As bijuterias são mercadorias produzidas com metais e pedras preciosas com baixo custo, como brincos, colares, correntes, pulseiras e outros produtos.
Além disso, é um mercado que está sempre inovando, os produtos ganham desenhos criativos, conquistando espaço no mundo da moda e acessórios passando a ser utilizados por todos os tipos de pessoas.
Por isso, abrir uma loja de bijuterias é uma ótima alternativa para quem está pensando em ter seu próprio negócio ou uma possibilidade de ter uma renda extra.
Ao longo deste texto, reuni informações importantes juntamente com 10 dicas sobre como montar uma loja de bijuterias de sucesso. Confira!
Que tal facilitar a gestão da sua loja de bijuterias? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas do seu comércio, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal e muito mais. Conheça todos os recursos!
Vender bijuterias dá dinheiro?
O mercado de bijuterias e acessórios é um dos setores que mais cresce no país, o que significa que vender bijuterias pode ser bastante lucrativo.
De acordo com um estudo realizado pela e-Bit/Nielsen, apresentado pela revista Forbes, as vendas nesse setor de moda aumentaram em 59% em 2021. Portanto, o mercado gira cerca de 230 milhões de reais por ano.
Esse ramo tem a vantagem de não ser impactado pela economia e sazonalidade, ou seja, as vendas são fortes o ano todo.
Então, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio é válido investir em uma loja de bijuterias.
Mix de produtos para loja de bijuterias e acessórios
Montar um mix de produtos não é uma tarefa muito simples como parece, você deve ter cuidado na hora de fazê-lo e sempre deve pensar em seu público.
Uma loja de bijuterias trabalha com diversos tipos de mercadorias. Portanto, é importante ter uma lista de tudo o que você vai vender antes de procurar os fornecedores.
Confira o que vender na sua loja de bijuteria:
- Brincos, piercing, alargadores.
- Elásticos, presilhas, tiaras.
- Gargantilhas, colares, pingentes.
- Pulseiras.
- Tornozeleiras
- Caixas de bijuterias, saquinhos e muito mais.
O que é melhor: fazer bijuterias ou comprar para revender?
Antes de abrir a sua loja de bijuterias, você precisa analisar se é melhor fabricar ou revender produtos. É importante que tenha um bom planejamento para executar ambas ações.
Se você é uma pessoa atenta ao mundo da moda e acessórios, uma ótima opção para o seu negócio é encontrar fornecedores de confiança para revenda de produtos, dependendo dos itens é possível lucros de até 600%. Assim, você investirá em peças não exclusivas, mas que têm alta procura.
Porém, caso você já tenha um conhecimento a respeito da produção de bijuterias, é importante ter organização na confecção dos itens.
Uma das alternativas é criar peças exclusivas e de edição limitada, como uma forma de experiência no mercado. Nesse caso, você pode trabalhar sob encomenda, mas sempre mostrando o prazo de produção e entrega.
Entretanto, se você quer algo mais seguro, o melhor caminho é apostar nas revendas de bijuterias. Caso você queira autonomia e trabalhar com peças únicas, a direção que deve tomar é criar os acessórios.
Lista de materiais para bijuterias
Adquirir materiais para fazer bijuterias significa que você deu um grande passo para abrir a sua loja de acessórios. Mas antes de tudo, o mais importante é saber exatamente o que comprar.
Os materiais para fazer bijuterias são diversos, ou seja, não existem padrões e estilos definidos. Veja abaixo alguns itens importantes para começar:
- Acabamentos: pinos, argolinhas, alfinetes, anzol para brincos, etc.
- Cristais: cristal de vidro, pedra acrílica, cristal híbrido, entre outros.
- Fios e correntes: fios finos, grossos, coloridos e trançados.
- Miçangas: cristais, vidros e plásticos.
- Pingentes: são importantes para confecção de colares e pulseiras.
- Aspirais e arames.
- Moldador de colares e fios.
- Organizador de bijuterias.
- Alicates de diversos tamanhos.
Onde comprar bijuterias para revender?
