A reposição de estoque é uma das partes mais importantes do seu negócio, pois ela mede os resultados de saída e entrada de produtos, além de também determinar como está indo as vendas na sua loja.
A reposição de mercadorias deve ser uma tarefa do dia a dia, porque com essa estratégia você consegue encontrar um equilíbrio entre as demandas dos repositores e o espaço do armazém.
E para manter o seu negócio longe de problemas com o estoque, fiz esse texto com dicas e estratégias para você conseguir realizar uma boa reposição de estoque.
Que tal melhorar a prateleira de estoque no seu negócio? Com o Nex, você consegue controlar o seu estoque onde estiver, conte com: Controle de cadastro de produtos, Cadastro de fornecedores, Conferir o estoque, Configurar os produtos e muito mais. Veja o nosso recurso!
O que significa reposição de estoque?
A reposição de estoque é um método muito utilizado nas lojas, independente se a sua empresa é grande ou pequena. Essa ação lida com o abastecimento dos produtos, pois é essencial para organizar as mercadorias que saem ou entram no estoque.
Ter uma boa reposição impacta positivamente nas suas vendas e organização do seu negócio.
Importância da reposição de estoque no seu negócio
O controle de reposição de estoque é importante para que o seu estoque esteja sempre ativo e organizado.
É essencial que você coloque informações corretas, pois sem essa base pode ocorrer erros na atividade de reposição. E para isso não ocorrer, é necessário ter um inventário para te ajudar com isso. Realizando periodicamente a contagem de produtos, favorecendo a reposição.
Mas que tal otimizar a reposição de estoque da sua loja? Com o Nex, você evita erros, além de ser seguro e fácil de usar, ele te oferece eficiência e rapidez na rotina do seu negócio. Conheça mais dos nossos recursos!
Velocidade da reposição de estoque: qual a certa para sua loja?
Muitos empreendedores acreditam que investir na reposição de estoque é uma perda de tempo e gasto, porém fazer esse processo é muito importante para o entendimento do seu estoque.
Porque, além de ter uma organização, ele faz parte do processo de venda dos produtos, então se for bem administrado, o estoque pode ajudar a loja a gerar receitas e a cortar custos desnecessários.
E por ser uma ação essencial, ter uma reposição rápida ajudará no aumento de vendas, gerando mais análises sobre os produtos vendidos e produtividade. Essa atividade também evita que aconteçam rupturas de estoque, que são definidas como a falta de produto nas prateleiras.
Estratégias de reposição de estoque
O objetivo das atividades de reposição de estoque é evitar que as prateleiras fiquem vazias de produtos. Pensando nisso, separei algumas estratégias que são muito utilizadas por lojistas e que podem ajudar no seu negócio. Confira!
Reposição de estoque sob demanda
A estratégia de reposição de estoque sob demanda é formada pelos produtos que foram pedidos por clientes ao longo do dia, ou seja, essas mercadorias viram prioridades para entregar os itens aos consumidores.
Dessa forma, quando se entra na fase de reposição de estoque são escolhidas as referências que posteriormente serão embaladas e preparadas para seu envio.
Esse tipo de reposição sob demanda é dinâmica e pode ser ajustada a qualquer tipo de negócio. Pois, caso a sua demanda seja variada é o melhor jeito para controlar e ver os produtos que entram ou saem do estoque.
Reposição de estoque por ruptura de estoque mínimo
Essa ideia de reposição é feita quando o inventário chega ao ponto de estoque mínimo, ou seja, com esse procedimento os deslocamentos destinados ao reabastecimento são minimizados ficando apenas reservados para quando forem estritamente necessários.
É recomendável que utilize esse método em apenas dois casos:
- Caso a sua demanda esteja instável ou com produtos no estoque com baixa rotatividade.
- Existe espaço suficiente nas estantes.
Caso tenha interesse no assunto, recomendo ler o texto “Inventário de estoque: o que é, para que serve e como fazer” no blog do Nex!
Reabastecimento contínuo
A reposição de estoque contínua busca uma maior rotatividade de produtos e baixo estoque.
Esta estratégia apresenta preços não muito competitivos no mercado, pois visa a compra de menores quantidades e maior fluxo.
O bom desse modelo de reposição, é que no reabastecimento contínuo os gastos com estoque são menores.
