O Dia dos Pais é uma data com apelo emocional suficiente para alavancar as vendas de vestuário, calçados, eletrônicos, artigos esportivos e livros.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Neotrust, o Dia dos Pais movimentou em 2022, R$ 5,9 bilhões de faturamento para o e-commerce e lojas físicas, com um ticket médio de R$ 425,32.
Por isso, fique com esse texto cheio de sugestões, campanhas, ou ações de baixo custo que podem fazer muita diferença nos seus resultados!
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Quando é o Dia dos Pais 2024?
No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Em 2024, a data será 11 de agosto.
É importante saber as datas comemorativas para que você tenha preparo para oferecer os produtos e realizar campanhas com ofertas ou conteúdos assertivos para aquela época do ano.
A seguir, você verá 10 dicas de como vender mais nos Dia dos Pais e de como aproveitar essa comemoração pode alavancar o seu negócio.
Dicas para vender mais no Dia dos Pais
1. Prepare-se com antecedência
O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio, porque é uma oportunidade de impulsionar suas vendas e fortalecer o relacionamento com os seus clientes. No entanto, para aproveitar ao máximo essa data especial, é essencial se preparar com antecedência e planejar estratégias eficazes.
O planejamento é a chave para o sucesso em qualquer ocasião especial. Comece a se preparar com antecedência, definindo metas e estabelecendo um cronograma claro. Considere aspectos como estoque, decoração da loja, campanhas de marketing, treinamento da equipe e parcerias estratégicas.
Quanto mais organizado e preparado você estiver, melhores serão suas chances de oferecer uma experiência excepcional aos seus clientes.
2. Tenha bons fornecedores
Um dos principais pilares para que o Dia dos Pais seja um sucesso no seu comércio é contar com bons fornecedores. Outro ponto para verificar é a qualidade dos produtos que você oferece aos seus clientes desempenha um papel fundamental na satisfação e fidelidade do público.
É importante saber negociar com os fornecedores do seu negócio, para que não tenha problema com falta de mercadorias.
Os pontos que você precisa conversar com os fornecedores, são:
- Negociar quais produtos serão comprados para aquela época do ano.
- Verificar o tempo de entrega dos fornecedores.
- Analisar a qualidade dos produtos.
- Ver se os fornecedores têm uma variedade de mercadorias.
Caso queira saber mais sobre esse assunto, recomendo que leia o texto “Gestão de compras: Como negociar com fornecedores” escrito pela Carol!
3. Diversifique seus canais de vendas
Diversificar os canais de vendas da sua loja pode ser interessante. Porque depender apenas de um tipo de canal, pode afetar no engajamento do seu negócio.
Se você trabalha apenas com loja física, por exemplo, você pode criar o seu comércio online, utilizar as redes sociais para divulgar os seus produtos e criar laços com os seus clientes. Afinal, a maioria dos consumidores procuram produtos pelos buscadores do Google, sites ou redes sociais.
Uma outra alternativa, é investir em um catálogo de produtos online. O Nex tem o recurso de Catálogo online, com ele, você pode organizar os seus produtos por ordem alfabética ou mercadorias parecidas, compartilhar o seu catálogo em diversas redes sociais e integrar a sua loja física com o Google Maps.
Acessando a página do Catálogo de Produtos do Nex, você confere como montar uma loja online em apenas 5 passos. Esse é um recurso gratuito que vai deixar o seu comércio mais digital e alavancar as vendas nesses dia dos pais.
4. Crie kits especiais e facilite a escolha do presente
Escolher um presente não é tarefa fácil. Portanto, criar kits especiais de produtos pode ser uma opção para os clientes. Você pode criar kits personalizados com bebidas alcoólicas, gravatas, higiene pessoal ou criar kits diferentes, como produtos para fazer um cinema em casa.
Para facilitar a criação desses kits, utilizar um sistema pode ser uma mão na roda nesse momento. Com o Kit/combo Nex, você pode montar os combos de produtos em poucos minutos e ele já aparece direto no catálogo online de mercadorias. Conheça mais sobre o nosso recurso!
