Como montar uma Loja de Calçados: Guia completo

Acompanhe os principais passos e dicas de como montar uma loja de calçados completa.

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O que você vai ver nesse texto:

Para você que se identifica com a venda de calçados e pensa em abrir uma loja, veio ao lugar certo. Vamos acompanhar hoje um guia de como montar não apenas uma loja de sapatos, mas uma loja que venda sapatos, com dicas e estratégias que vão impulsionar seu negócio e melhorar seu desempenho como comerciante.

O Nex possui um sistema de gestão completo para diferentes segmentos do comércio, e oferece recursos específicos para facilitar a rotina das lojas de calçados e sapatos! Acesse nosso sistema para loja de calçados e sapatos grátis.

Passo a passo para montar uma loja de sapatos

A venda de calçados é algo que vai além da disposição de produtos ou dos preços oferecidos. É preciso mapear as principais ações que impulsionam seu negócio do início ao fim, bora ver? 

Estude o mercado antes de mais nada

Antes de tudo você precisa saber o que está dando certo, quais são as lojas concorrentes na região e de que forma elas estão trabalhando. Parece até espionagem, mas pode ter certeza que pra fazer um negócio dar certo você deve aprender com exemplos alheios para saber o que deve ou não fazer e se isso faz sentido para o que você quer propor como comércio. Veja alguns exemplos para pesquisa de mercado:

  • Procure por nomes para loja de calçados:  tenha certeza que a sua ideia de nome ou logo não está sendo utilizada por mais alguém, isso vai trazer originalidade para sua loja, evitando confusão dos clientes e uma dor de cabeça lá na frente.
  • Saiba o que a concorrência está fazendo: só é possível ser original se você tem consciência do que já está sendo feito. Melhore ideias existentes e exclua as que não geram efeitos positivos.
  • Pesquise sobre o que está em alta e quais as principais demandas: a lei da oferta e procura determina preços e também o que está em alta, acompanhe novas tendências, saiba o que há de novo nesse nicho e encaixe aquilo que tem a ver com seu comércio.

Decida seu tipo de loja de calçados

Agora que você já pesquisou sobre o mercado com seus respectivos nomes de lojas, fornecedores e o que está em alta, está na hora de decidir qual será seu tipo de loja de calçados.

Existem diferentes modelos de lojas de sapatos e cada um atende um público e necessidade específica. Veja alguns tipos de lojas de calçados:

  • Lojas de calçado online: uma boa opção para quem ainda não pretende abrir um espaço físico mas tem disponibilidade de estoque (falarei mais adiante).
  • Lojas para sapatos infantil: quando bem estruturada pode se tornar muito promissora, já que sapatos infantis costumam ser renovados com frequência aumentando a demanda.
  • Lojas especializadas: são lojas específicas para um estilo de sapatos (social, esportivo, alternativo, etc.) e por serem muito direcionadas, tendem a ter modelos mais variados dentro daquele estilo.

Feito isso, fica muito mais fácil você também definir um nome de loja de sapatos que se enquadre no seu tipo de loja de forma mais original, podendo ser desde um sobrenome familiar, até a junção de palavras que remetam ao seu modelo específico de venda.

Defina seu público-alvo

Você pode pensar que seu produto define seu público-alvo ou que seu público alvo definirá seu produto. A verdade é que ambos funcionam e o importante é ter essa ideia bem fixa em sua mente para que você entenda melhor como será sua loja em termos visuais e de proposta de valor. 

Uma loja de calçados pequena, por exemplo, pode atrair um público-alvo que se interesse nos produtos e preços mais do que na estrutura e luxo dos calçados, isso vale também para o tipo de calçados que você vai oferecer: esportivo, casual, social, misto, etc.

Ter seu público-alvo definido traz maior precisão no que você pode oferecer para aquele grupo específico e determina muito da identidade da sua loja.

Escolha a localização ideal

Seja no seu bairro ou no centro da cidade, é preciso escolher um lugar que possui um ponto de circulação que mais se aproxima de seus clientes.

Com seu público-alvo definido, você consegue fazer uma busca de hábitos de compra e localização geográfica que possa identificar áreas com maior potencial de vendas. Além disso, o local de vendas deve ser em um ponto visível e de fácil acesso para quem passa próximo.

