Você precisa de engajamento na sua marca? Qual o público que você quer atingir? Quem é a sua persona?
O setor de marketing ou publicidade de um negócio está voltado para o cliente, ou seja, a parte de criação da persona são com esses profissionais.
No marketing, a definição de persona é um perfil ideal do seu cliente e funciona, basicamente, como uma estratégia de mercado para identificar o seu público-alvo.
Se você está pensando em criar um persona para a sua loja, acompanhe o texto a seguir que está cheio de dicas e exemplos para você conseguir fazer um bom trabalho.
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O que é persona?
A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em uma pesquisa que mostra o comportamento e as características dos seus consumidores.
Podendo também apresentar uma criação de suas histórias pessoais, seus objetivos, seus desafios e suas motivações.
O objetivo de criar um perfil com essas sínteses é criar as características dos clientes para que a sua marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e atender às suas necessidades.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
É comum que as pessoas confundam o público-alvo e a persona, porém persona e público-alvo não são sinônimos.
Antes de te explicar a diferença entre os dois, vamos para um exemplo prático:
- Público-alvo: Homens e Mulheres, de 40 a 60 anos, solteiros ou casados, com a pele madura, com a renda média mensal de R$ 3000. Pretendem investir o seu dinheiro para comprar produtos de beleza específicos para pele deles.
- Persona: Maria Helena tem 50 anos, é aposentada. Ela gosta de produtos de pele e quer investir o seu dinheiro para itens, que sejam focados em peles mais “maduras”. Está buscando uma loja de cosméticos que atenda às suas necessidades.
A diferença entre esses dois casos é que o público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende os seus produtos. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e personalizada.
Sei que ao ler sobre esse assunto na primeira vez pode soar muito parecido. Entretanto, pensar em uma estratégia de marketing que seja direcionada a Maria Helena e não a um extenso público-alvo pode aumentar as chances de engajamento e de vendas.
Caso tenha se interessado no assunto, recomendo ler o texto “O que é público-alvo e como definir o da sua empresa” no blog do Nex!
Para que serve as personas no marketing?
A estratégia de personas tem um grande potencial para o comércio, pois com ela você pode criar estratégias mais eficazes que irão engajar.
Baseando-se em dados reais sobre o comportamento e características demográficas dos clientes.
A persona guia na criação de conteúdo e de estratégias, como na elaboração de campanhas de anúncio, promoções, entre outras coisas.
Tipos de persona
Depois que tivemos o aprofundamento do que é persona e a sua importância, está na hora de ver quais são os tipos de personas que existem e quais são os propósitos de cada uma. Abaixo você consegue conferir todas elas!
Buyer persona
O exemplo de persona mais conhecido é a buyer persona (traduzido para o português como persona do comprador), basicamente é um perfil semi fictício que representa o comprador ideal, ou seja, o comportamento, as demandas, os desafios e objetivos do consumidor final no seu negócio.
A partir dessa persona, é possível direcionar os esforços para gerar impacto positivo no cliente em potencial e aumentar as chances de vendas.
Além disso, você pode entender outros tipos de características como a preferência nos métodos de pagamento, qual a melhor forma de comunicação entre a sua loja e os clientes para solucionar problemas.
Audience persona
A audience persona (traduzido para o português como persona do público) é voltado para a interação do público com as redes sociais da sua loja.
Essa parte é muito importante para o engajamento da sua marca com o usuário.
A audiência apresenta um perfil diferente do seu comprador: eles estão envolvidos com a rede social e publicações. Para isso, o ideal é criar uma página nas redes sociais, leituras em blogs ou vídeos.
Proto persona
A proto persona (traduzido para o português como protótipo de persona) é uma versão inicial das personas de uma empresa. Ela é criada por meio das pesquisas coletadas, avaliando quais são as principais características dos seus clientes.
Trata-se de um direcionamento inicial para começar a estruturar a criação dos perfis mais completos.
