Tempos de mudança exigem adaptações especiais e, agora, mais do que nunca, as pessoas buscam empreender e abrir seu próprio negócio em casa para superar as dificuldades da pandemia.
Aliás, de acordo com uma pesquisa do SEBRAE, o país fechou 2020 com o maior número de empreendedores da sua história, com destaque para as microempresas individuais.
É pensando nessa tendência que hoje eu trouxe 9 ideias de negócios para você embarcar na jornada do empreendedorismo de dentro de casa.
Boa leitura!
Como começar um negócio em casa do zero? (GUIA)
Antes de passarmos aos ramos específicos de atuação, é importante começarmos com dicas iniciais para que você inicie nessa empreitada com um bom planejamento.
A organização é fundamental para a sua empresa, tanto nas etapas iniciais quanto no momento em que ela estiver consolidada.
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- Planejamento
Analisar com calma as opções disponíveis antes de tomar uma decisão é, sem dúvida, um dos pré-requisitos essenciais para ser um comerciante de sucesso!
Antes de entrar de cabeça nessa missão, certifique-se de que é possível e permitido que o seu ramo de atividade desejado seja feito em casa, e se é preciso algum alvará ou autorização por parte da prefeitura.
Em seguida, caso decida formalizar seu negócio e contar com benefícios como a facilidade nos empréstimos, encare de frente a burocracia necessária! Defina o tipo da sua empresa (MEI, ME ou EPP), a natureza jurídica, as atividades que serão exercidas (CNAEs), o regime tributário, e elabore o contrato social.
Para mais detalhes de como abrir uma empresa do zero, clique aqui.
- Pesquisa de mercado
Antes mesmo da formalização do seu comércio, você deve estudar o mercado.
Como já foi dito, é preciso prudência nos primeiros passos do mundo dos negócios, e entender bem como o seu ramo de atuação funciona é fundamental para prosperar no longo prazo.
Tendo isso em mente, você precisará destrinchar uma série de fatores que poderão influenciar os rumos da empresa: oportunidades à vista, ameaças externas, perfis de clientes e fornecedores, pontos fortes e fracos da concorrência, e novos produtos que podem vir a ser ofertados.
Para isso, pode ser utilizado o método tradicional de coleta de dados primários (você mesmo vai atrás das informações), por meio de entrevistas e reuniões com potenciais consumidores e colegas especialistas da área.
Ou então de maneira virtual, com a análise secundária dos dados através de ferramentas muito úteis como Google Trends, Facebook Insights, Google Analytics e conteúdos informativos e consultoria do SEBRAE.
- Público-alvo
Embora a etapa mencionada acima já envolva o entendimento de seus futuros consumidores, é importante dedicar um tópico só para isso; afinal, são os clientes que farão o seu negócio.
Então, antes de pensar nas estratégias para atraí-los, entenda quem são eles, quais são as suas principais necessidades e as possíveis soluções para satisfazê-las.
Para definir o seu público-alvo, é importante conversar com os possíveis interessados pelo seu produto ou, caso o contato direto não seja possível, crie formulários e divulgue-os pelas redes sociais, para que o maior número possível de pessoas responda e você possa entender com quem está lidando.
Dados como idade, profissão e até gostos pessoais são informações muito úteis para nortear as estratégias de captação e conversão desses clientes.
-Estratégias de marketing
Pronto, agora que você entende bem da concorrência do seu segmento e do público ao qual vai se dirigir, é hora de traçar estratégias para promover a empresa e de fato conseguir clientes.
Comece dedicando tempo e esforços à criação da sua marca, com elementos como a personalidade, logotipo e slogan; afinal, isso definirá a identidade do seu negócio.
Lembre-se: é importante acompanhar as tendências do mercado e não ficar para trás, e por isso hoje se tornou essencial investir no marketing de conteúdo, que está por trás de qualquer ação eficiente em atrair novos consumidores.
Algumas estratégias iniciais são a criação de um site profissional, a coleta dos e-mails de seu público-alvo para realizar e-mail marketing, a utilização das redes sociais para postagem de novidades e promoções, e um atendimento agilizado por ferramentas como o Whatsapp Business.
- Estabeleça metas e pense no longo prazo
Uma vez que tudo já está pronto e o seu comércio está em funcionamento, é preciso definir metas e objetivos para expandir os horizontes e saber olhar mais à frente.
Então, estabeleça valores concretos que poderão ser medidos por indicadores de performance e guiar suas próximas ações dentro da empresa.
Porém, não se engane: esses alvos precisam ser realistas e tangíveis; não espere ganhar rios de dinheiro logo no início do empreendimento, pois a paciência e a perseverança são outras das características imprescindíveis no início dessa jornada.
9 Ideias para montar um negócio em casa
1. Artesanato
O artesanato com propósitos decorativos anda sendo uma ótima escolha para trabalhar da própria residência, sem a necessidade de um grande investimento inicial.
Ele depende bastante da sua capacidade de criar redes de contato e se relacionar com os potenciais clientes, sabendo vender a sua arte como ninguém!
Um bom caminho é se especializar na decoração de um tipo de evento, como casamentos ou chás de bebê, aproveitando-se então das demandas específicas desse nicho.
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2. Refeições congeladas
Outro mercado que sempre oferece possibilidades de crescimento é o da alimentação e, dentro dele, a rotina cada vez mais agitada das pessoas fez com que crescesse a demanda por refeições prontas.
Essa pode ser a oportunidade de mostrar o seu talento culinário que antes só servia de hobby, então confirme as condições de congelamento e conservação da comida que você deseja preparar, e invista na personalização para atender diferentes tipos de cliente.
