O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, é uma ocasião especial que tem um significado tanto para o comércio quanto para nossa cultura. É um momento dedicado à celebração do amor, seja entre casais, amigos ou familiares.
Segundo a Fecomércio, os brasileiros gastam em média até R$140 reais no Dia dos Namorados. O público é diverso, composto por pessoas de todas as idades, com algumas preferindo pagamento à vista e outras optando por parcelamento.
É preciso criatividade para mostrar vantagens, sair do óbvio e fazer o cliente pensar em novos produtos como possíveis presentes, mas você vai ver como é possível lucrar nesta data, sendo de qualquer segmento.
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Estratégias para acertar nas vendas do Dia dos Namorados
Com a chegada do Dia dos Namorados, é importante que os comércios se preparem com estratégias para aumentar as vendas nessa data especial. Abaixo, apresento algumas dicas para não errar e impulsionar a sua loja.
Oferecer descontos e promoções especiais
Uma das estratégias é realizar promoções ou descontos em datas sazonais como o Dia dos Namorados, você pode oferecer brindes especiais, na compra de um produto leve um chocolate ou personalizar um cartão. Existem outras promoções, como:
- Desconto progressivo: você também pode oferecer descontos progressivos que aumentam conforme o cliente adiciona mais produtos ao seu pedido.
- Cupons de desconto: criar cupons de descontos que fazem a diminuição no valor dos produtos durante o período do Dia dos Namorados.
- Ofertas relâmpago: anuncie ofertas com tempo limitado, incentivando os clientes a agirem rapidamente para aproveitar os descontos.
Essas promoções podem ser atrativas para os consumidores e aumentar o fluxo de vendas durante o período do Dia dos Namorados.
Campanha nas Redes Sociais e Sorteios
Prepare campanhas e sorteios para o Dia dos Namorados, personalize as suas redes sociais com elementos sobre amor e gratidão, você pode criar postagens que chamem a atenção dos clientes com ofertas especiais.
Além disso, você pode criar sorteios de produtos, como um kit de café da manhã ou descontos em produtos.
Utilizar as redes sociais não só aumenta sua base de clientes e visitantes em seu perfil, mas também ajuda os consumidores a compreenderem os benefícios de comprar em sua loja.
Promoção de Dia dos Namorados
Ao fazer uma promoção, é importante determinar seu período. O ideal é que não seja muito longo e que o cliente saiba que o prazo para comprar os produtos com desconto está acabando.
É importante oferecer outros meios de pagamento além do à vista. O parcelamento pode ser um dos fatores decisivos para o consumidor optar por comprar um presente mais caro ou comprar mais de um produto.
Você também deve avaliar seu estoque e pensar de que forma poderia organizar sua mercadoria em kits de até cinco itens a preço promocional. Este tipo de promoção costuma funcionar bem em outras datas, mas o interessante aqui é vender produtos que possam ser usados a dois.
Venda de Kits
É interessante mostrar ao consumidor que existem alternativas aos presentes tradicionais, como flores e chocolates. Mas atenção ao montar kits, os produtos nessa época precisam ser diferentes dos itens no Dia das Mães, por exemplo.
Se você trabalha com alimentação, além da tradicional cesta de vinhos com queijos, procure oferecer um kit de cervejas artesanais ou de utensílios para cozinhar a dois.
Caso, você trabalhe com bijuterias ou joias, crie kits com conjuntos de brincos e colares, adicione também algum outro produto, como uma caixinha para guardar as joias ou colocar itens personalizados.
Decoração para o Dia dos Namorados
Se você possui uma loja física, é legal abraçar o tema do Dia dos Namorados na decoração. A vitrine é o ponto focal, sendo o local ideal para destacar um produto em alta ou um com promoção.
O objetivo é chamar atenção dos clientes, mas é importante evitar exageros, pois excessos de elementos podem causar cansaço visual e não ser tão atrativo para os clientes.
Não é obrigatório usar vermelho, nem corações na vitrine, mas com certeza ajuda. Nunca é demais lembrar o brasileiro que uma data importante está chegando!
