Loja de bairro: confira sugestões de negócio e como gerenciar

Está pensando em montar uma lojinha de bairro? Aqui vão algumas ideias e dicas de gestão para te ajudar.

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O que você vai ver nesse texto:

Se você quer saber como ganhar dinheiro na sua região, uma loja de bairro pode ser uma ótima opção para empreender e ainda contar com a facilidade de estar pertinho de casa!

Durante o texto, vou te apresentar algumas ideias para loja de bairro ou em pequena cidade. 

E, ao final, conselhos gerenciais para garantir o sucesso do projeto. 

Boa leitura!

O que você precisa saber antes de montar uma loja de bairro?

Segundo o IBGE, quase 68% dos municípios do país possuem menos de 20 mil habitantes. 

Nessas pequenas cidades, sabemos que normalmente não há tantas opções, e a longa distância aos centros comerciais faz os clientes preferirem a comodidade dos negócios vizinhos, dando um status promissor às lojas de bairro dentre os pequenos negócios que dão lucro

Para a abertura de comércios no bairro, existem fatores essenciais que devem ser levados em conta no início de qualquer empreendimento, como por exemplo:  

  • Estrutura: que tipo de loja você quer abrir? Será um espaço físico ou um negócio em casa? Você deseja montar o estabelecimento na sua residência ou alugar uma sala?
  • Localização: em que parte do seu bairro ficará localizada a sua loja? Para a escolha do melhor ponto comercial, é interessante que você analise se há alguma região com grande circulação de pessoas e bom potencial para clientela.
  • Equipamentos: por mais que muitos negócios hoje em dia precisam apenas de um computador, é importante verificar quais são os equipamentos necessários para colocar a loja em funcionamento.

Um pouco adiante na jornada da sua loja de bairro, é importante também pensar nas questões de formalização do negócio e nas partes burocráticas envolvidas. 

Como a escolha do tipo de empresa (MEI, ME ou EPP), a definição de sua natureza jurídica, o enquadramento tributário no qual ela se encaixará, dentre outros. 

Embora não seja tão vantajoso formalizar a lojinha logo no início, essa é uma etapa muito importante pois, além de te trazer benefícios de obtenção de crédito e subsídios governamentais, garante segurança ao negócio e te deixa livre dos riscos da informalidade.

Durante todo esse processo inicial de abertura, o Blog do Nex pode sempre te ajudar! 

Confira o texto de Como abrir uma empresa do zero (Passo a Passo). 

Pode contar com o Nex para a abertura da sua loja de bairro! Ele é um sistema de gestão completo e simples de usar, e te oferece recursos que facilitarão o seu dia a dia! Clique aqui para criar sua conta.

Quais são as melhores opções para uma loja de bairro?

Após você pesquisar sobre os processos burocráticos e analisar os fatores importantes antes de começar um negócio, é hora de consolidar a sua ideia e decidir pelo tipo de loja que será montada. 

Que tipo de loja abrir em bairro?

Algumas ideias de comércios no bairro surgem do "básico bem feito". Agropecuárias, loja de cosméticos, loja de roupa e loja de material de construção são alguns dos exemplos clássicos de lojinhas de bairro que atendem a necessidades específicas daquela comunidade de pessoas.

Aqui, o importante é observar o comércio já existente no seu bairro e a demanda dos moradores por coisas novas. 

Por exemplo, você constata que nos arredores ainda não há nenhum estabelecimento especializado em produtos veganos, e pensa: “devo apostar nisso!” 

Mas haverá demanda para uma tal iniciativa? Talvez não, e suas ideias terão que ir à outra direção para encontrar a loja ideal.

Concluindo, você deve analisar, se possível, as preferências e desejos do pessoal do bairro, e ao mesmo tempo observar os negócios que já estão bombando por aí. 

Dito isso, eu separei algumas empreendimentos para cidades pequenas que podem te ajudar nessa escolha. Confira:

Produtos para animais domésticos

Produtos para animais domésticos

Se a sua afinidade com os animaizinhos é grande a ponto de te estimular a abrir um negócio, os pet-shops podem ser uma opção excelente para estrear no empreendedorismo. 

Afinal, segundo a Abinpet o Brasil é o terceiro país com o maior número de animais de estimação do mundo. 

É claro que isso acaba beneficiando o comércio: os pet-shops, creches para animais, e até passeadores de cães são cada vez mais procurados pelos donos, que normalmente não gostam de economizar se o assunto é cuidar de seus bichinhos.

Essa oportunidade também pode ser explorada em cidadezinhas pequenas ou comércios no bairro, já que muitas vezes as grandes redes de pet shop se encontram nos centros comerciais, e a dificuldade no deslocamento faz com que as pessoas naturalmente prefiram a opção mais próxima e confortável. 