A revenda de produtos faz parte da vida dos comerciantes e saber quais os melhores fornecedores de mercadorias, faz toda a diferença. Sendo assim, existem alguns sites que vendem bijuterias, são:
Nesses atacadistas, você poderá encontrar colares, brincos e anéis que custam a partir de R$1.
10 dicas para montar uma loja de bijuterias e acessórios lucrativa
1. Faça um plano de negócios para sua loja
Para começar a sua loja de bijuterias de sucesso é importante que você crie um plano de negócios. Esse documento irá te ajudar a coletar informações do mercado atual, conhecer o seu consumidor e servir como guia na hora de tomar decisões importantes.
Como cada tipo de comércio tem suas peculiaridades, não é possível ter o mesmo plano de negócios para todas as lojas de bijuterias, no entanto, existem alguns tópicos principais e importantes que todo projeto de negócio precisa ter, são eles:
- Análise de mercado: clientes, concorrentes e fornecedores.
- Plano operacional: estrutura física e atividades operacionais.
- Plano de marketing: estratégias de vendas, produtos e serviços.
- Plano financeiro: investimentos fixos, fluxo de caixa, capital de giro, etc.
2. Escolha uma localização estratégica
É essencial escolher uma boa localização para abrir a sua loja de bijuterias, ela vai ser um ponto principal para o sucesso do seu comércio.
Procure regiões com grande movimentação de pessoas, como shoppings, galerias, centros comerciais, ruas principais com fluxo intenso de carros e pedestres.
É necessário entender que as bijuterias estão relacionadas a moda e estética, portanto, fique atento aos espaços de shoppings e centros comerciais, mas sempre levando em consideração se está dentro do seu orçamento.
Priorize locais com boa visibilidade, acessíveis e sem grandes concorrências ao redor.
3. Estude o mercado para loja de bijuterias e acessórios
Além de montar um plano de negócios e escolher uma boa região, estude sobre o mercado de bijuterias e acessórios.
É necessário estar por dentro das tendências de moda relacionadas aos acessórios e vendas, portanto, é essencial que esteja informado das novidades dos produtos, meios de pagamento, envios e novas tecnologias que podem te ajudar no crescimento do seu negócio.
4. Conheça seu público-alvo
Você sabe o que é público-alvo e a importância que ele tem nas vendas do seu negócio?
Público-alvo é um grupo de consumidores com características similares que estão propensos a comprar e se interessar pelo produto ou serviço. Fazendo essa pesquisa mais detalhada, você conseguirá ter um auxílio nas vendas e no marketing do seu negócio.
Além disso, reconhecer as preferências e necessidades dos consumidores, beneficia outras áreas, como:
- Melhor comunicação com o seu público.
- Evitar desperdícios de recursos.
- Criar estratégias eficientes.
- Aproveitar as melhores oportunidades de venda.
- Diferenciar-se dos concorrentes.
5. Capriche na decoração e organização da sua loja
Investir na decoração é um dos fatores que diferenciam sua loja com a dos seus concorrentes. É importante escolher bons materiais e móveis para o seu comércio, pois isso impacta os sentimentos dos seus clientes sobre o estabelecimento.
E para esse objetivo ser alcançado, confira algumas dicas a seguir:
- Utilizar cores em sua loja é essencial, desde tons mais casuais até tons terrosos ou mais clássicos, os tipos de materiais que você for trabalhar devem ser selecionados pensando no público-alvo que você quer atingir.
- Se o seu estabelecimento for pequeno, uma ótima dica é utilizar móveis e cores claras, mesclar esses tons deixam o espaço mais iluminado e maior.
Além disso, organizar as estantes e expositores de maneira estratégica se torna agradável para o cliente achar os produtos e ajuda nas vendas. Existem várias formas para ter essa organização na sua loja, por exemplo:
- Organizar os produtos por categorias e preços.
- Crie kit de produtos: monte kits com combinações de colares, brincos e pulseiras ou mostrando sugestões que estão em alta no mundo da moda.
- Na vertical, exponha os produtores menores para os maiores e na horizontal coloque os diferentes estilos/ocasiões de uso.
