As vendas onlines são ações comerciais feitas pela internet, ou seja, produtos e serviços são vendidos e distribuídos sem nenhum contato físico entre o vendedor e o consumidor.
Uma pesquisa realizada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (MCC-ENET), revelou que as vendas de produtos online chegaram a ter um crescimento de 110,52% em 2021.
Esse dado mostra que as vendas pela internet têm tido um crescimento progressivo a cada ano e agora se tornou uma opção viável para investimentos de novos ou antigos empreendedores.
Pensando nisso, o Nex tem recursos para facilitar a gestão e vendas online do seu negócio. Com eles o seu comércio pode crescer ainda mais, confira os tópicos abaixo para saber de todas as novidades!
Que tal facilitar as vendas online do seu negócio? Com os recursos do Nex, você tem todos os mecanismos necessários para ficar de olho em todas as transações que acontecem na sua loja, conte com: Catálogo online, Cardápio digital, Link de pagamento e muito mais. Confira todos os recursos!
Venda online: principais vantagens
Vender produtos online pode parecer um pouco desafiador, mas vou te mostrar que existem benefícios para você investir nesse modelo de negócio.
Confira os benefícios de vender pela internet:
Baixo investimento inicial
Para começar um negócio online, o empreendedor não precisa alugar ou montar um espaço para ter uma loja virtual. Isso representa uma grande economia no capital que está sendo investido inicialmente.
Então, se você quer investir em um negócio com pouco dinheiro, uma loja online pode ser uma ótima oportunidade.
Autonomia
Vender pela internet permite que tenha autonomia para planejar uma marca para o seu público-alvo. Esse modelo de negócio te abre um leque de possibilidades e nichos de produtos variados que você pode oferecer no seu comércio.
Maior alcance de consumidores
Trabalhar com vendas online possibilita comercializar pelas redes sociais como, por exemplo, o Instagram, o Facebook e o WhatsApp. Com essas plataformas, você consegue alcançar mais pessoas que vão comprar e divulgar a sua loja online.
15 dicas para ter sucesso vendendo na internet
Descubra abaixo de como ter sucesso nas vendas online:
1. Entenda como funciona um funil de vendas online
O funil de vendas online é uma ferramenta utilizada pelo marketing. Ele mapeia os passos que um consumidor dá, desde o momento que a pessoa sente que tem um problema, até a etapa final de compra de um produto.
Segundo uma pesquisa realizada pelo site KHRIS digital, as empresas que constroem funil de vendas com cuidado, geram uma jornada de análise mais fácil de seguir, têm 62% mais chances de fechar vendas de qualidade.
Como eu falei anteriormente, existem etapas que o consumidor passa antes de chegar na compra de um produto. A seguir explico um pouco sobre cada um desses passos:
- Visitante: No topo do funil estão os visitantes da sua loja online. Nesta etapa, o potencial consumidor não conhece muito bem as soluções que o seu negócio tem a oferecer, eles chegaram por meio de pesquisas do Google, links patrocinados ou indicações.
- Leads: A segunda etapa do funil de vendas são os leads. Aqui, o visitante se interessou pela sua loja virtual e quer ter mais informações sobre os seus produtos.
- Oportunidade: Já a terceira fase é a oportunidade do lead passar a considerar a sua loja como uma solução para suprir as necessidades que ele identificou.
- Clientes: Ao chegar na etapa final do funil, seus leads já tomaram a decisão de compra e agora são clientes da sua loja.
2. Crie um site de vendas para sua loja
Os sites de vendas servem para a facilidade dos consumidores de comprarem e encontrarem produtos, além disso, ele também serve como um canal de relacionamento entre você e o cliente.
Pensando nisso, separei alguns passos importantes para você ter um site de vendas de sucesso:
- Importância do site de vendas: o site de vendas é uma vitrine da sua loja, facilitando a comunicação e transmitindo os valores do seu comércio para o cliente. Uma plataforma de vendas online precisa ser um ambiente seguro para compras, considerando que o consumidor vai inserir informações pessoais e financeiras.
