Entenda tudo sobre a métrica financeira que define o preço de venda dos seus produtos.
Algo que costumo comentar bastante nas minhas publicações é que vender muito não significa vender bem! Em outras palavras, todo comércio tem um produto que vende mais, mas esse não é exclusivamente o que traz mais resultados.
Por isso, o assunto de hoje é margem de lucro, uma métrica financeira super importante para chegar no preço final dos seus produtos.
Lendo esse texto, você vai aprender a calcular margem de lucro, a diferença entre lucro e margem de lucro, qual a margem de lucro permitida por lei e qual a margem de lucro ideal para cada setor. Boa leitura!
O que é e qual a função da margem de lucro?
Margem de lucro é o valor adicionado ao preço de um produto (ou serviço), para chegar ao preço definitivo de venda. A margem de lucro é o que a empresa tem de rendimento por cada venda.
As principais funções da margem de lucro são contribuir para a precificação e calcular a lucratividade das transações em relação ao investimento feito.
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- A margem de lucro varia de acordo com o setor de atividade
Costuma haver bastante diferença na margem de lucro por ramo de atividade. Comércio, Indústria e Serviços operam com porcentagens bastante variáveis.
-Para o comércio, a margem de lucro ideal fica entre 10% e 20%.
-Na Indústria, valores 8% a 12% de margem de lucro é o indicado.
-Já nos Serviços, a porcentagem costuma ser mais alta, algo entre 20% e 30%.
Lucro x margem de lucro: qual a diferença?
Apesar de ter um conceito bastante similar, margem de lucro não é exatamente a mesma coisa que lucro.
O lucro é o resultado da receita das vendas subtraindo as deduções como impostos, despesas e custos, além dos tributos.
Já a Margem de Lucro é o valor que a empresa ganha depois de subtrair despesas da receita bruta.
Ou seja, lucro é o ganho total que se obtém em cada venda, enquanto a margem de lucro é a relação entre lucro e receita.
Além disso, podemos dividir margem de lucro em duas categorias.
Tipos de margem de lucro
- Margem de lucro bruta
A margem de lucro bruta mede a rentabilidade do negócio e aponta o percentual de retorno do investimento realizado em produtos. Ou seja, a margem de lucro bruta revela a porcentagem do que você ganha por cada venda.
Ficar de olho na margem de lucro bruta é importante para verificar quais produtos estão com essa margem muito baixa, principalmente se for um produto de alto giro. Nesses casos, o aconselhável é rever a estratégia de preço.
- Margem de lucro líquida
A margem de lucro líquida mostra o quanto seu comércio lucra de fato sobre cada real que entra no caixa.
Essa análise é importante para entender se sua empresa é autossuficiente e o quanto lucra. Inclusive, é a partir da margem líquida que você consegue calcular quantos clientes precisam comprar no seu estabelecimento para suprir a inadimplência de um.
Exemplo: para uma margem de lucro líquida de 20%, você precisa de cinco clientes pagantes para cada inadimplente.
Qual a importância de calcular a margem de lucro corretamente
A margem de lucro é muito útil para avaliar a rentabilidade da empresa, assim como qualquer outra métrica financeira.
No entanto, pode-se dizer que a margem de lucro é a capacidade de gerar caixa da empresa, sendo um dos fatores que determina a quantidade de investimentos operacionais possíveis ou a possibilidade de expansão.
Como calcular a da margem de lucro de um produto [Exemplo]
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com vendas de um produto, ou serviço, e os custos para produção ou venda. Fica assim:
Lucro Bruto = Receitas Totais - Custos
Agora vamos aos exemplos.
- Como calcular margem de lucro bruta
A margem de lucro bruta é uma porcentagem obtida pela relação entre lucro bruto e receita total, com o resultado multiplicado por 100. Assim:
Margem de Lucro Bruta = Lucro Bruto / Receitas Totais x 100
Por exemplo, considere que sua marmitaria online tem uma receita de R$13.000,00.
Porém, para chegar nesse valor em vendas, foi preciso descontar os custos diretamente envolvidos de R$8.000 em matéria prima. Então, para esse caso, Lucro Bruto = 13.000 - 8.000. Então:
Margem de Lucro Bruta = 5.000 / 13.000 = 0.38 x 100 = 38%
Nesse caso, a margem de lucro da marmitaria online foi de 38% (Uau!). Esse é, portanto, o número que o comerciante deve fornecer a um investidor ou banco, quando estiver falando sobre a lucratividade da marmitaria.
Nesses cenários, informar o lucro em reais não dá uma noção assertiva sobre a situação da empresa.