Brand Persona
A persona não precisa necessariamente ser um consumidor ou audiência, mas sim a própria empresa. A ideia dessa persona é humanizar a sua marca, criando um perfil que representa os valores e visões da loja. Um exemplo disso é a Magazine Luiza com a Magalu, assistente virtual da empresa que se comunica com todos os clientes.
Qual o tipo de persona ideal para o seu comércio?
Antes de responder essa pergunta, é necessário entender que não existem uma persona mais apropriada para a sua loja. Tudo depende dos seus objetivos.
Por exemplo, caso a sua empresa esteja almejando o engajamento nas redes sociais e queira fortalecer uma boa reputação online, é preciso investir na persona de audience persona. Nesse caso, é preciso conhecer a sua audiência e ter um tom de voz eficiente e humanizado.
Sendo assim, o mais importante é definir quais são os seus objetivos e, a partir disso, criar uma persona para atender as demandas dos seus clientes.
Como criar uma persona em 4 simples passos
Vimos quais os tipos de personas e de qual forma escolhemos a melhor para atender as necessidades do seu negócio, mas como criar um persona? É isso que vou te mostrar agora!
A criação de personas é um processo, sendo ele demorado e com muita pesquisa, então não dá para descrever qualquer coisa para representar os seus clientes.
Para cumprir o seu papel, a persona deve ser resultado de pesquisa, análise e construção.
A seguir, vou mostrar dicas para criar uma persona para o seu negócio. Confira:
Coleta de dados de clientes
O primeiro passo para a construção de uma persona é a coleta de dados.
Uma boa coleta de dados começa com um planejamento de pesquisa, que envolve a definição dos objetivos, público-alvo e a construção do instrumento de coleta, por exemplo, um roteiro de perguntas para realizar entrevistas.
Com o objetivo e público-alvo da pesquisa certos, você precisa conhecer o perfil dos consumidores. Você pode incluir outros consumidores, como clientes em potencial, entretanto é melhor focar em consumidores que comprar os produtos da sua loja com frequência.
Para realizar a pesquisa é necessário que você combine diferentes métodos e instrumentos, que proporcionam uma visão mais completa do seu objeto de estudo. Há dois tipos de pesquisas: a qualitativa e quantitativa.
As pesquisas quantitativas são aplicadas em mais pessoas e permitem medir o comportamento delas, são realizadas perguntas de múltipla escolha. Já as qualitativas são menos numerosas, mas obtêm respostas mais aprofundadas, pois as perguntas são dissertativas.
Principais perguntas para definição de uma persona
Depois que saber qual o modelo de pesquisa você quer realizar, agora você precisa separar quais perguntas fazer aos seus clientes.
O ideal é que você divida as perguntas em categorias, que podem ser: objetivos pessoais e profissionais, gosto e interesses, dificuldades pessoais e profissionais e sonhos.
Abaixo, listo questões que você pode usar no questionário para o seu público:
Perguntas pessoais
- Qual sua idade?
- Qual seu estado civil?
- Onde você mora?
- Tem filhos?
- Qual é a sua classe social?
- Quais são os seus valores?
Perguntas sobre estilo de vida
- Quais marcas você mais costuma usar/comprar?
- O que costuma fazer durante o seu dia?
- O que consome?
- Quais os lugares que você mais gosta de frequentar?
Consumo de conteúdo
- Quais redes sociais você usa?
- Como você se mantém informado?
- Como você aprende novas habilidades?
- Quais assuntos você mais gosta de acompanhar?
Hábitos de compra
- Quais marcas você costuma usar?
- Como você se informa sobre marcas e produtos? Onde costuma comprar?
- Em quais canais você prefere interagir com marcas?
Perguntas sobre informação
- Quais são as redes sociais que você faz parte?
- Com qual frequência você consulta essas redes?
- Que conteúdo considera interessante?
- Quais as principais páginas, sites e blogs que segue?
Análise de dados
Após aplicar a pesquisa aos seus clientes, é preciso analisar os dados que você coletou.
