Como montar uma sorveteria de sucesso [Passo a Passo]

Pensando em como abrir uma sorveteria? Confira em 15 passos tudo o que você precisa para ter um negócio bem sucedido gastando pouco!

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O que você vai ver nesse texto:

Você sabia que no Brasil já são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos, que somadas contam com faturamento acima de R$13 bilhões por ano?

Esse e outros dados disponibilizados em 2020 pela Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) mostram o grande potencial que há no segmento.

A verdade é que o país já é considerado um dos maiores produtores mundiais, o que mostra que é um mercado cada vez mais atrativo para os consumidores.

Se o seu desejo é empreender na área, saiba que é possível começar e ter sucesso abrindo uma sorveteria pequena com baixo investimento e ter um bom faturamento para escalonar seu comércio.

Nesse texto vou compartilhar com você 15 passos para montar sua sorveteria de sucesso e destacar-se no mercado, mesmo com um produto sazonal. Não deixe de conferir!

Que tal facilitar a gestão da sua mini sorveteria? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas da sua loja de sorvetes, conte com: Controle de Estoque por Quilo, Balança no Caixa, PDV, Controle de Vendas, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Cardápio Digital e muito mais. Conheça todos os recursos!

Vantagens de abrir uma sorveteria

Ao pensar em um novo negócio, é claro que uma das principais coisas que se deseja descobrir é se é uma boa ideia investir naquele nicho.

Por isso, estou aqui para mostrar algumas vantagens do setor de sorveterias e o porquê você deve abrir a sua.

O Brasil é um país grande que apresenta diversos tipos de clima, contudo, em boa parte do seu território encontramos os climas tropical e equatorial, que têm como característica as altas temperaturas, propiciando assim o consumo de sorvetes.

O país também é conhecido pela sua grande diversidade de frutos, isso quer dizer que as possibilidades de criação de sabores diferenciados para seu sorvete é enorme, e diversidade é algo que atrai o interesse dos consumidores.

Além disso, você pode montar sua sorveteria com um investimento inicial consideravelmente baixo, nem precisa de uma loja física para começar a comercializar sua produção.

Com plataformas como iFood e Rappi é possível trabalhar somente com delivery, até ter o retorno financeiro suficiente que permita ampliar seu negócio e abrir uma loja física, pois esse segmento é altamente escalável, o que quer dizer que você pode crescer facilmente à medida que for formando sua clientela e consolidando a sua marca.

15 passos para montar uma sorveteria de sucesso

1. Faça um plano de negócios

Para começar sua sorveteria com o pé direito, é importante que você crie um plano de negócios. Esse documento vai ajudá-lo a testar a viabilidade da sua ideia, coletar informações do mercado atual, conhecer as características dos consumidores, planejar o investimento necessário e servir como um guia na hora de tomar decisões importantes ao longo de toda a jornada.

Como cada tipo de negócio apresenta suas particularidades, não é possível ter um plano de negócio para sorveteria pronto, contudo, existem alguns tópicos importantes que todo projeto de sorveteria pequena deve ter, são eles:

  • Análise de Mercado: clientes, concorrentes, fornecedores, etc.
  • Plano Operacional: estrutura física, equipamentos, matéria-prima, etc.
  • Plano de Marketing: diferencial no mercado, precificação, estratégias de divulgação, etc.
  • Plano Financeiro: investimento inicial, capital de giro, fluxo de caixa, etc.

Você pode saber como desenvolver cada um desses itens no texto sobre o tema, confira como fazer um plano de negócios.

2. Escolha a localização ideal

O próximo passo é escolher a localização para montar sua sorveteria, ela vai ser decisiva para o sucesso da sua loja.

Procure sempre pontos comerciais com grande fluxo de pessoas, prefira regiões estratégicas próximas a pontos de ônibus, escolas, praças, supermercados, centros comerciais ou parques.

Lembre-se que tomar sorvete está, geralmente, relacionado a momentos de lazer, passeios e recreação, portanto, fique atento a locais dentro do seu orçamento que possam ser encontrados com facilidade pelo seu público-alvo.

Mais um ponto de atenção importante, falei anteriormente que, no caso de sorveterias, locais próximos a pontos de ônibus são boas opções, porém, evite pontos atrás das paradas, isso porque a visibilidade da loja pode ficar prejudicada pela estrutura e pelo fluxo constante de passageiros esperando ali.

Priorize locais com boa visibilidade, acessíveis e sem uma grande concorrência nas proximidades.

