Dia do Cliente: ideias para celebrar a data e fidelizar os consumidores!

Sem ideias para comemorar o Dia do Cliente em sua loja? Conheça 11 ações criativas para fidelizar seus consumidores.

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Já parou para pensar o que seria de uma loja sem seus clientes? Isso mesmo… Nada. São eles que mantêm qualquer negócio de pé, por que não ter um dia especial para agradecer seus consumidores e caprichar em ações especiais?

Todas as datas comemorativas são uma excelente oportunidade para alavancar as vendas de um negócio e aumentar seu faturamento. Mas diferente de outras datas, o Dia do Cliente abrange um leque bem mais amplo, não sendo preciso focar em um único nicho como mães, crianças ou namorados.

Com cada vez mais concorrentes tentando atrair a atenção dos consumidores, é necessário ser inovador e pensar em estratégias eficientes para movimentar sua loja e fidelizar os consumidores.

Para ajudar, separamos 11 ideias criativas para se inspirar e comemorar o Dia do Cliente com tudo! 

Vamos lá?

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O que é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente surgiu no Brasil em 2003, criado pelo empresário João Carlos Rego. Comemorado anualmente no dia 15 de setembro, a data tem como propósito estreitar os laços entre comércios e consumidores, homenageando e agradecendo uma das partes mais importantes de qualquer negócio: o cliente.

Além de homenagear seus clientes, muitos comércios, como forma de agradecimento, aproveitam o Dia do Cliente para oferecer promoções, brindes, sorteios, fazer eventos, decorações especiais e tudo o que a criatividade permitir para reverenciar a figura do Cliente.

Por que investir no Dia do Cliente?

Com o Dia dos Pais em agosto e o Dia das Crianças e Halloween no mês de outubro, setembro é um mês que costuma ter um fluxo de vendas menor. Uma boa saída para reverter esse cenário é entrar na onda e comemorar o Dia do Cliente no seu comércio.

Com a criação de ações especiais para homenagear seus consumidores, essa data é o momento ideal para melhorar o nível de satisfação e a experiência de seus clientes, aumentar a taxa de fidelização e atrair um público maior para a sua loja.

Então, porque não investir e aproveitar essa data que vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado?

Dia do Cliente: ideias criativas para celebrar a data

Agora que você já sabe a importância desta data, separamos algumas ideias para comemorar o Dia do Cliente em sua loja. Confira!

Dê descontos

Essa é uma das vantagens mais aguardadas pelos clientes nesta data. Afinal, quem não gosta de um desconto?

Existem diferentes estratégias na hora de oferecer descontos e beneficiar seu consumidor, você pode optar por dar desconto nos produtos favoritos do público ou desconto em produtos selecionados, por exemplo. Essa segunda estratégia é ótima para movimentar seu estoque parado.

Outras ideias de promoção que você pode aplicar no Dia do Cliente são oferecer descontos progressivos - aqui quanto mais produtos o cliente comprar, maior será seu desconto - ou preparar kits exclusivos de produtos com descontos especiais, como kits de livros ou maquiagem.

Faça sorteios

Fazer sorteios pode ser uma forma bastante atrativa de movimentar sua base de clientes. Você pode sortear alguns produtos de sua loja, cupons promocionais ou até mesmo experiências, tudo vai depender do seu tipo de cliente e suas preferências.

Vamos imaginar que você é dono de uma loja de cosméticos, uma ideia é criar combos de produtos personalizados e sorteá-los, por exemplo um “kit de cuidados com a pele”.

Já se você tem um restaurante, é possível sortear um jantar especial para 2 pessoas. As opções são muitas, o mais importante é criar um sorteio chamativo e personalizado para seus clientes.

Ofereça amostras e brindes

As amostras grátis são uma das melhores estratégias para que novos e até mesmo atuais clientes conheçam seus produtos. Se o segmento do seu negócio permite esse tipo de estratégia, não deixe de aproveitar! Faça a distribuição de amostras no Dia do Cliente para que mais pessoas conheçam o que você vende.

Brindes personalizados como canetas, bottons, adesivos, bloco de notas, etc. são uma ótima forma de fazer os clientes lembrarem do seu negócio. 

