Para ser um empreendedor bem sucedido, é necessário atender as demandas de seus clientes de maneira satisfatória, isso inclui também as formas de pagamento.
Entender seu público-alvo e suas preferências, conhecer seu tipo de negócio e ficar por dentro das novidades do mercado vão contribuir para o aumento de vendas e a fidelização de clientes.
Neste texto, vamos mostrar quais são as formas de pagamento mais utilizadas pelas empresas atualmente e compartilhar algumas dicas para ajudar você a escolher as melhores formas de pagamento para o seu negócio.
Confira!
A importância de diversificar as formas de pagamento para seus clientes
Com a grande variedade de formas de pagamento existentes no mercado atualmente, podemos concluir que, quanto mais diversos forem os meios de pagamento disponíveis em seu comércio, maior será o número de consumidores que você conseguirá atender.
Atendimento de qualidade, bons produtos e preços acessíveis não são as únicas necessidades dos clientes na hora de realizar uma compra. Tipos de pagamento variados também fazem parte da jornada do cliente e são determinantes no momento de concluir uma venda.
Com o sistema Nex você cadastra todas as formas de pagamento adotadas pelo seu comércio de forma fácil e rápida! Controle suas vendas e o caixa da sua loja com um sistema de gestão seguro e intuitivo. Baixe agora.
Quais são as principais formas de pagamento oferecidas pelas empresas?
Se você ainda está na dúvida sobre quais opções ofertar em seu negócio, confira nossa lista com os 8 principais meios de pagamento e conheça os prós e contras de cada um deles:
Dinheiro
Não poderíamos começar com outra forma de pagamento diferente, afinal, o dinheiro em espécie é a forma mais antiga e tradicional dessa lista.
Quando falamos dos pequenos comércios físicos, é comum ainda utilizar o dinheiro como forma de pagamento.
Uma de suas vantagens é a ausência de taxas em cada transação, assim como o fato de receber o pagamento no ato da venda, diferentemente de outros meios de pagamento que vamos falar nos próximos tópicos.
Já como desvantagem, podemos apontar que não é muito seguro nem recomendável guardar uma grande quantidade de dinheiro em espécie no caixa do seu negócio, afinal, assaltos são uma realidade.
Aceitar dinheiro em seu negócio é o básico, a menos que você tenha uma loja digital e não possa aceitá-lo como forma de pagamento, fora esses casos, o dinheiro em espécie ainda é um pagamento utilizado comumente pelos brasileiros, mas não se limite a ele.
Pix
Um dos meios de pagamentos mais recentes, criado pelo Banco Central em 2020, o Pix é um sistema de pagamento instantâneo.
Com ele, é possível realizar e receber pagamentos em tempo real em qualquer horário do dia, 7 dias por semana, inclusive aos feriados.
Essa forma de pagamento está sendo adotada pelas lojas virtuais e, mais recentemente, também pelos comércios físicos.
Uma das alternativas para receber pagamentos é criando um QR code dinâmico ou estático para seus clientes. Para pessoas físicas, o pix é totalmente gratuito e é uma das formas de pagamento mais ágeis e seguras.
Uma desvantagem é que ainda não é possível parcelar o valor a ser cobrado, assim, o pix é utilizado apenas para pagamentos à vista.
Para saber todos os detalhes sobre esse método de pagamento, acesse nosso postPix: tudo que o comerciante precisa saber sobre o novo sistema de pagamentos
Pagamento por aproximação
O número de pessoas que utilizam o pagamento por aproximação nas suas compras aumentou durante a pandemia, uma vez que não é necessário entregar seu cartão para outra pessoa ou colocar a senha na mesma maquininha que outras pessoas tocaram, sendo uma forma mais segura de evitar o contágio.
Contudo, sabemos que muitas das tendências que surgiram durante a pandemia vieram para ficar, o pagamento por aproximação é uma delas. Por isso, é importante adaptar-se a essa nova realidade e usar máquinas de cartão que permitam esse tipo de pagamento.
Essa forma de pagamento abre um leque de possibilidades bastante amplo para o cliente, já que é possível realizar o pagamento por aproximação com o próprio cartão de crédito/débito, celulares e até mesmo pulseiras e relógios inteligentes.
Em compras pequenas, o consumidor nem precisa digitar a senha, isso deixa o processo de pagamento muito mais ágil, prático e moderno.
Formas de pagamento: cartão de crédito e de débito
Cresce cada vez mais o número de pessoas que não anda com dinheiro físico na carteira, agora é possível pagar qualquer coisa com cartão de crédito ou de débito.
Hoje em dia é quase impossível encontrar algum comércio que não aceite essa forma de pagamento, mas ainda existem. Então saiba que, se você não oferece esse tipo de pagamento em seu estabelecimento, algum concorrente seu com toda certeza oferece, e você está deixando de fechar muitas vendas e de conquistar muitos clientes por causa disso.
