Perdendo somente para o Natal e para o dia das mães, o dia 12 de outubro é muito importante para os varejistas de todo o país, por impulsionar fortemente as vendas no segmento infantil.
Dentro do nicho mais voltado para a criançada, aqueles que prometem se destacar são os setores de vestuário e calçados, além das lojas de brinquedos e eletrônicos. Mas é claro que qualquer tipo de comércio pode, de alguma maneira, se beneficiar desta data, e é por isso que trouxemos algumas dicas e ideias para o dia das crianças ser aproveitado da melhor forma!
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1. Aposte na decoração e atrações
Você provavelmente já passeou pelo shopping e se deparou com os olhinhos de uma criança brilhando em frente à vitrine de sua loja predileta. Isso mostra que elas, ainda mais que nós adultos, são intensamente visuais, e é aí que uma vitrine caprichada e atrativa faz a diferença na sua loja!
Agora falando em vitrines para dia das crianças, aposte em cores fortes e chamativas, e insira elementos como balões, animais de pelúcia e confete, mas sempre lembrando que o exagero de informações nunca é bem-vindo, e que a criança não é a única que deve se interessar pela sua vitrine, afinal, são os pais que irão comprar os produtos.
Pra criança ser criança!
Dias coloridos!
Saiba mais sobre: Como montar uma vitrine vendedora, disponível em nosso blog!
Para além da fachada da loja, é importante que você consiga manter a atenção e interesse do cliente em seu interior, e já que estamos falando do público infantil, nada melhor do que fazer isso de uma maneira interativa e empolgante.
Excelentes ideias são a degustação de alimentos infantis como algodão-doce, balas ou pipoca e, a depender do custo, pode valer a pena montar serviços como pintura de rosto e contratar a presença de animadores fantasiados dos personagens que a garotada ama.
2. Crie promoções e brindes
Quando se trata de datas comemorativas, iniciativas que engajam o consumidor são sempre bem-vindas. Nesse caso, vai depender da sua criatividade a escolha das melhores formas de levar os pais, tios ou avós, ao produto desejado.
Por exemplo, pense que é muito comum a necessidade de comprar mais de um presente, nos casos de padrinhos com mais de um afilhado ou famílias numerosas; então realize uma promoção de dia das crianças do tipo pague 1 leve 2, seleções de brinquedos para gêmeos, e qualquer outra ação que faça o cliente adquirir tudo no mesmo local, facilitando o processo e o estimulando a retornar à sua loja em ocasiões futuras.
Apesar de não repercutir imediatamente no aumento das vendas realizar um sorteio do dia das crianças, também é uma excelente opção para interagir com o público e manter sua fidelidade. Então, monte kits personalizados de dia das crianças com os seus produtos mais vendidos, e registre cada compra concluída no andamento do sorteio.
Com ajuda de um sistema de gestão como o Nex, que tenha o recurso de kit/combo para promoções, você consegue ter maior organização e agilidade na hora de elaborar ações promocionais de produtos específicos!
Considere, por exemplo, oferecer uma lembrança a cada pai que comprar um presente para o filho pela primeira vez, e as chances dele escolher o seu produto novamente serão maiores.
Acesse nosso texto: Como montar combos promocionais e criar estratégias de vendas e fique por dentro do assunto!
3. Facilite a forma de pagamento
Aliviar o bolso do consumidor com a facilidade de pagamento deve sempre ser uma estratégia a se levar em conta quando o objetivo é vender mais, já que não é apenas o preço que importa.
Pensando nisso, ofereça as praticidades que hoje em dia todo mundo procura no ato da compra, como o parcelamento, boleto bancário, PIX e desconto à vista. É claro que isso deve ser feito de acordo com a sua situação financeira atual, então avalie as possibilidades e tente aplicar aquilo que melhor se encaixa para você.
Com um sistema para a gestão do seu negócio, você terá não somente esse controle financeiro, mas também poderá facilitar as vendas para ambas as partes através de um sistema PDV gratuito.
Veja também: Formas de pagamento: conheça as melhores opções para sua loja
4. Ofereça um bom atendimento
Lidar em especial com um público infantil e adulto ao mesmo tempo, é uma tarefa importante na hora de cumprir com um bom atendimento.
É importante que a linguagem, postura e abordagem sejam apropriadas ao tipo de cliente, seja encantando e instigando a curiosidade nas crianças ou sendo cortês e responsável com o adulto que a acompanha.
Essa flexibilidade na hora de atender a clientela deve ser passada para toda a equipe de vendas de forma que ela possa trazer um diferencial de atendimento e mostrar que o seu comércio está imerso no tema com objetivo de proporcionar a melhor experiência possível.
5. Aposte em parcerias
Onde estão as crianças? Em muitos lugares, fazendo e acessando coisas de criança.
