Curva ABC: o que é e como usá-la na sua gestão de estoque.

A curva ABC de estoque e vendas é um método que torna o controle de estoque fácil. Aprenda como fazer e de que forma ela simplifica o dia a dia da empresa

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O que você vai ver nesse texto:

O lucro de sua empresa está intimamente ligado à sua forma de gerir o estoque. Não basta ter controle de quais e quantos produtos estão em exposição ou no almoxarifado. 

É preciso saber o que esses números significam. Um estoque eficiente começa desde a seleção dos produtos corretos para seu tipo de cliente, passando pela escolha do fornecedor e, enfim, pela gestão.

Seu estoque é seu cofre. É lá que está a maior parte de seu investimento financeiro e é de lá que deve sair seu lucro. 

Para definir quais os produtos certos para seu comércio é preciso analisar como foi a venda. Nem sempre um produto que não é campeão de vendas deve ser descartado. Esse produto que vende pouco, mas com certa estabilidade, pode ser seu produto complementar ou especial.

Continue lendo o texto para entender tudo sobre a Curva ABC e seu benefícios para a gestão de estoque:

O que é a Curva ABC?

O que é a Curva ABC

A Curva ABC é um método utilizado para classificar informações, permitindo que você verifique quais os produtos são responsáveis pelo maior lucro do seu comércio. 

Com ela, é possível estabelecer uma ordem de prioridades, separando os itens de acordo com o valor que agregam ao seu negócio. A curva é dividida em 3 grupos diferentes (A, B e C), sendo A o grupo de maior valor e C o de menor valor.

Com o Nex você aplica a Curva ABC em seus produtos de forma fácil e conta com recursos integrados como: Controle de Estoque, PDV gratuito, Controle de Vendas, Controle de Caixa e muito mais. Clique aqui e conheça o Nex.

Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, foi criado por Joseph Moses Juran, após perceber que aproximadamente 80% das terras na Itália pertenciam somente a 20% da população.

Após um estudo detalhado sobre o fenômeno, Joseph verificou que o padrão se repetia em outras situações também e concluiu que 80% dos resultados advêm de 20% dos esforços, dando origem ao Princípio  de Pareto. 

Falando em estoque, isso significa que 20% dos itens trazem 80% do resultado das vendas.

Mas como a regra 80/20 está relacionada à curva ABC?

No comércio, nem sempre saber apenas os 20% é suficiente, por isso a curva ABC foi criada baseada no Princípio de Pareto para trazer informações mais detalhadas sobre os itens do seu negócio e tornar a gestão de estoque mais eficiente. 

Conheça mais detalhes da curva ABC nos próximos tópicos.

Para que serve a curva ABC?

Para que serve a curva ABC

Ela é utilizada na gestão de estoque para dividir os itens de acordo com o lucro gerado por eles. 

Como vimos no item anterior, a curva ABC foi inspirada no Princípio de Pareto, mas para trazer mais informações ao comerciante, ela foi dividida em 3 grupos:

  • Grupo A: 20% dos itens do estoque representam 80% do valor total de vendas.
  • Grupo B: 30% dos itens do estoque representam 15% do valor total de vendas.
  • Grupo C: 50% dos itens do estoque representam 5% do valor total de vendas.

A curva ABC permite que se percebam dentre uma grande quantidade de itens, os poucos mais significativos do ponto de vista dos custos. Vamos a um exemplo:

Imagine que no estoque de uma papelaria existam 200 produtos diferentes, como controlar?

Se não se estabelecer algum sistema de prioridade, todos os produtos serão iguais do ponto de vista de controle, sejam eles um alfinete ou uma mochila.

Quando você identifica a qual categoria cada produto pertence, de acordo com o volume de vendas e o faturamento gerado, cria-se um controle de estoque mais direcionado, priorizando os produtos com maior giro e substituindo os produtos que não trazem retorno financeiro significativo.

Qual é a importância da curva ABC para um negócio?

