A estrutura organizacional de uma empresa diz muito sobre o seu ambiente interno, sendo um elemento de grande importância dentro de um negócio.
Mesmo ao abordar pequenas empresas, é essencial que exista uma hierarquia interna, valorizando cada aspecto da rotina empresarial.
Afinal, a estrutura organizacional pode impactar diretamente em um negócio, pois ela pode ser responsável pelo cumprimento de metas e objetivos estabelecidos previamente.
Os níveis hierárquicos são de grande importância dentro da estrutura de uma empresa, justamente porque esses papéis são assumidos por pessoas devidamente qualificadas e preparadas para exercer os seus cargos.
Além disso, a organização processual também integra de modo eficiente essa estruturação. Afinal, cada etapa de um processo precisa ocorrer conforme parâmetros já estabelecidos, garantindo a sua execução correta.
A ordem das atividades é outro elemento contido na estrutura, levando em consideração as fases que precisam ser concluídas para levar um processo adiante.
Levando em conta todos esses elementos, você sabe qual é o tipo de estrutura organizacional da sua empresa? Para conhecê-los de modo mais detalhado, siga na leitura deste artigo.
O que é a estrutura organizacional?
Qualquer empresa, seja ela fabricante de andaime tubular ou uma indústria têxtil, precisa ter uma estrutura organizacional bem definida.
Levando em consideração o sentido do termo, é possível dizer que essa expressão remete à hierarquia presente em um negócio.
Além disso, pode ser considerada a relação estabelecida entre gestores e funcionários, a divisão de setores, além dos processos internos.
Ou seja, é possível dizer que a estrutura organizacional de uma empresa abrange os mais diferentes níveis, se tratando de pessoas e das tarefas executadas em sua administração.
Em síntese, a estrutura organizacional abarca:
- A estratégia de atuação da empresa;
- A estratégia de crescimento do negócio;
- O envolvimento dos líderes e dos liderados;
- A execução dos processos do negócio.
Mas, é preciso lembrar que existem diferentes tipos de estrutura. São elas a funcional, a linear e a Linha-Staff.
Estrutura do tipo funcional
Esse é o modelo mais convencional de estrutura de uma empresa, seguindo o estilo de divisão por departamentos.
Uma empresa de isolamento térmico para telhado, por exemplo, pode desfrutar desse tipo de organização por meio dos seus setores administrativo, financeiro, linha de produção, marketing, etc.
Nesse caso, os funcionários possuem funções estabelecidas e atuam diariamente dentro do seu departamento com profissionais da mesma área.
Assim, é comum haver um líder direto que gerencia o setor, respondendo por ele de acordo com a sua formação.
Nesse formato, há divisão de autoridade, uma eficiente comunicação que permite a resolução de desafios de modo mais centralizado e o envolvimento de profissionais especializados.
Estrutura do tipo linear
A estrutura organizacional do tipo linear possui um formato mais antigo, sendo representado por uma pirâmide.
Isso quer dizer que há um chefe, que atua diretamente com os gestores, que se dirigem aos coordenadores, formando uma espécie de degraus hierárquicos no local
Uma empresa que fabrica filtro plissado, por exemplo, pode ter a sua estrutura organizacional do tipo linear.
Nela, o proprietário do negócio se comunica com os líderes, responsáveis por administrar outros funcionários e levar adiante a linha de produção, de vendas e de atendimento como um único departamento.
Nesse formato, existe mais clareza sobre as responsabilidades de cada colaborador, que entende o seu papel dentro de um cenário macro, que é a empresa.
Além disso, a estrutura linear permite uma tomada de decisões mais rápida, já que não há a necessidade de se consultar diferentes setores para isso.
Estrutura do tipo Linha-Staff
Esse tipo de estrutura unifica os dois formatos já mencionados, com a predominância do estilo linear.
Com a Linha-Staff se busca unificar as características de ambos, tornando a rotina e organização de uma empresa mais eficiente.
Sendo assim, uma empresa que presta serviços de locação de andaimes e opta por este estilo de estrutura organizacional, vai ter como base um chefe principal, que contará com suporte de alguns líderes específicos.
Para tomada de decisões mais assertivas, é possível recorrer aos serviços de consultoria e assessoria nas mais diferentes áreas, que apesar de trazerem informações relevantes, não são diretamente responsáveis por definir ações.
