TikTok: dicas para impulsionar suas vendas

Veja as principais dicas de como vender no TikTok e qual a importância desta rede em suas vendas.

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O que você vai ver nesse texto:

Nesses últimos anos marcados pela pandemia, foi possível notar uma mudança muito grande em relação a comportamentos de compra e consumo de produtos e conteúdos digitais. Um bom exemplo disso é o TikTok, nosso tema central de hoje, que será abordado com explicações do funcionamento dessa rede, muitas dicas e exemplos de como usar os vídeos da rede para aumentar suas vendas.

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O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social de alta performance com foco em compartilhamento de vídeos. De acordo com o site TikTok for business “TikTok é a plataforma líder em vídeos curtos, onde a autenticidade é valorizada e as tendências surgem. Um lugar onde marcas de todos os tamanhos e setores são notadas, encontram mais seguidores, promovem conexões no mundo todo e conseguem grandes resultados”.

A rede social surgiu em 2014, com o nome Musical.ly e era muito popular no país China. Em 2017 seu nome ficou conhecido como TikTok e foi espalhada internacionalmente, sendo baixado mais de 750 milhões de vezes dois anos após.

Hoje em dia, o aplicativo é um dos mais utilizados e conta com mais de 74,1 milhões de usuários ativos segundo dados de janeiro de 2022.

Por que usar o TikTok para anunciar seus produtos?

Criar conteúdo para TikTok pode parecer algo exclusivo de influenciadores digitais, mas a rede social mostra cada vez mais que esse não é o único caminho.

A audiência brasileira vem aumentando cada vez mais e há clientes para todos os nichos dentro desta rede. Existe um ecossistema inteiro voltado para produção de conteúdo de comerciantes varejistas, influenciadores, grandes empresas e muito mais.

Vamos falar de números? Os números não mentem!

  • 80% dos usuários em plataformas sociais/de vídeo no Brasil afirmam que os vídeos de Criadores do TikTok parecem reais/ter credibilidade (estudo global sobre Criadores do TikTok de 2021- resultados do Brasil -, Hotspex).
  • 69% dos usuários do TikTok quiseram ir a um restaurante ou ter uma experiência gastronômica depois de vê-la no TikTok (estudo sobre mercado vertical de viagens - Brasil-, conduzido pela Offerwise em 2021).
  • 83% dos usuários do TikTok provavelmente vão fazer o download de um app usando o TikTok (estudo global sobre o entretenimento de Marketing Science do TikTok - resultados do Brasil -, conduzido pela Material em 2021)
  • 71% dos usuários do TikTok que consomem produtos de alimentos e bebidas têm interesse em conteúdo de receita (Estudo sobre categoria de alimentos e bebidas do TikTok realizado no Brasil pela Mind Miners em maio de 2022).

As informações acima foram retiradas da página oficial do TikTok.

16 Dicas para impulsionar suas vendas usando o TikTok

É possível atrair uma grande quantidade de potenciais clientes através do engajamento correto com esta rede social! Vamos ver agora como engajar no TikTok e algumas dicas essenciais para impulsionar suas vendas.

Conheça e estude as preferências do seu público-alvo

Fazer conteúdo para TikTok é servir a uma audiência, você deve entender seus gostos e comportamentos para que possa entregar um material que seja da preferência deste público-alvo.

Você consegue fazer uma pesquisa de comportamento pelo próprio site na opção “insights” ou também em outras redes sociais como Instagram, Facebook e até o próprio Google.

Defina como você quer apresentar a sua marca

Criou-se uma visão muito generalizada em cima da rede social TikTok que está relacionada a “fazer dancinhas” e que o aplicativo só serve para esta finalidade.

Quem diz isso, certamente não conhece o aplicativo!

O sistema de algoritmo do Tiktok, ou seja, a forma como ele reconhece e entrega conteúdo para seus usuários, é feito de acordo com conteúdos semelhantes aos que você assiste e consome e potenciais novos conteúdos. Então se você engajar muito com vídeos de dança, é isso que irá aparecer em grande quantidade na sua página inicial, assim como qualquer outro conteúdo.

Dito isto, você não precisa apresentar sua marca nem definir seu conteúdo a desafios de dança ou criação de coreografias (a não ser que você queira, né?), o que você precisa é criar um conteúdo fixo, uma categoria que o aplicativo possa entender do que se trata e para quem ele pode entregar.

Pode parecer repetitivo, mas criar um conteúdo original, um modelo a ser seguido e todos seus vídeos, é uma ótima forma de criar a identidade do seu perfil dentro do TikTok. Entre esse conteúdo fixo, você pode alternar com vídeos de desafios e tendências que se encaixem no seu perfil de comércio.

