Pesquisa de Mercado: o que é e como fazer [passo a passo]

Saiba tudo sobre pesquisa mercadológica: para que serve, qual a sua importância, vantagens, perguntas, onde aplicar e como elaborar de maneira eficiente!

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O que você vai ver nesse texto:

Quem é leitor assíduo aqui do blog, já deve ter notado o quanto destacamos em grande parte dos nossos artigos a importância de uma boa pesquisa de mercado para quem deseja ser um empreendedor bem sucedido.

Uma das principais razões para isso é que todos os empreendedores, sejam grandes ou pequenos, podem beneficiar-se com uma pesquisa mercadológica. Se você está pensando em iniciar um novo negócio, lançar um novo produto ou serviço, criar novas estratégias de marketing, aventurar-se em um nicho de mercado desconhecido, ou simplesmente melhorar o desempenho da sua loja, está no texto certo!

Mas afinal, o que é pesquisa de mercado? Como fazer uma? Quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio? Continue lendo para conhecer as respostas para todas essas questões e aprender muito mais sobre o assunto.

Boa leitura.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma estratégia que consiste na coleta e na análise de dados e informações que possam auxiliar um negócio a tomar decisões assertivas de maneira mais segura.

Há duas maneira de reunir essas informações, são elas:

  • Pesquisa primária: nesse tipo, quem realiza a pesquisa é você mesmo, sendo responsável pela coleta e análise de dados.
  • Pesquisa secundária: já aqui, a pesquisa de mercado é realizada por terceiros, ficando disponível para quem desejar acessá-la. É comumente utilizada por empresas privadas de maior porte.

Uma boa pesquisa mercadológica vai ajudá-lo a conhecer melhor o mercado que deseja explorar e, quanto mais informações você conseguir, mais preparado você vai estar para agradar os consumidores.

O cadastro de clientes é uma poderosa ferramenta de marketing que você pode utilizar na sua pesquisa de mercado. Conheça melhor cada cliente e aumente as chances de fidelização! Salve informações importantes de forma segura como: nome, contato, endereço, entregador favorito e use o campo de observações para deixar anotações especiais. Saiba tudo sobre o Cadastro de Clientes do Nex aqui.

Para que serve uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado ajuda a identificar oportunidades, problemas e tendências do mercado e dos consumidores.

Sendo assim, você fica sabendo onde seus esforços precisam ser concentrados, entendendo:

  • Quais aspectos devem ser melhorados no seu negócio
  • As áreas que precisam de investimento de recursos
  • As necessidades reais do seu público-alvo
  • Informações importantes dos concorrentes

Tudo isso vai ajudar você a criar estratégias mais eficientes para ter sucesso no mercado. No tópico sobre benefícios, falamos mais sobre isso e outros aspectos positivos que a pesquisa de mercado pode gerar em seu comércio.

Importância da pesquisa de mercado para o seu negócio

Nada melhor do que um exemplo prático para entender a importância de uma nova estratégia, não é? Então, vamos lá!

Imagine que você é dono de uma mercearia simples em um bairro pequeno da sua cidade, com o mundo ainda se recuperando da pandemia e os impactos econômicos negativos gerados por ela, seu negócio está se restabelecendo lentamente. Contudo, seus concorrentes estão crescendo muito mais rápido do que você, mas o que eles estão fazendo diferente?

Bom, para saber quais estratégias a concorrência está aplicando nos comércios locais e não ficar para trás, uma boa pesquisa de mercado vai ajudar muito. Após fazer a pesquisa mercadológica, você descobre que trabalhando com um catálogo digital, divulgando-o nas redes sociais e oferecendo entregas pelo bairro, as vendas da sua mercearia iriam crescer muito mais rápido! Com essa pesquisa, seu negócio vai ficar muito mais competitivo no mercado e conversar melhor com as necessidades dos clientes.

Você pode até pensar que não precisa de tanto trabalho para pensar e colocar em prática novas ideias. A questão é que, sem uma pesquisa mercadológica, os riscos de implementar novas estratégias são muito maiores, e você, mais do que ninguém, sabe como cada nova ação exige investimento, e jogar dinheiro e tempo fora não é uma opção.