Lembrando que, se você tiver alguma qualificação ou conhecer alguém com habilidades para lidar com animais, não se limite à venda de produtos! 

Os serviços de banho e tosa, passeador e creche vêm crescendo em popularidade, então pode ser uma boa oferecê-los na sua loja.

Negócio voltado à beleza

Negócio voltado à beleza

Você sabia que o mercado da beleza é um gigante na economia brasileira e movimenta anualmente mais de 38 bilhões de reais? 

A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), e pode ser comprovada quando saímos às ruas e vemos as incontáveis lojas de cosméticos e salões de beleza.

Mas não são apenas as grandes franquias já estabelecidas que podem lucrar com esse setor! 

Novamente, a comodidade acaba sendo o diferencial competitivo de uma lojinha ou comércio local, sem falar na relação mais próxima e amigável que pode ser estabelecida entre clientes e funcionários vizinhos. 

Aqui também é interessante não restringir sua loja de bairro à venda de produtos para o cabelo, unha ou pele, mas também oferecer serviços de maquiagem, sobrancelhas e até procedimentos estéticos. 

Como este é um setor que cresce bastante, é válido observar os estabelecimentos de beleza que já existem na sua região, e tirar o diferencial competitivo do seu negócio a partir das falhas deles, ou das demandas que ainda não estão sendo supridas. 

Nesse sentido, uma boa ideia é segmentar ainda mais o ramo de atividade da loja: uma esmalteria, um salão de beleza dedicado ao público infantil, ou um centro de massagem podem ser escolhas proveitosas, por exemplo.

Mercearias

Mercearias

Não é novidade que os minimercados são muito presentes na realidade do pequeno comércio; o tempo passa e eles continuam sempre por aí. 

Isso acontece porque, embora não possam oferecer preços competitivos como os das grandes redes, as mercearias contam com as vantagens da praticidade, menos filas e produtos frescos. 

Em um estabelecimento como esse, o que não pode faltar são os produtos básicos e essenciais no dia a dia dos clientes, e eu recomendo que tenham no mínimo 3 seções: frutas e verduras, doces e salgados, e o setor de limpeza e produtos pessoais. 

Como se trata de um comércio muito próximo da clientela, também é importante apostar no bom atendimento como um diferencial para fidelizar clientes e garantir a preferência pelo seu mercadinho na região. 

Então, através de ferramentas como cursos gratuitos do SEBRAE, você pode treinar os funcionários - e a você mesmo - para responder qualquer dúvida dos clientes e atender suas necessidades específicas.

Aqui no blog nós temos um texto inteiro sobre como aumentar o faturamento de um minimercado! Se você está pensando em abrir esse tipo de negócio, clique aqui e confira.

Veja também: Fachada de mercadinho: 6 dicas para criar no seu negócio

Loja de Roupa

Loja de Roupa

Embora nos últimos tempos tenha aumentado muito o número de lojas de roupa virtuais e as compras online nesse setor, o espaço físico ainda é o maior canal de comercialização por contar com vantagens únicas, como a possibilidade de experimentar o produto e poder sair da loja com ele em mãos. 

No caso das lojinhas de bairro, benefícios ainda mais específicos são oferecidos, como a variedade de peças exclusivas e o atendimento mais humanizado. 

Porém, uma ideia atual e excelente é aliar as duas coisas: montar um espaço físico promissor e investir em uma forte presença virtual para a sua loja.

Um dos fatores que é preciso considerar antes de abrir uma loja de roupas - e outros negócios mencionados no texto -, é o espaço físico em que ela estará inserida. 

Você deve escolher um bom ponto para sua loja no bairro analisando se há grande circulação de pessoas, presença de estacionamento, se há muitos concorrentes nas proximidades, e outros aspectos importantes. 

Além disso, no segmento do vestuário é importante estar sempre atento às novidades do momento, adaptando-se às sazonalidades para vender mais e criando ações específicas para datas estratégicas.

Material de construção

Material de construção

Esse é um clássico que se tornou super tradicional e é um ótimo exemplo entre negócios que dão lucro em cidades pequenas!

É certo que as pequenas lojas de material de construção sofrem com a concorrência das grandes redes como Telhanorte, Leroy Merlin e Sodimac - especialmente após terem surgido ideias de lojas menores como a “Telhanorte já”, para fazer frente de forma direta aos pequenos negócios. 

Porém, a rentabilidade e as possibilidades de sobrevivência nesse mercado estão longe de serem extintas, já que as vantagens dos comércios de bairro ainda resistem às iniciativas do grande varejo: proximidade, facilidade de troca, possibilidade de manter um depósito de crédito do cliente, entrega rápida e atendimento personalizado são as principais. 