3. Invista nos utensílios para sorveteria certos

Os equipamentos para sorveteria vão depender do seu tipo de negócio. No caso de negócios menores, é possível começar com os seguintes utensílios:

  • Balcão de atendimento
  • Ponto de venda (PDV)
  • Freezer expositor e armazenador
  • Balança
  • Embalagens
  • Mesas e cadeiras
  • Utensílios para armazenamento (potes, travessas)
  • Utensílios de cozinha em geral

Não esqueça também do escritório:

  • Computador
  • Impressora
  • Internet
  • Telefone

Já se o plano é trabalhar também com a fabricação de sorvetes, além dos equipamentos anteriores, também é indispensável:

  • Liquidificador industrial
  • Batedeira industrial
  • Maturadores
  • Fogão semi-industrial
  • Mochilas térmicas (caso deseje trabalhar com delivery)

4. Estude as sorveterias concorrentes

Antes de montar sua sorveteria, analise os concorrentes diretos (sorveterias) e indiretos (mercadinhos, padarias, confeitarias) da região escolhida.

Você pode começar fazendo um mapeamento dos negócios locais utilizando o Google Maps, basta acessar o site e escrever algo como: “sorveterias no bairro X”. Depois de ter todos os concorrentes mapeados, organize-se para realizar visitas presenciais.

Durante cada visita, observe a disposição de mesas e cadeiras, decoração, atendimento, produtos, localização, se existem algum diferencial… Enfim, quanto mais informações, mais insumos você terá para montar a estratégia da sua sorveteria e achar seu diferencial no mercado.

5. Monte um cardápio de sorvetes atrativo

Para que sua sorveteria pequena seja um sucesso entre os clientes, investir na principal vitrine é o mais importante: o cardápio.

Além dos sabores clássicos, você pode atrair a curiosidade de mais consumidores oferecendo sabores diferenciados e outros produtos além de sorvetes.

Na hora de fazer o cardápio para sorveteria inclua opções que possam agradar os mais variados tipos de paladar, considere as seguintes ideias:

  • sabores de frutas (comuns e exóticas)
  • sabores exclusivos (artesanais e orgânicos, por exemplo)
  • sabores de sobremesas clássicas
  • sabores salgados
  • sorvetes veganos
  • sorvetes a base de xilitol
  • sorvetes no palito (picolé)
  • cookies com sabores de sorvetes

Sobre outros produtos: água, refrigerantes, vitaminas, açaí, bolos e doces no geral também são boas alternativas para montar um cardápio diferenciado e atrativo.

Não deixe de acompanhar o mercado e ficar por dentro das tendências, é importante saber o que os consumidores estão buscando e atrair seu interesse com novidades.

6. Escolha muito bem os seus fornecedores

Os fornecedores são os responsáveis pela qualidade de todos os produtos que você for adquirir, seja sorvete pronto ou matéria-prima para a produção de receitas próprias, por isso, é fundamental fazer uma boa pesquisa antes de definir seus parceiros.

Na hora de comparar as opções existentes no mercado, considere não somente o preço, mas também a qualidade dos produtos, as condições de pagamento, velocidade de entrega, flexibilidade para demandas inesperadas e o cumprimento de prazos.

Você pode procurar fornecedores pedindo indicações para donos de outras sorveterias, pesquisando pela internet, participando de feiras e eventos do seu segmento e até mesmo lendo revistas especializadas sobre o assunto.

É ainda melhor se você conseguir conversar com clientes dos fornecedores que se destacaram para saber mais sobre o seu trabalho e desempenho no dia a dia.

No texto sobre “Gestão de compras: Como negociar com fornecedores” a Carol dá dicas valiosas para investir nessa relação tão importante para o negócio, confira.  

7. Esteja de acordo com as exigências legais

Fazer o processo de abertura da sua sorveteria de maneira legal é indispensável para evitar dores de cabeça no futuro.

Por tratar-se de um negócio do setor de alimentação, existem algumas normas importantes que devem ser seguidas por todas as lojas de sorvetes, é necessário cuidar de aspectos como segurança de alimentos, práticas sanitárias e higiene.

Você pode começar escolhendo qual será o seu tipo de negócio, no caso de sorveterias pequenas, uma MEI ou ME pode ser o necessário para atender suas necessidades. Em relação à natureza jurídica, é possível ter seu registro tanto de forma individual, como EI, ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade, como EIRELI e LTDA.