Pode parecer estranho pensar em crianças como clientes ou consumidores, mas a verdade é que existe uma grande movimentação na economia voltada para esse público. Segundo o Sebrae, o mercado infantil movimenta R$16 bilhões ao ano no Brasil e cresce 14% anualmente.
A melhor forma de chegar até esse público é comunicando os meios certos, como escolas, influenciadores ou microinfluenciadores que são acompanhados por crianças e familiares. Parcerias escolares podem ser mais complicadas quando é pensado na possibilidade de intervir no horário de aula, então se programe para arranjar o melhor horário e comunique sua mensagem da melhor forma.
6. Esteja por dentro das tendências do mercado
No dia das crianças 2024, existem diversas temáticas a serem abordadas como método de atração e venda, posso citar entre elas a febre de um filme que mobilizou o país inteiro: Divertidamente.
Devemos concordar que ele foi um sucesso e mobilizou muitos comércios a participarem dessa tendência do mercado para aumentar suas vendas.
Veja como algumas empresas aproveitaram da tendência:
- Quebra-cabeça
- Lanche temático
- Lego com personagens
- Itens de decoração temáticos
7. Prepare seu estoque
Agora que você já sabe algumas ações inteligentes que vão te ajudar a lucrar nesse dia das crianças 2024, a última dica de ouro que separamos se assemelha ao famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Afinal, de que adianta ter uma decoração linda para a criançada, oferecer promoções atrativas e facilitar o processo de vendas, se não há mais produtos para o consumidor adquirir?
Pensando em como a maioria dos comerciantes deixam para realizar suas compras adicionais na semana de oferta, você deve se preparar antecipadamente para não correr o risco de deixar o seu cliente na mão! Então entre em contato com os seus fornecedores e certifique-se de que seus pedidos chegarão a tempo e serão suficientes para suprir a alta demanda.
Uma opção interessante para contornar esse problema é negociar com os fornecedores a troca da mercadoria que sobrar do dia das crianças, por outros produtos. Para evitar que o seu estoque esvazie na hora h, é essencial que você tenha um programa de gestão do seu comércio.
8. Engaje pais e filhos com concursos culturais e sorteios
Uma ótima dica para o dia das crianças é promover participações em eventos culturais contribuindo com a venda de produtos do seu nicho que se adequem ao local e data.
Um ponto positivo de participar de concursos e eventos, é a diversidade de pessoas dispostas a participarem de interações, você pode realizar brincadeiras para atrair clientes, como pescaria, tiro ao alvo ou jogo de perguntas!
9. Invista em divulgação e campanhas digitais
Se você ainda está pensando em se aliar ao meio digital como forma de promover o seu estabelecimento, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aliar a loja física à sua presença na web!
Aproveite a atmosfera alegre e o ânimo nostálgico dos consumidores nesta época do ano e seja criativo com os posts nas redes sociais e nas campanhas de marketing digital por outras plataformas, além disso, aposte em um post de dia das crianças para engajar o público. Você pode, por exemplo, incentivar os usuários a contarem uma história saudosa de sua infância, ou lhes pedir para reviver uma foto das antigas.
Por mais que isso não reflita diretamente no aumento das vendas, é um ótimo jeito de criar uma identificação especial com o seu cliente. As estratégias de marketing digital são inúmeras, e é importante se manter atualizado e aproveitá-las para alavancar seu negócio.
Pensando em uma campanha de dia das crianças no meio digital? Acesse nosso texto sobre anúncio de vendas e fique por dentro do tema!
10. Tenha um catálogo online
Além das redes sociais, é interessante divulgar aquelas promoções e brindes que já mencionamos através de um catálogo online, por exemplo.
O catálogo online traz uma maior dimensão do seu comércio, que em clima promocional deve estar presente não só presencialmente, mas também de forma digital.
Você também consegue realizar vendas através do catálogo online, direcionando seus clientes das redes sociais a outros meios de comunicação virtual.
11. Utilize um sistema de gestão
Ter um sistema de gestão é importante, mas ter um sistema de gestão em uma semana de muitas vendas, é essencial!
Com o Nex, você tem acesso a recursos que facilitam sua organização e te ajudam a preparar os próximos passos, como o monitoramento do estoque pelo celular, o controle da data de validade e a notificação de estoque mínimo. Crie sua conta em poucos instantes e comece a vender com o Nex agora!
Conclusão
Neste texto nós vimos algumas ideias de planejamento da semana da criança para disparar suas vendas. Agora você já se sente preparado para enfrentar mais uma data comemorativa com o pé direito e trazer rentabilidade ao seu negócio?
Não se esqueça de seguir todas as dicas e, caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de escrever nos comentários ou entrar em contato conosco!
Texto revisado e editado por Vitória Calegari.
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