- Lembre-se: deixe um pequeno espaço entre os setores para a melhor visualização dos produtos e evitar poluição visual.
Outro ponto fundamental é o cuidado com a vitrine, pois é o primeiro contato do consumidor com a sua loja. Para atrair os clientes, a vitrine deve ser chamativa e convidativa. E para te ajudar nesse processo confira algumas dicas, são elas:
- Monte uma decoração temática para sua vitrine, algo que lembre a marca ou nome da sua loja.
- Coloque banners de promoção ou novidades de produtos.
- Reforce a iluminação da sua vitrine, porque terá uma valorização e destaque dos produtos expostos.
Caso tenha se interessado nesse assunto e quiser saber um pouco mais sobre o tema, confira o texto “Como montar uma vitrine vendedora” no blog do Nex!
6. Legalize sua loja de bijuterias e acessórios
Para abrir uma loja de bijuteria, é essencial procurar pela legalização do seu negócio, porque assim você consegue ter uma melhor organização e crescimento.
É possível se formalizar como um MEI (Microempreendedor Individual), e para tornar-se um microempreendedor seus custos serão:
- Zero custo para abrir o MEI no portal do empreendedor do governo.
- O único imposto que você irá pagar é de R$56 reais, essa mensalidade dá o direito de auxílio doença e conta como contribuição para a aposentadoria.
Caso tenha condições, ter um contador para ajudar nesse processo seria uma ótima opção, pois é um profissional especializado para elaborar os atos legislativos para a sua empresa. Portanto, é importante ter uma noção dessas etapas, sendo elas:
- Registro de empresa nos órgãos: Junta Comercial; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual da Fazenda; Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento.
- Obtenção do alvará de licença sanitária – adequar as instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).
Caso tenha se interessado, acesse o site do Sebrae para saber mais informações de legalização para sua loja de bijuterias e acessórios, confira!
7. Precifique corretamente suas bijuterias
A precificação dos produtos é uma das partes mais importantes para que o seu comércio se assegure no mercado. Isso porque ela identifica o valor que gera a competitividade, atratividade e lucratividade para o comércio.
É essencial estar atento aos preços no mercado, pois um valor que está muito abaixo ou muito alto pode colocar o seu negócio em risco. E para isso não acontecer, confira essas dicas a seguir:
- Calcule o custo por unidade: calcule o custo da matéria-prima, o tempo de distribuição e mão de obra.
- Contabilize as despesas: custos variáveis, fixos e impostos.
- Estude o mercado: é necessário ficar de olho nas mudanças de produtos e preços do mercado para que o seu comércio não fique para trás e decline.
8. Invista na divulgação da sua loja
Um dos pontos mais importantes para sua loja de bijuterias ter sucesso, mesmo com pouco dinheiro, é a divulgação. Afinal, você precisa de clientes para sua loja funcionar.
Desse modo, uma das formas mais conhecidas e baratas atualmente, é utilizar as redes sociais ao seu favor. Instagram e Facebook servem como as principais ferramentas para divulgação de produtos e serviços.
Caso você tenha interesse em fazer esse tipo de divulgação, é importante ter pessoas no ramo para te inspirar! Sendo assim, a Lilian (@minhalojadebiju) foi cliente do Nex e começou a sua loja de bijuterias do zero e vem crescendo nas redes sociais, dando dicas para você ter sucesso no seu comércio.
Outra estratégia para conseguir clientes e popularizar sua loja é fazendo parcerias com marcas e influenciadores digitais da sua cidade. É algo que vem sendo muito utilizado pelas lojas e tem gerado bons resultados.
Também existem formas mais tradicionais de divulgação, como: panfletagem, carro de som, cartões de visitas, entre outros.
9. Monte um catálogo online e venda na internet
Na atualidade, vender pela internet tornou-se um dos principais jeitos de sobrevivência dos negócios em meio a tanta concorrência.
Montar uma loja de bijuterias online é um ótimo negócio porque possibilita um alcance maior para o seu comércio, chegando em maiores regiões, tornando-se benéfico para ajudar a bater as metas da sua loja.