Pensando nos hábitos de compra de seus clientes, pesquise sobre outras lojas que tenham semelhança com esse público e mapeie a região. Exemplo: abrir uma loja de calçados esportivos em um local próximo a uma loja de artigos esportivos gerais.

Sua localização ideal pode ser a internet! Veja mais sobre nosso catálogo online do Nex e posicione seu comércio no meio virtual.

Procure bons fornecedores de calçados

Faça uma pesquisa de preço pelos fornecedores de calçados, bote na balança para saber quais valem mais a pena e use o diferencial ao seu favor. 

Um fornecedor pode oferecer sapatos simples e um preço de mercado competitivo e o outro pode oferecer diversidade de materiais por um preço maior, mas com um bom custo benefício. Esse equilíbrio traz o diferencial para uma loja que busca atender diferentes gostos ou variedades de produtos dentro de um mesmo nicho.

A revenda de sapatos é um desafio pois encontrar fornecedores confiáveis, com variedade e produtos de qualidade pode levar um tempo, mas depois de ter uma relação estável, a confiança se estabelece e existe maior flexibilidade nas propostas e transações.

Planeje a estrutura da sua loja de calçados

A infraestrutura é parte da sua identidade visual e a forma como os móveis para a loja de calçados e equipamentos são dispostos, é crucial para garantir que o fluxo de tráfego seja suave e permita que os clientes transitem e provem os calçados facilmente pelo espaço.

Veja essa imagem de inspiração para decoração de loja de sapatos pequena:

Loja de Calçados Bibi | Site Amanhã

Perceba como os móveis e equipamentos se enquadram muito bem dentro de um espaço, mesmo sendo uma loja pequena de calçados. A iluminação traz um tema alegre e as cores diversas conversam entre si.

Móveis planejados e nichados trazem um destaque muito bom para produtos em prateleiras, e é uma ótima opção para quem curte um ambiente agradável e aconchegante.

Outro ponto interessante é a forma como é distribuída a estrutura, ela busca trazer uma margem de espaço para circulação de pessoas e também para a provação dos calçados.

Siga todas as exigências legais

Abrir uma empresa de sapatos é como abrir qualquer negócio, após pesquisas e planejamentos prévios a parte burocrática sempre chega e é preciso que você esteja preparado para essa etapa.

Essa não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante que você faça todos os procedimentos necessários como solicitação de alvará, escolha do regime tributário entre outros.

Caso se interesse pelos procedimentos de abertura, leia o texto “Como abrir uma empresa do zero” em nosso blog!

Monte um plano de negócios detalhado

Traçar um plano nem sempre é sobre planejar o futuro, mas sim desenvolver um caminho e documentar todos os estágios de passagem, incluindo passado e presente.

Um plano de negócios deve conter os objetivos, recursos e estratégias necessárias para desenvolvimento de um negócio, como tipo de negócio, metas de crescimento, estratégias de venda, atualização e custos.

  • Tipo de negócio: é aqui que entra a definição de categoria do seu negócio e quais  características gerais seu comércio apresenta, como missão e valores, métodos de atendimento e políticas internas. 
  • Metas de crescimento: o tamanho, capacidade e número de funcionários de uma empresa define seu porte, podendo ser uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou uma Microempresa (ME), por exemplo. Ter uma projeção do seu crescimento e saber onde seu negócio se enquadra no presente é fundamental para você poder criar metas realistas dentro da realidade de lucro, impostos e vendas do estabelecimento.
  • Estratégias de venda: diz muito sobre a forma de atrair e reter clientes, quais os principais canais de venda e qual a média de preço dos produtos oferecidos.
  • Atualização: com o passar do tempo e o crescimento da empresa, é nítido que alguns métodos sejam mudados e transformados para se encaixar na nova realidade. Documentar essa passagem e abraçar as mudanças é essencial para a evolução do negócio.
  • Custos: são extremamente necessários para que o preço ideal do produto seja estabelecido com uma margem saudável e atrativa. Podendo ser fixos ou variáveis, os custos representam os gastos e investimentos necessários dentro de uma empresa.

Exemplo 1: mensalidade de um sistema de gestão, que auxilia na regularização do seu comércio com recursos de emissão de notas fiscais, controle de estoque, controle de vendas, relatórios e muito mais.

Exemplo 2:  mensalidade das contas de água, luz e internet.

Exemplo 3: custo de investimento para ações de marketing e propaganda. 