Na análise, procure identificar os padrões nas respostas, pois representam as características, problemas, desafios e dúvidas comuns em vários clientes e que devem fazer parte na persona.
Para que você tenha visualização de todas as respostas é importante organizar de maneira funcional. Você pode criar uma tabela com as etapas de perguntas ou fazer um quadro com as perguntas.
Montagem da persona
Depois que a análise dos dados foi feita, a persona ganhará vida. Ela terá um nome, rosto e um perfil definitivo, com as características e comportamentos que você percebeu serem mais relevantes.
O segredo para montar a persona é imaginar que ela fosse um humano de verdade, que vai interagir com a marca, ler os conteúdos, conversar com os clientes e comprar os produtos.
Procure criar um texto descritivo sobre essa persona que você está criando.
Exemplos de persona
Após ter visto quais perguntas fazer para os clientes entrevistados, vou te mostrar duas personas da Nextar para você poder se inspirar e criar as personas da sua loja.
Com o processo de montar as personas feito, chegou-se à conclusão de um perfil. O foco da empresa é ajudar os pequenos comerciantes, ou seja, essa pessoa ajuda a criar estratégias para produzir conteúdos, melhorar as vendas e a comunicação.
Para sintetizar e facilitar a memorização na hora de criar a sua persona, abaixo separei algumas informações que deram vida a persona da Nextar. Confira:
- Idade: 39 anos de idade
- Profissão: Administradora do depósito de construção da família
- Renda mensal aproximada de R$ 4.800,00
- Localização: Belo Horizonte, MG
- Assuntos de interesse: Ela se formou em administração e acabou herdando os negócios da família. Atualmente ela administra um tradicional depósito de construção de porte médio em Belo Horizonte. Sempre gostou de estudar e procurar novidades, mas se surpreendeu ao administrar as pequenas empresas da família. Por conta disso, procurou o Nex, um sistema de gestão para pequenos comerciantes.
Ferramentas para te ajudar a construir sua persona
Para realizar a sua persona, você precisa utilizar ferramentas para te ajudar. Pensando nisso, separei algumas ferramentas desenvolvidas para essa finalidade. Conheça algumas opções abaixo:
O Fantástico Gerador de Personas
O Fantástico Gerador de Personas foi desenvolvido pela Rock Content em parceria com o site Resultados Digitais.
Essas duas empresas estão utilizando os recursos para desenvolver estudos, pesquisas e ferramentas para criação de personas.
A plataforma é intuitiva e fácil de usar, também tem recursos gratuitos para você conseguir montar a sua persona.
Super Persona
A Super Persona é uma ferramenta web criada pelo portal Superstorm em 2015, ela pode ser usada de forma ilimitada para criar quantas personas você quiser. É uma plataforma fácil de utilizar e a melhor parte que é gratuita.
Make My Persona
A Make My Persona foi criada pelo Hubspot, uma das maiores ferramentas de automação de marketing do mercado.
No marketing está presente a construção de personas para entender quem é o público que consome os produtos e interagir nas redes sociais da sua loja.
A plataforma é parcialmente gratuita, pois algumas funcionalidades são pagas. Mas, caso você queira só ter a base da sua persona, pode utilizar a web ferramenta tranquilamente.
Google Forms
Como você viu no tópico anterior, a base de uma persona é criada por dados que vão ser analisados para criar um perfil e modelo para sua persona.
Uma das formas mais conhecidas é criar formulários para conseguir ter as respostas dos seus clientes.
Caso você queira economizar na pesquisa e não queira contratar empresas para isso, você mesmo pode criar um formulário. Com o Google Forms é usado para pesquisas variadas, desde pesquisas acadêmicas até a pesquisas para criar um persona.
Principais dúvidas na hora de criar uma persona
Pode ser que você tenha seguido todos os passos e ficou com dúvidas no processo ou até mesmo nas características do seu negócio.
Por isso, vou responder algumas dúvidas que são muito comuns na hora de montar a sua persona!
É possível criar mais de uma persona para o meu negócio?
