O Markup é um cálculo financeiro que auxilia comerciantes a precificar suas mercadorias conforme os custos da empresa e visando obter a margem de lucro desejada por cada produto comercializado.
Saber calcular e definir o markup dos seus produtos corretamente pode fazer uma grande diferença no seu negócio. Afinal, se o markup for muito alto, você arrisca perder vendas em potencial e, se for muito baixo, poderá perder oportunidades de lucro.
E para você entender melhor o que é markup, como ele influencia na precificação de produtos e a sua função no comércio, preparei esse conteúdo para sanar todas as dúvidas. Continue lendo para saber mais!
Que tal facilitar o cálculo do markup do seu negócio? O Nex é um sistema completo para a gestão de sua loja, e com ele é possível calcular o preço de venda dos seus produtos sem complicações! Conte com o Cálculo Automático de Custo Unitário, e acompanhe seu lucro de onde estiver. Veja os nossos recursos!
O que é o markup?
Markup é um índice utilizado para precificar um produto ou serviço. O markup pode dizer qual é o lucro bruto obtido em uma venda podendo indicar a porcentagem da produção ou compra de um produto para revenda. Entretanto, para a empresa adquirir lucro, os custos do produto devem ser somados a um valor que corresponda a margem de lucro necessária, gerando o valor ideal para o item que está sendo comercializado.
É importante ter em mente que esse cálculo deve ser estratégico, para que o seu negócio possa atrair clientes e manter as suas vendas em alta.
Por que é importante calcular o markup?
Ao adotar o markup na sua loja, com ele é possível ter uma maior clareza sobre os processos operacionais do seu negócio.
É importante que cada etapa deve ser analisada e interligada para que o produto final tenha um bom preço ao cliente e que seja lucrativo para o lojista.
Portanto, o markup de vendas é um mecanismo utilizado para controlar os gastos e para te ajudar a tomar decisões mais assertivas no preço e custos dos produtos oferecidos.
Como funciona o markup?
O markup considera os custos de compras e produção das mercadorias, entre outros processos operacionais. Assim, os três componentes do markup são os custos fixos, custos variáveis e margem de lucro.
Antes de nos aprofundarmos, você sabe a diferença entre custos e despesas?
Os custos e as despesas são os gastos de uma empresa. Porém, os dois possuem significados diferentes.
O custo é todo o gasto relacionado a parte operacional da empresa, que pode ser a matéria-prima ou a compra de um produto pronto para a revenda, por exemplo.
Já as despesas englobam todos os gastos administrativos que não são relacionados. A a operação principal da empresa, mas são essenciais para o funcionamento saudável do negócio.
Uma breve definição para cada:
- Custos fixos: são os valores relacionados com o funcionamento do comércio, além das mercadorias. Contas como de água, internet e aluguel são exemplos de custos reais. Ou seja, gastos administrativos e comerciais estarão inclusos na conta para precificar os produtos.
- Custos variáveis: os custos variáveis, ao contrário dos custos fixos, variam proporcionalmente conforme o volume de produtos. Quanto maior for a compra desses itens, maior será a variação do seu negócio. Esses custos não são iguais em todos os negócios, mas os exemplos mais comuns são: compra de matéria-prima, comissões de vendedores e a energia elétrica.
- Margem de lucro: já a margem de lucro é o retorno financeiro que cada produto representa, incluindo seu valor de produção e dos processos que os cercam. É importante ter em mente que a margem de lucro pode ser igual a todos os produtos ou cada item pode conter a sua própria margem.
- Despesa: as despesas são os gastos gerais da empresa, ou seja, está relacionado com administração e venda. Elas não estão ligadas com o produto final. As despesas podem mudar, pois depende do seu modelo de negócio, mas existem exemplos, que são encontrados nas maiorias das empresas, como os juros, os materiais para o seu comércio, os salários dos funcionários, entre outros.
Caso queira entender mais sobre esse assunto, recomendo ler o texto: “Custo fixo e variável: tudo o que você deve saber sobre o tema” no blog do Nex!
Cálculo markup: aprenda a fazer corretamente
Para realizar o cálculo de markup, a base da fórmula será a compra do produto. É essencial colocar no cálculo os respectivos valores do produto e os custos, como o transporte e o armazenamento.
