Promoção Black Friday: saiba como organizar suas ações

Black Friday estratégia - tudo o que você precisa saber para lucrar com as vendas nessa data.

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O que você vai ver nesse texto:

Em dúvida sobre o que é a Black Friday? A Black Friday é uma das datas mais lucrativas para o comércio. Originalmente focava em descontos para produtos eletrônicos, mas logo a tradição se expandiu para outros segmentos e hoje os clientes esperam o ano todo para aproveitar as oportunidades do mês de novembro.

E se você pretende oferecer descontos durante a Black Friday Brasil, a melhor maneira de controlar preços promocionais é de forma automática e integrada ao controle de vendas, como no Nex. Com o sistema de vendas Nex, você pode oferecer descontos diretamente no PDV ou programar um período promocional para os seus produtos. Esses e outros recursos você pode conferir clicando aqui.

Quando é a Black Friday?

Em 2024, a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro. 

Tradicionalmente, a promoção Black Friday acontece na sexta-feira após o feriado de ação de graças dos Estados Unidos.

Conforme a Black Friday foi ganhando popularidade, além de expandir para diversos segmentos, também ganhou versões inspiradas. É muito comum encontrar comércios promovendo descontos durante a última semana de novembro, ou até mesmo durante o mês todo.

Importância de planejar suas estratégias para a Black Friday

O aspecto mais importante de planejar sua estratégia Black Friday envolve a precificação correta dos seus produtos. Existem poucas coisas mais prejudiciais para um comércio do que a precificação aleatória das mercadorias e, neste caso, a aleatoriedade nos descontos.

Em alguns casos, um desconto chamativo gera um número expressivo de vendas, movimenta todo o estoque, porém, o preço promocional não cobre as despesas envolvidas nas suas transações. Gerando, assim, um prejuízo, que é exatamente o contrário do que se espera durante um período com alto volume de vendas.

Como se programar para vender mais na Black Friday?

Defina os resultados que você quer alcançar

Uma promoção só pode obter sucesso se você estabelecer um objetivo antes mesmo de iniciar as vendas.

Sendo assim, estabeleça métricas que analisem não só o número de vendas, mas também o desempenho desejado de cada produto e a lucratividade. 

E o mais importante: acompanhe tudo em tempo real. Dessa forma você consegue analisar o que está dando certo e investe mais nessas estratégias, assim como pode ajustar um pouco as regras para que o resultado seja o mais benéfico possível.

Conheça as preferências do seu público-alvo 

Importante: o público-alvo aqui é um público específico para essa promoção e não precisa, necessariamente, ser formado por seus clientes fiéis.

Quando você planeja uma promoção para Black Friday pode optar por impactar clientes novos ou priorizar os que já compram regularmente na sua loja. E as duas estratégias podem dar muito certo.

O que serve como regra acima de tudo é que você deve pesquisar como impactar positivamente esse público, sobretudo na forma de se comunicar. Seu público tem que idade? Está em quais redes sociais? Que tipo de conteúdo ele costuma consumir?

Com essas informações-chave, você sabe melhor como divulgar e atender melhor o seu público-alvo durante o período de promoção e no restante do ano!

Defina suas campanhas de vendas

Existem possibilidades que vão além de reduzir os preços ou oferecer brindes. E você pode inovar e criar seu próprio sistema de recompensa, mas tudo vai depender do que foi falado logo acima, do seu público-alvo.

A única certeza sobre esse período é que está todo mundo procurando por boas oportunidades de negócio. Por isso, considere essas duas estratégias que não costumam falhar para a sua campanha de vendas:

Ofereça descontos de forma estratégica

O desconto, ao contrário do que se pensa, não é um dinheiro que se deixa de ganhar. 

Uma estratégia que costuma funcionar e ser bem lucrativa é o desconto progressivo. Conforme a quantidade de produtos comprados o desconto vai aumentando progressivamente. Isso atrai o olhar dos clientes e é uma ótima forma de promover o giro de determinadas peças.

Outra dica sobre descontos é estimular que seu cliente promova sua loja trazendo amigos para também se tornarem clientes. Você pode oferecer descontos especiais para quem indicar mais amigos e assim por diante.

Monte kits promocionais

O kit/combo é uma estratégia excelente porque na maioria das vezes não tem nenhum custo a mais envolvido.

Os kits, ou combos, podem ser produtos similares ou complementares, vendidos em conjunto. Você pode pensar em acrescentar brindes, produtos promocionais e mercadorias com baixo giro.

