O segmento de vestuário é um dos que mais cresce no Brasil.
Além de ser considerado um setor essencial, é uma área que está sempre em alta e se renova constantemente.
Se você deseja abrir seu próprio negócio, uma loja de roupas pode ser a alternativa certa para você, saiba mais:
Por que uma loja de roupas?
Embora seja um mercado bastante competitivo, o setor de moda é uma aposta promissora para aqueles que desejam abrir sua própria loja.
A principal vantagem de montar uma loja de roupas é a ausência de sazonalidade, a versatilidade desse tipo de negócio permite adaptar seus produtos a qualquer época do ano, além das novidades e tendências constantes que garantem vendas o ano inteiro!
Existem várias datas estratégicas durante o calendário anual que você pode usar a seu favor para lucrar durante todos os meses.
Loja de roupas física x loja de roupas virtual
É fato que os comércios online estão cada vez mais populares, entretanto, as lojas físicas ainda são o maior canal de comercialização e apresentam outras vantagens, como:
- A experiência completa do cliente com o produto, isto é: conferir o tamanho, sentir o material, ver a cor real, etc.
- O cliente tem a possibilidade de sair da loja com o produto em mãos pronto para usar quando quiser, sem precisar esperar dias para isso.
- Com um atendimento de qualidade, é possível fidelizar mais clientes, que serão atendidos de forma mais rápida e humanizada do que no ambiente virtual.
Por outro lado, se você possui um investimento inicial mais reduzido, optar pelo ambiente virtual pode ser a solução, afinal, você economiza com aluguel, impostos e licenças, tornando todo o processo de abertura e manutenção de sua loja, muito mais fácil e rápido. Atualmente, existem inclusive cursos de lojas de roupas que ensinam a estruturar um negócio de moda digital.
Para alavancar as suas vendas virtuais, conte com o Nex! Por meio do seu Catálogo Online, o seu cliente escolhe os produtos e realiza o pedido online! Então, basta entrar em contato via Whatsapp para acertar as condições finais.
Afinal, o que é necessário para abrir uma loja de roupas?
- Documentação
A parte burocrática para abrir uma loja pode ser um pouco complexa, mas não é motivo para desistir do seu objetivo, os principais documentos que você precisa para abrir sua loja física são:
- Contrato Social
- Registro na Junta Comercial
- CNPJ
- Inscrição Estadual
- Alvará de Funcionamento
- Licenças - Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária
- Registro na Previdência Social
Dependendo da natureza da loja que você deseja abrir e o lugar que ela estará localizada, podem existir documentações específicas, fique atento a essas particularidades, consulte o site dos órgãos locais responsáveis.
Você pode saber mais detalhes sobre como abrir uma empresa clicando aqui.
- Espaço (físico ou online)
No caso de loja física, é fundamental escolher um ponto de vendas estratégico para sua loja. Uma má localização pode atrapalhar o sucesso do seu negócio. Antes de escolher seu ponto comercial fique atento a alguns detalhes:
- Observe a movimentação do local - as ruas com maior circulação de pedestres são as mais indicadas para abrir uma loja, pois aumenta a visibilidade de sua loja.
- Estacionamento - se próximo ao seu ponto existe uma grande movimentação de veículos, é importante se atentar para esse ponto, se o seu público-alvo quiser ir até a sua loja é fácil estacionar próximo dela? Sua loja precisa ser acessível para todos.
- Concorrência - observe se próximo ao ponto que você deseja abrir sua loja existe um grande número de concorrentes, quanto maior a concorrência, maior a competitividade.
- Valor do aluguel - mesmo que você tenha encontrado o ponto dos sonhos, você precisa ter certeza que conseguirá arcar com o valor dessa despesa, principalmente no início.
Por outro lado, lojas virtuais não limitam suas vendas a um horário específico de funcionamento como no ambiente físico, para ter sucesso fique atento a alguns detalhes:
- Desenvolver um site atrativo para sua loja - sua página precisa ser organizada e agradável para reter seus clientes por mais tempo.
- Colocar imagens de qualidade dos produtos - colocar imagens com boa resolução e de vários ângulos, permite que o cliente conheça melhor seu produto, esteja atento às novas tendências para inovar sempre.
- Ofertar diversas formas de pagamento - isso aumenta as chances do seu potencial cliente finalizar a compra em seu site.
- Criar redes sociais para sua loja - aliar site e redes sociais para vender produtos é uma ótima estratégia para impulsionar suas vendas. Aprenda como vender pelas redes sociais!
- Planejamento financeiro
Essa é uma etapa muito importante na hora de abrir um negócio, antes mesmo de montar sua loja é essencial que você organize suas finanças.
Faça um planejamento detalhado, coloque todos os gastos que você terá para abrir sua loja de roupas e quanto irá custar para mantê-la durante os primeiro meses, quando ela ainda não está gerando retorno financeiro positivo para você, pense em:
- Móveis e equipamentos necessários.