Caso seu modelo de negócio seja a produção própria/fabricação de produtos a base da sua fórmula será o custo de produção das mercadorias, ou seja, no cálculo, você colocará os valores da matéria prima e mão de obra
Já em empresas que só oferecem serviços, o custo para o seu cálculo será o preço das horas trabalhadas.
Portanto, a fórmula utilizada para calcular o markup é representa por:
Markup = 100 ÷ 100 – (DF + DV + ML)
E o significado de cada parte da fórmula, é:
- 100: representa o preço unitário da venda em porcentagem.
- DF: % despesas fixas do produto.
- DV: % despesas variáveis do produto.
- ML: é a margem de lucro.
Em seguida, após chegar no resultado, você irá multiplicar o valor do markup pelo custo total do produto, obtendo o preço final da mercadoria.
E caso queira encontrar a porcentagem, basta utilizar a seguinte fórmula:
Markup % = [(Preço de venda – despesa total do produto) / despesa total do produto)] x 100
Exemplos de markup: como usar na prática
Agora que aprendemos como calcular o markup, vou dar um exemplo de como aplicar o markup de vendas no seu comércio. Vou criar uma situação hipotética para te explicar melhor:
Lucas é dono de um mercadinho de bairro e, por conta do aumento dos custos do produto, precisa reavaliar seus preços para manter sua margem de lucro. Devido ao baixo movimento, precisou aumentar os preços para lidar com os custos do negócio.
Para saber qual seria o novo preço ideal dos seus produtos, ele precisou saber qual é o markup deles.
E para fazer isso de maneira certa, ele precisou descobrir qual é o markup de alguns produtos.
A despesas do produto de uma das suas mercadorias principais é o pacote de feijão era de R $20,00 e Lucas os comercializava por R$ 75,00 com uma margem de lucro de 20%. Agora ele gasta R$ 60,00 reais para produzir os arranjos e precisa saber qual é o valor mínimo de venda deste produto para manter a sua margem de lucro.
Para saber o valor mínimo da vendo do arranjo, é necessário resolver o cálculo de markup:
Markup = 100 ÷ (100 – (DF + DV + ML))
Lucas calcula que as despesas fixas equivalem a 12%, as despesas variáveis a 8% e a sua margem de lucro é de 20%.
Assim, o cálculo do markup fica:
Markup = 100 ÷ 100 – (12 + 8 + 20)
Markup = 100 ÷ 100 – 40
Markup = 100 ÷ 60
Markup = 1,6667
Agora, ele irá multiplicar o novo resultado do preço de custo, que é de R$ 60 reais.
Markup = 60 x 1,6667 = R$ 100 reais.
Portanto, Lucas observa que para não prejudicar a sua margem de lucro e conseguir arcar com os custos do arranjo, ele precisará cobrar no mínimo R$ 100 reais.
E caso você queira descobrir o porcentual do markup, basta calcular:
Markup % = [(100 – 60) / 60)] x 100
Markup % = [40 / 60] x 100
Markup % = 0,6667 x 100
Markup % = 66,67%
Existe um valor de markup ideal?
Quando o assunto é índice financeiro, é difícil fixar qual o percentual ideal, pois cada negócio tem as suas peculiaridades.
No entanto, um markup muito alto pode prejudicar seu potencial competitivo, podendo colocá-lo abaixo da concorrência - que podem praticar os preços menores e tomar a preferência do consumidor.
Já um markup baixo pode significar que você não está lucrando e gastando muito com a fabricação ou venda do produto
Qual a diferença entre margem de lucro, margem de contribuição e markup?
Você sabe quais são as diferenças entre markup, margem de lucro e margem de contribuição?
Caso você esteja entrando agora no mundo do planejamento financeiro, saiba que é muito comum achar que todas essas operações são iguais. Mas nesse tópico vou te ajudar para não confundir mais esses termos.
O markup de venda é um índice multiplicador para determinar a precificação do produto e vai ser aplicado sobre o preço de custo da mercadoria ou serviço.
A margem de contribuição é algo diferente do markup: é um percentual que representa o valor que sobra da receita após pagar todos os custos variáveis.
Já a margem de lucro é a diferença entre o faturamento com a venda de um produto ou serviço e os custos de produção.