E como escolher conteúdo no TikTok?

Pense em um formato de vídeo com alguma característica sua, da sua loja, pode ser um mascote, ou uma rotina de venda mostrando o dia a dia, tente realizar o desafio de fazer um vídeo curto sobre isso e que traga informações interessantes ou até engraçadas sobre o tema.

Veja também conteúdos alheios, não há mal nenhum nisso. Explore bastante os formatos de vídeo, garanto que as inspirações vão surgindo conforme você consome diferentes conteúdos e você pode fazer uma versão original dos que mais achar interessante.

Veja também nosso texto "Como construir uma marca para o seu negócio" no blog!

Saiba utilizar as hashtags

Sabe aquele símbolo de “jogo da velha” usado em algumas postagens e que agrupam várias palavras? Bom, essa é a hashtag.

As hashtags são como carimbos que agrupam um conteúdo específico e criam uma espécie de link entre as postagens que utilizam da mesma palavra, ou melhor, da mesma hashtag.

Sua maior utilidade é fazer com que o algoritmo do aplicativo entenda que a imagem, ou no caso do TikTok, o vídeo publicado, pertence a determinado nicho ou assunto, seja ele de moda, esporte, humor, receitas e tantos outros.

Por isso é importante que saibamos qual # usar no TikTok de acordo com o conteúdo apresentado.

Utilizar muitas hashtags em uma publicação não fará com que ela engaje mais rapidamente, esse é um artifício que deve ser usado de forma estratégica. No geral, utilizar uma hashtag geral, uma específica e uma única, é uma boa forma de introduzir esse símbolo na sua estratégia, além de hashtags específicas do aplicativo.

Agora, vamos ver as mais genéricas e melhores # para TikTok:

  • #foryoupage (significa “para sua página”, indica videos para aparecer na página inicial dos usuários).
  • #fyp (abreviação da “for you page”).
  • #fy (abreviação de “for you”).

Exemplo de uso de hashtags em um vídeo sobre produtos de limpeza da loja “Neusa Limpeza”: #foryoupage #fyp #limpeza #limpezadomestica #lojaNeusaLimpeza.

Deixe seu perfil o mais completo possível

De informações na descrição até categorias diversas no seu conteúdo, tudo importa no momento dos usuários saberem o tipo de serviço ou produto que você oferece.

Traga abundância ao seu perfil, com todas as informações possíveis (localização, entrega, tipo de produto, valores, etc.). Você pode fixar os vídeos com conteúdo principal em seu perfil, ele aparecerá em destaque nos primeiros vídeos para que seja melhor visualizado.

Tente produzir conteúdos originais

Seu conteúdo pode seguir variações interessantes dentro da rede social TikTok, como desafios e vídeos em tendência, mas é importante que você consiga ter uma consistência em sua proposta como marca. Ter um modelo de vídeo característico é o que vai fazer seu conteúdo ser original, e esse modelo deve ser repetido na maioria das suas publicações. 

Falar é fácil, né? É por isso que trouxe também algumas ideias de TikTok para você se inspirar em perfis diversos e modelos de vídeo para comerciantes.

  • Loja de cosméticos Simple Organic (@simpleorganic).
  • Lavagem automotiva Garage Gimenez (@garage_gimenez).
  • Loja de roupas Loja Luxo (@lojaluxo_).
Reprodução | Tela dos Perfis de Tiktok (@gsbebidas, @garage_gimenez, @lojaluxo_)

Faça tutoriais ou unboxings sobre seus produtos

O unboxing é o ato de abrir uma caixa que contém produtos, no caso os produtos que você vende, como se fosse um cliente recebendo um pedido, isso traz um suspense para quem assiste, quase como uma experiência de compra, sem necessariamente ter feito ela. Se a experiência for boa, o desejo de vivenciar aquilo se torna muito maior.

Gravar um vídeo realizando o unboxing é um momento muito íntimo e emocionante, você pode mostrar sua expressão facial, nesse momento é interessante olhar diretamente para a câmera, ou apenas filmar a abertura da caixa e comentar sobre os detalhes dos produtos.

De todas as formas, é importante que a qualidade de imagem e som estejam no maior nível possível.

Selecione músicas em tendência para seus vídeos

Essa é uma modalidade que se espalhou muito, até mesmo em redes sociais como o Instagram, que utilizam músicas ou áudios em tendência para engajar melhor os vídeos utilizados.

Funciona quase como um impulsionador de conteúdos, o TikTok entrega para seus usuários na página inicial, vídeos com músicas em tendência, e essas músicas (ou áudios) se tornam cada vez mais populares.

