Você sabia que nos últimos anos, cada vez mais brasileiros se preocupam com a saúde e alimentação?
Uma pesquisa realizada pela Agência Brasil, mostra que 80% dos brasileiros estão dispostos a gastar mais se o alimento tiver o valor nutricional adequado. Consequentemente, é o quarto maior setor econômico que cresce no Brasil.
Sendo assim, pode gerar novas oportunidades de negócios e investimentos. Se você está pensando em abrir um negócio, que tal aproveitar esse nicho e aprender a montar a sua própria loja de produtos naturais?
E para te ajudar nessa jornada, vou compartilhar com você 13 dicas para ter sucesso no seu negócio!
Que tal facilitar a gestão da sua loja de produtos naturais? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas da sua casa de produtos naturais, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal e muito mais. Conheça todos os recursos!
Mercado de produtos naturais
Como dito anteriormente, houve um aumento de brasileiros que estão preocupados com os hábitos alimentares mais saudáveis.
Por conta dessa alta demanda, o comércio de alimentos naturais no Brasil tem crescido substancialmente. Nos últimos cinco anos, o mercado de alimentos e bebidas saudáveis cresceu, em média, 12% ano.
Dentro desse mercado, você pode montar um estoque variado de produtos ou se especializar em algum item, por exemplo, açúcar refinado, alimentos sem glúten, pão integral, barrinhas de cereal, etc.
Entretanto, até pouco tempo atrás, os supermercados quase não ofereciam produtos naturais em suas prateleiras e agora disponibiliza sessões inteiras para essas mercadorias. Isso mostra que o mercado expandiu e está cada vez mais acessível ao consumidor.
Sendo assim, a concorrência no setor é maior e empresas irão se esforçar para se manterem vivas no setor.
Franquia ou loja própria: qual escolher?
Antes de abrir a tão sonhada loja de produtos naturais, é necessário decidir qual modelo de negócio se encaixa melhor com o seu perfil. Essa é uma questão que pode ser intrigante para um novo empreendedor: virar franqueado ou criar uma marca própria?
Ter uma marca própria é essencial ter um esforço maior e investimento de capital para divulgar a sua loja. Além dos recursos financeiros, é importante ter paciência com esse processo. Se esses pontos não são limitadores, do ponto de vista de marca o negócio próprio acaba sendo mais vantajoso e dando mais autonomia para o lojista.
Por outro lado, ter uma franquia de produtos de marcas já conhecidas pelo público, reduz os gastos de divulgação. No caso do franqueado, ele replica e aumenta o negócio.
Sendo assim, o modelo de franquia é mais seguro e adequado para quem não tem muita experiência no mercado e nem um produto específico para lançar ou focar. Já a marca própria pode demorar um pouco para gerar lucros, mas se bem sucedida pode compensar pela autonomia e poder de decisões que não são possíveis pelo modelo franqueado.
Caso queira entender um pouco mais sobre esse assunto, recomendo ler o texto “Franquia x Marca própria: qual o melhor negócio?” Escrita pela equipe Nex, confira!
O que vender em loja de produtos naturais?
Um dos primeiros passos nessa jornada de abrir uma loja de produtos naturais, é saber quais produtos são vendidos nesse tipo de comércio. Uma das melhores estratégias para ter quantidades boas de vendas é ter um estoque variado de mercadorias.
Lembre-se que é importante ter produtos que são relacionados a saúde, bem estar e consciência ambiental.
Contudo, veja a lista abaixo de alguns produtos que podem ser vendidos no seu negócio:
- Diferentes tipos de grãos.
- Farinhas e farelos integrais.
- Temperos sem química.
- Cereais e barras de cereais.
- Castanhas, frutas secas e ervas.
- Sucos naturais.
- Suplementos alimentares.
- Doces com baixo teor de açúcar.
13 dicas para abrir uma loja de produtos naturais
Descubra o que é preciso para montar uma loja de produtos naturais:
1. Faça um plano de negócios para sua loja de produtos naturais
E para começar o seu negócio com o pé direito é essencial montar um plano de negócios, é um documento que te ajuda a ter uma visão mais ampla e reúne todos os pilares do seu comércio.
Com essa junção de informações, dados e análise que dá para tirar uma conclusão se o investimento é viável ou não.
O planejamento precisa ter os seguintes tópicos padrões:
- Análise de mercado: clientes, concorrentes e fornecedores.
- Plano operacional: estrutura física e atividades operacionais.
- Plano de marketing: vendas, preços e produtos.
- Plano financeiro: investimentos fixos e variáveis, fluxo de caixa e capital de giro.
2. Escolha uma localização estratégica
Escolher uma boa localização ajuda nas vendas e na divulgação da sua loja, é importante que seja acessível ao seu público-alvo.
O ideal para montar seu negócio é um local que tenha grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso à loja.
Locais como: grandes centros comerciais, perto de estações de trens e ponto de ônibus.