Ao coletar os dados da pesquisa, talvez você encontre mais de um perfil predominante nos seus clientes, o que pode levar à criação de mais de uma persona. Não há problema nenhum de ter mais de uma persona, inclusive a maioria das empresas tem mais de uma persona.
Porém, não exagere, principalmente se você está começando. Ter muitas personas pode tirar o foco das estratégias e conteúdos.
Como criar uma persona sem ter clientes?
Se a persona precisa de dados sobre os clientes para se basear, como posso fazer uma persona se o meu negócio ainda não tiver clientes? Essa é uma excelente pergunta!
Pode ficar tranquilo que nesses casos, existem outros métodos de pesquisa que você pode fazer para conhecer melhor o público que interage com a sua marca e o cliente em potencial. Esses são os caminhos:
- Pesquisa de mercado: pesquise no setor que você está inserido qual o tipo de público-alvo e invista nisso.
- Pesquisa com a sua base de contatos: caso você tenha pessoas que estão trabalhando no mesmo setor, você pode entrar em contato para entender sobre os clientes.
- Análise de concorrentes: você pode pesquisar e ir atrás de lojas que estão no mercado que você quer crescer. Faça pesquisas através do Google ou vá pessoalmente para entender qual o tipo de cliente.
Recomendo que combine esses métodos, porque assim você pode ter dados confiáveis para construir a sua persona.
O que não podemos fazer na hora de criar personas?
Como você pode ver, criar uma persona para o seu negócio é uma etapa essencial para ter engajamento e sucesso nas vendas. Porém, as vezes erros são cometidos e podem gerar poucos resultados.
Nesse tópico, vou te mostrar alguns erros que podem ser cometidos e que você precisa evitar. Veja!
- Fazer poucas ou muitas perguntas para os clientes: um erro muito comum em formulários de pesquisa para personas é quando as perguntas são desconexas e invadem o espaço do cliente, porque o público pode não se sentir muito confortável em responder. E o oposto, que também é um erro, questionar pouco sobre os clientes. É importante lembrar de fazer perguntas objetivas para acrescentar na produção.
- Não focar nos objetivos da empresa: outro erro que é muito cometido por lojistas que estão começando a criar suas personas é criá-las sem os objetivos do negócio. Então, antes de fazer a sua persona é importante que você tenha todos os objetivos em mente para poder criar estratégias de marketing eficientes.
- Criar muitas personas: A sua loja pode ter mais de uma persona, porém elas precisam ter sentido com os objetivos que o seu negócio quer alcançar. Entretanto, criar muitas personas pode prejudicar as suas estratégias, vendas e comunicação. Porque, se tiver personas para todas as finalidades você acaba não focando nas áreas mais importantes e não administra nada, tome cuidado na hora de montar mais de uma persona.
Persona e a jornada de compra no comércio
Como você pode ver, a persona é uma representação fictícia das características de seus clientes ideias. Já a jornada do comprador é um esboço das várias etapas que os clientes em potencial precisam percorrer para se tornar um cliente real.
A persona anda com a jornada de compra, pois ela precisa fornecer todas as informações necessárias para criar ações que melhorem as vendas para os clientes.
Esse processo pode parecer fácil, porém na realidade cada pessoa que compra na sua loja está em uma jornada de compra. Eles têm as suas próprias necessidades, dificuldades e motivações individuais. Sendo assim, você teria um roteiro específico para cada cliente em potencial e de como alcançar os objetivos de compra de cada um.
Por isso, que no processo da criação de personas a jornada de compradores precisa estar incluída, pois ambas interagem com clientes diferentes no seu negócio.
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Conclusão
E chegou ao fim mais de um texto do blog!
Agora que você já sabe o que são personas, para que servem e como criar o personagem do seu negócio. Você pode criar estratégias mais assertivas e conseguir focar nos objetivos da sua empresa.
Pois, quando um público passa a ser representado por uma pessoa, é mais fácil entender as motivações, necessidades e dificuldades e podendo humanizar a sua marca.
Espero você nos próximos textos.
Até logo!
Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.