Afinal, segundo a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), 98% deste setor é constituído por pequenos e médios negócios, e não será assim, de uma vez, que os grandes tomarão esse vasto mercado.

Para ter sucesso na abertura da loja de materiais de construção, é essencial apostar numa boa vitrine, com elementos chamativos que realmente atraiam os clientes. 

Também é importante realizar uma disposição de produtos eficiente, separando a loja por setores bem delimitados e indicados por placas no alto da loja, e colocando pouca quantidade de mercadorias no mostruário, para não amontoar produtos e causar poluição visual.

Quer saber mais sobre o assunto? Já aprenda, de antemão, 7 dicas para revitalizar sua loja de materiais de construção sem gastar nada.

Alimentos congelados

Alimentos congelados

Por último, mas não menos importante, eu separei um segmento que, por conta da rotina cada vez mais corrida das pessoas, anda crescendo cada vez mais e tem muito potencial para dar certo no seu bairro! 

De acordo com o SEBRAE, o Brasil é o país que mais consome alimentos congelados na América Latina, e é claro que o comércio local pode tirar proveito de informações como essa para construir oportunidades lucrativas.

Para abrir uma loja de bairro de alimentos congelados você precisa, primeiramente, entender para quem estará vendendo: são pessoas que moram sozinhas, famílias com a vida agitada, mães solo que não têm tempo de cozinhar? 

Depois, procure saber os principais desejos e hábitos alimentares desse público, pois uma das principais vantagens desse tipo de negócio é que há uma grande margem para segmentação: você pode fazer um cardápio de doces típicos, uma seção específica para veganos, outra para celíacos ou intolerantes à lactose… 

Enfim, há muitas possibilidades, mas o interessante é ver quais se encaixam no contexto do seu bairro, para você poder aproveitar diferentes nichos e lucrar com a sua loja de bairro! 

Como cuidar da gestão de uma loja de bairro?

Agora que você viu algumas ideias de pequenos negócios para cidades pequenas, darei alguns conselhos básicos e essenciais para você começar com o pé direito na gestão do seu empreendimento. 

Lembrando que aqui no Blog do Nex você sempre encontrará dicas de gestão para os mais diversos tipos de comércio! Para acessar a categoria “gestão” do blog, clique aqui. 

Vamos às dicas:

Procure por fornecedores da região

No cenário dos pequenos negócios de bairro, a importância de contar com bons fornecedores locais é grande, pois você poderá obter valores menores com as negociações e custos reduzidos com frete e manuseio. 

Se você não conhece os fornecedores da região, procure  ajuda de algum empresário local para conseguir indicação e estreitar o leque de opções. 

Porém, lembre-se de que não é só o preço que importa; outros fatores devem ser levados em conta na escolha dos fornecedores ideais, como qualidade do produto, referências na área, agilidade nos prazos, e facilitação nas formas de pagamento. 

Afinal, a qualidade do seu fornecedor vai refletir diretamente na sua qualidade: se os prazos de entrega dos insumos não forem cumpridos, você também poderá atrasar nas entregas ao consumidor final, e isso prejudicará o seu negócio. 

Então, pense bem e analise vários aspectos para definir os melhores fornecedores com os quais vai trabalhar.

Crie estratégias de divulgação no bairro

Aqui no blog, sempre enfatizamos a importância da divulgação para o pequeno negócio, e por isso temos até uma categoria inteiramente dedicada ao marketing

Para as lojinhas de bairro, essa relevância não é diferente: de nada adianta você escolher bem o seu ramo de atividade, caprichar na qualidade dos produtos e nos aspectos de gestão, se ninguém conhece o seu produto.

Ainda é super válido - e necessário - adotar os métodos do marketing tradicional e apostar em elementos visuais atrativos para chamar clientes, ou imprimir cartazes com informações sobre o negócio e distribuí-los pela loja. 

Porém, estude a possibilidade de entrar na nova onda do marketing digital e criar uma forte presença online para o empreendimento! 

Isso pode ser feito por meio da criação de um catálogo digital para que você possa vender suas peças online, da publicação de fotos atrativas das suas refeições congeladas nas redes sociais, ou de promoções específicas para os clientes que visitem o site da sua lojinha de cosméticos, por exemplo

Ofereça uma grande variedade de produtos

Não se esqueça de que, apesar do diminutivo, sua “lojinha” de bairro não pode ficar para trás dos grandes estabelecimentos comerciais quando o assunto é variedade de opções para o cliente. 

