Ele era muito rápido quando você comprou... agora demora para ligar e, quando o navegador abre, você nem lembra mais o que queria pesquisar. Você consegue realizar suas tarefas, mas com muito custo.
Por que conforme o tempo passa nos deparamos com um computador muito lento?! Basicamente, a acumulação de arquivos e programas sem uso é a grande responsável pela lentidão dos computadores, mas existem outros fatores que podem afetar a velocidade.
Para acabar com essa frustração, listei abaixo algumas formas simples de melhorar o desempenho do seu computador que vão fazer parecer que ele acabou de sair da loja.
Você conhece um sistema PDV que seja rápido, simples e eficiente? Nós sim! O sistema de frente de caixa PDV do Nex possui diversos recursos de venda e é ideal para seu comércio!
Execute menos programas ao iniciar
Muitas vezes um PC lento e travando é resultado de uma grande sobrecarga de programas abertos e em execução. Esse também pode ser um dos motivos pelo qual seu PC demora para iniciar, então tenha atenção a estes pontos.
Verifique se existem muitos programas configurados para serem executados automaticamente ao iniciar o sistema, programas como antivírus e players de música costumam ser configurados automaticamente para iniciarem junto com o sistema e nem sempre pedem autorização para isso.
Com o Windows, a verificação você faz através do Gerenciador de Tarefas.
Utilize o atalho "Ctrl + Shift + Esc" do teclado > na aba Inicializar > desmarque os programas que você não quer que sejam executados ao iniciar o sistema > e depois clique em Desabilitar.
Remova arquivos e programas desnecessários
Na maioria das vezes um computador lento é o reflexo de um o disco rígido lotado de programas, jogos e arquivos sem serventia. Tenha em mente que o acúmulo é mais grave que ter um software “pesado” instalado. Por isso, sempre que possível, faça uma varredura entre todos os seus programas instalados, em busca daqueles que você não usa há muito tempo.
E agora, estou com um PC lento, o que fazer?
Antes de mais nada é preciso saber que o ideal é que você mantenha um computador para uso exclusivo profissional, com ferramentas voltadas somente para a sua loja, portanto pratique o desapego!
Quanto mais espaço livre no disco rígido, mais rápido fica o computador. Para remover programas, visite o Painel de Controle > vá até a aba Programas > e clique em Desinstalar programa. A janela que abre exibe uma lista com todos os programas instalados no computador. Então, basta selecionar um programa e depois clicar em “desinstalar”.
Os arquivos mais antigos e que nunca foram utilizados podem não parecer um problema, mas como eles sempre estão em locais separados e até escondidos no computador, fica difícil visualizar a quantidade enorme a que eles podem chegar. Para identificar e localizar esses arquivos, procure por “limpeza de disco” na barra de tarefas.
Para removê-los, selecione a opção Limpar arquivos do sistema > clique em Arquivos a serem excluídos > marque os tipos de arquivo a serem removidos (sugestão: arquivos temporários, lixeira e miniaturas) > clique em OK.
Apenas a remoção dos arquivos temporários e afins não vai liberar uma quantidade expressiva de memória, porém é importante que você combine essas dicas com os métodos a seguir.
Atualize o sistema operacional
Atualizar o sistema operacional garante que você tenha acesso às últimas melhorias de segurança, correções de bugs e recursos aprimorados. Isso protege seus dados e informações contra ameaças cibernéticas, evitando um computador lento e mantendo seu funcionamento mais eficiente.
Por que usar sistemas operacionais sempre atualizados:
- Segurança aprimorada: As atualizações regulares de segurança protegem contra ameaças cibernéticas.
- Melhor desempenho: Inicialização mais rápida e execução suave de aplicativos.
- Compatibilidade: Funciona perfeitamente com os aplicativos e dispositivos mais recentes.
- Recursos avançados: Novas funcionalidades que melhoram a produtividade e a experiência do usuário.
- Suporte técnico: Acesso a suporte abrangente para solucionar problemas.
- Integração com serviços em nuvem: Sincronização, backup e acesso fácil aos dados em diferentes dispositivos.
Limpe o disco rígido
Outra causa comum de um computador lento é a sobrecarga de informações no disco rígido.
Limpeza de disco em Windows segundo o site da Microsoft:
- Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite limpeza de disco e selecione Limpeza de Disco na lista de resultados.
- Selecione a unidade que você deseja limpar e selecione OK.
- Em Arquivos a serem excluídos, selecione os tipos de arquivo a serem removidos. Para obter uma descrição do tipo de arquivo, selecione-o.
- Clique em OK.
Aumente o espaço do seu HD
Um processador mais rápido, mais memória RAM ou um disco rígido (HD) de maior capacidade podem melhorar a velocidade de processamento, permitindo que você execute tarefas com mais agilidade.
Isso é especialmente importante ao lidar com aplicativos mais exigentes, como softwares de edição de imagens ou vídeos.
Você pode aumentar o espaço do seu HD desinstalando aplicativos desnecessários, arquivos duplicados ou salvando arquivos na nuvem.
Libere memória RAM
Antes de tudo, precisamos entender a diferença entre memória RAM e disco rígido (HD).
