Dicas de uso de imagens para Redes Sociais

Um guia com as melhores dicas para gerar conteúdo para as redes sociais do seu negócio com imagens.

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O que você vai ver nesse texto:

As redes sociais são parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina e não é raro de ver alguém fazendo tudo através delas: pesquisando e comprando ou divulgando e vendendo! Portanto, as redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação para os empreendedores. Independente do seu tipo de cliente, provavelmente ele está procurando o seu produto no Instagram ou no Facebook neste momento.

Mas em um universo com tanta gente procurando ou vendendo a mesma coisa, como se destacar e garantir que o perfil da sua empresa chame mais atenção que o do concorrente? Pensando nesta dificuldade, eu separei quatro dicas fundamentais (e muito simples) para quem quer deixar as páginas das redes sociais dos seus negócios com uma aparência mais profissional. 

Os usuários de redes sociais gostam de ver pessoas

Quando falamos em redes sociais, é mais comum pensar imediatamente em Facebook. E não é para menos, essa é a rede mais famosa no mundo. No Brasil, o número estimado é de 130 milhões de usuários (2019). E ainda que muitos destes usuários estejam lá para pesquisar produtos e recomendações de lugares, o fato é que o objetivo de interagir com outras pessoas, familiares e amigos se mantém. 

Ou seja, ao colocar seu negócio em uma rede como o Facebook ou Instagram, pessoas comuns, celebridades, páginas de humor e outros criadores de conteúdo acabam se tornando seus concorrentes diretos. Afinal, seu post está aparecendo na mesma linha do tempo que o vizinho em viagem pela Europa, uma modelo famosa divulgando um novo produto e aquele youtuber participando da mais recente brincadeira da internet. Portanto, tente se mesclar! Você pode optar por um mix de ilustrações e fotografias, mas deve manter em mente que é sempre legal incluir uma imagem com alguém usando o seu produto.

Para postar fotos de pessoas, tenha certeza de que você possui o direito de imagem, ou no caso de ser alguém próximo, o seu consentimento. Evite postar imagens de pessoas famosas ou fotos muito conhecidas dos bancos de imagem. O ideal é que as fotos sejam feitas por um profissional, mas caso não seja uma opção, procure um ambiente bem iluminado e garanta que tudo esteja alinhado. O horizonte tortuoso é uma das coisas que mais irrita usuários de redes sociais!

Para o caso do seu produto dificultar um pouco a presença de pessoas no que você quer divulgar, existem outras redes sociais que podem ser exploradas e, muito possivelmente, combinam mais com a sua empresa, como o LinkedIn, uma rede social completamente voltada para o mercado de trabalho. É ideal para interagir com os usuários, divulgar sua marca e recrutar pessoas.

Outra poderosa rede social que não se pode esquecer é o WhatsApp. Já falamos tudinho sobre ele aqui no blog em outras duas publicações, sobre como usar no seu comércio e sobre o WhatsApp Business, uma ferramenta especial para pequenas empresas.

Contraste é importante

O contraste é uma escala entre os tons mais luminosos e os mais escuros de uma imagem. Quanto menor for o valor de contraste numa imagem, mais fundidas são as suas sombras

Ao incluir um texto em uma imagem, torná-lo legível pode ser um grande desafio. Por isso, tenha certeza de que as cores do texto possuem contraste em relação ao fundo da foto. Se a foto é clara, trabalhe com uma tipografia escura, ou vice-versa. No caso de legendas, uma fonte na cor branca com o contorno preto tem sua leitura garantida em qualquer fundo.

Fique atento ao tamanho ideal de imagem de cada rede social

Pixel é um elemento de imagem que funciona quase como uma “unidade de medida”. Nas telas digitais, a quantidade de pixels configura o grau de resolução, ou definição de uma imagem e pode determinar, também, o seu tamanho.

Quanto mais pixels uma imagem carrega, maior resolução ela terá. Significa que quanto mais pixels, melhor? Não. Cada rede social tem um tamanho ideal de imagem que difere entre visualização no celular e no computador.

As próprias redes sociais cuidam de adequar uma imagem para ser bem visualizada tanto no celular, quanto no computador, independente de qual plataforma tenha sido postada originalmente. Mas caso seja postada uma imagem fora do padrão determinado por cada uma, o resultado pode ser uma imagem distorcida ou com o esquema de cores alterado. E isto inclui postar fotos de qualidade muito superior ao padrão designado. O próprio sistema das redes se encarrega de comprimir essas imagens para uma versão mais compacta e, na maioria das vezes, de baixa qualidade.

Portanto, aqui estão listadas as proporções ideais (em pixels) para as principais redes, sendo o primeiro valor referente ao eixo horizontal da imagem e o segundo, ao vertical:

Facebook

  • Imagem de perfil: 180 x 180.
  • Imagem de capa: 820 x 312.
  • Post: 1200 x 627.

Uma importante observação sobre anúncios no Facebook: sua imagem não pode ser ocupada por mais de 20% de texto. Isso impede que o anúncio seja aprovado.

Exemplo de capa:

Instagram

  • Avatar: 180 x 180.
  • Post quadrado: 1080 x 1080.
  • Post em estilo retrato: 1080 x 1350.
  • Post em estilo paisagem: 1080 x 566.

WhatsApp

  • Imagem de perfil: 100 x 100.
  • Status: 1080 x 1920.
  • Imagem de capa (WhatsApp Business): 590 x 340.

LinkedIn

  • Imagem de perfil: 130 x 130.
  • Imagem de capa: 1584 x 396.
  • Post com imagem: 520 x 320.
  • Post com link: 520 x 272.

Considere um editor on-line

As imagens desta publicação foram todas feitas com a Creative Cloud Express, ferramenta on-line desenvolvida pela Adobe. Além de contribuir com diversas ideias, a aplicação facilita a criação de imagens e vídeos curtos para redes sociais com uma infinidade de modelos para você alterar e deixar a criatividade fluir. 

E para finalizar, lembre-se que você tem um compromisso. Cada imagem que você posta nas redes sociais da sua empresa vira um novo canal de contato para os clientes. Conforme pesquisa do Sebrae, mais de 80% dos clientes espera que uma empresa responda em 24 horas. Sendo assim, responda, curta os comentários, apague eventuais recados desrespeitosos e espere todo tipo de pergunta! Tenha paciência, redirecione e eduque seu seguidor.

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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