- Fornecedores.
- Estoque.
- Aluguel/manutenção do site.
- Salário de funcionários (caso você tenha).
Não se esqueça de outros gastos fixos na sua loja física como: água, luz, internet, aluguel de máquina de cartão, etc.
Aprender a montar um planejamento financeiro para sua loja.
Como montar uma loja de roupas em 5 passos
Passo 1 - Identifique seu público-alvo
Com a grande competitividade do mercado, não dá para querer atingir todos os públicos ao mesmo tempo, pois a concorrência seria ainda maior para você.
Por isso, é importante selecionar o tipo de cliente que você deseja para sua loja, quanto mais você souber do seu público-alvo, melhor conseguirá atendê-lo.
Para te ajudar, responda às seguintes perguntas: É moda masculina, feminina, infantil? Qual é a faixa etária do seu público? Que tipo de roupa é mais procurada por ele? Qual é a renda média? Quais são seus hábitos de consumo?...
Passo 2 - Analise o mercado
Agora que você já estabeleceu um público-alvo para sua loja, chegou o momento de decidir qual será seu nicho de atuação, para te ajudar nessa tarefa, você precisa fazer uma análise de mercado.
Dessa forma você saberá quais são os setores mais competitivos e quais segmentos ainda são pouco explorados, permitindo identificar oportunidades de negócio e te ajudar a encontrar um diferencial competitivo.
Por exemplo, uma pesquisa feita pelo Sebrae, mostra que o setor de moda plus size é uma ótima oportunidade para se empreender, apesar de ter uma grande demanda, dado que mais da metade da população brasileira é considerada acima do peso, ainda é um nicho pouco explorado, no país apenas 18% das lojas de vestuário atendem esse público.
Passo 3 - Escolha um bom ponto
Lembre-se da importância de uma boa localização para sua loja. Siga as dicas anteriores e posicione sua loja em um lugar estratégico com boa visibilidade para aumentar as chances de sucesso de sua loja.
Veja mais sobre o que um consumidor espera de um negócio local.
Passo 4 - Divulgue sua loja
Agora que tem tudo pronto para montar sua loja, é momento de apostar no marketing do seu negócio.
Crie um projeto de marketing, identifique qual é a melhor estratégia para alcançar seu público-alvo e em quais canais de divulgação você pode encontrá-los com maior frequência, dessa maneira, você aumenta a visibilidade do seu negócio.
Lembre-se que a divulgação de sua loja é uma etapa essencial para atrair clientes, principalmente no começo de um negócio.
Passo 5 - Use um sistema de gestão
No dia a dia é necessário dar conta de toda a demanda de trabalho, isso inclui funções diferentes muitas vezes, como caixa, estoquista e vendedor.
Para que seu negócio tenha sucesso, você precisa não apenas desempenhar todas essas funções, mas fazer cada uma delas de forma eficiente, com qualidade e agilidade.
É nesses casos que a tecnologia vira uma grande aliada dos comerciantes. Quando você usa um sistema de gestão para loja de roupas suas tarefas diárias são simplificadas, automatizando coisas que antes consumiam horas do seu tempo. Assim você pode focar em outras tarefas que precisam do calor humano, como um atendimento mais personalizado.
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É possível montar uma loja de roupas com pouco dinheiro?
- Quanto custa para abrir uma loja de roupas?
Cada loja possui uma necessidade diferente, tornando difícil estimar um valor exato para seu investimento inicial.
Recomendamos que faça uma lista com tudo o que você vai precisar para montar sua loja: itens de decoração, aluguel, fornecedores, estoque e capital de giro iniciais, contas fixas, etc.
Depois disso, faça uma boa pesquisa na internet e adicione em sua lista o valor de todos os itens que melhor se ajustam a sua realidade, ao final, some os valores e você terá o valor necessário para abrir sua loja.
- Qual o lucro de uma loja de roupas?
Assim como o item anterior, não é possível estimar um valor exato de lucro para sua loja, lembre-se que todos os seus gastos estão diretamente relacionados com seu lucro.
Nos primeiros meses o faturamento do seu negócio tende a ser menor, isso porque você ainda terá que atrair, conquistar e fidelizar clientes, por isso sua margem de lucro também será menor.
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Quando sua loja já estiver melhor posicionada no mercado, faça um plano de ação baseado no desempenho de sua loja para aumentar seu faturamento e melhorar os lucros gerados.
Conclusão
Abrir um negócio não é uma tarefa simples, é importante planejar todos os passos com cuidado e traçar estratégias para se destacar em um mercado tão concorrido.
Agora que você já sabe como montar sua loja de roupas e todos os benefícios desse mercado, aprenda mais dicas para ter um negócio bem sucedido no segmento de vestuários clicando aqui.
Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Não deixe de comentar!
Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!