Para isso, cada região pode ter exigências próprias para a abertura desse tipo de negócio e especificações próprias, contudo, existem alguns procedimentos sempre presentes, são eles:

  • Registro na Junta Comercial
  • Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ)
  • Registro na Prefeitura para a obtenção do Alvará de Funcionamento
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal para lidar com as questões relacionados à sua equipe de trabalho, como INSS e FGTS
  • Cumprir com as normas exigidas pela Vigilância Sanitária

Eu sei que se você é um empreendedor de primeira viagem, essa pode ser a parte que mais assusta, mas fique tranquilo. Realmente é necessário mais do que apenas um tópico para falar desse tema, por isso escrevi um texto completo com o passo a passo para abrir uma empresa do zero, recomendo bastante.

8. Treine seus funcionários para um bom atendimento

A forma como um cliente é tratado ao entrar em uma loja é um dos fatores mais lembrados por ele. Um bom atendimento desperta a vontade de retornar a um local e aumenta as chances de fidelização, assim como o oposto disso causa o efeito contrário.

Com um bom atendimento você ganha vantagem competitiva no mercado agregando valor ao negócio e aumentando suas vendas.

Uma ideia é oferecer degustação de sorvetes, por exemplo, além de ter um contato maior com seus clientes, eles terão a chance de conhecer mais produtos seus, criando um relacionamento mais próximo entre vocês.

Também não se esqueça do impacto que uma boa indicação gera, ao escutar de alguém próximo que um estabelecimento tem um ótimo atendimento e bons produtos, você se sente muito mais seguro em ir até lá para conhecê-lo, concorda?

Por isso, invista em um treinamento de equipe, assim você garante uma boa experiência do cliente dentro da sua sorveteria, um ponto-chave para o sucesso do negócio.

Utilize vídeos, cartazes, leituras e até o WhatsApp para treinar sua equipe sem interromper sua função. Saiba como utilizar melhor cada um desses recursos clicando aqui.

9. Conheça bem seus clientes e gostos

Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso criar estratégias focadas especificamente no perfil de clientes que você deseja atrair até o seu negócio.

Embora quase todo mundo goste de sorvete, a verdade é que não dá para agradar todo mundo na mesma proporção, por isso é importante segmentar os consumidores e pensar no perfil mais interessante para a sua sorveteria.

Conhecer as preferências e necessidades de seus clientes vai ajudá-lo a definir questões importantes, desde a decoração da loja até as estratégias de marketing e vendas, por exemplo.

Além disso, outros benefícios dessa estratégia são: evitar desperdício de recursos, melhorar a comunicação com seu público, diferenciar-se dos concorrentes e aproveitar melhor as oportunidades.

Fazendo uma boa pesquisa de público-alvo, você vai ter informações valiosas como: faixa etária, hábitos de consumo, sensibilidade ao marketing, renda, estilo de vida, gênero, etc. Quanto mais informações você tiver, melhor preparado vai estar para tomar decisões mais assertivas.

Como esse é um tópico tão importante e que requer mais detalhamento, o blog da Nex dedicou um texto apenas sobre esse assunto, confira: O que é público-alvo e como definir o da sua empresa.

10. Divulgue sua sorveteria

Você já ouviu alguma vez que “a propaganda é a alma do negócio”? Bom, de fato, o marketing é uma área indispensável para qualquer negócio, independente do seu ramo ou porte.

É através de uma boa divulgação que sua sorveteria pequena vai ficar conhecida entre os potenciais clientes, e não se preocupe, não é necessário um alto investimento para ser conhecido, afinal, vivemos na era digital e temos a internet para dar aquela mão!

Estar presente nas redes sociais é quase que um passo obrigatório para ser competitivo no mercado, pois “quem não é visto, não é lembrado”! Agora, saindo um pouco dos ditados populares, confira algumas ideias para sorveteria pequena e seu marketing:

  • Criar contas comerciais nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter (veja em quais delas está seu público-alvo).
  • Utilize o WhatsApp Business para divulgar seus produtos e promoções também.
  • Confeccione folders e flyers para distribuí-los nas proximidades da sorveteria.
  • Ofereça brindes e vantagens para clientes que indiquem outros consumidores.
  • Tenha um programa de fidelidade.
  • Crie um site para divulgar seus produtos.

De todos os tópicos acima, talvez você possa pensar que o mais complicado deles é o último e não ache necessário ter um site próprio. Mas saiba que um site para sua sorveteria vai aumentar o profissionalismo e a autoridade digital da sua marca, deixando-a ainda mais competitiva.

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12. Ofereça kit/combos estratégicos

Criar kits e combos de produtos na sua sorveteria permite que você possa vender mais para um único cliente.