Outra ideia que ajudaria na divulgação do seu comércio, é montá-lo em locais que as pessoas associam a venda de produtos naturais, por exemplo, perto de academias, supermercados ou feiras, mas lembre-se de analisar e levar em consideração se está dentro do seu orçamento.
3. Conheça os diferentes tipos de perfis de clientes
Há existência de diversos tipos de clientes e para ter uma estratégia de marketing e que as vendas sejam boas e lucrativas é necessário você conhecer o seu público-alvo.
Conhecer bem os seus clientes e público-alvo pode gerar mais lucro e aumentar significativamente as chances de sucesso da sua loja de produtos naturais.
Além desses fatores, existem outros benefícios que essa estratégia pode te ajudar na lucratividade e divulgação do seu negócio:
- Evita desperdícios de recursos e produtos.
- Ajuda na criação de estratégias mais eficientes.
- Uma melhor comunicação com o público.
- Aproveitamento das oportunidades de vendas e divulgação.
- Diferenciação e destaque dos concorrentes.
Como você pode observar, esse tópico é importante para o seu comércio crescer com prosperidade e planejamento.
Caso tenha se interessado pelo assunto, leia o texto “O que é público-alvo e como definir o da sua empresa”, confira no blog do Nex!
4. Esteja por dentro da legislação para loja de produtos naturais
Um dos passos mais importantes para você conseguir abrir a sua loja de produtos naturais, é legalizar o seu negócio.
Você pode adquirir um registro de forma individual ou legalizar o seu comércio de forma tradicional e enquadrada no judiciário. Essa decisão deve ser encaixada no seu modelo de negócio e perfil de empreendedor.
Uma opção válida é contratar um especialista para te ajudar nesse processo, ou seja, um contator. Porém, é importante ter em mente o seu orçamento e se você pode adquirir esse serviço no começo da abertura da sua loja de produtos naturais.
Mas para te ajudar, o site do Sebrae dá dicas para realizar esse processo, sendo eles:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Registro no Corpo de Bombeiros Militar;
5. Invista na estrutura e equipamentos certos para o seu negócio
Agora que você escolheu a localização e legalizou a sua loja, é hora de pensar na estrutura e equipamentos do seu negócio.
É essencial ter em mente que o espaço mínimo para montar a sua casa de produtos naturais fica em torno de 60 m².
Lembre-se: os produtos remetem a qualidade de vida e a natureza, o ambiente deve ser amplo, limpo, iluminado e bem arejado.
As mobílias devem ser dispostas de maneira estratégica e que favoreça a mobilidade dos clientes pelo estabelecimento.
Outro ponto importante é a disposição dos produtos, não os coloque muito elevados ou muito baixos, o melhor é distribuir os itens na altura dos olhos dos consumidores.
Em relação aos equipamentos, existem lojas especializadas em produtos secos, como por exemplo, grãos, cereais e farinhas e outras que trabalham com resfriados e/ou congelados. Ambos modelos de lojas, precisam dos seguintes equipamentos:
- Prateleiras e expositores
- Displays para armazenar e expor produtos
- Balança
- Caixas
- Computadores
O único diferencial das lojas de produtos secos para negócios de produtos resfriados e/ou congelados é:
- Uso de estantes climatizadas
- Geladeiras e freezers
- Ar condicionado para manter os alimentos refrigerados no ambiente
6. Encontre bons fornecedores
Ter uma boa relação com os fornecedores é importante, mas além disso, uma das formas de gerar sustentabilidade e economia para o seu negócio é escolher fornecedores locais e que geram benefícios para sua loja de produtos naturais.
Também existem outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher um fornecedor:
- Distância física
- Referências
- Valor do frete
- Qualidade do produto e atendimento
- Capacidade de fornecimento
- Preço dos produtos
- Prazos
- Formas de pagamento e entrega
Agora que você já tem uma noção dos pontos que precisa saber quando contratar um fornecedor, existem algumas distribuidoras de produtos naturais no atacado. A seguir leia uma lista de recomendações de fornecedores de produtos naturais:
7. Armazene seus produtos corretamente no estoque
Um bom armazenamento ajuda a agilizar a movimentação de produtos, mas para isso ocorrer precisa ter um lugar adequado para estocar e organizar os produtos.
Na armazenagem existem diversos fatores que devem ser considerados, é necessário seguir um processo e alguns critérios, sendo elas:
- Organizar a entrada e saída de produtos
- Armazenar as mercadorias de maneira correta
- Ter uma gestão de estoque
- Manter uma infraestrutura adequada
- Controle de estoque
- Organização dos produtos no espaço físico
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8. Treine sua equipe para prestar um atendimento personalizado
Ter um bom atendimento no seu estabelecimento pode ser um diferencial entre você e os concorrentes.
A maioria dos negócios, ainda que não tenha uma infraestrutura grande, procura sempre investir nas melhores estratégias para ter sucesso no mercado e gerar mais oportunidades de crescimento.
E um dos pontos de atenção é a forma como você e a sua loja validam o cliente ou futuro consumidor.