A pesquisa de mercado, além de mostrar a viabilidade ou não de uma ideia, também fornece informações importantes para traçar o melhor caminho para alcançar seus objetivos, de acordo com seu segmento e nicho de mercado. Além de outros benefícios que vamos abordar no tópico seguinte.

7 benefícios de uma pesquisa de mercado

Avaliar a viabilidade do seu negócio

A pesquisa mercadológica pode ajudar aqueles que desejam abrir um novo empreendimento, mas também serve para aqueles que desejam inovar de alguma forma em seu negócio já consolidado.

Para quem está começando, uma pesquisa de mercado pode ajudá-lo a definir fatores importantes como a localização e a identidade visual da sua marca.

Já para quem deseja trabalhar em um novo segmento de mercado ou vender um novo produto, por exemplo, a pesquisa vai ajudar a identificar se de fato é uma boa ideia, analisando pontos como tamanho do mercado, público-alvo e investimento necessário.

Conhecer seus concorrentes e suas estratégias

A experiência de cada empreendedor é única, e é possível aprender muito com a vivência de cada um.

Quando você sabe alguma estratégia que seu concorrente tentou, mas deu errado, é pouco provável que você queira arriscar e pagar para ver, né? Fazendo uma pesquisa de mercado você vai aprender com os erros e acertos dos concorrentes, aproveitando tudo o que foi bom, evitando aquilo que não funcionou e tendo ainda mais ideias para o seu negócio.

Definir seu público-alvo

Estudar a fundo o perfil dos seus consumidores vai permitir conhecer melhor suas necessidades, desejos e comportamento, o que ajudará muito na hora da tomada de decisões.

Assim, fica muito mais fácil criar estratégias que conversem com seu público-alvo de maneira eficiente, desde a comunicação utilizada nas redes sociais, até o atendimento oferecido dentro do seu estabelecimento, aprimorando a experiência do cliente.

Analisar o mercado de fornecedores

Um negócio próspero precisa de bons parceiros ao lado, os fornecedores vão influenciar diretamente no tempo de entrega dos seus produtos e na qualidade das mercadorias.

Para evitar dores de cabeça, é importante analisar o mercado antes para encontrar os perfis que melhor se encaixem na sua necessidade, avaliar diversos aspectos e comparar os fornecedores disponíveis vão ajudá-lo na hora de fechar negócios.

Para aprimorar suas habilidades de negociação, leia nosso post sobre o tema: clique aqui e saiba como negociar com fornecedores.

Identificar novas oportunidades

Ao fazer uma pesquisa de mercado você vai poder estudar melhor a área de atuação do seu negócio e identificar oportunidades ainda não aproveitadas.

Saber dessas informações com antecedência pode trazer novos rumos para seu empreendimento, ajudando-o a aprimorar suas estratégias e obter resultados melhores.

Dimensionar o mercado

Uma ideia de negócio incrível, mas que ninguém consumiria, não faz sentido no mercado, já que não teria demanda. E quando você quer ingressar em um novo mercado, que é dominado por grandes empresas e já está saturado de pequenos comerciantes também, fica mais difícil se destacar começando do zero.

Aí está a importância de estudar o mercado, uma boa pesquisa vai permitir conhecer o tamanho do mercado que você está inserido ou desejar entrar, identificar novas tendências, conhecer qual é o segmento mais lucrativo, avaliar a performance do seu produto e detectar novos nichos ou micro nichos no seu segmento.

Com essas informações fica mais fácil perceber a viabilidade da sua ideia e encontrar um diferencial para o seu comércio.

Criar estratégias mais eficientes

No momento de definir novas estratégias ou repensar as atuais, ter informações atualizadas e reais do mercado vai fazer toda a diferença na hora de deixá-las mais competitivas.

Após a pesquisa mercadológica, você vai ter dados detalhados e valiosos sobre seu segmento de atuação, os fornecedores e seu público-alvo, permitindo criar ações mais seguras e com melhores resultados.

Como fazer uma pesquisa de mercado em 7 simples passos

Confira agora os passos básicos para aprender como montar uma pesquisa de mercado:

Estabelecer o objetivo da pesquisa

Antes de sair aplicando questionários por aí, você precisa ter algumas coisas bem definidas, a primeira delas é o objetivo da pesquisa, pois é ele que vai determinar os próximos passos da sua pesquisa de mercado.