Com o Relatório de Sugestão de Compra do Nex, você tem um controle maior do seu estoque, o recurso gera de forma automática uma lista com sugestões de quantidade de reposição necessária de cada mercadoria, evitando o excesso ou falta de itens em sua loja.
Reabastecimento periódico
Já esse estilo de reposição é realizado segundo a demanda de procura e venda do produto. O que pode atrapalhar esse tipo de reposição são os picos repentinos da procura de produtos, o que pode ameaçar o seu estoque de mercadorias.
Entrada de estoque via XML
A entrada de estoque via XML é um recurso prático e que visa facilitar a sua rotina com o estoque. Basicamente a sua função é automatizar a entrada de Produtos no Estoque através do XML da nota fiscal eletrônica enviada pelo seu fornecedor.
Pensando nisso, o Nex tem o Recurso de Entrada de Estoque via XML. Com o arquivo da compra, o Nex reconhece os dados presentes na nota, como o preço de custo e a quantidade comprada de cada produto, sendo assim, ele agiliza o processo de entrada de estoque, evitando que você gaste tempo em processos manuais lentos.
Dicas para fazer a reposição das suas mercadorias com eficiência
Um dos principais problemas que podem ocorrer entre lojas e seus clientes é a falta de produtos nas prateleiras. Sendo importante para gestão e reposição eficiente para garantir que os consumidores tenham mercadorias e saiam satisfeitos do seu negócio.
Os setores, independentemente de qual você atua, são competitivos e buscar alternativas para garantir um bom atendimento ao cliente, evitar perdas de produtos ou ter rupturas e prejuízos, fazer uma reposição de estoque é a forma de garantir um bom funcionamento da sua loja e assim, obter bons resultados.
Conheça seu público alvo e consumo
Identificar o público-alvo do seu negócio é uma das partes mais importantes, porque você irá conseguir ter um planejamento, ação de marketing e produtos. Portanto, é necessário aprender sobre seus clientes para que suas vendas pela internet tenham sucesso.
Conhecendo os consumidores, você vai investir em um estoque mais assertivo e pode oferecer diversos tipos de produtos, dando a possibilidade do cliente escolher o que comprar.
Monitore a rotatividade de produtos e histórico de vendas
Utilize o histórico de vendas ao seu favor, com ele será possível identificar quais produtos que merecem destaque, também irá dizer qual o índice de saída e qual o melhor momento de repor o estoque.
Porém, para isso ocorrer, esse histórico precisa ter informações diárias e corretas. Consequentemente, a análise de cada demanda é importante para entender qual o período certo de fazer novos pedidos.
Lembre-se de priorizar os itens que precisam sempre de reposição, enquanto outros podem esperar. Por isso, o processo deve ser feito em três etapas:
- Analisar o histórico de vendas.
- Analisar a demanda de cada produto.
- Prazo de saída e de entrada dos produtos no estoque.
Mantenha uma boa relação com seus fornecedores
Muitos empreendedores de primeira viagem têm dúvidas e dificuldades para comprar produtos, porque alguns itens podem ser mais difíceis de encontrar.
Nos dias atuais existem distribuidoras especializadas para a maioria dos setores de produtos, por isso é importante manter uma boa relação com seus fornecedores para deixar o seu estoque sempre organizado e vivo.
Acompanhe a sazonalidade nas vendas
Alguns setores podem trabalhar com produtos sazonais ou típicos, ou seja, são mercadorias consumidas em períodos específicos do ano. Por exemplo, as lojas de roupas, as papelarias e sorveterias são mercados com vendas sazonais.
Para não ser afetado negativamente pela sazonalidade é necessário planejar algumas ações para continuar vendendo o ano inteiro e com a reposição de estoque em dia:
- Certifique-se que o seu estoque está preparado para atender as necessidades dos seus clientes.
- Criar uma lista de produtos mais procurados nessas épocas do ano, por exemplo, se você tiver uma papelaria invista em materiais escolares.
Além destas alternativas, é fundamental encontrar novas possibilidades na sazonalidade. Uma forma de investir, é comemorar e preparar produtos que atendem datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Você pode aproveitar também outras datas comemorativas estratégicas para o seu segmento, como Dia dos Avós (26/07) e Dia do Meio Ambiente (05/06).