Para que essa pequena ação não cause prejuízos financeiros, uma opção é oferecer os brindes apenas para compras acima de um determinado valor. Além de cuidar da saúde financeira de sua loja, você também vai estar estimulando o consumidor a comprar um pouco mais para ter direito ao seu presente.

Dia do Cliente ideias: promova um concurso

Concursos são uma ótima maneira de engajar o público e fortalecer a sua marca! Um dos mais clássicos é o famoso concurso de “melhor comentário”, “melhor foto/vídeo” sobre um assunto específico.

Nós aqui do Nex adoramos conhecer mais a fundo nossos clientes, no nosso último concurso, por exemplo, pedimos que os clientes compartilhassem em nossas redes sociais uma experiência positiva que tiveram com nossa equipe de atendimento. Essa estratégia ajuda não somente a engajar seu público atual, mas também a melhorar a reputação de sua marca para novos clientes.

Em caso de papelarias, concursos de desenhos/pinturas utilizando materiais da loja são uma boa ideia. Lojas de maquiagem e cosméticos podem usar a mesma estratégia!

Em lojas de informática, bijuterias e até mesmo de calçados, é possível premiar o vídeo mais curtido de “unboxing”, pedindo aos seus consumidores para desembalar os produtos de sua loja de uma forma criativa. 

As possibilidades são muitas, escolha o formato que mais combine com seu negócio. Deixe sua imaginação tomar conta e crie um concurso divertido para envolver seu público.

Crie uma campanha especial de Dia do Cliente

Não adianta criar ofertas imperdíveis e atividades criativas em sua loja, se os consumidores não souberem delas.

Invista em uma boa divulgação para garantir que um número maior de pessoas saiba de todas as ações exclusivas que você vai promover nesta data.

Faça uma campanha de marketing especial com layout próprio, nela você pode apresentar seus produtos, números de vendas e clientes satisfeitos, depoimentos positivos ou qualquer outra informação que mostre os diferenciais do seu negócio.

Não se esqueça de divulgar as campanhas em suas principais plataformas, como redes sociais, site e blog. Se a sua ideia é estender a promoção por um período maior, como “Semana do Cliente” ou “Mês do Cliente”, planeje-se para dedicar uma verba especial para essa campanha e aumentar seu alcance.

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Chame a atenção com lançamentos

Se você está pensando em anunciar um novo produto ou serviço em sua loja, aproveite o Dia do Cliente para aumentar a visibilidade do seu lançamento! Divulgue as novidades um pouco antes para os clientes mais assíduos como forma de recompensa pela sua fidelidade.

Mas se um lançamento ainda não está em seus planos, uma saída é negociar com seus fornecedores e oferecer produtos exclusivos para a data, com vendas limitadas.

Para turbinar sua estratégia de divulgação, faça uso dos gatilhos de venda de novidade e escassez. Entenda o que são e como aplicá-los, clicando aqui.

Presenteie os clientes fiéis

Não são apenas as experiências negativas que os consumidores compartilham entre si. Boas experiências podem ter uma repercussão muito grande e atrair novos clientes até seu comércio.

Clientes leais e satisfeitos atuam como embaixadores de uma marca, fazendo uma propaganda positiva de sua loja sem cobrar por isso. O “boca a boca” ainda é um dos marketings mais efetivos. Então nada melhor que presentear os consumidores fiéis à você.

É importante que o presente esteja de acordo com seu segmento de mercado e o público-alvo. Ofereça presentes úteis e criativos que demonstrem a sua gratidão para os clientes que permanecem ao seu lado.

Mas o que presentear no Dia do Cliente? Já que estamos falando de um grupo mais seleto, pense em presentes um pouco mais elaborados, como cestas, kits exclusivos com produtos selecionados, aromatizadores de ambiente, canecas ou garrafinhas de água (squeeze) personalizadas, ecobags ou até mesmo vantagens, como um desconto maior.

Presenteá-los é uma maneira de tornar sua marca ainda mais especial para eles e aumentar as indicações positivas de sua loja.