- Como calcular margem de lucro líquida
Para calcular a margem de lucro líquida, além dos custos diretamente envolvidos, é necessário abater também os indiretos, como impostos sobre faturamento, tributação e encargos sobre folha, aluguel ou condições de armazenamento, telefone, água, luz, internet, gastos específicos no nicho (como a taxa do iFood no caso da marmitaria) etc.
Sendo assim, o lucro líquido de um produto, ou serviço, é obtido a partir do lucro bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. O cálculo é quase o mesmo:
Margem de Lucro Líquida = Lucro líquido / Receita total x 100
Seguindo com o exemplo da marmitaria online, continue considerando a receita de R$13.000,00.
Entretanto, para chegar nesse valor em vendas, foi preciso descontar os custos diretamente envolvidos de R$8.000 em matéria prima, impostos que chegaram a R$1.000, além das despesas fixas e variáveis de R$2.000.
Então, para esse caso, Lucro Líquido = 13.000 - 8.000 - 1.000 - 2.000.
Sendo assim:
Margem de Lucro Líquida = 2.000 / 13.000 = 0,15 x 100 = 15%
Com a margem de lucro líquida, você identifica quanto realmente sobra do preço cobrado. No exemplo da marmitaria, a cada R$100 que entram no caixa, R$85 são usados para pagar todos os custos de produção e venda.
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Veja também: 5 dicas para vender e lucrar mais no seu bairro
Afinal, como saber se sua margem de lucro é boa?
De forma simplificada, para entender uma margem de lucro como boa, depende principalmente do foco da sua estratégia de negócio e da situação do mercado, sem desconsiderar a sua expectativa.
O que torno a dizer é que é muito comum empreendedores no início de jornada forçarem exaustivamente a saída de produtos, em busca de aumento no faturamento e bastante caixa.
No entanto, cada empresa tem uma margem de lucro muito singular, pois o percentual final depende de muitas variáveis, como o setor, o tipo de produto, o serviço oferecido, o preço, etc.
Não se pode esperar a mesma margem de lucro entre uma joalheria e uma marmitaria online. E isso não significa necessariamente que a venda de marmitas não pode ser tão lucrativa quanto a venda de jóias.
Nesse caso, precisamos considerar que apesar dos gastos com matéria prima serem maiores para a venda de jóias, a confecção também é valorizada em relação ao preparo de marmitas, porém, os custos variáveis e fixos para a manutenção de uma marmitaria são muito inferiores aos gastos com segurança, armazenamento, etc. de uma joalheria.
Tudo é questão de olhar bem para o investimento e traçar a melhor estratégia para o seu negócio. Lembrando sempre de considerar o quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço.
- Qual a margem de lucro ideal para o varejo
Como mencionei anteriormente, a margem de lucro ideal para o varejo, ou comércio varejista, varia entre 10% e 20%.
Essas são porcentagens que permitem ao comerciante chegar em um preço de venda vantajoso e que ainda seja acessível para o consumidor.
Quando a margem de lucro é considerada abusiva?
Para o PROCON, a margem de lucro é considerada abusiva quando está acima de 20% entre o valor pago pelos estabelecimentos às distribuidoras e o preço cobrado ao consumidor final.
Sendo que esse valor não considera o manuseio, preparo ou confecção, somente a revenda de produtos.
O que levar em conta para definir uma margem de lucro ideal
1. Comparar preços no mercado
É importante fazer uma pesquisa de preço bem direcionada aos seus concorrentes diretos. Leve em consideração o tamanho, a localização, o horário de funcionamento e a quantidade de funcionários necessários para oferecer um preço competitivo.
2. Não exagere no preço
Pode parecer um bom negócio aumentar muito a margem de lucro, mas não é bem assim. Além do consumidor estar protegido por lei de preços abusivos, quando seus preços estão muito acima do mercado, seus clientes acabam procurando a concorrência.
3. Considere custos de produção, distribuição e divulgação
Além dos custos de produção e distribuição, tente considerar o quanto custará para divulgar seus produtos ou serviços, o investimento necessário para construir sua presença online e os gastos com anúncios, por exemplo.
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Conclusão
Como você viu no texto, a margem de lucro não é difícil de calcular, mas como todo comércio tem suas particularidades, não deixe de procurar ajuda de um profissional caso encontre alguma dificuldade de definir seus números.
No mais, use o espaço dos comentários para tirar suas dúvidas sobre margem de lucro ou qualquer outro assunto que envolva a gestão do seu comércio. Não deixe de sugerir um tema de postagem também.
Boas análises e boas vendas!
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.