5. Invista nos campeões de venda
Campeões de Vendas são os produtos mais desejados pelo seu público-alvo. No entanto, eles podem mudar em função da época do ano ou das datas comemorativas. Mas se a gente pensar de um modo geral, podemos partir de pesquisas como a que a Superdigital, fintech do Santander, realizou com 851 brasileiros sobre a intenção de compras no período que antecede o Dia dos Pais.
A pesquisa mostrou que os presentes mais presentes mais citados na pesquisa de 2022 foram roupas e acessórios, com 29% de intenção de compra; na sequência, perfumes (18%), eletroeletrônicos (14%) e aparelhos celulares (9%).
Do total, 18% não decidiram o que comprar, e 11% pretendem dar algo que não estava listado na pesquisa. Esses dados vão de acordo com os resultados de vendas divulgados nos anos anteriores pela Fecomércio em todo o Brasil.
6. Foque nos filhos
O Dia é dos Pais, mas todas as suas ações nessa data devem ter os filhos como alvo, afinal, são eles quem vão às compras. Aproveite e pense em produtos para serem usados em dupla ou com o restante da família, como acessórios personalizados e jogos de tabuleiro.
7. Mantenha a tradição e use-a a seu favor
Quem nunca deu uma gravata, meia ou caneta para o pai? Que tal ir além, explorando essa tradição com um pouquinho de humor? Crie uma promoção em que o cliente leva de brinde um desses itens na compra de um produto de valor mais alto.
Divulgue nas redes sociais e dentro da loja algo como: “Pensando em dar uma caneca, de novo? Nas compras acima de R$80 no presente do seu pai, a caneca é por nossa conta!”. Use a criatividade para tornar a promoção tão divertida quanto for possível.
Se esses itens não fazem parte da sua lista de produtos, aproveite a oportunidade para estabelecer parcerias com o comércio local. Entre em contato com possíveis parceiros para uma campanha ainda mais rica.
8. Ofereça embalagens e cartões
Se a dica anterior ficar um pouquinho pesada para o seu orçamento no momento, oferecer embalagem e cartão de presente é uma ideia mais em conta e que facilita muito para o comprador. E de brinde, você pode colocar o próprio cliente para trabalhar!
A ideia é que tenha um espaço na loja para que os filhos possam personalizar as embalagens e escrever nos cartões que você disponibilizar. Além do papel de presente, junte algumas revistas para recortar, papéis diversos, cola, fita adesiva, gizes de cera, canetinhas e lápis coloridos.
Mesmo que a “estação de embalagem” funcione bem na sua loja, ainda é interessante treinar seus funcionários para embalar presentes, ou então, oferecer embalagens prontas.
9. Faça promoção de Dia dos Pais na sua loja
Neste momento, os seus concorrentes têm o mesmo objetivo que o seu, alavancar as vendas e chamar a atenção dos clientes e possuis consumidores. Por isso, ter ofertas atrativas pode ser um fator decisivo na escolha do cliente.
A seguir, compartilho com você ideias de promoções para os dias do pais.
Produto do dia
Nessa campanha você deve promover uma mercadoria por dia com preço promocional. O ideal é que o produto seja um lançamento, pois o objetivo dessa ação é despertar interesse pelo seu catálogo inteiro de produtos e também fazer com que o cliente volte mais vezes.
Não estenda muito essa promoção! Separe, no máximo, uma dúzia de produtos para promoção: um para cada dia, do dia 1 ao dia 12. Assim, você cria um clima de urgência ao afirmar que os preços baixaram exclusivamente para o Dia dos Pais, incentivando as compras por impulso.
Mês dos pais
É essencial fazer promoções no mês dos pais, você pode criar kits personalizados ou até mesmo planejar uma comunicação diferenciada.
Coloque mercadorias que sejam utilizadas em conjunto, como bijuterias, jogos de vídeo game, roupas, sapatos combinando ou jogos de tabuleiro que podem ser jogados pelos familiares.
Descontos progressivos
Os descontos progressivos são utilizados para estimular os clientes a comprarem mais produtos. No caso, o consumidor precisa comprar maiores quantidade de mercadorias para ganhar um maior desconto no valor total.
É possível utilizar essa promoção de duas maneiras no Dia dos Pais:
- Desconto na compra do mesmo produto: nessa maneira de desconto, o consumidor deve comprar do mesmo produto. Por exemplo, em uma loja de roupas está com promoção em gravatas, na compra de 5 gravatas, o cliente ganha 5% de desconto no valor total da compra.