Essa é uma ótima estratégia para movimentar seu estoque e evitar que alguns produtos fiquem parados, sem trazer retorno financeiro. Ademais, também aumenta o ticket médio das compras e traz agilidade na hora da compra.

No caso de sorveterias pequenas, algumas ideias de kits/combos que podem fazer sucesso são:

  • Sorvete de pote + casquinhas
  • Sorvete de pote + calda de sorvete
  • Combo de milkshakes
  • O famoso “pague 1, leve 2”
  • Na compra de x picolés, o último sai de graça

13. Preze pela qualidade dos seus produtos

Não é incomum que concorrentes acabem competindo por preço no mercado, mas a verdade é que entrar nessa guerra de quem vende mais barato pode resultar em prejuízos financeiros.

Em vez disso, preze pela qualidade dos seus produtos e também aposte em um bom atendimento, esses fatores vão ajudá-lo a criar mais valor na sua sorveteria e fazer com que os clientes vejam um bom custo-benefício no seu serviço e não apenas o valor final.

Mais uma vez, reforço a atenção na hora de hora de escolher seus fornecedores e, caso prepare seus próprios sorvetes, capriche no cuidado e dedicação durante o preparo para oferecer produtos de ótima qualidade que conquistem os consumidores.

14. Esteja preparado para a sazonalidade

A não ser que a sua sorveteria esteja localizada em uma região que faça calor o ano inteiro, seu produto principal é sazonal.

Caso você não saiba, um produto sazonal, é aquele consumido mais especificamente em períodos específicos do ano, como no caso do sorvete, durante o verão, sendo um desafio manter a regularidade nas vendas.

Isso não significa que se você mora em uma região na qual chove ou faz frio a maior parte do tempo, não possa montar uma sorveteria, na verdade é tudo questão de planejamento.

Ofertar outras opções ou montar uma sorveteria junto a outro negócio pode ajudá-lo a manter movimento o ano inteiro e superar a sazonalidade, diminuindo as chances das vendas caírem nas estações mais frias.

Pense em quais produtos alternativos podem complementar seu mix de produtos para serem integrados ao negócio, sem modificar a imagem da sua sorveteria. Alguns exemplos são: bolos, tortas, sobremesas, café, chocolate quente e sopas.

Além disso, é possível incentivar o consumo mesmo fora de época, atraindo clientes com descontos e explorando outros canais de vendas para expandir o alcance da sua sorveteria.

Confira mais dicas para lucrar o ano todo com um negócio sazonal!

15. Use um programa para gestão de sorveteria

Como último passo, mas com certeza não menos importante, trago a utilização de um sistema para a gestão da sua sorveteria.

Não importa se você tem uma mini sorveteria ou se há espaço suficiente para um buffet de sorvete, ambas precisam de gestão eficiente para ter sucesso no mercado.

Se você é um empreendedor de primeira viagem talvez ainda não imagine todo o volume de trabalho diário que administrar um negócio exige: cadastrar produtos, realizar vendas, controlar o caixa, falar com fornecedores, emitir cupom fiscal, controlar o estoque, atender clientes… Bom, acho que deu para imaginar, né?

Para dar conta de tudo isso sem enlouquecer ou desorganizar-se recomendo que use um programa de gestão, pois em uma sorveteria ficaria inviável controlar tudo isso no famoso “caderninho”, então use a tecnologia a seu favor.

Não precisa ter medo de usar um sistema, não é um bicho de sete cabeças como alguns podem pensar. Na verdade, sistemas de gestão de sorveterias foram criados justamente para facilitar sua rotina e agilizar tarefas que manualmente demorariam muito mais tempo para serem realizadas, aumentando assim sua produtividade.

Precisando de um sistema de gestão online que ofereça os principais recursos de venda? Com o Nex você cria sua conta em poucos instantes e já pode começar a vender.

Conclusão

Como você viu, o mercado de sorvetes tem grande potencial, mas também apresenta a concorrência e a sazonalidade como pontos de atenção.

Contudo, lembre-se que isso é contornável com boas estratégias de marketing e ampliando seu mix de produtos.

Não se esqueça de manter-se por dentro das tendências do mercado, sabendo o que os clientes estão procurando você sai na frente dos concorrentes e aumenta as chances de fidelização.

Mesmo em um espaço menor, seja criativo e monte uma sorveteria pequena e aconchegante, que preste um ótimo atendimento e que ofereça variedade de produtos aos consumidores.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário, ficarei feliz em ajudar.

Desejo muito sucesso nessa nova fase!

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Camila Upegui

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