O nome é uma parte essencial de todo comércio, ele é a primeira impressão que o cliente tem de sua loja, por isso você precisa escolher um nome que conquiste a atenção do seu público-alvo.
Encontrar o nome ideal para sua loja não é uma tarefa simples, é preciso ficar de olho em alguns aspectos.
Neste texto, vamos te ajudar com algumas dicas para escolher nomes de lojas e encontrar um perfeito para sua loja!
Aproveite a leitura.
Qual a importância de escolher o nome certo para sua loja
O nome de sua loja é a marca registrada do seu negócio e definirá a personalidade dela.
Escolher um nome atrativo permite que seus clientes lembrem de sua loja com maior facilidade, se destacando da concorrência.
Despertar a curiosidade do seu público, é o primeiro passo para provocar o interesse dele pela sua loja.
Lembre que o nome de sua loja também é uma ferramenta de marketing.
Se você está iniciando o seu negócio, conheça o Nex!
Um sistema feito para simplificar a gestão de lojas e comércios. Confira todos os recursos aqui.
Gerador de nome de lojas: devo usar?
Os geradores de nomes são ferramentas gratuitas que podem criar diversas opções para sua loja, usando apenas as palavras-chave do seu negócio.
Se você deseja encontrar um nome para sua loja em poucos segundos, essa ferramenta pode ser ideal para você.
O gerador de nomes é um recurso simples e fácil de usar, você também pode usar os nomes gerados por ele como uma inspiração para você criar o nome de sua loja.
Como escolher o nome único para sua loja
- Escolha nome curto
Na hora de escolher o nome para sua loja é importante lembrar que, nesse caso, menos é mais.
Nomes curtos e simples são mais fáceis de serem lembrados pelos clientes, por isso, escolha um nome curto que capture a essência de sua marca e seja fácil de entender.
Nomes curtos têm maiores chances de se tornarem populares e, com isso, sua loja pode se tornar uma referência dentro do seu segmento!
- Verifique se o nome ainda está disponível
Com o grande número de lojas que existem no mercado, é necessário que você tome cuidado para não acabar escolhendo um nome que já esteja sendo utilizado por outra loja. Escolher um nome que já foi adotado por outros comércios, pode gerar confusão entre os clientes.
Caso você opte por usar um nome que já exista, encontre formas criativas de diferenciar o seu perfil.
Por exemplo, se você quer abrir um café com o nome de “Quatro Estações”, no momento de pesquisar na internet, você irá se deparar com outros comércios, como restaurantes e hotéis, com o mesmo nome.
Se você deseja criar um site e/ou um perfil comercial nas redes sociais para a sua loja procure acrescentar alguma palavra que diferencie o seu negócio, como por exemplo a sua região ou segmento.
Pense em alternativas como “Café Quatro Estações” e aproveite bem a área para a descrição do seu negócio.
Use esse espaço de forma estratégica e crie um slogan que atraia a atenção do seu público-alvo.
No caso do exemplo anterior, você poderia usar: Café Quatro Estações, o melhor de Floripa.
Como funciona Naming
O naming é o nome da metodologia por trás do processo de criação do nome de uma marca.
No vídeo a seguir você confere como equilibrar o gosto pessoal e a parte estratégica ao escolher um nome para o seu comércio:
- Evite nomes que limitam seu crescimento
Na hora de escolher um nome para sua loja, evite nomes que descrevam seus produtos ou serviços.
Além de ser mais difícil para se destacar dos concorrentes, isso pode limitar o crescimento do seu negócio e gerar dores de cabeça no futuro.
Caso sua loja decida mudar o foco do negócio, precisará encontrar um novo nome.
Lista com 6 exemplos de nomes de lojas que chamam atenção
1. Adidas
Além de ser um nome curto, o nome “Adidas” tem uma pronúncia simples e é fácil de ser lembrado, sendo uma referência mundial como loja de calçados e roupas esportivas, além disso, o nome não limita a loja a apenas um único produto.
2. Lojas Americanas
Um dos nomes mais populares do setor de varejo do país, se popularizou devido ao seu nome que possui uma palavra-chave "lojas''.
Isso pode ser uma ótima estratégia na hora de pensar em nomes para sua loja, pense em termos que façam sentido com seu negócio.
3. C&A
Essa loja de vestuários é uma das maiores redes de lojas de departamento no país.
Ela possui um nome curto que, apesar de ter um símbolo no meio (&), tem uma pronúncia fluida e é fácil de lembrar.
4. Mercado Livre
Essa empresa argentina, se popularizou no mundo todo.
Tem um nome muito estratégico, já que, além de ser curto e simples, é amplo e usa a palavra-chave “mercado” que pode englobar diversos produtos, assim como a sua plataforma.
5. Magazine Luiza
Esse nome é composto por uma palavra em inglês e um nome próprio.
É preciso ter cuidado na hora de colocar palavras estrangeiras em nomes de lojas, você precisa se certificar que a palavra fará sentido para o seu público-alvo e que será fácil de pronunciar.
Caso você deseje colocar um nome próprio, encontre uma maneira criativa de diferenciá-lo, assim como o Magazine Luiza!
6. Casas Bahia
Essa loja brasileira foi assertiva na hora de escolher seu nome!
A palavra “Casas” já diz para o cliente que nessa loja ele irá encontrar os produtos que precisa para o seu lar, mostrando o segmento que atua, mas sem limitar a loja por causa do nome.
Use esses exemplos como inspiração, deixe sua imaginação fluir, quando você encontrar o nome perfeito para sua loja, chegou o momento de consolidar a sua marca e crescer no mercado.
Para facilitar a rotina do seu negócio, você pode contar com o auxílio de um sistema de gestão, o Nex é um programa criado especialmente para lojas e comércios. Conte com recursos, como: controle de vendas, controle de estoque, cadastro de clientes e muito mais!
Crie sua conta Nex agora e simplifique sua gestão em alguns instantes. É gratis!
Conclusão
Lembre-se que o nome é o primeiro contato que o cliente tem com sua loja.
Evite imitar os nomes da concorrência e escolha um nome que capture o espírito de seu negócio e que seja fácil de lembrar.
Pense em pessoas próximas que possam contribuir de forma positiva na hora de decidir qual é o melhor nome para sua loja, ter opiniões externas será importante no processo de tomada de decisão.
Não deixe de seguir nossas dicas e tenha um nome que atraia e conquiste seus clientes!
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão?
Não deixe de comentar.
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!