O cartão de crédito é o método de pagamento favorito de quem compra online, e no varejo, de forma geral, ele também é um dos mais utilizados por permitir parcelar o valor da compra.
Já o cartão de débito é uma espécie de substituto de dinheiro físico, muito utilizado no PDV e vem crescendo cada vez mais nos e-commerces também.
A desvantagem de ambos são as taxas cobradas em cada transação e o prazo para o recebimento do valor das vendas, que pode demorar cerca de 2 dias.
Boleto bancário
O boleto é uma opção bastante popular entre os consumidores que não possuem conta em bancos. Seu pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária, lotéricas, caixas eletrônicos e internet banking, sendo uma forma de pagamento bastante utilizada em comércios virtuais.
Quando comparamos as taxas cobradas no uso da máquina de cartão e a taxa de emissão de um boleto, a taxa do boleto costuma ser menor. Outra vantagem é a possibilidade de acrescentar juros e multas em casos de atraso.
Entretanto, temos como desvantagens o risco de inadimplência (não pagamento) ou de desistência da compra, além do tempo necessário para a compensação bancária de até 3 dias úteis.
Cheque
Usar o cheque como forma de pagamento já foi uma prática bastante popular, mas nos últimos tempos está sendo cada vez menos utilizado.
A vantagem desse método de pagamento para o cliente é a possibilidade de parcelamento com a modalidade pré-datada, além da opção de efetivar o pagamento um tempo depois da compra, ao descontar o cheque.
Entretanto, para o comerciante pode ser pouco vantajoso, já que um dos principais problemas é descobrir no momento de descontar o valor que o cheque não tem fundos.
Não é uma forma de pagamento muito recomendada, pois além de estar cada vez mais em desuso, existem outras formas de pagamento mais modernas e seguras para ambas as partes.
Link de pagamento
É comum que lojas físicas também trabalhem pela internet para vender seus produtos, algumas das plataformas mais utilizadas para isso são as redes sociais, como Instagram e WhatsApp.
Para esses casos, o link de pagamento é uma solução prática e segura para você receber seu pagamento sem precisar de uma loja virtual completa ou métodos muito complexos.
Para utilizar essa forma de pagamento é muito simples, você só precisa ter um link que vá direto para sua página de pagamento, nela estarão disponíveis todos os métodos de pagamento que sua loja oferece para os clientes (cartão de crédito, boleto, etc.) e compartilhá-lo com seus clientes via e-mail, WhatsApp e redes sociais!
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Crediário
Por fim, a última forma de pagamento que vamos citar aqui é o crediário, também conhecido como carnê.
Ele é basicamente um talão de boletos que são emitidos para o pagamento de vendas parceladas. Nele consta o número exato de parcelas a serem pagas e o valor acrescido de juros e correção monetária.
O principal beneficiado com esse método é o cliente que não possui cartão de crédito, pois poderá parcelar suas compras mesmo assim. Além de ter todas as informações acima disponíveis, no talão também consta a data de vencimento de cada parcela.
Entretanto, o crediário pode gerar falta de segurança no comerciante, já que o risco de inadimplência é grande.
Em nosso texto sobre Crediário, explicamos detalhadamente o que é e quais as formas de crediário existentes; além de dar dicas para reduzir a inadimplência nessa fora de pagamento. Clique aqui para ler.
Veja como escolher a melhor forma de pagamento para o seu negócio
Já falamos sobre as principais formas de pagamento utilizadas no mercado, agora você precisa escolher quais delas encaixam melhor com o seu tipo de negócio.
Para isso, comece fazendo uma pesquisa de mercado avaliando as principais formas de pagamento oferecidas pelos seus concorrentes. Além de, claro, estudar o comportamento de compra de seus clientes: quais métodos de pagamento eles mais usam? Existe algum muito requisitado por eles que você ainda não oferece? Existe algum meio de pagamento mais atualizado que possa deixar o pagamento mais ágil e seguro?
Outro fator importante na hora de determinar novas formas de pagamento, é calcular os possíveis custos a mais que você terá e decidir se eles serão repassados para os clientes, como é o caso das taxas dos cartões de crédito e débito.
Nossa última dica pode parecer óbvia, mas é muito importante. Para definir quais serão as formas de pagamento adotadas na sua loja, considere qual método se adapta melhor ao tipo de negócio que você tem. Vimos, por exemplo, como alguns tipos se adaptam melhor para lojas virtuais ou comércios físicos; também avalie a localização de seu negócio, pois ela vai interferir no comportamento do consumidor.
Em lugares como padarias de bairro ou mercearias é comum ter clientes que ainda realizam pagamento em dinheiro, assim como também é uma preferência do público mais velho. Por outro lado, estabelecimentos localizados nos centros mais movimentados e com grande movimentação, exigem métodos mais ágeis, como o Pix.
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Conclusão
Esperamos que esse texto possa ter esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto e que você tenha entendido a importância e os benefícios de diversificar as formas no seu comércio.
Se você ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão, compartilhe conosco pelos comentários.
Boas vendas!
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!