Outra maneira de ajudar nas suas vendas é fazer pré-vendas de produtos, colocando anúncios em redes sociais e explorar novos canais de comunicação e marketing.
Caso tenha interesse no assunto, indico ler o texto “Produto Sazonal: saiba como manter as vendas durante o ano” aqui no blog do Nex, confira!
Realize inventários de estoque
O inventário de estoque é um documento indispensável para ter um bom funcionamento na sua loja, essa atividade faz parte do dia a dia dos lojistas.
Pensando nisso, separei 3 dicas para você conseguir fazer um inventário completo:
- Metodologia de contagem: o primeiro passo para começar o seu inventário é definir a metodologia, ou seja, o processo de contagem dos produtos. Esse processo é essencial para evitar que a contagem saia do padrão e que varia todo mês.
- A loja deve ser organizada e arrumada para o inventário de estoque: esse tipo de organização envolve a ordenação dos produtos nas prateleiras e corredores. Nesse método é importante guardar as mercadorias de acordo com suas fragrâncias, sabores, e outras particularidades que as diferenciam.
- Endereçamento da loja no inventário de estoque: o endereçamento dos produtos ajuda a localizá-los pela loja, facilitando o processo de procura-los e para realizar as contagens e organização. Mantendo o mesmo padrão na contagem e que foi percorrido por todas as prateleiras.
E que tal facilitar a reposição periódica do seu estoque? Com o Nex, você evita erros, além de ser seguro e fácil de usar, ele te oferece eficiência e rapidez na rotina do seu negócio. Conheça mais dos nossos recursos!
Categorize seus produtos corretamente
A categorização é fundamental para organizar os seus produtos. É importante que mantenha os mesmo tipos de produtos juntos e no mesmo setor.
Para facilitar todo esse processo é essencial que você tenha uma estrutura fácil de localizar esses produtos, além disso é importante que tenham placas na sua loja para melhorar a visualização dos itens, como, por exemplo, "produtos de cabelo feminino” ou “moda infantil”.
Mantenha seu estoque organizado
Vou colocar uma situação para você imaginar!
Imagine que você acabou de entrar em uma loja de calçados e vê tudo muito organizado, você vai até um atendente e tem um bom atendimento, você gosta de um modelo de tênis mas não tem o seu número, o atendente vai até o estoque e demora para voltar. Consequentemente, você fica cansado de esperar e sai da loja.
Essa situação é muita chata, né?
Para isso não ocorrer na sua loja, é importante manter o estoque organizado e intuitivo para que esse tipo de momento não aconteça no seu negócio.
Existem várias técnicas de organização e para te ajudar vou compartilhar com você 3 dicas para deixar o seu estoque mais regrado:
- Classifique e cadastre os seus produtos para manter o estoque organizado;
- Demarque a saída e entrada de mercadorias;
- Analise a necessidade do seu público-alvo.
No sistema de gestão Nex, você pode categorizar os seus produtos no momento de realizar o cadastro de produtos. Adicione as observações das mercadorias como cor, tipo, peso e medida.
Controle seu estoque com um sistema de gestão integrado
Antes de chegar ao fim desse texto, é necessário destacar o fato de que a tecnologia tem sido a nossa principal aliada no dia a dia e ela também pode ajudar na gestão do seu estoque.
Afinal, um software que pode integrar todas as informações da sua para o seu inventário e que atualiza em tempo real, proporciona facilidade e menos tempo gasto para essa tarefa. Aposte em um sistema que controle tudo com precisão e que impacte positivamente nas suas e na satisfação dos seus clientes.
Com o Nex, você consegue controlar o seu estoque onde estiver, conte com: Controle de cadastro de produtos, Cadastro de fornecedores, Conferir o estoque, Configurar os produtos e muito mais. Baixe!
Conclusão
Como você pode conferir neste texto sobre como ter uma reposição de estoque que seja eficiente, essa é uma das atividade mais importantes no dia a dia de um lojista.
Lembre-se que quanto mais precisão sobre as informações do seu estoque, melhor vai ser a organização e conferência dos produtos.
Além disso, não deixe de utilizar a tecnologia ao seu favor e utilize o Nex para facilitar a contagem das mercadorias e saber a entrada e saída dos produtos.
Espero que tenha gostado desse conteúdo, te vejo em outras postagens.
Até logo!
Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.