Desta forma, usar áudios e músicas que estejam em tendência, aumenta significativamente a chance de seu vídeo aparecer para outros usuários!

Crie proximidade mostrando bastidores e novidades antecipadas

O sentimento de intimidade entre você e seus seguidores é muito importante para manter o elo e atrair mais possíveis clientes. Quando você faz o vídeo tratando o ouvinte com intimidade, isso torna a relação especial e traz a impressão de que o usuário está junto com você naquele momento!

Poste nos melhores horários

Pense que todos temos afazeres e horários específicos de trabalho e estudo, mas de alguma forma estamos mais disponíveis em determinados momentos. Esses horários de pico, são momentos em que os usuários estão mais ativos na rede e é interessante postar conteúdos que sejam entregues nestes intervalos.

Faça testes de horários e crie um cronograma de postagem de acordo com o melhor horário de engajamento.

Melhores horários para postagem de acordo com o MarketingHub:

Terças-feiras 10h, quintas-feiras 13h e sextas-feiras 18h.

Tenha constância na produção de conteúdo

Uma das ações que constroem um perfil sólido no TikTok é a postagem constante de conteúdos, mesmo que nem todos vídeos viralizem, a chance de crescer organicamente é a postagem de pelo menos três vídeos semanais.

Fique de olho nos comentários

Muitas dúvidas podem surgir nos comentários das publicações e é importante estar sempre atento a isso, mais usuários irão ver suas respostas e isso prova que você está engajado e se importa com as dúvidas!

Invista em conteúdos com alta qualidade

O algoritmo do TikTok reconhece vídeos de boa qualidade, tanto de áudio quanto de imagem. Invista em um vídeo bem produzido, com uma iluminação alta e falas de fácil entendimento.

Produza conteúdo acessível

Vídeos com legenda são conteúdos inclusivos para usuários com deficiência auditiva, além de facilitar o entendimento para quem assiste sem som e só visualiza as imagens com a legenda. 

O aplicativo oferece geração automática de legendas, mas para isso é necessário que as palavras estejam fáceis de reconhecer. Para melhorar a qualidade do áudio, você pode falar próximo ao microfone nos vídeos estilo narração, por exemplo.

Divulgue seu TikTok no seu site e outras redes sociais

É importante que você tenha uma rede de engajamento orgânico, que é o que dará as primeiras visualizações aos seus vídeos. A partir disso o algoritmo entregará o conteúdo a outros usuários, aumentando seu alcance.

Você pode colocar em grupos de Whatsapp específicos para engajamento, nas suas redes sociais e em seu site!

Explore a ferramenta ao máximo

O próprio site oferece dicas para crescer no TikTok, você pode acessar e explorar ao máximo as ferramentas e métricas do aplicativo.

Acesse TikTok Business e saiba mais.

Analise seus resultados

Para realizar uma análise de resultados, sua conta precisa estar cadastrada como criadora de conteúdo.

Para acessar suas análises é só seguir os passos: 

  1. Vá para a página do seu perfil.
  2. Clique nos três pontos e selecione a opção "Ferramentas do criador".
  3. Em seguida, escolha a opção "Análise" e você poderá visualizar suas análises.

As análises são organizadas em “Visão Geral”, “Conteúdo”, “Seguidores” e “LIVES”.

Cada categoria representa uma quantidade diferente e um significado. 

No insight de “conteúdo” você consegue identificar quais publicações estão se destacando, anotar em qual horário foi postado e qual o diferencial desse vídeo em relação aos outros.

Em “visão geral” você consegue ver o crescimento de seguidores, visualizações de vídeo e de perfil nos últimos 60 dias.

Dica extra: Garanta um bom sistema de gestão para suprir a demanda de vendas

Vender é bom demais, agora, melhor que isso é dar conta dos processos de venda, cadastro e controle do estoque que diminuiu!

Por isso adotar um sistema de gestão aumenta sua produtividade nos negócios e garante um processo de venda limpo, fácil e rápido.

Crie sua conta Nex e tenha acesso a recursos de venda, estoque, relatórios e muito mais!

Conclusão

Vimos hoje o quanto a rede social TikTok vem inovando a vida das pessoas, sejam usuárias ou produtoras de conteúdo dentro da rede. Essa inovação atinge muito quando se trata de vendas, produção de conteúdo de lojas, e como as marcas são vistas dentro desse meio.

É através de um bom posicionamento e presença regular dentro da rede, que os resultados começam a surgir e o conteúdo se torna confiável para mais e mais usuários.

Fica aqui o convite para iniciar nesta rede ou adicionar algumas listas ao cardápio de ações! Bora?

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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