Por exemplo, tenha uma seleção de marmitas para quem deseja emagrecer, outra para quem possui restrição a glúten e à lactose, e outra para vegetarianos, e assim você estará satisfazendo a necessidade dos diversos tipos de consumidor!
3. Costura
Em tempos de crise, muitas pessoas optam por reformar e customizar as peças antigas ao invés de gastar com novas roupas.
Nesse cenário, o único pré-requisito para começar é a habilidade no manuseio das ferramentas, e a criatividade nas customizações.
Esse trabalho é valorizado especialmente nos grandes centros urbanos, em que essa habilidade não é tão comum, e com apenas uma máquina e algumas ferramentas é possível conquistar um público expressivo reformando bolsas, mochilas e roupas.
4. Limpeza e pequenos reparos
Ainda na parte da prestação de serviços, vêm ganhando muito espaço os trabalhadores autônomos que limpam ou realizam consertos nos diversos tipos de estabelecimento.
Por mais que o trabalho seja realizado nas instalações dos clientes, a sede do seu empreendimento será na sua casa, e toda a organização e gestão dos serviços pode ser feita online.
Nesse cenário, os aplicativos são cada vez mais fortes como intermediadores na relação prestador-cliente; excelentes exemplos atuais são o Parafuzo e o GetNinjas.
No caso dos pequenos reparos, se você trabalha no ramo de lojas de materiais de construção e anda sentindo os impactos da queda no setor de engenharia civil, essa pode ser uma possibilidade a ser analisada!
5. Personalização e customização de itens diversos
Camisetas, canecas, bolsas ou copos: fica a critério do cliente escolher! Hoje em dia, com apenas uma máquina é possível estampar as mais criativas ideias para personalizar os itens desejados.
Embora essa dica necessite de investimento inicial um pouco maior - uma prensa customizadora de canecas e copos custa cerca de 2 mil reais - o retorno pode ser muito positivo, já que o processo de vendas pode ocorrer 100% através das redes sociais, de um site profissional ou do catálogo digital do Nex, por exemplo, que agora comporta pedidos online!
6. Personalização de cestas de presente
E por falar em personalização, você sabia que a cesta de presente vem sendo uma boa pedida dos amigos e parentes na data de aniversário dos presenteados?
Aqui, o diferencial acaba sendo a criatividade e o capricho na separação dos itens e montagem das cestas, além de, é claro, a boa capacidade de se relacionar com os consumidores, que resulta na satisfação dos mesmos e no aumento dos pedidos!
7. Esmalteria ou serviço autônomo de manicure/pedicure
De acordo com a Abihpec, o setor de esmaltes brasileiro é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Isso evidencia o enorme potencial dessa opção de negócio que, embora exija ao menos um funcionário especializado e equipamentos específicos, pode ser muito rentável e trazer uma margem de lucro de até 250%.
Caso você seja manicure e não possa abrir uma pequena esmalteria em casa, uma alternativa é trabalhar como profissional autônomo e realizar o serviço na casa das clientes, estabelecendo contato via whatsapp ou redes sociais.
Veja mais sobre como montar uma esmalteria lucrativa do zero!
8. Floricultura e jardinagem
Se você é daquelas pessoas fascinadas por flores ou, como dizia minha avó, tem “mão boa” para as plantas, esses dois ramos podem ser uma excelente forma de fazer um passatempo virar um negócio!
É claro que, no caso da jardinagem, é necessário um conhecimento prévio das espécies de plantas e de como crescê-las de maneira saudável; e para a floricultura são fundamentais a criatividade e o talento na montagem dos arranjos.
9. Pousada e Bed & Breakfast
Por último, mas não menos importante: qual ideia poderia ser mais óbvia para um negócio em casa, do que fazer da própria casa um negócio?
Brincadeiras à parte, essa é uma tendência que acompanha o crescimento de aplicativos como Airbnb e TripAdvisor Rentals, e é recomendada principalmente caso você more em um local turístico ou em centros urbanos de fácil locomoção.
Semelhante ao esquema da pousada, a nova moda do bed & breakfast consiste em oferecer pernoite aos hóspedes com café da manhã incluso.
É preciso lembrar, no entanto, que uma iniciativa como essa só deve ser pensada se fatores como capricho, organização e bom atendimento vierem como prioridade, já que a sobrevivência do negócio dependerá das avaliações dos clientes na internet.
É possível começar um negócio em casa com pouco dinheiro?
Sim! Como vimos, grande parte das oportunidades de empreender em casa necessitam de investimento inicial baixo.
Afinal, são poupados gastos com armazenagem, funcionários e aluguel, além da possibilidade de contar com fornecedores locais que ofereçam preços acessíveis.
De qualquer forma, avalie bem as condições específicas da sua ideia de negócio, já que não é possível estipular a quantidade exata de recursos necessários para cada sugestão exposta nesse texto - depende do cenário específico de cada empreendimento e de cada plano de negócio.
Dedique bastante tempo e esforços a essa análise minuciosa, para que sejam estudados não somente os custos necessários para se abrir uma empresa, mas também para a sua manutenção e desenvolvimento.
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Conclusão
No fim das contas, a dedicação e o planejamento terão mais importância no início dessa jornada do que o tipo de negócio ou ramo de atuação escolhido.
Então, opte por uma ideia que seja do seu interesse e que lhe dê a empolgação necessária para enfrentar as dores de cabeça iniciais.
Te desejo muito sucesso caso você esteja começando a caminhada do empreendedorismo, e se tiver qualquer dúvida ou sugestão não hesite em colocar nos comentários!
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