O E-commerce (comércio eletrônico) é a definição de todas as transações de negócios que acontecem online. O setor apresentou um enorme crescimento nos últimos anos, e independente da área de atuação, sua empresa tem espaço para progredir na internet.
Com um faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, o comércio eletrônico vem avançando cada vez mais. A expectativa é que em 2019 o crescimento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen.
O comércio eletrônico permite a realização de transações de maneira prática, possibilitando acompanhar suas compras, solicitar encomendas, realizar transações financeiras e outras diversas facilidades. Por isso, entender como ele funciona e quais recursos pode oferecer ao seu negócio é uma forma de alavancar sua imagem e aprender a vender mais. A seguir, acompanhe algumas dicas de como vender pela internet
Como vender mais?
Pela grande concorrência que existe na internet, o ambiente e as possibilidades de crescimento por meio dela são grandes, ao mesmo tempo que precisam ser bem feitas para se obter resultados.
Isso porque, imagine anunciar a respeito de um lançamento de carro para um público adolescente, por exemplo. Não faz sentido, não é?
Pois se trata de um grupo que não tem o menor potencial para se tornar um cliente, partindo do princípio que no Brasil, menores de 18 anos não podem dirigir.
Logo, a segmentação se mostra extremamente importante para a divulgação de um produto ou serviço. Construir um plano de divulgação para um perfil específico é um recurso da internet e dos meios digitais, e por esse motivo, deve ser bem aproveitado.
Estudando dados como idade, gênero, preferências e questões socioeconômicas é possível determinar a persona (perfil de cliente ideal para o seu negócio) da sua empresa e se comunicar especificamente com esse público-alvo de maneira mais assertiva.
Além disso, saber a plataforma mais adequada ao seu produto ou serviço é indispensável quando procura entender como vender pela internet. Pois, existem diversos canais de divulgação e cada um com a sua linguagem específica.
Marcar presença corretamente em todos eles é o caminho para alcançar um número maior de clientes. Vamos definir a seguir alguns dos canais mais eficientes da internet.
O que são canais de divulgação?
As plataformas online que são usadas para alavancar a imagem da sua empresa são chamadas de canais de divulgação. Cada canal tem um objetivo, perfil e linguagem diferente, e a função do setor estratégico da empresa é entender o mais adequado ao seu negócio.
Entre os canais mais eficientes podemos destacar os sites, catálogos, blogs, redes sociais e e-mails. Para que sua comunicação mantenha um bom fluxo de informações destinadas às pessoas corretamente, podemos definir cada um deles da seguinte forma:
Sites e Catálogos
O site é um tipo de cartão de visitas do cliente com a sua empresa, e por isso deve conter as principais informações sobre a marca.
Pois, com o site, os usuários que são potenciais clientes podem entender os objetivos da empresa, assim como conhecer seus produtos ou serviços.
Já o catálogo digital acaba funcionando praticamente como um site, e é uma ótima opção se você trabalha com comércio! Nele, os seus produtos ficam todos disponibilizados com descrição e foto, para que o cliente possa escolher com clareza e fazer pedidos online! Clique aqui para saber sobre o Catálogo Digital do Nex!
Blogs
Os blogs podem ser bem aproveitados pelas empresas, pois funcionam como plataformas educadoras. Por isso, enquanto no seu site são demonstrados seus produtos ou serviços, no blog é possível postar conteúdos visando o aprendizado.
Redes sociais
As redes sociais fazem parte dos veículos de divulgação mais importantes da atualidade. Com elas é possível estabelecer uma boa relação entre o público e a empresa.
Por exemplo, por meio de publicações descontraídas é possível engajar os potenciais clientes de maneira leve e descontraída.
O email ainda é uma ferramenta importante de comunicação. Isso porque, com ele é possível estabelecer uma comunicação clara e eficiente, partindo do modo como a sua persona funciona.
Impulsione o seu negócio
O comércio eletrônico funciona para todo tipo de negócio, e depende apenas de uma boa análise da persona da sua empresa para que seja construída uma boa estratégia de divulgação online.
Com essa segmentação é possível realizar uma divulgação mais assertiva, possibilitando um número grande de negócios.
Se atentar aos diversos canais de divulgação deve fazer parte da estratégia da sua empresa. Pois, com os sites, blogs, redes sociais e emails, é possível fazer uma boa divulgação, desde que se adeque a linguagem correta da sua empresa.
A internet e todo o espaço para negócios que ela proporciona se mostra cada vez mais competitiva, e essa briga por espaço gera a necessidade das empresas acompanharem as diferentes ferramentas digitais.
As dicas dadas ao longo deste artio, se aplicadas no seu negócio, aumentam o número de potenciais clientes para a sua empresa.
Esse crescimento na visibilidade resulta em novas transações, impulsionando a lucratividade e a relevância do seu comércio.
Este artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.
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