Existe uma série de relatórios que são importantes e acabam atuando como principais ferramentas de trabalho de um comerciante, pois além de calcular os resultados periódicos da sua empresa, esses documentos auxiliam na tomada de decisões.
Relatórios administrativos permitem que você tenha uma visão mais ampla e imediata sobre a situação de sua loja e possa planejar estratégias a fim de evitar dívidas, otimizar sua operação e, é claro, aumentar seu lucro. Mas não é pelo fato de serem tão importantes que são necessariamente complexos para serem gerados ou analisados.
Ao longo deste texto, eu utilizei relatórios gerados pelo Nex como exemplo.
Que tal ter uma visão detalhada sobre as áreas da sua loja? Com o recurso de relatórios do Nex, você pode gerar os seus próprios relatórios com facilidade. Conheça mais sobre o nosso recurso!
Importância dos relatórios em um pequeno comércio
Os relatórios oferecem diversas informações para o seu negócio, como mostrar problemas, avaliar novas estratégias, e proporcionar uma análise detalhada tanto do desempenho geral quanto de setores específicos da empresa.
Além disso, os dados obtidos nos relatórios são fundamentais para identificar oportunidades e soluções para o seu negócio.
Relatórios concisos e detalhados revelam onde estão os principais lucros e resultados positivos da empresa, assim como os principais prejuízos e áreas que necessitam de maior atenção.
Tipos de relatórios e o que analisar
Visão geral
O relatório de visão geral permite que você analise e monitore as áreas da sua loja de uma só vez. Isso facilita a conferência rápida, ajudando você a tomar decisões mais informadas.
Com essa visão geral, é possível acompanhar o desempenho de diferentes setores e identificar problemas ou oportunidades de vendas ou melhorias.
Lucratividade
O relatório de lucratividade extrai as informações financeiras de todas as áreas de uma loja. Com ele, você pode monitorar a entrada e saída de dinheiro, analisar as retiradas de caixa (sangrias) e, principalmente, verificar a lucratividade do negócio.
Além disso, o relatório de lucratividade acompanha a movimentação de produtos na loja. Saber quais são os produtos mais vendidos ajuda a definir preços mais competitivos para itens estratégicos.
Para os produtos com menor saída, o relatório fornece dados para planejar promoções atrativas, que podem potencializar a venda dos itens mais lucrativos.
Este relatório ajuda a calcular o ticket médio que é uma métrica para avaliar o desempenho do negócio. Com o ticket médio, você entende os hábitos de compra dos clientes e pode desenvolver estratégias para aumentar o valor médio das transações.
Receitas / Despesas
Um relatório de receitas e despesas aponta a lucratividade do seu negócio. Com ele, você consegue verificar qual seu saldo positivo ao final de um determinado período e avaliar a saúde financeira do seu negócio.
Verifique se as vendas estão cobrindo as despesas e use as informações para tomar decisões e evitar ou reverter prejuízos.
A conta é bastante simples: o sistema soma todas as receitas da sua loja, totaliza o valor das despesas e, ao final, abate o montante das saídas da quantia de entradas. Mas é justamente por lidar com um volume alto de transações que o ideal é automatizar essa somatória.
Vendas
O relatório de vendas, como o próprio nome diz, detalha as informações das vendas, mostrando o desempenho do atendimento, do lucro e dos produtos vendidos.
Diferente do que muitos pensam, a ideia não é apenas usar esses dados para aumentar as vendas. Na verdade, essa análise é ampla e direciona as lojas a investirem em produtos em alta, aumentar a base de clientes e se tornar um comércio de referência.
Abaixo você confere um exemplo de relatório de vendas por produto:
Meios de pagamento
Com o relatório de vendas, você pode analisar os meios de pagamentos mais utilizados nas transações da sua loja por um determinado período, seja diário, semanal ou mensal.
Dependendo dos números, talvez seja interessante aplicar uma estratégia de descontos para compras em dinheiro, por exemplo, ou passar a aceitar outras formas de pagamento, como cartão de crédito e débito.
Por vendedor
Os relatórios de ranking de vendas e valor de faturamento por vendedor são ferramentas essenciais para acompanhar o desempenho individual da equipe de vendas.
O ranking de vendas classifica os vendedores com base no número de vendas realizadas ou no valor total vendido em um determinado período. Ele também analisa o valor de faturamento por vendedor e detalha o montante gerado por cada vendedor.
Comissão por vendedor
O relatório de vendas ajuda a verificar duas coisas: o desempenho da equipe de vendas, observando o atendimento e quantas vendas foram fechadas, e facilita o cálculo da comissão.
Com esses dados, é possível identificar áreas para melhoria, além de gerenciar de forma precisa as comissões de cada vendedor.
Horário de pico
O relatório de vendas também mostra os horários em que a loja tende a vender mais, o que auxilia no horário de funcionamento e na redução de custos.
Identificar os picos de venda permite ajustar a equipe de trabalho e os recursos disponíveis para atender à demanda, melhorando assim a experiência do cliente e aumentando a lucratividade do negócio.