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Ofereça frete grátis

Se você trabalha com entregas para fora do seu bairro ou cidade, sabe que o valor do frete ou da entrega influencia bastante na decisão de compra do consumidor.

Por isso, oferecer frete grátis no Dia do Cliente pode ser um bom atrativo para aumentar suas vendas neste dia.

Um planejamento eficiente é fundamental nesta dica para não bagunçar sua logística. Você pode oferecer frete grátis para clientes da região de sua loja e para os clientes de outras cidades, frete grátis somente acima de um determinado valor.

Se você optar por essa opção, não se esqueça de calcular qual o valor mínimo de pedido para que sua loja possa oferecer frete grátis aos clientes mais distantes.

Invista em um bom atendimento

É claro que o atendimento ao cliente é importante em qualquer data. No entanto, em datas comemorativas, como o Dia do Cliente, vale uma atenção especial.

Ser bem atendido pelo vendedor conquista clientes e gera maior identificação com a sua marca. Certifique-se que toda a sua equipe, mesmo que pequena, esteja motivada e preparada para fazer o cliente se sentir especial em seu dia.

Aqui no blog, temos um artigo repleto de dicas sobre como melhorar o atendimento em sua loja, confira aqui

Dia do Cliente ideias: ofereça um benefício para o mês inteiro

Você deve conhecer algumas marcas que decidem estender o Dia do Cliente e oferecer benefícios durante o mês inteiro.

Pensando nos pequenos e médios comércios, não são todas as ações que podem ser aplicadas durante o mês inteiro, mas ainda assim é uma estratégia muito interessante a se pensar que pode trazer bons benefícios.

Oferecer brindes o mês inteiro ou frete grátis talvez fique inviável, mas outras estratégias como descontos progressivos e um sorteio por semana seja mais fácil.

Planejamento e organização são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia.

Forneça experiências autênticas e diferentes

Fuja do óbvio e use sua imaginação para incrementar as ações convencionais e torná-las únicas e envolventes.

Que tal fazer uma decoração especial para atrair a atenção de clientes e pedestres? E uma live no Instagram interagindo com seu público? Para deixar essa ação ainda melhor, experimente chamar um convidado especial para falar com seus seguidores também.

Adicione um toque especial em cada ação que decidir fazer, experiências positivas geram sentimentos alegres, e é isso que vai fazer seu cliente querer voltar a comprar com você!

O que você deve considerar ao planejar suas ações de Dia do Cliente

Saiba o que você deve considerar para tornar suas estratégias para este dia mais assertivas:

Conheça seu consumidor

Se você acompanha nosso blog, sabe que não é a primeira vez que destacamos a importância de conhecer o seu cliente. 

Isso ajuda a melhorar seu atendimento, criar relacionamentos mais duradouros e cativar novos clientes.

Portanto, saiba quem são seus clientes, suas características, suas principais necessidades e o que você pode fazer para ajudá-los.

Planeje muito bem suas ações

Definir cada um dos passos de suas ações é uma parte crucial que você não pode abrir mão.

Falamos em outros itens, mas é importante destacar essa etapa tão importante para o sucesso da estratégia e da sua loja.

Organize o que será feito, quando será feito, por quem, como vai ser a divulgação, avalie o aspecto financeiro do seu negócio para garantir que você pode fornecer bons descontos, enfim, quanto mais detalhado for o seu planejamento, menores as chances de você encontrar surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Conheça e respeite os direitos do consumidor

Conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é essencial para que sua loja esteja de acordo com as práticas estabelecidas no documento oficial e criar uma boa relação com o cliente.

Além disso, de acordo com a Lei Nº 12.291, é obrigatório que estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços mantenham um exemplar do CDC em local visível e de fácil acesso ao público, passível de multa para quem não cumprir.

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Conclusão

Lembre-se, no Dia do Cliente seus consumidores esperam receber algum tipo de reconhecimento: homenagens, presentes ou até mesmo um simples elogio. Cada pequena ação que você fizer para deixar o coração de seus clientes mais quentinho neste dia é válida, por isso não deixe de aproveitar!

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Camila Upegui

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