O que é Google Trends e como usá-lo

Entenda o que é Google Trends e como ele pode favorecer nas vendas do seu comércio.

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O que você vai ver nesse texto:

Já percebeu que existem coisas que antes eram tendência e hoje ninguém mais ouve falar, ou então não era dado valor há alguns anos e hoje quase todo mundo sabe a respeito? Isso acontece porque as tendências de produtos e assuntos estão em constante mudança e o que é popular hoje, pode ser ultrapassado amanhã.

Para ajudar você a acompanhar os temas em destaque na internet e produzir um conteúdo atualizado para seu negócio, vou falar do Google Trends, ferramenta que percebe quais são as mudanças de tendência com base em buscas feitas pelos usuários.

Existe algo mais tendência do que realizar vendas presenciais e online em um só sistema de gestão? Acesse o site da Nex e saiba como ter seu catálogo online!

O que é Google Trends?

O Google é uma ferramenta de pesquisa muito completa e cheia de recursos para quem quer gerenciar seu negócio e destacar sua presença online, e um destes recursos é o Google Trends.

Mas afinal, o que é Google Trends?

Google Trends é uma ferramenta que identifica tendências de acordo com o comportamento de busca dos usuários dentro das pesquisas Google.

E para que serve o Google Trends?

Essa ferramenta serve para mensurar o volume de buscas de uma determinada palavra-chave em um intervalo de tempo.

Com isso, você consegue realizar um planejamento de marketing tendo como base as pesquisas realizadas pelos usuários que se encaixam no público-alvo do seu negócio!

Entenda como funciona a ferramenta Google Trends

Utilizar a ferramenta do Google Trends é mais fácil do que você imagina! Em primeiro momento você não precisa sequer criar uma conta para começar a explorar os assuntos mais pesquisados no Google ou o volume de busca de termos específicos.

O Google Trends coleta dados de pesquisa de usuários de forma anônima, protegendo sua privacidade, agrupa as pesquisas que estão sendo feitas no mundo inteiro através de sua ferramenta de busca e disponibiliza de forma atualizada, os assuntos do momento.

Como saber as palavras mais pesquisadas no Google?

É simples, basta você acessar o site Google Trends e clicar na aba “em alta” na parte superior da tela, lá você encontra os itens mais pesquisados em ordem de volume do país selecionado.

Quais são as funcionalidades que o Google Trends oferece?

O Google Trends também oferece informações sobre o que os outros usuários estão pesquisando, de forma personalizada!

Você pode pesquisar por uma palavra-chave que se encaixe na proposta do seu comércio e verificar seu desempenho de busca, inclusive comparado a outra palavra-chave de sua preferência.

A ferramenta também permite que você faça filtros por região, não só de países como de estados também, isso torna a sua pesquisa muito mais precisa e você passa a entender mais sobre dados demográficos do seu público-alvo.

Por que usar o Google Trends na sua estratégia?

Se você busca criar e construir uma presença online que seja bem estruturada e não passageira, é preciso adotar e se adaptar a novos mecanismos que tragam resultado ao longo do tempo.

Através da ferramenta Google Trends, as estratégias de venda se tornam muito mais certeiras, com análises que vão desde planejamento de marketing, até consulta de concorrentes.

Além disso, a ferramenta é ofertada de forma gratuita e possui uma funcionalidade bem intuitiva e de fácil aprendizado.

Vale a pena ver: a iniciativa cresça com o Google, oferece diversas instruções e cursos para aprimorar suas habilidades dentro da ferramenta de pesquisa mais utilizada mundialmente.

Fique por dentro das tendência do seu nicho de mercado

No Google Tendências você consegue realizar pesquisas relacionadas ao seu nicho de mercado e acompanhar o que está em alta dentro dele.

Além de realizar a pesquisa de filtro com o seu nicho, você também pode buscar palavras-chave específicas dentro do filtro.

Planeje pautas para sua produção de conteúdo

Não é a primeira vez que é falado sobre planejamento aqui no blog! Essa é uma etapa fundamental em toda e qualquer nova ação que você realizar, seja em uma campanha de vendas, produção de conteúdo, ou introdução de uma nova ferramenta.

Através dos resultados extraídos pelo Google Trends, você tem acesso a uma infinidade de informações relacionadas ao seu público, mas de nada vale se não souber planejar e organizar as pautas de conteúdo.

Veja mais sobre o assunto em nosso texto: 4 ferramentas de planejamento estratégico para o pequeno comércio.

Identifique seu público-alvo

A ferramenta de pesquisa Google é originalmente estadunidense, porém com sua grande demanda e evolução, ela se faz disponível em centenas de países, incluindo o Brasil. 

O Google Trends Brasil nada mais é do que a ferramenta adaptada em nosso idioma e com informações específicas de pesquisa dentro do nosso território e regiões. Isso significa que as pesquisas que você fizer dentro do site serão direcionadas ao público brasileiro e você terá acesso a dados demográficos e a quantidade de busca específica de cada região.

Existem características do seu público-alvo que dizem a respeito do seu comportamento de pesquisa e compra, isso deve ser levado em consideração na hora de realizar as análises.

Por exemplo: Na venda de roupas o comportamento de um cliente do público jovem, é geralmente relacionado a compras compulsivas, que atendam ao desejo visual de ser e possuir diferentes itens que estão em alta. Já o público mais velho, geralmente compra por necessidade e não por impulso, procurando assim produtos específicos para sua situação.

