Desconto à vista: vale a pena? Veja as vantagens e o que diz a Lei

Confira como oferecer desconto à vista para seus clientes sem ficar no prejuízo.

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O que você vai ver nesse texto:

Grande parte dos consumidores brasileiros têm o hábito de pedir por um desconto na hora da compra, mas conceder o desconto no calor do momento, sem um planejamento prévio, pode ser um balde de água fria para as finanças da sua loja no fim do mês.

Não se pode negar, claro, que a prática possibilita aumentar as vendas e estimula ainda mais compras, porém, só vale a pena desde que tenha uma boa estratégia por trás. É o caso de descontos para o pagamento à vista.

E se você está aqui, é porque provavelmente tem alguma das seguintes dúvidas: é possível dar esse desconto sem violar a lei? O que diz o Código de Defesa do Consumidor em relação a isso? Pagamento à vista tem desconto? Sou obrigado a dar esse desconto?

Confira no post de hoje as respostas para todas essas dúvidas, além das vantagens de oferecer desconto à vista para os lojistas e qual o percentual correto para não sair no prejuízo.

Boa leitura!

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O que diz a Lei sobre desconto à vista?

A Lei nº 13.455/17 prevê que os preços de bens e serviços podem ser diferentes de acordo com o pagamento utilizado. O que deu mais liberdade aos lojistas para oferecer ou não descontos aos consumidores.

Contudo, os estabelecimentos não são obrigados a dar desconto no cartão de débito ou no dinheiro.

O que a lei sobre desconto à vista determinou foi a possibilidade do negócio oferecer preços diferentes a depender da forma de pagamento, prática que antes era proibida.

Desconto à vista e o Código de Defesa do Consumidor

Como lojista, você precisa estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para evitar problemas com seus clientes, vamos ver então o que ele diz sobre desconto à vista.

De acordo com o CDC, se você deseja oferecer desconto para sua clientela, é obrigatório que essa informação esteja escrita de maneira clara, precisa e em língua portuguesa em um lugar visível para todos os clientes, indicando a forma de pagamento e o prazo. (Lei 8.078/90 - artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor)

Caso você não cumpra a obrigação do aviso, ficará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Retomando a questão da obrigatoriedade, lembra que falamos que as lojas não são obrigadas a dar desconto à vista? Pois bem, de fato não são, mas se você indicar de alguma maneira que há desconto para pagamentos à vista, seja por um cartaz ou anúncio, por exemplo, você é obrigado a dar o desconto que ofereceu.

Quando você deixa escrito na sua loja que há desconto no pagamento à vista (ou qualquer outra forma de pagamento), ela fica vinculada à oferta que fez (artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor), portanto, o consumidor pode exigir o desconto ofertado!

Então, nada de voltar atrás com o desconto na hora de realizar a cobrança do produto ou serviço, combinado?

Confira algumas vantagens de oferecer desconto à vista

A prática de oferecer desconto é uma estratégia que pode beneficiar os dois lados do balcão, veja agora 4 principais vantagens para as lojas:

Mais dinheiro em caixa

Ao oferecer desconto para pagamentos à vista, seu comércio irá receber o dinheiro no ato da compra. Muito diferente de quando o pagamento ocorre em cartões de crédito, já que o lojista precisa esperar cerca de 30 dias para receber o valor.

Recebendo valores à vista, você garante que haja dinheiro disponível no caixa para capital de giro, investimentos e outras eventuais necessidades.

Diminui a inadimplência

Clientes inadimplentes são sempre uma grande preocupação dos lojistas e podem causar fortes dores de cabeça, pois o não pagamento das faturas pode gerar prejuízos expressivos para o negócio.

Com pagamentos à vista isso deixa de ser um problema, afinal, o valor integral da compra será recebido ao concluir a venda para seu cliente.

Reduz custos

No texto sobre formas de pagamento, apontamos que uma das principais vantagens de receber pagamentos em dinheiro, é a ausência de taxas em cada transação, além disso, você também e economiza custos com aluguel de equipamento, a famosa “maquininha de cartão” e outros gastos com toda a estrutura necessária para vendas em cartões de débito e crédito.

Por consequência, com essa redução de custos e deixando de pagar um percentual sobre o valor de cada venda efetuada com cartão, sua margem de lucro será maior!

Maior controle financeiro

É muito mais fácil monitorar a entrada e saída de dinheiro do seu caixa quando os pagamentos são à vista, isso colabora para ter um controle de caixa mais eficiente e uma boa saúde financeira em seu comércio.

