Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Abihpec, o mercado da beleza cresce cerca de 10% ao ano, mesmo em meio à crise.
Entre os segmentos deste ramo, a esmalteria tem se revelado um dos mais inovadores e lucrativos, principalmente por conta do baixo investimento necessário em espaço e mercadoria.
Afinal, e a compra de esmaltes diretamente com fornecedores costuma ser barata e pode ser convertida em até 250% de lucro.
Além disso, esmalterias possuem baixa concorrência direta, já que a principal concorrência desses empreendimentos vem dos salões de beleza, cujo foco principal está nos cabelos.
Sendo assim, o serviço especializado pode ser um grande diferencial competitivo.
Confira abaixo como montar uma esmalteria com pouco dinheiro, em um espaço pequeno:
O que é uma esmalteria? Quais as diferenças em relação ao salão de beleza?
Uma esmalteria é um lugar especializado em cuidados com as unhas, oferecendo serviços de manicure e pedicure com aplicação e venda de esmaltes e produtos para unhas.
O salão de beleza oferece diversos serviços de embelezamento para seu público, podendo incluir serviço de manicure e pedicure de forma acessória, entretanto o seu foco está nos cabelos.
Uma esmalteria oferece apenas serviços especializados no cuidado das unhas das mãos e pés, ganhando uma vantagem competitiva nesse segmento em relação ao salão de beleza, que embora possa oferecer um serviço semelhante, não costuma ser tão completo quanto o de uma esmalteria.
Esmalteria é um bom negócio? Dá lucro?
A margem de lucro de uma esmalteria é muito positiva, o serviço de esmaltação exige manutenção, quando é ofertado com qualidade e um bom atendimento, as chances de seus clientes retornarem para seu negócio e serem fidelizados é grande.
Ademais, o local ainda oferece a venda de esmaltes e outros produtos que possuem uma lucratividade muito boa.
O Brasil é um dos países que mais consome esmaltes no mundo e o lucro médio da venda desse produto pode chegar a 100%, isso porque nos atacados é possível comprar esmaltes por um preço muito acessível permitindo maior lucratividade para o seu negócio.
Como montar uma esmalteria? Confira o passo a passo!
Faça o registro da esmalteria
O primeiro passo para montar sua esmalteria é realizar o registro do seu negócio, esse procedimento pode sofrer algumas alterações dependendo da cidade, porém os principais pontos são:
- Elaborar o Contrato Social.
- Registro na Secretaria da Receita Federal.
- Registro na Junta Comercial do Município.
- Registro na Prefeitura para obter o Alvará de Funcionamento.
- Registro no Sindicato Patronal.
Crie um plano de negócios
Antes de sair abrindo sua esmalteria é fundamental que você reserve um tempo para criar o plano de negócios para seu empreendimento, ele vai permitir uma visão mais detalhada de sua esmalteria.
É aqui que você cria o planejamento estratégico e financeiro de sua esmalteria e se prepara para situações adversas que possam vir a acontecer.
Sugiro a leitura de outros textos do blog que podem te auxiliar nessa tarefa:
4 ferramentas de planejamento estratégico para o pequeno comércio
Planejamento anual para o seu pequeno negócio [Passo a Passo]
Como montar um planejamento financeiro para o seu negócio
Analise a localização e público alvo
Dois passos mais do que importantes e que estão ligados diretamente ao sucesso do seu negócio: saber escolher sua localização do ponto comercial e definir qual é o tipo de cliente que você deseja atrair até você.
Não há como crescer no mercado sem conhecer qual é o seu público-alvo e onde encontrá-lo, por isso abrir um negócio exige um bom estudo prévio, dessa maneira você cria as melhores estratégias para se destacar no mercado.
Para saber como escolher o melhor ponto comercial para você, clique aqui.
Analise o investimento necessário
A depender do espaço disponível para atendimentos múltiplos, será necessário ao menos uma profissional para o atendimento aos clientes (manicure e pedicure) e venda de produtos, mas que também pode ficar responsável por agendamentos e atender ao telefone.
Quanto à estrutura interna, é essencial possuir móveis específicos para manicure/pedicure e este mobiliário deve ser escolhido com cuidado, pois não pode prejudicar a saúde postural dos funcionários.
Inclua uma cadeira confortável para os clientes, além de expositores para esmaltes. Também será necessário um sofá para a sala de espera e um balcão para a recepção.
Equipamentos básicos para os serviços de manicures e pedicures são alicates e palitos em inox, espátulas, cortadores de unha, além de esterilizadores, toalhas, luvas e lixas descartáveis, pinças e tesouras.
É interessante também pensar em incluir uma lixadeira profissional para unhas em fibra de vidro, caso você ou sua funcionária tenha experiência com este método, pois é um serviço muito procurado e que chega a custar R$250, mas tem o preço de custo muito mais baixo.
Dos gastos fixos mensais, leve em consideração energia, telefone e aluguel do espaço, no caso de não possuir um local próprio.
Levando em conta todos os itens anteriores, o investimento inicial gira em torno R$5.000, para uma estrutura básica de operação, incluindo o gasto com os esmaltes para uso e venda, além da lixadeira com motor, com valor médio de R$180 (pesquisa de preço feita em FEV/20 no Mercado Livre).
A este valor, recomendo acrescentar um percentual de 20% para arcar com gastos variáveis, como eventuais reparos na estrutura e equipamentos, reposição de estoque e outros gastos imprevistos.
Conte com bons fornecedores
Existe no mercado uma grande variedade de marcas de esmaltes e acessórios para unhas, como lixas, pincéis, removedores, etc. e a moda dita que tudo seja renovado com rapidez, por isso é interessante manter uma ótima relação com seus fornecedores.
Escolha fornecedores de produtos com qualidade a preços justos, que ofereçam agilidade de entrega e flexibilidade nas negociações.
