Máquinas de costura.
É importante destacar o último tópico citado, afinal, ele é creditado como um dos primeiros mercados a adotar o sistema apresentado de franquias.
A origem do sistema de franchising
O modelo de franquias teve origem nos Estados Unidos, até ser expandido para os mais diversos tipos de países, como ocorre nos dias de hoje, inclusive com empresas de franquias que atuam dentro do mercado internacional.
O que faz com que uma rede fast-food possa ser encontrada nos mais distantes pontos do planeta, oferecendo um produto similar em todos esses países, apenas com as suas adaptações básicas para cada mercado, conectando-se à cultura local.
Uma relação que se amplia com a implementação das ferramentas digitais, como aquelas que permitem a aplicação de um curso técnico de informática a distância, com franquias distantes mantendo comunicação entre si, junto à empresa franqueadora.
A criação desse modelo costuma ser associada à Singer Corporation, uma empresa de máquinas de costuras fundada em 1851, na época com o nome I.M. Singer & Co.
Conhecida por ser a primeira empresa a registrar uma patente, essa companhia também apresentou ao mercado o modelo de franquias, com o pagamento de uma taxa permitindo com que outros empreendedores pudessem usar o nome da empresa de costura.
Ao mesmo tempo, existe também o costume popular de citar a Igreja Católica como uma das primeiras instituições de franquia, com o Vaticano agindo como a entidade sede, e com as outras igrejas replicando os seus métodos e valores, nesse caso os ritos religiosos.
Independente de sua real origem, a verdade é que o modelo de franquias tornou-se um dos modelos de negócios mais populares no mundo, sendo regulamentado no país pela chamada Lei das Franquias, estipulada em 1994.
No entanto, sempre existiram dúvidas sobre a relação empregatícia entre a empresa franqueadora e os seus franqueados para os serviços de abertura de empresa, por não ser uma relação muito bem esclarecida por esse regimento legal.
O que foi corrigido em 2019, com a criação de uma nova lei das franquias, a de número 13966/19, que buscou atualizar e trazer um melhor regulamento para esse ofício comercial, de forma a elucidar as regras a serem seguidas pelos franqueados.
Um conjunto de responsabilidades que comprovam a autonomia desse empreendedor, tendo apenas que seguir alguns modelos estabelecidos pela empresa dona da marca, como o seu modelo de finanças ou de propaganda a ser aplicado nesses estabelecimentos.
Por isso, é importante para uma empresa de sistema de segurança analisar todos os benefícios e desvantagens antes de adotar um modelo de franquia para a abertura do seu tão sonhado negócio próprio.
Os prós e contras do modelo de franquias
O modelo de franquia conta com uma grande série de possibilidades, o que faz esse sistema de negócio ser tão popular mundialmente.
Entre as suas vantagens mais claras se encontram:
- Facilidade ao abrir um negócio.
- Contar com serviços de marketing personalizados.
- Risco de fracasso mínimo.
Afinal, diante a já citada alta concorrência no mercado, é complicado para um novo negócio se firmar nesse cenário de grande competitividade. Logo, o sistema de franquias se mostra como algo positivo, por trazer um sistema de apoio para a abertura deste empreendimento.
O que passa pelo auxílio nas decisões de marketing até um risco baixíssimo de administração desse negócio, diante o sucesso já conquistado por essa empresa dentro do seu ramo.
Por outro lado, existem também os pontos negativos, que merecem ser analisados com atenção por alguém que pretende comercializar brindes empresariais de aniversário, e que com o sistema de franquia se vê obrigado a seguir uma série de responsabilidades.
Sendo assim, entre as maiores desvantagens de se apostar em uma franquia são:
- Pouca flexibilidade de administração;
- Localização a ser definida pelo franqueador;
- Escolha de uma franquia com problemas.
Ao mesmo tempo que o apoio de um sistema de franquia ajuda na gestão de um negócio, esse modelo costuma deixar aqueles que adotaram esse formato em uma situação de pouca identidade, tendo que se adequar às regras estabelecidas por essa franquia.
Como na própria localização deste estabelecimento, tendo que seguir as exigências definidas pela empresa dona da franquia, como questões de espaço e o próprio local a ser escolhido, relacionado ao seu destaque em suas respectivas regiões.
Junto a tudo isso, ainda existe a possibilidade de um administrador fortalecer laços com uma empresa com problemas, sejam eles financeiros ou até mesmo de imagem, sendo capaz de compartilhar essas adversidades para todas as lojas pertencentes a uma franquia.
Com base nessas vantagens e prejuízos, é possível para você empreendedor decidir se o modelo de franquia é o ideal para a sua companhia de consultoria e treinamento a ser instaurada, seguindo com os preceitos estabelecidos pela empresa dona da franquia.
Tudo para garantir o sucesso do seu negócio, independente da sua área de negócio, dependendo apenas dos seus objetivos comerciais em relação a administração do seu mais novo empreendimento no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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