Em alguns casos, é uma ótima oportunidade de divulgar parcerias e novos produtos.

Automatize o controle das suas promoções

Além de reduzir a chance de erros com cálculos, automatizar o controle das suas promoções garante que você agregue valor real à sua estratégia. Uma promoção de sucesso respeita as datas de início e fim dos descontos, para que seus clientes valorizem as oportunidades e acreditem que estão pagando um preço justo no restante do ano.

Além disso, é muito importante controlar as promoções de forma integrada ao controle de vendas e estoque. Como é no Nex! Assim, você não perde tempo documentando tudo e acessando diversas ferramentas para encontrar todas as informações que precisa.

Alcance mais clientes vendendo online

Nos últimos anos, vimos os mais diversos tipos de comércio se adaptando ao mundo digital. Hoje, a venda online está tão estabelecida que muitos clientes nem consideram comprar de outra forma. 

O que desestimula ainda mais negócios a estarem presentes no ambiente digital é que as taxas para vender através de algumas plataformas, mais as despesas com envio de produtos e preço competitivo da internet acabam somando um valor nada atrativo para alguns comerciantes.

Porém, existe uma alternativa que gera o mesmo tipo de exposição e possibilidades de venda, e o melhor: gratuita e sem nenhuma taxa adicional.

Venda pela internet com um catálogo digital

O catálogo online do Nex é uma das formas mais econômicas de divulgar e vender seus produtos online.

Funciona como sua própria loja virtual, que você personaliza com o nome da sua marca, cadastra produtos com foto e descrição e divulga da forma que preferir.

E o mais bacana é que agora o catálogo digital do Nex conta com recursos exclusivos para promoções com a Black Friday. Seus produtos em promoção agora têm a própria categoria e são destacados para que seus clientes encontrem com mais facilidade.

Confira todas as vantagens e novidades do catálogo online grátis do Nex clicando aqui.

Disponibilize diferentes formas de pagamento

Com tantas formas de pagamento disponíveis no mercado, não aceitar todas elas é perder a chance de vender mais. 

Com o PDV do Nex, além de personalizar os meios de pagamentos, você pode receber de múltiplas formas e fechar seu caixa com mais agilidade. Incluindo link de pagamento para suas vendas online. 

Prepare seu estoque para a demanda da Black Friday

Você sabe quais são os seus produtos mais procurados? Você consegue prever quantas unidades de cada produto você precisa adquirir para que não falte nas prateleiras durante a Black Friday?

Com o controle de estoque do Nex, você pode gerar relatórios de produtos para saber quais são suas mercadorias-chave e ainda recebe sugestões de compra, que você pode obter de forma regular para não perder nenhuma venda por falta de estoque. 

Você pode saber mais sobre como fazer sua Black Friday ser um sucesso com o controle de estoque do Nex clicando aqui.

Use a oportunidade para fidelizar seus clientes

Uma das ideias de promoção mais bacanas para a Black Friday é usar a oportunidade para fidelizar mais clientes. 

Com um cadastro de clientes bem feito, você pode criar um programa de fidelização com recompensas chamativas, para valorizar os clientes que já estão com você há bastante tempo e atrair mais clientes que procuram por vantagens. Essa é uma ótima forma de obter informações importantes para o seu pós-venda.

Monitore suas vendas e lucro

E a última dica para Black Friday retoma um assunto abordado logo no começo: uma vez que você estabelecer os objetivos que deseja alcançar com essa promoção, você precisa monitorar o desempenho em tempo real. Às vezes, sua promoção vai precisar de um ajuste, ou um empurrãozinho, para que seja um sucesso e o quanto antes você identificar essas possibilidades, melhor.

Por isso, não deixe de conferir os relatórios de desempenho, estoque, despesas e faturamento que você pode criar com o Nex. Além de serem muito simples de analisar, você gera com informações que fornece automaticamente ao vender, controlar seu estoque e seu caixa. Saiba mais clicando aqui.

E aproveite para testar gratuitamente por 14 dias os recursos disponíveis por assinatura do Nex. Após esse período de testes, você tem completa autonomia para decidir qual plano e por quanto quer utilizá-lo. Isso vale, inclusive, para o plano grátis, disponível por tempo indeterminado. 

Conclusão

As melhores promoções Black Friday para o seu comércio são as bem planejadas e que levam em consideração o seu público-alvo.

Espero que sua próxima queima de estoque seja um sucesso e que você ponha em prática todas as dicas que viu por aqui.

Fico no aguardo dos seus resultados nos comentários e não deixe de tirar suas dúvidas!

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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