Isso cabe ao chefe, que com os parâmetros em mãos, pode tomar a decisão que seja mais vantajosa para o negócio.
Depois de conhecer os tipos de estrutura organizacional de um negócio, você pode identificar a sua de modo mais fácil. A seguir, abordaremos dicas que podem ajudá-lo no aperfeiçoamento do seu negócio.
Dicas para otimizar a sua estrutura organizacional
É importante frisar que não existe um modelo padrão de estrutura relacionado ao segmento de uma empresa.
Assim, uma fabricante de ribbon para impressora pode escolher aquele que for mais adequado para o seu negócio, garantindo o bom funcionamento e uma administração mais eficiente para a empresa.
As dicas a seguir podem auxiliar você no processo de definição e adaptação da sua estrutura organizacional.
Analise o seu negócio
A primeira dica é que você faça uma análise mais precisa do seu estabelecimento, de modo a entender qual desses tipos de estrutura faz mais sentido para você.
Se o seu negócio exige um engajamento mais ativo dos funcionários, de modo que o trabalho criativo os envolva de modo mais abrangente, a estrutura pode ser identificada como horizontal.
Nesse cenário, é preciso destacar que não há a necessidade de um líder coordenando as atividades o tempo todo.
A estrutura funcional pode ser a mais adequada nesse caso, já que os departamentos possuem alguma autonomia dentro da empresa, sendo responsáveis por fornecer um bom trabalho dentro do seu espaço.
Já no modelo vertical, em que os níveis hierárquicos são fundamentais e existem processos rígidos, é essencial um modelo linear de estrutura.
Você não precisa ter um formato engessado
Apesar de existirem três formatos principais (o funcional, o linear e a Linha-Staff), você não precisa utilizar apenas um deles para que o seu negócio consiga bons resultados.
Isso porque cada empresa é única e a sua equipe possui características individuais, que fazem com que você perceba a necessidade de adaptar os formatos de acordo com a sua rotina.
Uma fábrica de materiais para construção que forneça perfil U para diversas lojas do segmento é um exemplo disso.
Isso porque, para a sua linha de produção, pode ser de grande importância que a estrutura organizacional seja do tipo linear, na qual um gerente coordene toda a atividade do pátio.
Já na parte administrativa, pode fazer mais sentido que haja um departamento comercial específico, no qual é possível que os profissionais trabalhem de forma independente.
Nesse cenário, é possível perceber que você deve adaptar a estrutura do seu negócio de acordo com os processos internos do seu estabelecimento, garantindo que eles sejam mais eficientes e produtivos.
Leve em consideração os seus processos internos e a ordem das atividades
O modelo de estrutura organizacional que vai trazer mais benefícios para o seu negócio é aquela que concilia os seus processos internos e a ordem das atividades da sua empresa.
Assim como um sistema de aproveitamento de água de chuva possui etapas que vão desde a coleta da água, armazenamento e uso desse elemento em outras atividades, a sua empresa possui um ordenamento interno que permite que ela funcione adequadamente.
Isso envolve tanto a hierarquia que organiza a sua empresa, quanto às atividades que são realizadas diariamente, permitindo que ela funcione do modo ideal.
Assim, uma indústria têxtil que passa por fases como a compra de tecidos, a elaboração de novos modelos de peças, a confecção e a aplicação de etiquetas de composição para roupas, precisa levar em consideração todos esses processos.
Afinal, é preciso que a sua estrutura organizacional atenda à demanda de produção e forneça meios de atuação que possam trazer mais eficiência e resultados para a empresa.
Avalie a interação da hierarquia e dos departamentos
Por fim, para entender melhor qual o modelo mais adequado de estrutura organizacional para o seu negócio, você pode medir como anda a interação dos seus gestores e dos seus departamentos.
Se você perceber alguma deficiência no formato atual, é possível modificá-los, oferecendo aquilo que a sua empresa precisa para funcionar adequadamente.
Com uma estrutura devidamente organizada, pronta para suprir os requisitos essenciais que o seu negócio precisa para caminhar sem dificuldades, você pode promover mais otimização para ele.
Por isso, analise, modifique e reconfigure a sua administração até que você encontre o modelo organizacional ideal para a sua empresa, de modo a conduzir o seu negócio de modo eficiente e positivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Quer fazer uma parceria com o nosso blog? Mande um e-mail para claudio@nextar.com.br.