Antes de contratar alguém para fazer a fachada do seu mercadinho, o ideal é levar em conta diversas questões que vão além de só chamar atenção e ser visualmente bonita.
A fachada de um mercadinho tem uma função muito importante: servir de ponto comercial de referência para todos que passam pela rua. Além disso, ela pode ser o destaque entre os concorrentes do bairro.
Portanto, eu separei neste texto várias dicas sobre fachadas de mini mercado que vão servir para todo tipo de pequeno negócio local, como mercearia de bairro, hortifruti e supermercado pequeno.
Por que ter uma fachada de mercadinho
A fachada do mercadinho é uma forma de passar informações rápidas e importantes para os consumidores. Além de atraí-los para dentro da loja, onde a mágica acontece.
Uma fachada de mercadinho bem pensada não deixa qualquer dúvida sobre o tipo de produto que o público vai encontrar no interior da loja. Sem contar que é algo comumente associado a esse tipo de comércio.
Ou seja, as pessoas esperam que um mercadinho tenha uma fachada chamativa.
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Fachada de mercadinho: importância e benefícios
Como qualquer outro investimento, vale a pena estudar os principais benefícios que uma fachada pode trazer para o seu pequeno negócio.
O mais evidente benefício é, sem dúvida, o fortalecimento da sua marca com seus clientes e com o público que transita pela sua rua.
Quando sua marca é reconhecida com mais facilidade, você consegue conquistar mais consumidores, fidelizá-los e, consequentemente, melhorar sua receita.
Veja também: Como aumentar o faturamento de seu minimercado
6 dicas para montar fachada de mercadinho
- Escolha o local
A fachada é como o cartão de visita do seu mercadinho. Mas além de trazer os elementos de identidade visual da sua marca, ela deve estar posicionada de forma estratégica.
A fachada deve destacar a porta de entrada do seu estabelecimento. E no caso de haver várias formas de entrar, a fachada deve estar na principal.
Caso seu mercadinho tenha entrada e saída para mais de uma rua, procure destacar a entrada que fica na via com maior movimentação.
Mantenha em mente que árvores, postes, sacadas, etc. podem cobrir seu letreiro.
Posicione sua fachada de forma que ela se mantenha iluminada e fácil de ler.
- Cores fazem a diferença
Empresas de todos os segmentos usam as cores para induzir sensações que vão de acordo com o que elas oferecem.
Os tons mais quentes como o vermelho, por exemplo, são muito utilizados no ramo da alimentação.
Para a teoria de Marketing conhecida como Psicologia das Cores, o vermelho aumenta o sentimento de impulsividade e fome.
Na fachada de um mercadinho faz muito sentido induzir impulsos de compra. Portanto, dê preferência aos tons de vermelho para montar sua fachada.
- Criatividade é a chave
Independente da cor que você optar para a sua fachada, utilize outros elementos para captar o olhar de quem passa pela rua.
Cartazes e placas são ótimos complementos e não pesam tanto no orçamento. Explore diferentes formatos, estilos e tipos de informação.
Abuse da criatividade para se destacar entre os concorrentes. Mas cuide para não poluir muito o visual!
- Estude a concorrência
Outra dica muito valiosa, já que estamos falando sobre se destacar entre os concorrentes, é sobre estudar o comércio dos seus concorrentes diretos.
Lembrando que isso vale para qualquer etapa da jornada do seu negócio.
Procure pelo que os concorrentes estão fazendo que chama atenção e principalmente no que você pode oferecer de diferencial.
Veja também como os pontos positivos podem ser adaptados e aplicados ao seu negócio
Não vale copiar!
Observe e aprenda. Isso também serve para evitar cometer os mesmos erros.
- Cuidado com a poluição visual
Como comentei um pouco mais acima, evite uma poluição visual ao construir sua fachada, focando em cores similares.
Chamar muita atenção também tem um aspecto negativo. Portanto, se você está trabalhando com vermelho, que por si só já é uma cor que chama bastante atenção, combine com cores similares, que vão do laranja ao amarelo, por exemplo.
O cuidado com a iluminação também deve ser importante. É fácil chamar a atenção com luzes neon e coloridas, mas elas podem confundir o cliente sobre o real objetivo de uma fachada.
Observe como todos esses elementos podem mais distrair do que chamar atenção para os seus produtos.
- Cuidado com as leis locais
Procure a sua prefeitura e se informe sobre as possíveis restrições de materiais que podem ser utilizados, como propagandas podem ser feitas, qual tamanho máximo, o que deve ser evitado e que tipos de placas e letreiros podem ser usados.
Cada prefeitura pode usar diferentes regras, que vão de garantir a segurança do público à padronização dos elementos visuais da cidade.
Faça tudo de acordo com as regulamentações e evite multas e outros prejuízos.
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Conclusão
Como você viu, existem vários elementos importantes que compõem uma fachada. Da escolha de cor às leis locais, procure sempre atender ao seu público.
O que o consumidor espera de um negócio local também já foi tema por aqui no Blog do Nex. Fique por dentro de tudo aqui!
E não deixe de tirar suas dúvidas nos comentários!
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