- Faça um conteúdo de qualidade: além da segurança, é importante que o seu site tenha informações sobre a sua loja, contando a história da marca, informando sobre os produtos e serviços oferecidos, mostrar alguns feitos de sucesso e ter dados para o cliente entrar em contato. Você pode trazer essas curiosidades de forma dinâmica, colocando imagens, produzindo vídeos, criando infográficos, entre outras formas.
- Crie uma boa descrição dos seus produtos e serviços: após saber a importância de ter um bom conteúdo, é essencial que os seus produtos tenham boas descrições para chamar a atenção dos clientes e podendo tirar possíveis dúvidas das características da mercadoria.
- Invista em estratégias de divulgação: Ao criar um site de vendas online, você pode começar a investir em estratégias de marketing para divulgá-lo e atrair possíveis consumidores. As redes sociais podem te ajudar muito, por serem ferramentas muito utilizadas para vendas de produtos online.
Acessando a página do Catálogo de Produtos do Nex, você pode criar um catálogo de produtos online em poucos minutos! Podendo divulgar o seu site nas redes sociais e WhatsApp. Conte com: Cadastro de produtos com foto e descrição, Personalização da sua loja virtual, Divulgar em canais de vendas, Integração com Google Maps, e muito mais. Confira!
3. Conheça seu público-alvo
Identificar o público-alvo do seu negócio é uma das partes mais importantes, porque você irá conseguir ter um planejamento, ação de marketing e produtos. Portanto, é necessário aprender sobre seus clientes para que suas vendas pela internet tenham sucesso.
Conhecendo os consumidores, você vai investir em um estoque mais assertivo e pode oferecer diversos tipos de produtos, dando a possibilidade do cliente escolher o que comprar.
4. Escolha os melhores meios de pagamentos para você e seus clientes
No comércio físico, o empreendedor precisa contratar uma das empresas responsáveis pelas maquininhas de cartão, para que ela faça a mediação entre o consumidor final e o banco.
No ambiente virtual não muda muita coisa, já que é necessário contar com uma plataforma de pagamento que faça essa conexão entre você, o cliente e as instituições financeiras.
Agora que você já sabe melhor o que é pagamento online, existem formas pelas quais ele é possível ser feito:
- Cartão de crédito: essa é uma das formas de pagamento mais comuns que existem no mundo de vendas online, além de ser prático e seguro, pois permite o estorno do dinheiro e oferece benefícios ao consumidor, como o parcelamento do produto.
- Boleto bancário: o boleto bancário é uma das formas de pagamento muito utilizadas pelos consumidores, embora este meio de pagamento tenha custos maiores, com inadimplências e com as próprias taxas para emissão de boletos, ele também conta com vantagens.
- Débito Online e Débito Automático: o débito é muito utilizado por comerciantes de lojas físicas, mas não é muito inserido no mercado de vendas online. Isso acontece pela dificuldade no processo de compra do cliente, já que em muitas das vezes é preciso ser redirecionado a uma página e fornecer a senha do cartão. Entretanto, muitos segmentos que fornecem serviço de assinatura vêm adotando a prática do débito automático em suas cobranças, como no caso de operadoras de celular, intuições de ensino virtual, etc.
- Pix: o pix está sendo uma das ferramentas usufruídas nas vendas online, seja pela facilidade e rapidez de cair o pagamento na conta do empreendedor. Contudo, é necessário analisar as condições do serviço com o seu banco e as funcionalidades disponíveis, como o código QR dinâmico e o Pix agendado.
Conheça a venda com o Sistema de Gestão Nex, podendo compartilhar o Link de Pagamento Mercado Pago. O seu cliente pode pagar no boleto ou no crédito, de onde estiver, e você recebe o seu dinheiro de maneira segura! Conte com: Acompanhar o status de cada link de pagamento em tempo real, Parcelamento para cliente e receba o valor integral à vista, e muito mais. Saiba mais clicando aqui!
