Gestão de estoque e armazenagem: o que o seu está querendo dizer?

Quando bem realizada, a gestão de estoque e armazenagem pode ser utilizada como estratégia competitiva. Entenda a importância de uma boa gestão do negócio.

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O que você vai ver nesse texto:

Quando bem realizada, a gestão de estoque e armazenagem pode ser utilizada como estratégia competitiva. 

Quando se tem um pequeno comércio, o estoque é o seu investimento mais valioso, portanto é necessário estar sempre atento ao que ele está querendo dizer.

Este texto vai funcionar como um pequeno curso gestão de estoque, ao final da leitura você vai saber: quais os conceitos de gestão de estoque, a importância da gestão de estoque e um passo a passo de como fazer uma gestão de estoque eficiente.

O que é a gestão de estoque?

A gestão de estoque é um procedimento que maximiza os investimentos em recursos de um comércio, envolvendo planejamento e execução.

Aplicando a gestão de estoque é possível analisar melhor as demandas e determinar se um reabastecimento é necessário, por exemplo. 

Em outros casos, também é possível perceber se há excesso de um produto armazenado, sinalizando a oportunidade de uma promoção ou estratégia parecida.

O Nex é um sistema completo de gestão para lojas. Com ele você tem total controle de seu estoque e de suas vendas, além de cadastrar clientes e fornecedores gratuitamente. Baixe agora e confira!

Para que serve a gestão de estoque?

A gestão de estoque serve para garantir a quantidade ideal de mercadoria armazenada para manter a rotina operacional da sua empresa funcionando normalmente.

É uma prática fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, possibilita que todas as demandas sejam cumpridas, inclusive nos períodos sazonais, em que a procura por seus produtos aumenta ou diminui.

Ou seja, a gestão de estoque controla a falta ou o excesso de mercadorias, a fim de evitar prejuízos ou maus investimentos para a empresa.

Entenda a importância da gestão de estoque eficiente

Além de assegurar que as operações da empresa sigam sem interrupções, a gestão de estoque pode ser entendida como o processo que organiza, acondiciona e faz o inventário da mercadoria armazenada.

Sendo assim, a gestão de estoque é importante porque garante que os recursos disponíveis sejam otimizados, gerando redução de custos e aumentando a produtividade, colaborando para a saúde financeira do comércio.

3 principais métodos de gestão de estoque

gestao de estoque 3 principais metodos

- Estoque antecipado

O método de estoque antecipado se baseia no comportamento de clientes ou períodos específicos. É realizado para atender demandas atípicas, de épocas festivas ou para eventos especiais, por exemplo.

É um método bastante comum para as datas sazonais. Tendo conhecimento dessa possibilidade, a empresa garante um estoque antecipado para suprir o fornecimento aos seus clientes.

- Just in time

O método Just in Time, que se traduz para algo como “momento certo”, é uma estratégia utilizada para produzir a quantidade exata de um produto, conforme a demanda, de maneira rápida e sem a necessidade de armazenamento, permitindo que o produto seja entregue na data prevista.

De acordo com a Gestão de Estoque Sebrae, quando se aplica a estratégia Just in time, todos os esforços e investimentos têm o objetivo de reduzir desperdícios e prejuízos ao máximo, evitando excesso de produtos em estoque por falta de rotatividade.

Estoque consignado

O estoque consignado é aquele que pertence a uma empresa, mas está sendo comercializado por outra.

Esse método funciona da seguinte forma: um fornecedor coloca suas mercadorias sob consignação a um comerciante por um determinado período, ao final do prazo, o que foi vendido é pago pelo comerciante e o que sobrou retorna ao fornecedor.

- Curva ABC

A Curva ABC é mais uma ferramenta do que um método propriamente, e seu o objetivo é identificar os itens de maior impacto para os resultados da empresa.

Com a Curva ABC, a gestão de estoque se baseia a partir de indicadores como: giro de estoque, lucratividade e representatividade no faturamento.