A curva ABC facilita a gestão do seu negócio, possibilitando o desenvolvimento de um foco maior nas vendas e auxiliando na tomada de decisão para definir melhores estratégias, além de um entendimento a respeito do seu público-alvo e segmento de mercado.

Com a curva ABC torna-se muito mais fácil identificar os itens que possuem maior destaque em seu negócio e precisam de um controle mais cuidadoso. 

Evitando que seu negócio fique com falta desses produtos e perca oportunidades de vendas e, consequentemente, lucro.

Além disso, a curva também evita que você armazene em grande quantidade produtos com baixa demanda, evitando custos desnecessários.

Principais benefícios da curva ABC

Descubra os benefícios que a curva ABC pode trazer para o seu negócio:

  • Melhor planejamento de compras.
  • Otimização da logística.
  • Estoque de acordo com a demanda de cada produto.
  • Melhora na saúde financeira.
  • Estratégias de vendas mais assertivas.

Como são classificados os produtos na curva ABC?

Como são classificados os produtos na curva ABC

Seu estoque é composto por três grupos de produtos que podem ser identificados como: grupo A (produtos que vendem mais e possuem maior giro), grupo B (produtos complementares) e grupo C (produtos com pouca ou nenhuma venda que acabam encalhando).

Uma forma de definir quais produtos compõem esses grupos é gerar um relatório de curva ABC (disponível no Nex). Este relatório vai mostrar exatamente esses três grupos de produtos citados. 

É importante definir um período de um mês para ter uma boa ideia sobre o comportamento de compras de seus clientes. Definido esse grupo, dê uma atenção especial a cada um deles.

- Produtos com alto giro

Os produtos do Grupo A, seriam aqueles com maior venda, maior giro. Para esse tipo de produto o mais importante é que eles não faltem em seu estoque. Uma boa análise de fornecedores vai ajudar.

Para saber quem é o fornecedor adequado para este grupo de produtos, responda a três perguntas:

1)      Qual o fornecedor oferece melhor custo?

2)      Qual entrega no menor prazo?

3)      Qual oferece melhores condições de pagamento?

Todas essas respostas devem ser analisadas em conjunto. Nem sempre o fornecedor com menor preço será o ideal. Se o custo é menor, mas você não tem o produto na hora que precisa e fica sem estoque, seu cliente vai comprar em outra loja. 

Em produtos de alto giro, a falta deles em estoque pode ser sinal de ineficiência. Imagine chegar na padaria e não encontrar o pão porque o fornecedor não entregou a farinha.

Justificar que seu pão é 20% mais barato que o concorrente não vai adiantar se seu pão não estiver ali, concorda?

Então responda às três questões, mas analise de forma conjunta ao definir quem é o melhor fornecedor.

E defina um estoque máximo e mínimo. O máximo vai garantir que você atenda seu cliente e, ao mesmo tempo, venda seu estoque dentro do prazo para pagamento acertado com seu fornecedor. 

O mínimo, vai te avisar o momento limite para nova compra.

- Produtos complementares

produtos complementares

Esses são os produtos do Grupo B. Têm uma certa procura, porém não em grande quantidade. Atende aos clientes que sempre vão à sua loja porque sabem que irão encontrar este produto específico, especial. 

Por isso, é importante não deixar que faltem, da mesma forma que os produtos do Grupo A. 

Porém, não devem ser comprados em grande quantidade como os de grande giro. Da mesma forma que seu cliente sabe que vai encontrar esse produto sempre que for em sua loja, seu fornecedor deve oferecer a mesma confiança de que sempre poderá atender a seu pedido.

São itens que ajudam a compor o mix de produtos com o perfil de seu cliente. Para este grupo, também é importante a definição de estoque máximo e mínimo. 

- Produtos sem giro

A primeira atitude quando esses produtos forem identificados é criar uma forma de tirá-los do estoque. 

Podem ser aqueles produtos que você selecionou para teste de aceitação ou produtos com sazonalidade. Produtos usados em épocas festivas, por exemplo.