5. Marque sua presença online em multicanais
Os consumidores estão cada vez mais familiarizados com a tecnologia, por isso os clientes não se limitam a um único canal de vendas de produtos e serviços.
Sendo assim, os comerciantes estão utilizando diversos canais de comunicação para chegar em mais pessoas e expandir as suas vendas e o alcance do seu negócio, ou seja, se tornam multicanais.
O multicanal permite que você manuseie várias ferramentas de vendas e divulgação simultaneamente. Por exemplo, pode utilizar as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, para criar conteúdo para a sua loja e ainda aproveitar para vender os seus produtos.
6. Ofereça um atendimento online eficiente
Ter um bom relacionamento com seus clientes pode ser um diferencial para a sua empresa, por meio de um atendimento online eficiente, é possível aumentar as suas vendas e indicações.
Prezar pela qualidade do atendimento ao cliente na sua loja virtual é uma das formas de ter sucesso nos negócios, alcançando metas e fidelizando clientes. Atender os consumidores da melhor forma pode proporcionar benefícios:
- Um bom atendimento cria vínculos com o cliente e fortalece o relacionamento.
- Utilize o atendimento como vantagem competitiva.
- O atendimento agrega valor e fideliza.
- O atendimento gera boas indicações.
Agora que você já percebeu a importância de ter um atendimento de qualidade no seu comércio, como introduzir essa estratégia nas vendas online?
E para responder essa pergunta, reuni algumas dicas que vão ajudar você a aumentar as suas vendas e alavancar o nível do seu negócio:
- Treine a sua equipe para um bom atendimento.
- Tenha agilidade e proatividade ao atender o público.
- Demonstre disponibilidade e empatia.
- Humanize o contato com os clientes.
- Crie um FAQ para a sua empresa.
- Conheça mais as peculiaridades dos seus clientes.
- Ofereça uma diversidade maior de canais de vendas e comunicação.
Caso queira entender mais sobre esse assunto, recomendo ler o texto “O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?” confira no blog do Nex!
7. Faça um planejamento de promoções
As vendas pela internet podem ser um ambiente com muita concorrência, sendo preciso pensar em novas ações para atrair e fidelizar clientes. Uma dessas estratégias é adotar as promoções de produtos e serviços na sua loja virtual.
Entretanto, é necessário ter planejamento para ter sucesso. Para isso, separei algumas técnicas para você fazer nas suas vendas online:
- Explore as datas comemorativas: existem diversas datas comemorativas no ano, como, por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados são exemplos ótimos para utilizar as promoções.
- Faça promoções exclusivas para as redes sociais: as redes sociais são ótimas ferramentas para fazer promoções. E podem ser utilizadas com diversas finalidades, como atrair novos consumidores, aprimorar o relacionamento, apresentar novidades da marca ou acompanhar as tendências do mercado.
- Escolha produtos específicos e que estejam em alta: outra ideia que pode funcionar, é escolher produtos específicos e que sejam tendências entre os influenciadores e os consumidores. Fazendo essa ação, você poderá ter um controle maior da margem de lucro e quais são os valores interessantes para colocar na promoção.
8. Invista em Mídia Paga e SEO
O seu negócio precisa de visibilidade para ter bons resultados nas vendas e recomendações dos produtos e serviços que você oferece. E existem várias formas para conseguir isso, nesse tópico separei duas estratégias que são muito utilizadas em empresas e lojas onlines.
Convidei dois profissionais especializados em Mídias Pagas e SEO da Nextar para ajudar a clarear a definição e quais os benefícios de adotar isso ao seu negócio.
A primeira a falar sobre essas estratégias é a Tawane Muniz, ela é especialista de SEO, confira abaixo qual a importância dessa ação:
“Se você tem uma loja e quer alcançar mais clientes na internet, invista em SEO. Basicamente, SEO é um conjunto de estratégias que farão a sua loja aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google.
Pense na seguinte situação: um turista está viajando para o Rio de Janeiro e precisa comprar protetor solar. Então ele pesquisa no Google por farmácias próximas a sua localização. Esses são os resultados:
Adivinha qual é a farmácia que ele vai escolher? Estudos indicam que 75% das pessoas não passam da primeira página do Google, então há grandes chances dele escolher uma das primeiras opções.