Esse método de classificação já foi tema de discussão aqui no blog! Você pode se aprofundar no assunto clicando aqui.

Como evitar a perda de estoque?

  1. Armazenamento adequado

A primeira dica é escolher o local ideal para armazenar seus produtos. 

Cada produto tem uma condição ideal de armazenamento que pode estar relacionada a diversos fatores como: temperatura, exposição à luz, umidade, circulação de ar, etc. 

Escolher o local errado pode gerar desperdícios ou perdas significativas.

  1. Controle de compras

Estoque em excesso é sinal de deslize na administração. 

É sempre importante que as informações de estoque estejam integradas com o controle de vendas, dessa forma é possível identificar e adquirir sempre a quantidade adequada de mercadoria.

  1. Rotatividade de produtos

Um comerciante atento está sempre de olho nos produtos que mais vendem para não deixar faltar. 

Mas além disso, é necessário que ele conheça bem os fluxos de rotatividade de todos os produtos vendidos no seu estabelecimento. 

Portanto, não deixe de analisar esses dados, a fim de evitar a perda dos produtos que vendem menos.

  1. Controle de Validade

Com o auxílio de uma ferramenta de controle de validade, o comerciante pode estimular a venda de produtos que estão próximos do vencimento, com práticas de reposição que favorecem a venda do estoque com menor prazo de validade. 

Isso melhora a exposição destes produtos na prateleira, ou até mesmo reduzindo os preços em casos de maior urgência.

  1. Inventário de Estoque

A prática regular do inventário de estoque é fundamental para garantir que o estoque físico esteja paralelo ao estoque virtual do seu sistema de gestão de vendas. 

Assim, você identifica perdas ocasionais e evita a venda de um produto indisponível, por exemplo.

Gestão de estoque e armazenagem: como fazer de forma eficiente

gestao de estoque como escolher melhor ferramenta para

Para evitar que você continue a ver o seu estoque como a imagem acima, resolvemos listar alguns itens que servirão como diretrizes e impedirão que o seu estoque se torne um problema.

Pronto para ficar frente a frente de verdade com o seu almoxarifado?

Para uma gestão eficiente, sua loja precisa dos produtos e fornecedores certos

Passo 1: Produtos

Independente do ramo de atuação da sua loja, você precisa saber os produtos que você oferece comunica tanto quanto suas ações de marketing. Inclusive, uma coisa pode ligar a outra. 

Por exemplo, divulgar produtos especiais como chamarisco de clientes.


Sabendo qual o seu perfil de cliente, analise sua gama de produtos à venda. Estas são de fato mercadorias que eles comprariam? 

Se você não souber responder com clareza, uma boa opção é fazer uma pesquisa de satisfação. 

Na dúvida, não hesite em questioná-los algo como: “Você sente falta de encontrar algum produto em nossa loja?”.

Pense em outras perguntas que irão variar de acordo com o seu nicho, mas acredite, até mesmo uma conversa informal vai trazer uma noção maior sobre seu leque atual de produtos e novas ideias para melhorar sua oferta.


Uma dica que já demos em outras ocasiões é sair do óbvio. 

Tenha os produtos considerados “básicos”, ou seja, que a loja não pode deixar de oferecer, mas traga um diferencial.

Algo que os clientes só encontrem ali e que os façam retornar, optar por comprar no seu negócio ao invés de ir na concorrência e, inclusive, indicar o estabelecimento a amigos e conhecidos.

Passo 2: Fornecedores

É óbvio que você já sabe que a escolha dos fornecedores é muito importante, mas será que você já olhou para este passo com a percepção completa que deveria?

Por exemplo, se a sua loja é de roupas, quais fornecedores oferecem as marcas queridinhas do seu público? Quais estão oferecendo as tendências certas em suas coleções?

Se for de cosméticos ou saúde, quais marcas possuem maior prestígio e confiabilidade?