Portanto, pense em qual é a finalidade dessa pesquisa, quais são as informações que você deseja obter com ela? A ideia principal da pesquisa mercadológica é responder a uma dúvida, e é por isso que uma dica que pode deixar esse primeiro passo mais fácil, é transformar seu objetivo em uma pergunta.

Por exemplo, vamos supor que seu objetivo seja conhecer melhor seus clientes, nesse caso você pode transformar seu objetivo na seguinte pergunta:

“Qual é o perfil de consumidor que minha loja atende atualmente?”

Dessa maneira fica muito mais claro o tipo de resposta que você deseja obter com esse estudo.

Determinar seu público-alvo

Como vimos anteriormente, a pesquisa de mercado pode ajudar a conhecer melhor seus clientes, fornecedores e concorrentes, mas não todos ao mesmo tempo, e é por isso que você precisa definir antes quem será o público-alvo da sua pesquisa.

O público vai ser definido com base no objetivo da pesquisa, no exemplo do tópico anterior, já é possível perceber que o público-alvo são os consumidores, sendo essa uma informação crucial na hora de pensar e definir as perguntas do questionário.

Públicos-alvo diferentes exigem abordagens diferentes também.

Definir a amostra da pesquisa

Para que a sua pesquisa traga dados relevantes para o desempenho do seu negócio é preciso definir uma amostragem representativa, ou seja, determinar o número de pessoas que deve ser entrevistada e qual deve ser o seu perfil para que os resultados possam refletir a opinião de um grupo maior com maior precisão.

O perfil do público vai depender do objetivo da sua pesquisa, mas muitas vezes pensar em faixa etária, classe social e até mesmo região geográfica fazem parte da definição da amostra.

Em relação ao número de entrevistados, você pode usar ferramentas que auxiliem a determinar qual é o número de entrevistados que precisam responder sua pesquisa para ter resultados confiáveis ao final do estudo, uma delas é o SurveyMonkey, que conta com inscrição gratuita também.

Elaborar um roteiro de perguntas

Elaborar um roteiro de perguntas é essencial para coletar os mesmos dados e fazer uma comparação dos resultados ao final da pesquisa.

Comece por perguntas mais amplas e depois coloque as perguntas mais específicas, em relação ao número de perguntas, não existe uma quantidade certa, pois isso vai depender de diversos fatores como objetivo, o tipo de pesquisa e como são as perguntas.

Certifique-se de que todas as perguntas do seu roteiro sejam relevantes e possam fornecer algum insight, isso quer dizer, que o ajudem a entender algum aspecto do seu negócio melhor, um número mais reduzido de perguntas pode não ser o suficiente para responder suas principais dúvidas, já um número muito grande pode tornar o questionário cansativo, gerando pouca participação do público.

Procure também um equilíbrio entre perguntas de múltipla escolha ou perguntas abertas, na quais o entrevistado tenha que escrever por extenso sua resposta, prefira sempre perguntas mais diretas e objetivas, deixando um número pequeno de perguntas abertas quando elas forem necessárias.

Escrever o questionário de pesquisa de mercado

As perguntas do seu questionário precisam ser pensadas com bastante atenção, quanto mais simples e diretas elas forem, melhor.

Tome cuidado também para que elas sejam imparciais, evitando induzir os participantes, e não contenham duplo sentido ou mais de uma possível interpretação.

Antes de aplicar o questionário, faça um teste com um grupo pequeno de pessoas que possam oferecer um feedback transparente sobre o questionário.

Aplicar o questionário

Aqui você deve definir qual vai ser o canal utilizado para aplicar e coletar os dados da pesquisa de mercado.

Se optar por aplicar o questionário de forma presencial ou por telefone, reforce a atenção para não induzir o público-alvo, pois expressões e tom de voz podem influenciá-los de alguma forma e inibir sua honestidade, impactando no nível de confiabilidade dos resultados.

Quando a pesquisa é online fica mais fácil ser imparcial, nesse caso, é importante conhecer várias ferramentas e escolher qual é a mais adequada no seu caso.