Você pode, por exemplo, negociar com seus fornecedores para obter melhores preços nos pagamentos à vista, sem precisar de empréstimos para manter sua loja ativa.

Como oferecer desconto à vista aos clientes?

Até aqui, você já conheceu um pouco mais sobre desconto à vista e as principais vantagens que ele pode oferecer para sua loja, mas como fazer desconto à vista na prática?

Para criar uma política de desconto que seja irresistível para os clientes e não traga prejuízos para você, deve-se ter bastante atenção ao planejamento e saber como oferecê-la aos clientes.

É muito importante ofertar as mesmas condições para todos os clientes, consistência é um fator indispensável para evitar problemas e ter a adesão desejada.

Tome cuidado para não oferecer um desconto alto demais, isso pode ter o impacto contrário ao esperado. Se o desconto for de 50%, por exemplo, os clientes que não optarem pelo pagamento à vista, podem sentir que estão pagando um valor muito maior do que poderiam encontrar em outros estabelecimentos.

Ademais, descontos muito elevados podem levar sua saúde financeira a despencar e prejudicar a percepção de valor dos seus produtos. No próximo tópico vamos falar sobre o percentual de desconto ideal.

Na hora de oferecer a condição especial para o cliente, fale dos pontos positivos para ele: além do menor valor na compra, claro, também destaque como vai ser positivo efetuar a compra em uma única parcela, sem ter que se preocupar com mais contas no próximo mês.

Vale a pena oferecer desconto à vista? Qual o percentual correto para a loja não sair no prejuízo?

A situação de cada comerciante é muito particular, por isso não existe uma resposta universal para essas perguntas. Mas vamos falar de alguns pontos que precisam ser analisados antes de seguir adiante com essa estratégia.

Já falamos das principais vantagens de oferecer desconto à vista, mas essa moeda tem dois lados. Com mais dinheiro físico no caixa da sua loja, você também está mais propenso a roubos ou ser vítima de fraudes (dinheiro falsificado), o que pode não ser um problema nas vendas a prazo.

Além disso, você também precisará deslocar-se com os valores do caixa até o banco para guardá-los em um lugar seguro, já que nem todo o dinheiro será utilizado em seu caixa como capital de giro ou troco. Pensando na rotina, você pode perder um pouco da praticidade, levando mais tempo para a contagem das notas, a conferência da autenticidade delas e o cálculo do troco.  

Agora, se você acredita que os contrapontos acima não oferecem tanto risco para o seu negócio e deseja aplicar essa estratégia, vamos falar sobre quanto dar de desconto à vista.

Para isso, é preciso entender o conceito de margem de contribuição, que é o que sobra das vendas após deduzir custos e despesas variáveis (impostos, comissões, custo de produtos, etc).

A fórmula é simples:

Margem de contribuição = Vendas - (Custos e Despesas variáveis)

Ao oferecer descontos, a margem de contribuição do seu produtos vai ficar menor, sendo preciso gerar um volume extra de vendas para conseguir pagar os custos fixos do negócio e ter lucro adicional.

Conhecer a fundo os custos fixos e variáveis da sua loja e saber qual é a margem de contribuição ideal e mínima, fará com que no final do mês as finanças do seu negócio não sejam afetadas de maneira negativa e você não fique no prejuízo.

Supondo que você tenha uma loja de calçados, imagine que um sapato possui uma margem de contribuição ideal de 30%, mas sua margem mínima é de 20%, nessa situação hipotética, 10% de desconto, que seria a diferença entre a margem ideal e mínima, seria o percentual máximo que você pode diminuir do preço do seu produto ainda se mantendo em uma zona segura que não cause prejuízo para você.

É importante estabelecer uma margem de negociação no preço para os descontos à vista e manter-se fiel à ela durante as negociações.
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Conclusão

Você viu como oferecer desconto à vista para seus clientes pode ser benéfico para sua loja também?

Quando você conhece seus custos e entende qual a sua margem de contribuição mínima, é possível oferecer condições especiais para os clientes e incentivar o pagamento à vista, livrando-se das taxas e do longo período de espera para receber seu pagamento, sem prejudicar a saúde financeira da sua loja.

E então, pronto para oferecer desconto à vista com responsabilidade e sem ficar no vermelho?

Se tiver alguma dúvida ou sugestão não esqueça de deixar seu comentário.

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Camila Upegui

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