- Desconto na compra de qualquer produto: já nesse modelo, o cliente é livre para comprar produtos variados e obter o desconto progressivo. Sendo assim, 2 produtos, 5% de desconto, 3 produtos, 10% de desconto e assim por diante.
Pague 1, leve 2
Essa ideia é uma das mais utilizadas pelos comércios, pois são aplicadas quando você precisa vender vários produtos de uma vez. Esse tipo de promoção pode funcionar como fator para aumentar as vendas e gerar engajamento da sua marca.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, coloque essa promoção em camisetas que possam ser utilizadas em conjuntos. Você chamará atenção de pais e filhos que gostam do mesmo estilo de roupa.
Brindes em compras acima de um valor específico
Colocar brindes acima de um valor específico pode ser uma maneira de incentivar o consumidor a comprar mais produtos. Você pode oferecer uma garrafa térmica, uma bolsa, uma amostra de um produto de beleza ou de perfume.
Essa promoção pode fidelizar o cliente e fazê-lo voltar mais vezes à sua loja.
Ofertas relâmpago
As promoções relâmpagos funcionam em momentos de urgência ou quando o estoque precisa liberar produtos.
Por dar o sentimento de necessidade imediata, ajuda o consumidor a tomar uma decisão rápida para compra.
Mesmo que o tempo da compra seja curto, se utilizar boas estratégias de divulgação pode gerar um interesse antecipado do cliente, como compartilhar nas redes sociais, cartazes de promoções ou anunciar que em tal dia irá ocorrer a promoção.
10. Crie anúncios para o Dia dos Pais
Investir em anúncios coloca a sua marca em evidência para quem procura presentes nessa época do ano. Essa é uma das maneiras para chamar a atenção de possíveis compradores e realizar uma conexão da sua marca com os clientes.
Veja onde sua audiência mais acessa e qual a melhor forma de comunicar os produtos. Fazendo isso, você poderá investir em um marketing para o dia dos pais com base em informações e dados sobre o seu público-alvo.
11. Ofereça delivery e entregue os produtos dentro do prazo
Oferecer entregas na sua loja é uma ótima oportunidade para aumentar a sua marca e alcançar um grupo maior de consumidores.
Com a tecnologia avançando cada vez mais, os usuários preferem realizar compras online para receber os seus produtos em casa. Realizando essa ação, você pode ser um diferencial entre os seus concorrentes.
Lembre-se de ficar atento aos prazos de entregas dos produtos para que não ocorra problemas ou reclamações.
12. Garanta uma gestão eficiente para dar conta da demanda
Além de saber quais promoções, produtos ou estratégias de comunicação irá fazer no seu negócio. Para que tudo dê certo é importante ter um sistema de gestão que te ajude em todos os processos.
Pensando nisso, te recomendo o uso do Sistema de gestão Nex! Com ele, você pode centralizar as informações em um único lugar, permitindo que você e os seus funcionários tenham acesso rápido e fácil aos dados. Isso acaba com a necessidade de procurar informações em diferentes sistemas ou planilhas, otimizando o tempo e reduzindo erros.
Além disso, você pode automatizar tarefas repetitivas e melhorar o fluxo de trabalho. Aumentando a produtividade e permitindo que você foque em outras áreas da sua loja.
Que tal utilizar o Nex para melhorar as vendas da sua loja para o dia dos pais? Com ele, você gerencia o seu negócio da onde estiver e quando quiser. Crie sua conta Nex e comece agora a utilizar os recursos de venda que agilizam a rotina do seu comércio.
Conclusão
Nesse texto, você pode conhecer promoções juntamente com dicas para melhorar as vendas e chamar a atenção dos clientes para os produtos oferecidos na sua loja.
Lembre-se de estudar o público-alvo para investir nos conteúdos promocionais nas redes sociais e aproveitar esse momento emocional para oferecer produtos diferenciados e destacar o seu negócio entre os concorrentes.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a tirar dúvidas, mas caso ainda tenha alguma pode deixar nos comentários ou voltar a ler o texto quantas vezes achar necessário.
Te desejo um ótimo dia dos pais e boas vendas!
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.