Analise produto a produto do Grupo C para definir quais são aqueles que não devem ser adquiridos e quais seu comércio precisa oferecer, mesmo que com baixa procura. Mas lembre-se, estoque encalhado é dinheiro parado.

Como calcular a curva ABC? (PASSO A PASSO)

Como calcular a curva ABC? (PASSO A PASSO)

Analise com atenção o que representa cada produto para seu comércio utilizando o Relatório de Curva ABC do Nex:

1. Relatório de lucratividade por produto vendido

O primeiro passo é gerar um relatório de lucratividade por produto vendido no Nex. Para aprender como gerar este relatório veja o tutorial aqui.

2. Organização por ordem decrescente

Agora que você já tem a lista com todos os produtos que foram vendidos de acordo com o período estabelecido, é necessário clicar em cima do TOTAL na coluna de LUCRO para reordenar os produtos de forma decrescente, conforme o lucro gerado por cada um.

3. Análise dos dados

Pronto! Os dados da curva ABC de seus produtos já estão disponíveis para você e o próximo passo é a análise manual.

Para saber a classificação de cada produto olhe para a porcentagem na coluna de LUCRO e veja quais produtos apresentam a faixa de porcentagem correspondente a cada grupo.

Caso você tenha ficado com dúvidas ou deseje ver imagens com exemplos na tela do Nex, é só acessar o tutorial aqui.

Como interpretar os resultados da curva ABC?

Como interpretar os resultados da curva ABC

Depois de realizar o cálculo da curva ABC do seu estoque, chegou a hora de pensar em ações estratégicas.

Pense na relação com seus fornecedores, você pode tentar renegociar os preços com seus fornecedores atuais ou procurar por novos parceiros, a fim de diminuir o valor dos produtos com maior giro, por exemplo. 

Por outro lado, cuide para não adquirir uma grande quantidade de produtos do grupo C para evitar investimento em produtos com pouco retorno financeiro.

Também pode-se pensar em ações novas de marketing para a promoção de produtos, pense desde a comunicação visual do seu estabelecimento até ações promocionais como descontos especiais, por exemplo.

Não se limite e tire o maior proveito de todas as informações.

Ferramentas auxiliares para Estoque no Nex

Ferramentas auxiliares para Estoque no Programa NEX

O Nex oferece todos os recursos necessários para controle e gestão de seu estoque.

Cadastro de Produtos: No cadastro de produtos são definidos, além das informações básicas, o custo, estoque mínimo e máximo, venda por fração, fornecedor e outras informações. 

O estoque mínimo e máximo informam quando um produto precisa ser comprado novamente e qual a quantidade necessária.

Cadastro de Produtos para Controle de Estoque

Fornecedor: Além dessa informação, no cadastro do produto você encontrará todos os dados inseridos sobre o fornecedor.

Cadastro de Fornecedor

Relatórios de análise de estoque: este texto foi baseado no recurso de análise de estoque por curva ABC. Além deste relatório, o Nex oferece estatísticas de venda por produto, quantidade de produtos em estoque e muitos outros.

Estatísticas de Estoque e Vendas

Para saber como controlar a validade de seus produtos com o Nex, clique aqui.

Lembre-se de que qualquer sistema trabalha com dados inseridos pelo usuário. 

Para ter total controle de seu estoque, não deixe faltar nenhuma informação citada nos recursos e realize diariamente a abertura e fechamento de caixa. 

O Nex é um sistema de Gestão de Estoque completo e integrado com recursos como PDV gratuito, Cadastro de Produtos, Controle de Vendas, Controle Financeiro, Relatório de Sugestão de Compras e muito mais. Clique aqui e confira todos os recursos

Conclusão

Aplicar a curva ABC em seu negócio tornará o controle do estoque muito mais eficiente, trazendo ideias para otimizar suas vendas e aumentar seu lucro ao mesmo tempo em que reduz seus gastos! 

Você já conhecia a curva ABC? Quais estratégias você usa em seu comércio? Compartilhe conosco nos comentários.


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Camila Upegui

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