Personalização do Serviço
Busque oferecer serviços exclusivos para esta época do ano. A ideia de que oferta foi pensada especialmente para esta ocasião ajuda a construir o momento que os seus clientes tanto procuram.
Existem diversas formas de personalizar o serviço, como preparar drinks e pratos especiais, criar embalagens personalizadas, com designs diferentes e no final do atendimento ou entrega da encomenda, enviar uma cartinha com chocolates e docinhos.
Som ambiente: já é comprovado que quando a música é boa, o cliente fica mais tempo na loja. Pensando nisso, eu montei mais uma playlist para aquecer os corações e as vendas. A seleção especial de Dia dos Namorados está disponível no Spotify e é só escanear o QR Code à direita ou acessar: https://goo.gl/STZEbJ.
Preparar o público com antecedência
Entender os clientes é essencial para conhecer seus gostos, preferências e identificar os produtos mais procurados. Além disso, é importante reconhecer as principais dificuldades que enfrentam ao comprar, como preços elevados e indecisão na escolha.
Já no mundo online, garantir uma navegação rápida e informar sobre os prazos de entrega ajuda a tranquilizar os clientes. Com o catálogo online do Nex, é possível criar uma vitrine virtual e aprimorar a experiência de compra.
Além disso, você pode oferecer promoções e compartilhar o catálogo por meio de links no WhatsApp e redes sociais.
Utilizar dados para tomar decisões
Tomar decisões baseadas em dados é essencial para entender as áreas do seu negócio. Através da análise dos dados de vendas e do engajamento dos consumidores, as lojas podem identificar padrões de compra, preferências de produtos e até mesmo antecipar tendências futuras.
Essas informações detalhadas permitem que os negócios ajustem suas estratégias de marketing de acordo, direcionando recursos para as promoções e produtos que são mais eficazes.
Além disso, ao compreender o que os clientes valorizam e buscam, os comércios podem melhorar as suas ofertas e investir na experiência do cliente.
A análise de dados também é fundamental para a gestão de estoque, permitindo que as empresas evitem a falta ou o excesso de produtos.
Organizar e monitorar o estoque
Manter o estoque organizado é fundamental para o monitoramento dos produtos, especialmente em datas sazonais. Uma organização adequada facilita a localização dos produtos e concentra as principais informações do seu estoque em um só lugar.
No entanto, realizar essa tarefa manualmente pode ser cansativo e consumir horas do seu tempo. Com o recurso de controle de estoque do Nex, você pode simplificar essa gestão.
Isso permite que você acompanhe o estoque de forma mais eficiente, garantindo que sua loja esteja preparada para atender às demandas durante o Dia dos Namorados e outras ocasiões importantes.
Pós-venda para o dia dos namorados
Depois que uma venda é concluída, o relacionamento com o cliente está longe de terminar. O momento do pós-venda é essencial para a experiência de compra e pode ajudar a fidelizar o consumidor.
Durante a pós-venda o seu comércio será avaliado pelo cliente, tanto pelo atendimento, como pelos produtos e se pode contar com a sua loja em futuras compras.
Então, dedique atenção e cuidado no pós-venda, envie um e-mail de agradecimento ao cliente pela compra, ofereça um suporte caso surja alguma dúvida ou problema, e até mesmo pedir feedback sobre a experiência de compra.
Ao demonstrar comprometimento com a satisfação do cliente mesmo após a conclusão da venda, você não apenas fortalece o relacionamento, mas também aumenta as chances de fidelização e recomendação do seu negócio.
Otimize o gerenciamento da sua loja. Com o Nex, você controla todas as áreas do seu negócio em só lugar e apenas em alguns minutos. Crie gratuitamente sua conta Nex em poucos instantes!
Conclusão
Para fechar com chave de ouro, vamos recapitular alguns tópicos?
Você viu as principais estratégias que a sua loja precisa adotar no Dia dos Namorados, como montar kits especiais, decorar o seu comércio de forma atrativa e a importância de cultivar um bom relacionamento em todas as etapas: desde o atendimento até o pós-venda.
Desejo um ótimo Dia dos Namorados e nós vemos em outros conteúdos.
Até logo!
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.