Uma pesquisa do Think With Google comprovou que 76% das pessoas que fazem uma busca local no smartphone visitam o negócio em até 24 horas e que 28% dessas buscas resultam em uma venda.
O exemplo acima é sobre SEO Local, que tem como objetivo melhorar o posicionamento de uma loja quando os usuários buscam por soluções próximas à região onde estão situados.
Agora vamos a outro exemplo: Ana quer muito comprar o tênis que viu no clipe da sua artista preferida. Então ela busca por ele no Google:
Observe que diferente dos resultados de busca por localização, aparece uma lista de lojas online que vendem esse modelo de tênis. Muito provavelmente, Ana vai escolher algum dos resultados da primeira página e realizar a sua compra.
Vamos supor que você vende esse modelo de tênis e pode estar pensando isso agora: “Ok, posso ter perdido uma venda por não estar vendendo online ou por não ter um bom posicionamento no Google, mas isso não é nada demais”. A grande questão aqui é que você não perdeu uma venda, você perdeu 33.100 oportunidades de vendas. Porque eu digo isso: esse é exatamente o número de pessoas que buscam por “nike jordan feminino” por mês no Google.
Se você ainda não se convenceu, vamos pensar matematicamente:
33.100 pessoas buscam por esse item por mês no Google, supondo que seu site ocupe a 1ª posição, estudos apontam que essa posição ganha em média 21% de cliques:
33.100 x 21% = 6.951
Você imagina ter 6.951 clientes a mais por mês interessados em UM dos seus produtos? É por isso que trabalhar SEO é tão importante e capaz de gerar mais lucro para o seu negócio.”
O próximo convidado é Emanoel Moreira, que é analista de mídias pagas na Nextar. Ele também irá falar sobre a importância de investir nas mídias pagas para ter maior alcance do seu público e aumentar as suas vendas.
“Além da estratégia de SEO, você já deve ter ouvido falar em algumas outras formas de destacar o seu negócio ou produtos nas pesquisas do Google, seja o seu foco em vendas, geração de leads (contatos) ou até mesmo somente obter acessos em seu site, e talvez já tenha tido contato com o termo “Tráfego Pago” do Google, ou como é mais popularmente conhecido, os “Anúncios”.
Os anúncios são formas de divulgação do seu negócio/produto em que você pode obter resultados específicos e mais expressivos através de Investimento Pago.
Mas como funcionam estes anúncios?
Logo abaixo temos o exemplo de pesquisa em que aparecem resultados pagos, e você pode distingui-los pelo rótulo “Anúncio” que vem próximo ao enunciado.
Agora provavelmente você se lembrou de alguma pesquisa que fez, em que continham estes anúncios, e talvez tenha até realizado sua compra posteriormente.
Pois então, o Google oferece esta forma de publicidade onde qualquer pessoa consegue criar, gerenciar e fazer vendas online, criando tudo através da ferramenta Google Ads disponibilizada de forma gratuita pelo Google.
Lembrando que, a ferramenta é gratuita, porém, é necessário fazer o investimento, da quantia que desejar, para que seus anúncios sejam impulsionados.
É possível acompanhar as vendas do site através do Google Ads, onde é feito um tagueamento, inserindo um código em seu site, para que as vendas sejam computadas, e para que consigamos captar a origem desta vendas, ou seja, qual campanha originou a venda ou a prospecção.
Ainda é possível criar formatos diferentes de anúncios, onde seu produto/serviço pode ser divulgados também no Youtube através de vídeos, em diversos Sites através de banners e também dentro de aplicativos, impulsionando ainda mais seus resultados.
Por fim, entendemos aqui algumas formas de divulgar a sua empresa seja nos resultados de pesquisa do Google, ou em locais que é permitido fazer publicidade através do Google Ads também. Ao utilizar estes recursos você poderá obter resultados ainda mais expressivos e alavancar o seu negócio no ambiente online, que pode ser explorado ainda mais a cada resultado obtido.”