Dicas e ideias para loja de calçados

É na sola da bota, é na palma da mão!

Vamos explicar agora algumas das ideias para loja de calçados que vão destacar e facilitar a construção do seu negócio.

Esteja presente nas redes sociais

Ao contrário do que muitos pensam, as redes sociais não fazem papel apenas de divulgação dos produtos e de imagens. 

As redes sociais desempenham um papel de interação com o cliente e de humanização da sua marca. Estar presente nas redes sociais e ter essa troca de calor humano mesmo que de forma virtual, demonstra interesse em trazer um conteúdo rico para quem te acompanha e te considera um modelo de loja de calçados e inspiração de negócio.

Não esqueça também da importância de se posicionar online para seu público e manter através das redes sociais atualizações de imagens, produtos, contatos e preços. Lembre-se que quanto mais você se faz presente online, maior é sua visibilidade em termos de pesquisa.

Veja o texto com “Dicas de uso de imagens para Redes Sociais” no nosso blog e se intere das ações de imagens para as redes!

Capriche na vitrine e exposição dos produtos

Para muitos (e para mim também) essa costuma ser uma parte muito divertida. Visualizar sua ideia de vitrine de calçados infantil, com decoração de brinquedos, ou uma vitrine personalizada com um painel temático que você sempre quis fazer e ver isso se tornando real, é muito inspirador na hora de organizar os produtos e móveis da loja.

Não importa o porte ou a categoria, o que difere uma decoração de loja de sapatos pequena de uma loja grande, por exemplo, é apenas o tamanho. Tendo uma boa distribuição do espaço e uma combinação de cores atraente é o que vai trazer os primeiros passos de harmonia para o ambiente.

Lembre sempre de manter organização e padronização, já que a vitrine é muitas vezes o primeiro contato que o cliente tem com sua loja e é através dos produtos presentes nela que ele decide entrar ou não em seu comércio. Isso leva também à prática de revezamento de produtos, que é muito boa para mostrar a variedade de produtos da sua loja e atrair os mais variados clientes.

Saiba mais sobre “Vitrine de loja pequena” com dicas no nosso texto do blog!

Amplie seu mix de produtos

Uma loja de calçados possui relação com muitos outros produtos e é muito comum existir a venda de sapatos e bolsas em um mesmo local, por exemplo. 

Imagine que o cliente que está em busca de um sapato para um evento importante e lembra que o traje exige que ele compre um cinto que combine com o sapato. A possibilidade de você fechar a compra desses dois itens é infinitamente maior, já que seu cliente se encontra disposto em seu ambiente de loja e disposto a pagar por mais itens.

Ter uma variedade de produtos aumenta seu volume de venda de calçados e produtos gerais, já que uma coisa leva a outra e nada melhor do que uma meia nova para acompanhar o calçado, ou então cadarços variados que possam fazer dezenas de combinações para a nova peça.

Veja os produtos mais comuns nas lojas de calçados:

  • Produtos de esporte: caso sua loja venda sapatos esportivos como chuteiras e tênis de corrida, essa é uma boa opção.
  • Meias: cano baixo, médio ou alto, o importante é a variedade de cor e tamanho e que esteja de encontro com os sapatos da loja.
  • Bolsas e cintos: é muito comum a necessidade de combinação entre sapato e bolsa ou cintos, essa é uma oportunidade para ampliar suas vendas e contribuir com o cliente.
  • Acessórios para vestuário: óculos, lenços e cachecóis são acessórios versáteis e que podem ser usados em diferentes ocasiões.
  • Cuidado para os pés: talcos e cremes para a saúde dos pés podem ser muito úteis para clientes que comentam sobre alguma dificuldade em relação a essa área do corpo.

Cadastre-se no Google Perfil de Empresas

Você pode aparecer em pesquisas do Google como “sapataria próximo a mim” através do cadastro no Google Perfil de Empresas (antigo Google Meu Negócio).

A presença online da sua empresa pode ser impulsionada por essa ferramenta que desempenha um papel fundamental na colocação dos resultados de busca do Google. Essa ferramenta pode ser comparada a uma biblioteca virtual, que utiliza dados das empresas para fornecer ao mecanismo de busca do Google os resultados mais relevantes e similares à pesquisa realizada.

Para que sua loja de calçado online e presencial seja encontrada, é muito importante que essa ferramenta seja devidamente utilizada e seu comércio seja encontrado com maior facilidade.