Vamos falar mais sobre ferramentas daqui a pouco.

Analisar os resultados da pesquisa

Por fim, chegou a hora de analisar os dados. Compile os resultados da pesquisa e tabule as informações, procurando agrupá-las em padrões para facilitar a elaboração de gráficos que melhorem a visualização e análise final.

Faça um relatório detalhado com os resultados obtidos, identificação dos problemas e o planejamento dos próximos passos, guarde-o em um lugar seguro, como o Google Drive, para que você possa acessá-lo futuramente quando precisar e comparar sua evolução ao fazer uma nova pesquisa.

Ferramentas para elaborar uma pesquisa de mercado eficaz

Como prometido, agora vamos falar sobre 3 ferramentas para realizar uma pesquisa de mercado online de forma simples:

Google Forms

Reprodução | Google Forms

Muito provavelmente você já teve contato com essa ferramenta ou ouviu falar sobre ela.

O Google Forms é uma ferramenta gratuita para criar formulários de forma simples, nela você pode adicionar imagens para deixar seu questionário mais atrativo, trabalhar com diferentes modelos de perguntas e selecionar a obrigatoriedade de cada uma, garantindo que as perguntas mais essenciais não sejam esquecidas na hora de responder sua pesquisa.

Typeform

Reprodução | Typeform

Mais uma ferramenta que facilita a criação e divulgação de pesquisas online. Nela você encontra templates prontos ou pode criar seus formulários do zero e enviar sua pesquisa por e-mail ou SMS.

O Typeform oferece recursos avançados para quem é assinante, mas também possui uma versão gratuita com recursos mais simples, o que permite que a plataforma seja utilizada por todos.

Forms App

Reprodução | Forms App

A última recomendação de hoje é o Forms App, um criador de pesquisas online que possibilita a elaboração de pesquisas em poucos minutos, sendo possível personalizar o design do formulário mesmo na versão gratuita.

A plataforma conta diferentes modelos que você pode adaptar de acordo com o seu tipo de pesquisa, incluindo um modelo específico para pesquisa de mercado.

Formas de entrevistar seu cliente

Existem diferentes maneiras de fazer uma pesquisa de mercado na internet, vamos conhecer algumas maneiras de entrevistar seu cliente:

WhatsApp

O WhatsApp sempre foi uma ferramenta bastante utilizada para a comunicação entre pequenos comerciantes e seus clientes, afinal, é mais fácil ter uma proximidade maior com o consumidor final quando você tem um negócio local.

Não dá para deixar de aproveitar esse canal na hora de entrevistar seu cliente, seja amigável e breve, utilize os emojis a seu favor para deixar a conversa mais simpática e atente-se ao horário, por ser uma rede de uso pessoal também, é preciso respeitar o cliente e não mandar mensagens cedo ou tarde demais.

Redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar sua pesquisa de mercado e convidar os clientes a respondê-la.

Ao criar um formulário do Google Forms, por exemplo, você pode gerar um link de acesso à pesquisa, copiá-lo e compartilhar com os clientes interessados nas mensagens privadas, como o direct do Instagram.

E-mail

Nem todos os perfis de público ficam à vontade para serem contatados por empresas nas redes sociais ou WhatsApp, e você vai entender melhor isso fazendo uma pesquisa de mercado.

Para esses casos, uma ferramenta menos informal que pode ser usada para entrevistar seus clientes e enviar o formulário da pesquisa é o e-mail.

É importante entender que e-mail é um pouco diferente das plataformas anteriores, perdendo um pouco esse imediatismo nas respostas, e isso deve ser considerado no momento de pensar no prazo de resposta, os usuários não costumam olhar seu e-mail com a mesma frequência que as redes sociais.

Principais tipos de pesquisa de mercado e perguntas

O tipo de pesquisa mercadológica vai depender de acordo com o seu objetivo, o método escolhido e o perfil do público-alvo. Confira os tipos mais utilizados:

Pesquisa de hábitos de consumo

Esse tipo de pesquisa é ideal para quem deseja conhecer mais a fundo os consumidores da sua loja e suas preferências, sendo muito importante na hora de pensar em ações de marketing e vendas.

