Como posicionar seu comércio no meio digital para conseguir mais clientes

Quer atrair mais clientes para o seu negócio? Veja como explorar tudo o que a Internet tem a oferecer e como posicionar seu comércio nas pesquisas.

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O que você vai ver nesse texto:

Não existe um dono de pequena empresa que não pensa em como conseguir mais clientes para comércio. A internet, claro, é uma ferramenta poderosa para esse tipo de empreendedor.

No entanto, não é todo mundo que consegue explorar ao máximo o que a Internet tem para oferecer. É preciso entender como funciona o Marketing Digital, as ferramentas online e as regras de engajamento online. Por isso, muita gente não sabe como conseguir mais clientes para comércio usando a Internet.

Você está nessa situação e quer mudar? Então veja a seguir um resumo da estrutura básica para posicionar melhor seu comércio na Internet!

O Inbound Marketing é a chave para de como conseguir mais clientes para comércio

A Internet ofereceu uma série de mudanças de paradigma em praticamente todas as áreas da sociedade. Olhe para o mundo hoje e diga: qual área está como era há 30 anos atrás? Provavelmente nenhuma.

A publicidade foi o setor que mais mudou, sendo totalmente reformulado para funcionar na Internet. Antigamente, a lógica do marketing era a de interrupção. Os anúncios interrompiam as pessoas vendo TV, lendo revistas ou andando na rua.

No entanto, isso mudou com a Internet, cenário em que a pessoa tem o controle demudar o que está vendo a todo segundo. Por isso, a lógica inverteu e virou de atração. Surgiu o Inbound Marketing, que consiste em atrair os consumidores e convertê-los em clientes.

Portanto,para saber como conseguir mais clientes para comércio, sua empresa precisa entender a lógica do Inbound Marketing: agir de maneira a atrair pessoas e convertê-las em clientes.

Existem duas formas de atrair o público: de maneira orgânica e de maneira paga.  primeira acontece usando as ferramentas tradicionais da Internet: redes sociais, Google, etc.

Já a segunda vem de uma utilização de anúncios em todas as plataformas nas redes.

Esteja presente nos canais que o seu público mais utiliza

Onde está o seu público na Internet? Como essas pessoas fazem decisões de compra?

Será que elas são parte dos 130 milhões de usuários brasileiros no Facebook? Ou talvez estão mais no Instagram?

Quem sabe o seu público prefere usar o Google e o e-mail para se informar. Ou talvez use mais o YouTube.

Seja onde for, é lá que você deve estar. Por isso, faça uma pesquisa para entender qual é a plataforma mais utilizada pelo seu público e crie sua presença ali para ter os melhores resultados.

Para divulgar os seus produtos em qualquer rede social, conte com a ajuda do Nex! Por meio do recurso Catálogo de Produtos, você pode caprichar nas fotografias, fazer postagens bem completas no Facebook e Instagram, e ainda receber pedidos online! Clique aqui para saber mais.

Misture o digital e o tradicional na sua estratégia de posicionamento

Uma das características principais do uso da Internet como ferramenta para conseguir mais clientes para um comércio é que o mundo não é só digital, é físico também.

Uma empresa como um restaurante, uma loja de pneus ou um chaveiro, até podem ter algum tipo de negócio ou serviço online, mas dependem exclusivamente das suas vendas físicas.

Por isso, qualquer estratégia de posicionamento digital deve mesclar a ideia de se promover na Internet, mas também trazer fluxo real para o estabelecimento físico da empresa.

Por exemplo, imagine o uso de anúncios no Google para um restaurante de São Paulo, capital. Não adianta mostrar anúncios dessa empresa para quem mora no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais.

Por mais óbvio que pareça, ainda existem muitas empresas que não se atentam a esse detalhe e consomem orçamentos de marketing polpudos anunciando para um público que mora em outro estado e não pode se tornar cliente.

Dessa forma, é essencial usar a ferramenta de geolocalização, que permite direcionar os anúncios apenas para pessoas a determinadas distâncias geográficas do seu negócio.

Estabeleça uma estratégia para cada tipo de produto ou serviço

Suponha que você tenha um restaurante em uma região movimentada da cidade. São vários prédios comerciais por perto e a maior parte do seu público são os trabalhadores desses lugares.

Ao mesmo tempo, suponha que o seu restaurante também investe em um menu especial que é vendido por aplicativos de entregas, como o iFood, Rappi ou Uber Eats.

Nesse caso, cada uma desses produtos precisa de uma estratégia própria e adequada para o seu negócio dar certo.

Por exemplo, a geolocalização com a montagem de anúncios na hora do almoço para pessoas a 100, 200 e até 300 metros de distância é essencial para conseguir clientes na hora do almoço.

Já para as plataformas dos aplicativos de entrega, a estratégia deve ser outra, focada apenas nas regras dos próprios aplicativos.

Talvez postar imagens nas redes sociais na hora de maior movimentação de pedidos comum CTA para irem ao aplicativo pode ser uma boa ideia.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil para o seu negócio aprender como conseguir mais clientes para comércio usando a Internet. Assim, será possível crescer de forma calculada e sustentável, sem exageros ou sofrimentos.

E aí,gostou do conteúdo? Diga abaixo qual das estratégias de posicionamento online você usa no seu negócio!

Este texto foi escrito pelo autor Diego Andrade, Analista de Conteúdo na Planejador Web.

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