11. Monitore seu estoque para não faltar produtos online
O controle de estoque é o monitoramento e análise dos produtos que podem garantir um bom funcionamento em todas as operações do seu negócio. Nesse processo é controlado a entrada e saída de mercadorias do estoque.
É essencial ter um estoque de produtos equilibrado, para não ter um impacto negativo nas suas vendas devido à falta de mercadorias ou ter um custo muito grande com as matérias-primas.
Utilizando o Sistema de Controle de Estoque Completo Nex, além de seguro e fácil de usar, ele oferece eficiência e rapidez na rotina da sua loja e diminui a margem de erro. Conte com: Cadastro de Produtos, Cadastro de Fornecedores, Conferência de Estoque, Valor Total, Histórico de Movimentação e muitos mais. Confira o nosso recurso!
12. Invista no pós-venda para fidelizar mais clientes
Essa etapa é uma das etapas fundamentais de todo o processo de venda, porque é nesse momento que a sua loja busca pela fidelização de clientes e garantir mais lucro a longo prazo.
A tecnologia proporciona ao comerciante a facilidade de armazenar os dados dos seus consumidores.
Tenha os cadastros de seus clientes atualizados e registre observações importantes como as preferências, produtos e serviços de cada um, assim você criar estratégias de vendas e ofertar produtos semelhantes ou complementares àqueles adquiridos anteriormente.
Caso queira entender mais sobre esse assunto, recomendo ler o texto “Experiência do cliente: o que é, vantagens e dicas para aprimorar” Confira!
13. Cuide da gestão financeira da sua loja online
Nos últimos anos houve um aumento nas vendas pela internet, que trouxe muita competição no mercado.
Além disso, outro fator pode afetar no lucro e na divulgação da sua loja online, a falta de estabilidade na gestão financeira. Até mesmo as grandes empresas no ramo virtual podem ter dificuldade para adaptar as suas estratégias a esse modelo online.
Você pode fazer algumas ações para ajudar a gestão do seu negócio, abaixo separei algumas dicas:
- Controle o seu estoque.
- Tenha um sistema de pagamento automatizado.
- Conheça os custos do seu negócio.
- Cuide do fluxo de caixa.
14. Peça feedback para os seus clientes
Utilizar o feedback dos seus clientes para a sua loja é uma forma de guiar a tomada de decisão e influenciar na definição de mudanças ou permanências de ações que você faz.
Isso também pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e com as avaliações positivas pode ser uma boa estratégia para divulgar nas suas redes sociais e passar segurança para possíveis consumidores.
Existem formas para coletar esses feedbacks e organizá-los de maneira eficiente e colocar em prática no seu negócio, como, por exemplo, criar emails personalizados ou desenvolver pesquisas de satisfação.
15. Automatize a gestão do seu negócio com ajuda da tecnologia
Quer aprimorar a administração do seu negócio e que tal usufruir a tecnologia ao seu favor?
Uma boa administração é um dos principais pilares para que a sua as vendas online sejam bem sucedidas.
Independente se você é um empreendedor com pouco ou mais experiência na área de vendas online, utilizar a tecnologia para ajudar na rotina da sua loja é uma das melhores decisões.
Com o Sistema de Gestão completo Nex, você pode integrar todos os setores da sua loja em apenas um programa, facilitando e otimizando a gestão do seu negócio. conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal e muito mais. Baixe grátis!
Conclusão
Durante a leitura, você conseguiu aprender mais sobre como vender pela internet de forma fácil, juntamente com dicas práticas para você aplicar no dia a dia e trazer benefícios para o seu negócio.
O comércio online cresce cada vez mais, e por isso sempre renove e seja um diferencial entre os seus concorrentes.
Preze pela qualidade do produto, entrega e de sempre pensar na experiência do usuário e de como mantê-la fácil e intuitiva.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, não esqueça de colocar nos comentários!
Ficarei feliz em te ajudar.
Até os próximos textos!
Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.