Crie um Catálogo de Produtos Digital em minutos utilizando o Nex e você pode começar a vender pela internet. Veja como montar uma loja virtual de loja de bijuterias:
Outra vantagem de montar um catálogo online é a organização dos seus produtos, os seus clientes e futuros consumidores terão facilidade encontrar aquilo que desejam em poucos cliques. Para saber mais sobre este recurso, acesse “Crie seu catálogo online grátis!”.
Dicas de como tirar fotos de bijuterias e acessórios para vender
Contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos das suas joias e semijoias nem sempre é possível, a realidade é que, na maioria das vezes, o custo é muito alto e é essencial levar em consideração o que está dentro do seu orçamento. Mas não precisa se preocupar, podem-se obter ótimos resultados tirando fotos por conta própria seguindo algumas dicas. Confira:
- Escolha o aparelho que for tirar as fotos: celulares e câmeras digitais são uma ótima alternativa.
- Cuidado com a iluminação: cuidado com sombras e imagens muito escuras, pois elas desvalorizam os produtos. Opte por locais com boa iluminação.
- Prefira fundo branco: o fundo branco é considerado neutro, serve para dar destaques aos produtos.
- Descubra ângulos: ao fotografar as bijuterias, use diferentes ângulos para mostrar diferentes perspectivas do produto.
- Use modelos: usar modelos é fundamental para que o cliente tenha noção do tamanho real do acessório.
- Estabilidade: Utilize tripés, caixas e livros para ter estabilidade ao tirar as fotos.
- Não use muitos filtros: usar muitos filtros pode prejudicar o produto, podendo deixar o produto sem cor ou o deixando com outra aparência.
E caso tenha interesse nesse assunto, indico assistir o vídeo “Como tirar foto de joias com o celular em casa” do canal Nilton Frias, veja!
10. Use um sistema para loja de bijuterias
Por último, mas não menos importante, a utilização de um sistema de gestão para sua loja de bijuterias é essencial.
Além de saber quais materiais comprar, revender, decorar ou como tirar fotos, é preciso ter uma gestão eficiente para ter sucesso no seu negócio.
Se você é novo nesse ramo talvez não saiba a quantidade de tarefas que têm no dia-a-dia de um empreendedor, algumas das principais funções diárias em uma loja de bijuterias são:
- Cadastrar produtos.
- Controlar de estoque.
- Realizar vendas na frente de caixa/ PDV.
- Controlar fornecedores.
- Emitir notas e cupons fiscais.
- Imprimir etiquetas para bijuterias.
Com essa lista já dá para imaginar a quantidade de trabalho, né? E para dar conta de todo esse serviço e os outros processos que envolve cuidar de um negócio, a melhor maneira de otimizar tempo e de organização é utilizar um programa de gestão, pois com uma loja de bijuterias ficaria inviável controlar tudo com um sistema tradicional, como cadernos e planilhas.
Nesse contexto, utilize a tecnologia ao seu favor. Não precisa ter medo de usar o sistema, pois foi criado para facilitar a rotina do comerciante e agilizar tarefas manuais que demorariam muito tempo para serem realizadas, aumentando a produtividade e podendo focar em outras áreas da sua loja.
Que tal facilitar a gestão da sua loja de bijuterias? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas do seu comércio, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal e muito mais. Conheça todos os recursos!
Conclusão
Como você pode notar, o setor de bijuterias e acessórios tem um grande potencial no mercado atual, gerando concorrência e tendências que mudam durante o ano, e esses pontos devem ter uma maior atenção.
Entretanto, existe um lado muito positivo em abrir uma loja de bijuterias, pois esses fatores são contornáveis com uma boa gestão e estratégias de marketing.
Mesmo com muitas mudanças nos produtos, seja criativo e monte o seu comércio, proporcionando variedades de produtos e um bom atendimento aos seus consumidores.
Estou disposta a tirar quaisquer dúvidas e a ouvir sugestões.
Desejo muito sucesso e boas vendas!
Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.