Ter um bom atendimento gera diversos benefícios, sendo eles:
- Um bom atendimento cria vínculos com o cliente e fortalece o relacionamento
- Atendimento como vantagem competitiva
- Atendimento agrega valor e fideliza
- Atendimento gera boas indicações
Entretanto, para isso ocorrer é necessário que a sua equipe tenha um treinamento e um atendimento personalizado para ajudar nas vendas e o aumento do contato com o cliente.
Existem várias formas de treinar a sua equipe e acompanhar de perto a melhora dos seus funcionários e para te ajudar nesse processo separei algumas dicas, confira:
- Acompanhe a opinião dos seus clientes sobre o atendimento
- Organize o atendimento entre os seus funcionários
- Defina objetivos e explique os benefícios de um bom atendimento
- Disponha exemplos práticos
- Treine o time para utilizar as ferramentas disponíveis
9. Trabalhe com produtos de qualidade
No setor de produtos naturais é importante ter produtos de qualidade para vender no seu estabelecimento.
As principais características desses produtos é a composição com ativos e matérias-primas orgânicas, como flores, frutas, folhas, óleos naturais e sementes. Por tanto, essas mercadorias não são industrializadas e não contém conservantes.
É importante estar atento ao tempo de validade dos produtos, pois são alimentos sem componentes químicos e podem estragar com facilidade.
10. Divulgue sua casa de produtos naturais
Fazer a divulgação da sua casa de produtos naturais é de extrema importância para o seu negócio se tornar conhecido e ser um sucesso nas vendas.
O meio de divulgação é diverso, pode ser realizado por métodos tradicionais ou uma divulgação mais atual e digital.
Porém, com os dias atuais, o método mais utilizado e que está se mostrando muito eficiente é a divulgação pelas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn). Você pode oferecer ofertas de produtos, promover anúncios e divulgar novos produtos.
Além disso, as redes sociais servem para te manter conectado e atento ao mercado de produtos naturais, descobrindo novos produtos, quais são os mais utilizados e qual o motivo de estar tão em alta.
Outra maneira de divulgação, é os métodos mais tradicionais, como: panfletagem, parceria com negócios, carro de som e ter uma vitrine chamativa.
11. Aposte em um sistema de fidelização de clientes
Ter um sistema de fidelização de clientes é uma estratégia de manter seus consumidores no seu negócio, e também fazê-los comprarem mais produtos.
E para isso acontecer, é essencial que esse sistema funcione de maneira adequada, é necessário manter um cadastro atualizado dos seus clientes e associá-los às compras realizadas por eles em um banco de dados para assim ter uma melhor administração.
Agora que você já entendeu um pouco sobre esse assunto, ter um sistema de fidelidade traz benefícios para a sua loja de produtos naturais, sendo eles:
- Fidelização de cliente
- Aumento das vendas e do ticket médio
- Reaproveitamento de estoque
- Economia de gastos com divulgação
12. Monte um catálogo online das suas mercadorias
Nos dias atuais, devido a tecnologia e a Internet um novo meio de divulgação foi criado e novas demandas no mercado vêm surgindo e você precisa acompanhar essas tendências.
Criar um catálogo online para a sua loja é vantajoso, pois não tem um custo alto e a facilidade de atrair novos clientes, as lojas de produtos naturais online estão cada vez mais frequentes. Sendo assim, você pode aumentar o nicho do seu comércio e expor seus produtos em uma vitrine virtual.
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13. Automatize a gestão com um Sistema para Loja de Produtos Naturais
A rotina de um empreendedor, independente se ele é novo no ramo, conseguimos imaginar que não deve ser algo fácil. No entanto, uma das dúvidas mais comuns é: como faço a gestão do meu negócio?
E a resposta da sua pergunta está em ter um bom sistema de gestão que te ajude em todo o processo da sua loja de produtos naturais.
Com tantas tarefas no dia-a-dia, como fazer a gestão de estoque, o financeira, do caixa, atendimento, entre outras tarefas. Você não iria conseguir dar conta de todas essas áreas utilizando métodos tradicionais, como por exemplo, cadernos e planilhas.
Então uma das maneiras mais práticas e muito utilizadas nas gestões de hoje, é ter um sistema de gestão que facilite a sua rotina e automatize as tarefas do seu comércio. Conseguindo economizar tempo e energia para focar-se em outras atividades.
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Conclusão
O setor de produtos naturais vem crescendo muito no país e mundialmente e tem um grande potencial no mercado, consequentemente existem concorrentes e tendências que mudam constantemente, e esses são pontos que você deve prestar atenção.
Entretanto, com uma boa estratégia de marketing, divulgação e variando seus produtos e serviços, você consegue contornar essas dificuldades.
Mesmo com um setor que tem vários modelos de negócios e produtos, seja criativo e monte sua casa de produtos naturais, prestando atenção no seu orçamento, atendimento e uma boa qualidade nas mercadorias.
Estou disposta a tirar quaisquer dúvidas e a ouvir sugestões.
Desejo muito sucesso nessa nova jornada e tenha um bom negócio!
Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.