É claro que é difícil competir com as empresas que possuem faturamento elevadíssimo e podem realizar pedidos enormes mas, na medida do possível, você deve oferecer uma ampla e satisfatória diversidade de mercadorias na sua loja. 

Um bom mix de produtos pode, além de impulsionar as vendas ao funcionar como um atrativo para os clientes, também compensar possíveis perdas de rentabilidade e ser um exemplo e referência de lojinha de variedades para seus consumidores. 

Também aqui, é importante que você tenha uma boa relação com os moradores do bairro, pois assim você conhecerá a sua demanda e principais necessidades, e poderá escolher os produtos que certamente te darão bons resultados.

Tenha um controle financeiro

Antes mesmo de analisar como montar um projeto de loja pequena, é preciso organizar as finanças pessoais e deixá-las em dia, para que você possa mirar nos seus objetivos com tranquilidade e não precise colocar seu patrimônio em risco. 

Porém, talvez não seja interessante se dedicar exclusivamente à loja de bairro no início do projeto, já que nesse momento é muito difícil ter lucros significativos e é bom contar com uma garantia.

Quando a loja já estiver em pleno funcionamento, é essencial manter um bom controle financeiro empresarial no seu dia a dia, para evitar surpresas e adicionar estabilidade. 

Essa manutenção da saúde financeira é algo constante e envolve vários aspectos da gestão.

Por isso você deve conhecer bem os prazos das contas a pagar, definir um orçamento anual, realizar um bom balanço financeiro anualmente, manter um controle de estoque eficiente, dentre outras tarefas.

Quer saber mais? Você pode ler um texto específico sobre esse tema clicando aqui.

Atraia clientes através de promoções

Embora falar em promoções às vezes assuste os pequenos comerciantes pela redução no faturamento que podem causar, é através delas que você terá a oportunidade de divulgar novas mercadorias, atrair mais clientes, fidelizar os antigos e, principalmente, alavancar suas vendas. 

Porém, ser cauteloso é realmente importante na hora de elaborar os descontos, e por isso é necessário planejamento antes de estabelecê-los na sua loja de bairro. 

Primeiramente, é preciso definir o objetivo da sua promoção: você deseja alavancar as vendas atraindo clientela nova, ou fidelizar consumidores já existentes apresentando novas mercadorias? 

A partir daí, você escolhe o tipo de produto que terá o preço promocional (produtos “vendáveis” ou “rentáveis”) e calcula a porcentagem do desconto que será aplicado. 

Por fim, será hora de divulgar as novas promoções com os métodos que eu mencionei lá em cima, para que elas de fato gerem os efeitos desejados.

Se você quer aplicar descontos e promoções de maneira favorável tanto a você quanto aos clientes, eu recomendo a leitura destes dois textos do blog:

Fique de olho no estoque

Como eu já apontei nesse texto, o controle de estoque acaba sendo um dos pilares para uma boa gestão, pois o acúmulo de produtos parados pode resultar numa redução do capital de giro e na perda de mercadoria. 

Por outro lado, se essa tarefa é feita de maneira eficiente, é possível ter o conhecimento completo da real situação da loja, e deixar em dia todos os pagamentos de que o negócio precisa para se manter funcionando. 

Então, esteja sempre atento aos produtos de maior e menor giro para então poder realizar os pedidos aos fornecedores na hora certa. 

Caso uma mercadoria não possui alto volume de vendas, você saberá que os seus pedidos devem ser feitos de forma mais espaçada, sendo o contrário também válido. 

Além disso, fique sempre de olho nas datas de validade, e planeje promoções ou brindes para se livrar dos produtos parados, de modo a deixar o estoque o mais “clean” possível e garantir o bom funcionamento da sua loja!

Como o Nex pode ajudar na gestão da sua loja de bairro?

Agora que você está com boas ideias na cabeça e começando a se preparar para gerir uma lojinha de sucesso, que tal pensar um pouco em como a tecnologia pode te ajudar nisso tudo? 

Para conseguir dar conta de todas essas responsabilidades do negócio, é preciso um sistema virtual completo e integrado, e é exatamente isso que o Nex oferece!

Com ele, você tem acesso a recursos que vão facilitar a gestão e ajudar no sucesso da sua lojinha de bairro!

Crie sua conta no Nex e comece a vender com o sistema online de gestão, pelo navegador.

Conclusão 

Durante a leitura, eu te mostrei sugestões de tipos de loja para você montar em um bairro, apresentei exemplos de alguns pequenos negócios que dão lucro e dicas para começar com o pé direito e garantir uma boa gestão!

E aí, se sente mais preparado para iniciar nessa empreitada? Se tiver alguma dúvida, pode nos mandar pelos comentários! 

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