Veja alguns exemplos de perguntas que podem ser feitos na pesquisa de hábitos de consumo:

  • Quais formas de pagamento você utiliza mais?
  • Você é usuário de quais das seguintes redes sociais?
  • Com qual frequência você realiza compras?

Pesquisa de satisfação do cliente

Para alavancar as vendas e crescer no mercado, um aspecto indispensável é conhecer o nível de satisfação dos clientes e perceber quais são seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria.

Esse tipo de pesquisa possibilita a fidelização dos consumidores, algo que traz vantagens como redução de custos e aumento de vendas, falamos mais sobre outras vantagens da fidelização no texto sobre pós-venda, clique aqui para ler.

Uma das formas mais implementadas para avaliar o nível de satisfação dos clientes em uma pesquisa é montando uma escala com notas para os diferentes aspectos do seu negócio.

Vamos ao exemplo:

  • Em uma escala de 0 a 10 quanto você está satisfeito com o atendimento da loja? (sendo 0 muito insatisfeito e 10 muito satisfeito).*

* Deixe sinalizado de alguma forma o que cada extremo quer dizer, assim você evita diferentes interpretações.

Outro exemplo:

Pesquisa de imagem da marca

Aqui o elemento a ser avaliado é a sua marca, por meio dessa pesquisa você pode descobrir como está a força da marca no mercado, medindo a atenção recebida por ela em relação aos concorrentes.

Isso é feito para conhecer a imagem da sua marca no mercado e descobrir os pontos fortes e fracos, com as informações obtidas será possível desenvolver ações de melhoria para fortalecer seu posicionamento.

Confira perguntas de exemplo:

  • Quando você pensa na marca (coloque a sua) qual é a primeira palavra que vem à sua cabeça?
  • Que tipo de sentimento você tem quando pensa nessa marca?

Pesquisa com colaboradores

Se você tem funcionários em sua loja, mesmo que poucos, saiba que a satisfação impacta também no sucesso do seu negócio.

Estando insatisfeito com o ambiente de trabalho fica mais difícil oferecer um atendimento de qualidade para os clientes, concorda? Entender a satisfação do seu time e pensar em estratégias para mantê-los motivados pode melhorar o desempenho da sua loja e a percepção de marca dos seus clientes.

Algumas perguntas que podem ser feitas na pesquisa com funcionários são:

  • Você está satisfeito trabalhando nessa empresa?
  • O que poderia melhorar para deixar sua rotina de trabalho mais fácil?
  • Você sente que seu trabalho é reconhecido?
  • Você recebe suporte no trabalho quando precisa?
  • Na sua rotina diária você realiza mais tarefas do que aquelas combinadas?

É importante que você estipule uma periodicidade para realizar as pesquisas, afinal, o mercado está em constante mudança e as percepções de seus clientes e funcionários também, portanto, você precisa atualizar-se.

Utilize um Sistema de Gestão como ferramenta para ajudar na rotina da sua loja e na hora de coletar dados para sua pesquisa de mercado! Com o Nex você pode entender o comportamento dos seus clientes controlando as vendas, implementando o programa de fidelidade e avaliando os relatórios e estatísticas que o sistema gera, avalie também o desempenho de seus vendedores e controle a sua comissão. Conheça mais sobre o Nex.

Conclusão

O conteúdo de hoje foi extenso, mas esperamos que você tenha percebido como uma pesquisa de mercado pode ajudar seu negócio a conquistar resultados melhores e tomar decisões mais assertivas, com um bom embasamento. E se você pensava que era uma estratégia destinada apenas a grandes marcas, nada disso daqui em diante, combinado?

Uma pesquisa de mercado não precisa ser longa ou complexa demais, depois que você fizer a sua primeira pesquisa de mercado será muito mais fácil fazer as próximas, só precisa um pouco de reflexão sobre o que se deseja saber, pesquisa e planejamento para escolher as perguntas, o formato e a plataforma certa para colocar a mão na massa.

Esperamos que possa ter encontrado as respostas que procurava sobre o tema e que se sinta mais preparado para aplicar sua pesquisa de mercado.

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Camila Upegui

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