Olá, leitor! Faz bastante tempo que não escrevo por aqui. Com todas as mudanças que têm acontecido na nossa marca e nos nossos portais, achei que seria o momento ideal para falar sobre esse assunto.
Tenho conversado muito com meus colegas do atendimento ao cliente do Nex e fiquei um tanto surpreso quando me mostraram alguns recursos (nem tão novos) do nosso produto.
Como alguns de vocês devem saber, eu comecei minha jornada na Nextar trabalhando como analista de suporte, participei de diversos treinamentos e ajudei muitos de vocês a entenderem melhor o programa.
Porém, mesmo conhecendo profundamente o Nex, nas últimas semanas vi alguns recursos pela primeira vez. E é sobre esses recursos que eu quero falar!
Eu separei 5 funcionalidades ao todo, duas do plano Grátis, três do plano Pro e uma do plano Premium, que acredito que podem ser alguma novidade para você e que com certeza você pode utilizar para facilitar ainda mais o seu dia a dia.
O Nex é um sistema de gestão para pequenos comércios, com recursos de PDV. Ele tem um plano Grátis, com recursos básicos, que você pode usar por quanto tempo quiser, além dos planos assinados, com recursos profissionais. Considere testar os planos avançados sem custo por 14 dias. Baixe o Nex gratuitamente clicando aqui.
6 recursos para melhorar a gestão da sua loja escondidos no Nex
1. Relatório de Horário de Pico
O Relatório de horário de pico cruza informações de venda, com o horário de funcionamento da sua loja. É bastante simples e, honestamente, não está escondido. Basta ir em Estatísticas no seu Nex > Selecionar Vendas por Horário de Pico > Determinar um período > Gerar.
Porém, está no topo da nossa lista por um motivo que me choca bastante: poucos usuários utilizam regularmente este relatório.
Pensando nisso, eu sinto certa obrigação de reforçar o impacto positivo que esse relatório tem na economia de qualquer negócio, em especial, nas lojas físicas.
Você consegue definir com assertividade o horário de funcionamento
Este relatório ajuda a analisar se os custos para manter a loja aberta em um determinado horário são compatíveis com o número de vendas que acontecem nesse período.
Quanto se gasta com luz, climatização e salário de funcionários em uma hora de funcionamento sem vendas?
Você consegue definir a real necessidade de mais contratações
Quando o pico de vendas se confirma em diferentes análises deste relatório, você consegue entender se é possível manter um bom atendimento com o corpo de funcionários atual, se há necessidade de remanejar a escala de trabalho para ter mais funcionários atendendo durante o pico ou se é hora de contratar mais pessoas.
Você consegue definir a sazonalidade do seu negócio
Sabemos que o giro dos seus produtos está sujeito a diversas variáveis que envolvem clima, datas comemorativas, turismo, etc. Conhecer em que período sua loja vende mais, independente do motivo, é essencial para saber em que direção voltar os seus esforços de divulgação e diversas outras estratégias.
E é justamente por conta da sazonalidade que você deve fazer a análise do relatório do horário de pico com bastante regularidade. A minha sugestão é que ao final de todo mês você gere um novo relatório de horário de pico dos últimos 30 dias.
Por fim, vale lembrar, que alguns centros comerciais determinam o horário de funcionamento das lojas e, nestes casos, cumprir as regras do contrato são a prioridade. Mas, quem sabe, seja uma oportunidade de investigar uma localização mais adequada, ou ainda, se não é o caso de migrar para o online.
Relatórios estão disponíveis a partir do plano Pro.
2. Duplicação da forma de Pagamento
Este é um dos recursos que mais me deixou empolgado para falar. Porque eu sabia da existência, mas fui apresentado a um uso muito criativo e que faz total diferença na hora de fechar o caixa.
Ao finalizar uma venda, para duplicar um método de pagamento, aperte a tecla "Insert" com a forma de pagamento que quer duplicar selecionada. O resultado você vê no exemplo:
Eu vejo esse recurso funcionando muito bem em situações como um grupo de amigos dividindo uma conta em vários cartões ou um cliente utilizando dois cartões para comprar um produto de valor mais alto.
Lembrando que mesmo duplicando um modo de pagamento, você pode informar múltiplas formas de pagamento para a mesma venda. Exemplo: uma parte em Pix, outra em cartão de débito e duas partes em cartão de crédito.
Forma de pagamento é uma funcionalidade que está disponível a partir do plano Pro.
3. Contador de Dinheiro
Seguindo na linha do fechamento de Caixa quero falar um pouquinho sobre o Contador de Dinheiro. Confesso que esse recurso era mais escondido antes. Agora, com o novo visual do Nex, ele está bem mais exposto e, particularmente, mais fácil de usar.
O contador de dinheiro organiza e documenta os valores em dinheiro da sua gaveta conforme a quantidade de moedas ou cédulas que você informa.
Dá uma conferida na imagem abaixo:
Aqui, eu quis simular as vendas em dinheiro de uma mercearia, que eu acredito que seja um tipo de comércio que lide com grande quantidade de pequenos valores por dia. Assim, com tudo organizado certinho, as chances de inconsistência no Caixa diminuem consideravelmente.
Basta, ao final do expediente, ir em Caixa > Contador de Dinheiro, contar a quantidade de dinheiro na gaveta, informar esse número na coluna “Quantidade” e indicar o valor abaixo da coluna “Total” lá no fechamento do Caixa. Aqui, no caso, o valor foi de R$216, lembrando que é bem simbólico. Vejo com facilidade esse valor aumentando só com as moedas menores, em determinados tipos de negócio.