Como usar o markup na precificação dos seus produtos
O markup é um dos métodos mais usados pelos empreendedores e especialistas financeiros para precificar produtos e serviços. Como você viu anteriormente, ele é um índice que fornece segurança, já que a sua base é uma fórmula simples e de fácil aplicação.
Mas como utilizar o markup para precificar os meus produtos?
E para responder essa pergunta, vou supor a seguinte situação:
Ana é dona de um sebo e deseja precificar um livro de suspense. Ela definiu que 20% do valor da venda desse livro seria atribuído ao pagamento da despesa fixa (DF) e que a margem de lucro seria de 40% (ML).
Além disso, Ana apurou que as taxas referentes à venda do livro equivalem a 15% do valor total (DV).
Sendo assim, ao calcular o custo de aquisição do produto, ela chegou ao valor de R$ 5 reais.
Agora com os dados em mãos, vamos para o cálculo:
Cálculo Usando o Markup Divisor
O Markup divisor é um índice pelo qual o custo de aquisição do produto pode ser divido para chegar ao preço de venda.
- Índice divisor do Markup = 1 – (DF + DV + ML)
- Índice divisor do Markup = 1 – (0,20 + 0,15 + 0,40)
- Índice divisor do Markup = 1 – (0,75) = 0,25
Substituindo o custo da mercadoria e o índice divisor na fórmula, temos:
Preço de Venda = Custo do Produto / Índice divisor do Markup
- Preço de Venda = 5 /0,25 = R$20,00
O preço de venda do livro pelo Markup Divisor seria de R$20,00.
Caso você queira entender mais sobre esse assunto, recomendo assistir o vídeo “Precificação Com Mark-Up | Formação De Preço Com Mark-Up | Como Calcular O Preço De Venda Mark-Up” do Canal Leonardo Hoffmam - Mestre dos Lucros
Acessando a página Margem de Lucro Automática, você confere a possibilidade de calcular o preço das vendas dos seus produtos sem complicações. Esse é um recurso gratuito que vai otimizar a sua rotina e deixar as vendas do seu negócio ainda melhores.
Todo tipo de empresa pode utilizar o markup?
Uma das grandes vantagens do markup é que qualquer empresa pode utilizá-lo na gestão financeira. Não importa a infraestrutura do seu comércio, o markup ajuda na hora da precificação de produtos e vendas.
Se o seu comércio produz mercadorias, use-o para definir os preços, considerando os custos de produção ou se você é um prestador de serviços, esse referencial vai ser utilizado para calcular as horas da prestação do seu trabalho e gerar um valor ao seu serviço.
Vantagens de usar o markup no seu negócio
O markup é uma das ferramentas mais utilizadas no planejamento financeiro. Independente do tamanho, segmento e tipo de negócio, o markup pode complementar sua estratégia de precificação.
Então, se você quer utilizar o markup no seu negócio, confira a seguir algumas vantagens de começar a fazer essa estratégia nas suas vendas e precificação de produtos:
- Aumento da lucratividade: você pode utilizar o markup para potencializar a lucratividade do seu negócio, inclusive identificar custos e despesas que pode eliminar para aumentar os resultados.
- Maior segurança nos custos dos produtos: o markup, se for calculado de maneira contínua, pode ajudar a sua empresa a colocar preços coerentes com as operações, de modo a fornecer mais segurança nas negociações.
- Diminuição de falhas: com o cálculo de markup, as falhas que podem ocorrer no planejamento financeiro do seu negócio diminuem, ajudando o comércio a praticar preços que ajudem na manutenção da sua operação.
Calcule o preço de venda das suas mercadorias automaticamente
Agora que você já tem as dicas para calcular o markup e manter o crescimento contínuo do seu negócio, que tal otimizar o seu tempo com um recurso para aumentar a sua margem de lucro e definir o markup dos seus produtos?
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Conclusão
Ao longo deste texto, te expliquei o que é markup, como calculá-lo e de que modo aplicar essa estratégia no seu comércio.
Espero que também tenha gostado de entender um pouco mais sobre o recurso do Nex para facilitar a rotina e otimizar o seu tempo.
O Nex está com você a todo momento para potencializar o seu negócio!
Fico no aguardo para tirar qualquer dúvida.
Até a próxima e bom cálculos de markup!
Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.