Ou se a sua loja for de alimentos orgânicos, qual fornecedor os entrega mais fresco?

E pensando em termos de geolocalização, qual está mais próximo e pode atendê-lo com maior agilidade em situações de emergência?

Levante todos esses pontos, avalie seus atuais fornecedores e, se preciso for, substitua os que estão deixando a desejar em algum quesito. 

Não seja displicente quanto aos seus parceiros, um atraso na entrega de produtos, uma mercadoria com defeito ou a oferta de marcas erradas podem prejudicar sim a sua gestão.

NOTA: Não esqueça de, neste processo, equilibrar qualidade, custo e prazos (entrega e pagamento). Itens que irão afetar diretamente seu faturamento, afinal, estoque é dinheiro!

Passo 3: Princípios para uma boa gestão de estoque e armazenagem

Com absoluta certeza, você irá enxergar melhor o estoque da sua loja se aplicar sempre 3 táticas:

  • Qualidade do “armazém”
  • Monitoramento
  • Previsibilidade

O que cada uma dessas táticas representa?

Qualidade do “armazém”

A primeira se refere especificamente ao espaço no qual suas mercadorias estão armazenadas: ele é adequado para o produto que você oferece?

Manter em boas condições seus itens em casa é fundamental para evitar desperdícios de matéria prima, no caso de produtos alimentícios, ou mofo e desbotamento em caso de roupas

Enfim, um almoxarifado inadequado pode ocasionar perda de receita.

Então, fique atento! Se você estiver perdendo vendas por conta de produtos estragados com frequência, seu estoque está querendo lhe dizer que está na hora de investir em outro “armazém”.

Monitoramento

Seja com a ajuda da sua inseparável caderneta ou de um software moderno de gestão (o qual sabemos que facilita o seu controle e acesso rápido a informações), saiba com exatidão a quantidade de todos seus produtos em casa.

Evite perder vendas por falta de mercadoria, identifique produtos encalhados e próximos de vencer, perceba quais produtos giram mais etc. 

Essa tática é capaz de te falar muito, ouça tudo que ela tem a dizer!!!

O monitoramento é um ótimo aliado de uma gestão de estoque e armazenagem eficaz. Se você é cliente Nex, utilize o relatório de curva ABC para  auxiliá-lo nessa.

Previsibilidade

Digamos que essa seja uma tática especializada, ou seja, que você irá fazer maior uso em épocas específicas do ano, como datas festivas, por exemplo.

Sendo assim, a previsibilidade nada mais é do que identificar demandas fora do habitual. Abastecer o estoque da sua loja de decoração com produtos natalinos, por exemplo. 

Depois, analisar depois quais venderam melhor e quais não tiveram uma boa saída, podendo tirar insights para o próximo natal, são ações que fazem parte desta tática.  

Como escolher a melhor ferramenta para gestão de estoque?

gestao de estoque armazenagem como fazer de forma eficiente

Uma ferramenta para gestão de estoque precisa facilitar a rotina e melhorar os resultados de um comércio. 

Para incluí-la na sua administração, considere uma ferramenta em que os processos operacionais são automatizados e integrados de alguma forma.


Uma boa ferramenta de gestão de estoque, além de controlar suas mercadorias, também deve oferecer: relatórios, orçamentos e emissão de notas fiscais

Afinal, o tempo que levaria para executar essas tarefas manualmente, pode ser aproveitado para elaborar estratégias que focam no crescimento do seu comércio.

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Sabemos que a gestão de estoque e armazenagem é um desafio para a maioria dos comércios, não é por coincidência que existem tantos conteúdos relacionados à gestão de estoque excel, gestão de estoque pdf, gestão de estoque livro, etc. 

Mas a partir do que foi falado aqui, tenho certeza que você irá enxergar com outros olhos o seu estoque!

Não deixe de tirar suas dúvidas nos comentários.


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