E gente, eu não canso de repetir: ao meu ver, o Caixa é o grande centro de uma boa gestão. Ele que gera as principais informações para os relatórios mais fundamentais de um comércio. Portanto, qualquer coisa que possa facilitar e reduzir a chance de erro no fechamento de caixa é de grande importância.
O contador de dinheiro é uma ferramenta dentro do Caixa, que está disponível a partir do plano Pro.
4. Kit/Combo
Queridinho de muitos, desconhecido para alguns. O recurso para kit, ou combo, é essencial para alguns modelos de negócio.
Tenho visto o número de distribuidoras de bebidas crescendo expressivamente aqui na minha cidade (Florianópolis). Nesse tipo de comércio, é bastante comum vender kits que levam uma bebida alcoólica, algum tipo de suco ou refrigerante, copos, gelo e, em alguns combos mais elaborados, um petisco.
Para comércios que não se beneficiam desse modelo de negócio, eu vejo a possibilidade de montar combos promocionais para datas comemorativas. Como kit de Páscoa e Natal, ou uma cesta caprichada para o dia das mães.
Não há nenhum mistério quanto a formação de um kit ou combo. Porém, o controle de estoque pode ficar um pouquinho complicado com o giro que essa estratégia proporciona. É por isso que no Nex você controla tudo de forma integrada.
Os usuários do plano Premium conseguem criar um produto com diversos itens que são movimentados automaticamente toda vez que o kit é vendido.
No caso acima, vamos chamar o combo de “Café da manhã simples”, e toda vez que ele for comprado por um cliente, uma unidade de achocolatado e um pacote de biscoito serão retiradas do estoque.
Bacana, né?
5. Localização no Almoxarifado
Essa dica de recurso é, na verdade, um uso criativo para outro recurso do Nex. E o mais legal é que está disponível no plano Grátis!
Lá no cadastro de produtos do Nex, existe um campo de observações que permite que você escreva o que quiser.
Essa é uma oportunidade bacana de colocar a organização em prática e informar a localização do produto tanto no interior da sua loja, quanto para o armazenamento no almoxarifado.
Com um cadastro de produtos bem organizado, até os funcionários mais novos podem localizar os produtos nas prateleiras sem dificuldade. E, honestamente, não consigo imaginar uma livraria funcionando bem sem um recurso assim, por exemplo.
Veja abaixo um breve exemplo:
Só preciso ressaltar que alguns modelos de recibo e orçamento têm a opção de informar o que está no campo de observações do produto, então evite usar para documentar informações que você considera confidenciais.
Para saber mais dicas de organização para almoxarifado, clique aqui.
6. Personalização da página de vendas
Esse me pegou de surpresa. Conversando com uma colega do atendimento ao cliente, ela me apresentou a possibilidade de alterar as cores dos textos na tela de vendas.
Assim você pode usar um esquema de cores para destacar as informações que utiliza com mais frequência, como data ou vendedor. Basta clicar com o botão direito do mouse na tela de vendas e selecionar a opção "Alterar layout das cores do grid".
Sugiro utilizar com moderação, já que o excesso de cores pode provocar justamente o efeito contrário do desejado e acabar dificultando o entendimento das informações.
Além disso, vale lembrar que você também pode alterar a ordem das colunas para a que mais faz sentido para você. Tudo isso já no plano Grátis!
Benefícios de administrar corretamente sua loja
Neste tempo que venho trabalhando diretamente com pequenos comércios, percebi que os negócios mais saudáveis nem sempre são os com mais vendas. Administrar corretamente a sua loja resulta em um negócio mais auto suficiente, com desempenho mais sólido e maior resistência a períodos de crise.
Se você chegou até aqui na leitura, posso garantir que o essencial você já está fazendo: se mantendo atualizado e se informando sobre o que afeta diretamente o seu comércio.
Recomendo não só a leitura dos nossos materiais, mas que procure tirar suas dúvidas, converse com o nosso atendimento, peça ajuda nos detalhes que tem mais dificuldade, procure palestras, vídeos e outras fontes de informação sobre a sua área de atuação. Há uma infinidade de conteúdo gratuito e feito por gente com bastante experiência por aí.
Como fazer uma boa gestão de loja?
Além do que falei anteriormente, acho bastante importante que você entenda que um sistema de gestão como o Nex é um aliado do seu negócio e não só mais uma tarefa na sua rotina operacional. Costumamos falar por aqui que o Nex atua simplificando as partes mais complicadas da sua loja para que você possa focar em justamente praticar uma boa gestão.
Portanto, inclua um momento regular para estudar sobre o seu negócio na sua rotina. E, sobretudo, feche seu caixa diariamente! Por mais que o Nex facilite muito nessa parte, existem alguns aspectos que fogem do nosso controle. Quanto antes você identificar inconsistências no seu caixa, maiores são as chances de contornar o problema sem consequências negativas.
E você já conhece o aplicativo de vendas Nex para celular? Ele funciona como um PDV móvel, com cadastro de produtos e clientes. Você também pode enviar comprovantes de pagamento e acompanhar todas as vendas de forma rápida e fácil. Dá uma conferida!
Conclusão
Para finalizar, espero que pelo menos um desses recursos tenha sido uma novidade para você. E que, acima disso, você veja utilidade nele para a sua loja.
Também gostaria de destacar que me mantenho à disposição para tirar qualquer dúvida sobre esse conteúdo e que sinto muita falta das interações de vocês nos comentários!
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.