A Random Access Memory (memória de acesso aleatório) não armazena permanentemente informações, diferentemente da memória HD, que é uma memória permanente e armazena todas as informações salvas pelo usuário.
A memória RAM pode acessar os dados armazenados instantaneamente e por isso possui mais agilidade, rapidez e seu propósito é permitir que o processador possa ter instantâneo acesso aos dados desejados, resultando em maior velocidade e prontidão para atender às solicitações.
Então se você está com o computador lento, liberar a memória RAM pode ser uma boa alternativa para melhorar o desempenho do seu computador e você consegue fazer isso reiniciando seu PC e deletando programas que você não usa, por exemplo.
Elimine vírus com o próprio Windows
Em alguns casos, uma proteção extra pode vir a calhar para manter as suas informações seguras e evitar que os vírus prejudiquem o desempenho e tornem seu computador lento.
Para não interferir no desempenho dos programas que você usa para trabalhar (como alguns antivírus podem fazer), você pode optar pelo Microsoft Security Essentials, um antivírus gratuito da própria Microsoft. A ferramenta vem instalada em algumas versões do Windows, mas caso o seu não tenha, o download pode ser feito de forma gratuita na página oficial da Microsoft.
Alguns antivírus são muito rigorosos e podem marcar como suspeita a atividade de um programa que compartilhe informações, por exemplo, mesmo este sendo o comportamento desejado e seguro do software. Além de influenciar na velocidade, pode interromper alguma atividade importante do seu comércio.
Busquei com o Eduardo, nosso analista de infraestrutura, uma lista com alternativas de antivírus confiáveis, caso você deseje instalar no seu computador, confere aí:
Antivírus Pagos:
- Norton Antivírus: Reconhecido pela sua proteção abrangente contra ameaças online.
- Bitdefender Antivirus Plus: Oferece proteção em tempo real e recursos de segurança adicionais.
- Kaspersky Antivirus: Bem avaliado pela sua eficácia na detecção e remoção de malware.
- McAfee Antivirus Plus: Possui uma variedade de recursos de segurança e proteção.
Antivírus Gratuitos:
- Windows Defender: Incluído no Windows 10, oferece proteção sólida contra várias ameaças.
- Avast Free Antivirus: Um dos mais populares antivírus gratuitos, com recursos de detecção de ameaças em tempo real.
- AVG Antivirus Free: Oferece proteção básica contra malware e phishing.
- Avira Free Antivirus: Destaca-se pela sua detecção de ameaças baseada em nuvem.
Verifique as configurações de energia
O Windows ativa o modo de economia de energia assim que a bateria de um notebook chega a um limite mínimo de autonomia, para poupar carga e permanecer mais tempo funcionando.
Essa é uma configuração que pode ser alterada manualmente pelo usuário, caso ele deseje o brilho máximo da tela mesmo com pouca bateria, por exemplo. Isso prejudica o funcionamento do computador a longo prazo, porque o uso indesejado da bateria do notebook pode exigir mais recargas.
Além disso, o usuário pode deixar o carregador ligado o tempo todo. Quanto mais frequente, mais chances de superaquecer a bateria, prejudicando o computador por inteiro, encurtando o tempo útil, tornando o computador lento e gerando falhas de desempenho. Portanto, use as recomendações de energia do Windows que incluem manter a bateria acima dos 20%.
E uma dica para finalizar: procure por versões online dos programas que mais usa. Programas como Word e Excel estão disponíveis para uso através do navegador, economizando espaço no seu computador, com todos os recursos que você já usa.
Deixe seu navegador mais leve
Uma outra causa de um computador lento, está ligada a sobrecarga de informações no navegador da web.
Algumas boas opções são você realizar uma limpa nas extensões através da remoção de extensões que você não usa e desativar a aceleração de hardware no navegador.
Redefina seu pc
Caso nenhuma das alternativas anteriores tenham funcionado efetivamente e você continue com um computador lento, é possível optar pela última opção: redefinir seu PC.
É importante entender que essa ação é uma medida de emergência e irá apagar todos os programas e configurações do sistema.
Para redefinir seu PC, não é mais necessário possuir o suporte físico de instalação do Windows ou executar uma reinstalação completa.
Existe uma funcionalidade interna "Redefinir o seu PC", que vem incorporada no Windows e serve para adquirir um novo sistema Windows a partir do zero. Esse procedimento eliminará os programas que foram instalados e as configurações do sistema.
Já ouviu falar em venda fácil e rápida? Com o sistema de gestão Nex você não precisa se preocupar com complexidade. Crie sua conta gratuitamente e aproveite os principais recursos de venda em um só lugar!
Conclusão
Muitas vezes nos deparamos com um sistema ou programa que parece estar sempre travando, com um desempenho muito baixo e nem nos damos conta que talvez o real motivo desta falta de agilidade do programa seja o próprio computador lento.
Vimos hoje formas de lidar com um computador lento e como resolver esse problema em situações do dia a dia sem ter que acionar um técnico.
Espero ter ajudado na sua rotina de comerciante! Fique de olho nos conteúdos do blog e boas vendas.
Texto revisado e editado por Vitória Calegari.
Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.