Despertou a curiosidade? Veja nosso texto de “Como colocar seu comércio no Google sem pagar nada” no blog!

Invista em promoções atrativas

Para prender a atenção do seu cliente você precisa investir em promoções e motivações de compra que façam os olhinhos do cliente brilharem.

Estamos falando aqui de dicas de promoções, então não pode faltar aquela listinha né? 

Seguem alguns tipos de promoções para realizar em seu comércio:

  • Pacotes promocionais.
  • Promoções específicas.
  • Brindes.
  • Programas de fidelidade.

Tire boas fotos dos seus produtos para divulgar

A fotografia revela as melhores qualidades de uma pessoa, local ou objeto de acordo com a valorização do ângulo e luz.

Vamos ver agora como tirar foto de calçados para vender e divulgar seu produto.

  1. Escolha um fundo neutro.
  2. Aproveite ao máximo a luz natural.
  3. Utilize o foco e desfoco presente em praticamente todos tipos de câmera, inclusive de celulares.
  4. Faça uma edição simples de contraste e cores.
  5. Fotografe o produto inteiro.

Tenha um catálogo online de produtos

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a inclusão digital atinge 100% dos pequenos negócios e isso mostra o quanto o aspecto digital tem evoluído para praticamente todos segmentos do comércio, seja em transações, divulgação ou catálogo online.

O catálogo online é uma ótima alternativa para simplificar sua operação de vendas, ele é como um cardápio virtual, que traz para o cliente informações visuais e de preço de todos seus produtos. Essa é uma opção muito proveitosa para clientes que se interessam pelo seu produto e não podem comparecer presencialmente no momento, por isso a boa apresentação do catálogo é fundamental.

Você pode iniciar com alguns modelos e ir adicionando conforme sua loja vai aumentando! 

Veja nosso exemplo (loja ilustrativa e fictícia):

Reprodução | Tela do Catálogo Online Nex

Com a divulgação dos calçados online você consegue organizar a sua disposição de produtos e tornar eles muito atrativos, através de imagens daquela nova linha de sapato que acabou de chegar, ou daquele seu expositor de sandálias rasteirinhas que você se orgulha tanto. As possibilidades são muitas e esse é um ótimo campo para explorar sua criatividade.

Vem junto nessa! Acesse nosso site e fique por dentro do catálogo online de produtos do Nex.

Ressaltamos a importância de ofertar em nosso catálogo online somente produtos em conformidade com a lei. É fundamental que você esteja ciente das regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e autoridades competentes, a fim de evitar quaisquer violações. A Nextar, como desenvolvedora do catálogo online, compromete-se a colaborar com as normas legais e, portanto, se reserva o direito de remover do ar páginas que estejam em desacordo com a legislação, garantindo a segurança e a conformidade de nossos serviços.

Use um sistema de gestão para controlar seu estoque

Agora que sua empresa de sapatos passou por tantos estágios de criação, está na hora de gerir toda essa movimentação. Você conhece o sistema de gestão da Nex?

Leia também: Gestão de estoque: o que é e como fazer de forma eficiente.

A gestão de estoque dentro de um comércio, principalmente de uma loja de sapatos, auxilia no controle da quantidade de produtos armazenados. Com um um sistema de gestão, é possível controlar a entrada de produtos em loja com o cadastro de produtos contendo especificação de imagem, marca e preço. 

O cadastro é feito periodicamente conforme o recebimento de mercadorias e com o controle de estoque do Nex, é dado baixa no momento da venda, facilitando a disponibilidade de estoque em tempo real.

Assim fica fácil né?

Baixe o sistema de gestão da Nex e faça o controle do seu estoque de forma simplificada!

Conclusão

Vimos hoje o quanto montar uma loja de sapatos requer, assim como em qualquer comércio, um planejamento detalhado de estrutura, estudo de mercado, organização da loja física e da presença online. 

Organizar tudo isso no dia-a-dia pode ser uma tarefa exaustiva e por isso a importância de recursos de gestão como o controle de estoque e o catálogo de produtos online, que facilitam a gestão e planejamento do seu negócio.

Bora assumir esse sonho? Ter vontade de empreender é para quem ama o que faz e não tem medo de se arriscar em busca do progresso.  

Acompanhe nossos textos e fique cada vez mais pertinho da gente que assim como você, ama o comércio!

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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