Percebe o quanto essas situações exigem abordagens diferentes? Identificar o público-alvo por categorias ajuda a entender melhor a necessidade de cada persona e criar uma estratégia ideal.

Compare termos e saiba quais sãos os mais usados na sua região

Através do Google Trends você pode realizar uma pesquisa por região com diferentes palavras-chave.

Por exemplo, você pode realizar uma busca com o termo “bolacha” e “biscoito” para saber qual é o mais utilizado pela sua região e assim poder aplicar no seu conteúdo de vendas.

Organize suas campanhas e ações com antecedência

Minha mãe sempre dizia que ”quem planeja seus passos anda com segurança”, antes eu não entendia, mas agora vejo o quanto isso facilita a vida.

Organizar seus objetivos com antecedência traz tempo para seu material ser acessado e engajado até a data do período de lançamento. Se você planeja uma ação de venda para o ano novo, por exemplo, ele já deve estar pronto com pelo menos 2 meses de antecedência, porque esse é um evento que as pessoas programam viagens e compras antecipadamente.

Fique de olho também: 4 ferramentas de planejamento estratégico para o pequeno comércio.

Monitore seus concorrentes e esteja um passo à frente

Esse é seu momento espião!

Para que você tenha noção da popularidade de uma determinada marca, basta pesquisar o nome dela na opção “explorar” do Google Trends. Você consegue acompanhar detalhes do volume de pesquisa de quase 10 anos atrás até os dias de hoje!

Através dessa pesquisa é possível saber de que forma os usuários estão pesquisando sobre o concorrente e quais os tópicos mais relevantes associados a ele.

Google Trends: como usar

Vamos ver agora na prática, os 3 passos de como usar o Google Trends:

  1. Acesse o site Google Trends.
  2. Clique na aba “explorar”.
  3. Pesquise a palavra-chave do seu interesse.

Aí fica fácil, né? Com estes primeiros passos, você tem acesso ao volume de buscas da palavra escolhida e já pode começar a aplicar seus conhecimentos!

Identificando as últimas tendências

Na aba “em alta”, você pode identificar as últimas tendências de pesquisa, com opções de filtro para pesquisas diárias, em tempo real e em diferentes países.

Reprodução | Tela Inicial do Google Trends

Pesquisando por um termo

Na aba “explorar” você pode adicionar os termos de pesquisa para verificar o volume de busca. Você também pode aplicar filtros de data e categorias.

Reprodução | Tela Explorar do Google Trends
Reprodução | Tela Explorar do Google Trends

Encontrando categorias relevantes

No filtro de “todas as categorias”, você pode buscar um nicho específico.

Reprodução | Tela Categorias do Google Trends

Comparando palavras-chave

Além da primeira palavra-chave, você pode incluir outras para fazer um comparativo. Veja no exemplo:

Reprodução | Tela de Comparação do Google Trends

Conferindo a relevância geográfica

É aqui onde as regiões são destacadas de acordo com o volume de busca. É tudo muito simplificado e de fácil entendimento!

Reprodução | Tela de Região do Google Trends

Atentando-se das tendências sazonais

As tendências sazonais são aquelas que surgem de acordo com determinadas épocas do ano, que geralmente estão ligadas a datas comemorativas e novas estações.

Alguns exemplos de tendências sazonais, são:

  • Material escolar.
  • Sorvete.
  • Vestuário de inverno.
  • Roupas fantasia.
  • Ovos de páscoa.
  • Biquínis.

Veja o exemplo de volume de busca de um item de inverno a partir da segunda semana do mês de Julho:

Reprodução | Tela de Gráfico do Google Trends

Dando aquela olhada na concorrência

Vimos que é possível monitorar os concorrentes e descobrir os tópicos mais relevantes associados a ele. Isso ajuda a estar sempre atualizado quanto às novidades de outras marcas, empresas e estratégias. 

Como analisar os dados do Google Trends e criar estratégias para seu negócio?

Existem algumas formas de interpretar os gráficos e números que são apresentados através da ferramenta, como na estratégia pico de pesquisa, por exemplo.

Ela ajudará você a entender quando há maior demanda por determinados produtos ou serviços através do volume de pesquisa e planejar suas estratégias de marketing de acordo com isso. 

Veja a relação entre resultados que a ferramenta oferece e o qual estratégia adotar:

  • Palavras-chave e termos melhor utilizados: você pode mudar ou adaptar um termo que você usava, por um que as pessoas conheçam mais.
  • Tendências emergentes: ficar atento a palavras ou termos que estão ganhando popularidade pode ser um meio de explorar áreas de crescimento.
  • Dados geográficos: essa é uma opção muito útil para que você consiga transmitir e adaptar as informações do seu negócio para campanhas, por exemplo, de acordo com a região.

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Conclusão

Você já conhecia a ferramenta Google Trends? Vimos hoje como encontrar os termos mais buscados no Google através desse mecanismo, que auxilia na descoberta de comportamentos online que ajudam a montar estratégias de venda direcionadas ao público certo.

Dentro dos diferentes desafios que a inclusão digital do seu comércio passa, falta de informações e dicas não é mais um deles! Estar atualizado e sempre pronto a dar um passo à frente não é fácil, por isso estamos sempre selecionando um conteúdo que ajude nessa jornada e torne sua rotina muito mais simples.

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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