Outros tipos
O relatório de vendas por marca compara as vendas de produtos semelhantes de diferentes marcas, ajudando na negociação com fornecedores, onde a exclusividade de marca pode gerar benefícios.
Ele também identifica os produtos com maior saída e aqueles que estão parados no estoque. Essa análise garante que os produtos mais vendidos estejam sempre disponíveis nas prateleiras e para ajustar os preços de cada item conforme necessário.
Além do relatório de vendas por marca e saída, outros tipos de relatórios de vendas importantes incluem:
- Por categoria e produto: análise do desempenho das vendas por categorias de produtos ou individualmente por cada item dessas categorias.
- Por combo: analisa vendas de produtos vendidos em conjunto como combos, identificando oportunidades para aumentar vendas por meio de ofertas combinadas.
- Vendas/retenção (fiscal): relatório obrigatório para fins fiscais que detalha as vendas realizadas e a retenção de impostos incidentes.
- Produtos monofásicos (fiscal): relatório específico para produtos sujeitos à tributação monofásica, detalhando as vendas e os impostos recolhidos.
Compras
A sugestão de compra é um recurso que facilita o seu controle de estoque. Este recurso utiliza o registro de vendas dos últimos 60 dias, aliado aos valores de estoque mínimo e estoque máximo configurados para cada produto, calculando, assim, uma sugestão da quantidade de reposição necessária para cada item.
Desta maneira é possível manter o estoque dentro do mínimo e do máximo configurados, facilitando o controle e evitando que falte ou sobre itens.
Clientes
Ter um bom atendimento traz uma série de benefícios para o negócio, como a fidelização dos clientes, indicações positivas e aumento da visibilidade da loja entre possíveis clientes.
Quando você registra clientes nas vendas, consegue acompanhar quem são os clientes mais frequentes e aqueles que mais compram em seu comércio durante um período específico.
Além disso, o relatório de clientes faz a criação de um ranking de compras, que mostra quais clientes são os mais frequentes e aqueles que mais consomem na sua loja.
Com base nesses dados, é possível oferecer descontos exclusivos, brindes especiais e outras vantagens personalizadas para incentivar esses clientes a continuarem comprando no seu negócio.
Estoque
O relatório de estoque é importante para uma gestão eficiente de produtos, pois permite monitorar os movimentos do estoque, reduzir custos e otimizar a rotina operacional.
Centralizando os dados, esse relatório oferece uma visão clara sobre onde investir e identifica produtos com baixa rotatividade ou sazonais.
Uso e consumo interno
É preciso colocar o consumo de itens dentro do negócio, como materiais de escritório ou mercadorias para produção. Isso evita desperdícios e garante que esses itens sejam utilizados ou reutilizados.
Movimentação de produtos
Como citei anteriormente, com o relatório de estoque, você acompanha as entradas e saídas de produtos ao longo do dia, semana ou mês. Ele ajuda a entender como o estoque está sendo movimentado e permite ajustar estratégias de compra e reposição.
Fornecedores
Com um relatório de fornecedor, você pode identificar os fornecedores que ofereceram o melhor custo benefício nas suas negociações. O volume de vendas ajuda na hora de estabelecer quais são os seus produtos essenciais e os principais fornecedores dessas mercadorias.
Abaixo você vê um pequeno exemplo de relatório analítico de vendas por fornecedor:
Assim você acompanha a quantidade de produtos vendida, o custo, o valor em vendas e o lucro que os produtos dos fornecedores X e Y geraram no intervalo de um período definido.
Entregas
O relatório de entregas, você pode analisar as taxas de envios de pedidos, negociar parcerias com transportadoras mais econômicas ou até mesmo considerar a contratação de entregadores para otimizar os custos, enviar as encomendas mais rápido e melhorar a experiência do clientes.
Você pode gerar relatórios de entregas com o Nex, ele permite que você analise esses pontos e muito mais áreas que fazem parte da sua rotina operacional. Impulsionando o seu gerenciamento de entregas.
Contas a pagar
Com o Nex, em poucos cliques você vê quais são as despesas em aberto no sistema. O contas a pagar foi desenvolvido para facilitar a organização financeira mantendo um histórico de transações de pagamento realizadas preferencialmente com o dinheiro da sua loja.
Registrando tudo corretamente, você consegue gerar relatórios de Contas a Vencer ou Contas Pagas por período. Assim, você tem todas as informações referentes às suas despesas e consegue analisar possíveis cortes de gastos.
Otimize o gerenciamento da sua loja. Com o Nex, você controla todas as áreas do seu negócio em só lugar e apenas em alguns minutos. Crie sua conta Nex e comece a vender em poucos instantes.
Conclusão
Nesse texto, eu comentei sobre os relatórios gerenciais e como o Nex pode te ajudar nessa análise de informações.
E, para finalizar, vale ressaltar que relatórios, sejam simples ou super detalhados, precisam do comprometimento de todos os funcionários na hora de registrar as transações e movimentar o estoque.
Quanto mais informações você fornecer ao seu sistema de gerenciamento, mais precisos serão os relatórios gerados e, por fim, melhores serão as suas análises.
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.