Assim, sua esmalteria não fica por fora das novidades, mas para aproveitar ainda mais essa parceria, sugiro a leitura do texto Gestão de compras: Como negociar com fornecedores.
Trabalhe a divulgação e Marketing
Sua esmalteria precisa estar no Instagram, pois esta é provavelmente a rede social com mais conteúdo voltado para beleza, o que gera essa necessidade entre as usuárias.
Crie conteúdo próprio a partir dos seus serviços e atraia pessoas da sua região. Estimule que suas clientes postem as unhas estilizadas em suas próprias páginas e que marquem a esmalteria.
Assim, seu público se torna cada vez mais qualificado e você pode começar a pensar em promoções e conteúdo exclusivo para quem segue o perfil da esmalteria.
Não descarte o uso do Facebook com as mesmas finalidades, ainda que o Instagram seja mais adequado, o Facebook segue sendo a maior rede social em uso no Brasil.
O WhatsApp é outra poderosa ferramenta de divulgação, pois além de possibilitar a comunicação em massa entre seus clientes, facilita o atendimento quando você recebe um Pedido Online no seu Catálogo Digital. Já foi falado sobre o WhatsApp para pequenas empresas aqui no Blog, basta ler o texto WhatsApp Business - Aplicativo para pequenas empresas e ficar por dentro de tudo que a plataforma tem a oferecer para a sua esmalteria.
Tenha uma ferramenta para administrar uma esmalteria
Mesmo com boa localização, profissionais experientes e baixo custo de manutenção, uma esmalteria não garante lucro sem uma boa administração. Independente do tamanho do empreendimento, sempre é necessário uma boa ferramenta para administrar vendas, clientes e fornecedores.
Com o Nex, você faz tudo isso e ainda tem acesso a relatórios fundamentais para analisar o progresso da sua esmalteria.
Além disso, o Nex serve como uma eficiente ferramenta de fidelização, pois, com facilidade, você mantém atualizado o cadastro de clientes de sua esmalteria, inclui data de aniversário para campanhas de marketing e promoções especiais para as clientes aniversariantes, além de controle de débito e extrato de pontos de fidelidade.
Para saber mais, clique aqui.
Como montar uma esmalteria? Dúvidas frequentes!
Quanto custa montar uma esmalteria?
O investimento inicial de qualquer negócio é difícil de ser estimado, pois diversos fatores influenciam no valor final.
No caso de uma esmalteria, alguns dos fatores são: o tamanho desejado para seu negócio, a quantidade de serviços ofertados e o número de clientes que você pretende atender simultaneamente.
Para estimar o investimento que você vai precisar, faça uma pesquisa de mercado comparando o preço dos itens básicos para o funcionamento de uma esmalteria, para reduzir seu investimento de forma considerável, você pode optar por montar sua esmalteria em casa, dessa maneira você poupa gastos com aluguel, deslocamento, etc.
Quantos funcionários são necessários?
A quantidade de funcionários varia de acordo com o tamanho de sua esmalteria e com a quantidade de clientes que você pretende atender por dia.
Vamos a uma simulação:
Em sua esmalteria, além dos serviços de pedicure e manicure você oferecerá a venda de produtos e pretende atender 2 clientes por hora.
Nesse caso, você irá precisar de no mínimo 2 funcionários, isso se a mesma pessoa que faz manicure também realizar o pedicure, no caso de ter um profissional diferente para cada função, serão necessários 3 funcionários.
Quais equipamentos e utensílios são essenciais?
Os principais equipamentos e utensílios para montar uma esmalteria são:
- Alicates, espátulas e palitos de aço inox.
- Cortadores de unhas de aço inox.
- Lixas.
- Toalhas.
- Esterilizadores.
- Luvas.
- Esmaltes.
- Acetona e algodão.
- Expositores ou carrinhos para esmaltes.
- Espelhos e vitrines.
- Computador.
- Máquina de cartão.
Quais são os móveis necessários para montar uma esmalteria?
Os móveis básicos para uma esmalteria são:
- Carrinho para esmaltes ou expositores.
- Prateleiras.
- Cadeira para manicure.
- Suporte apoio para pedicure.
- Bancos e/ou sofá para clientes.
Como montar uma esmalteria e bar?
Também chamado de nail bar, esse novo conceito de negócio está ficando cada vez mais popular, e trata-se da junção de uma esmalteria com um bar ou café, neste tipo de negócio, o cliente tem acesso a um ambiente aconchegante, personalizado e mais atraente.
Para montar esse negócio você precisa seguir os passos anteriores, incluindo os aspectos necessários para o bar ou café, como os produtos a serem ofertados, a área do ponto comercial, os equipamentos básicos e os gastos com funcionários.
Essa é uma maneira de inovar e atrair novos clientes, você também pode ofertar outros serviços como massagem e limpeza de pele, o mais importante é saber o que o seu público precisa e buscar maneiras de atender suas necessidades.
Considerações
Você não precisa ser profissional da área para abrir uma esmalteria, mas é muito importante que além de ter interesse no ramo, contrate uma profissional experiente.
Alguém que além de oferecer um serviço de qualidade, esteja sempre atento às novidades e gostos da sua clientela.
Além disso, é importante ressaltar que a pandemia causada pelo COVID-19 fez com que muitos negócios migrassem para o universo digital.
Entretanto, nem todos os tipos de serviços podem ser realizados de maneira online, como no caso de uma esmalteria.
É por isso que você deve tomar precauções para não afetar sua saúde nem a de seus clientes e funcionários. Redobre seus cuidados em relação à higiene do local, mantenha sempre todos os equipamentos utilizados esterilizados e limpos, além de realizar o descarte adequado dos materiais, em um lugar seguro e afastado das áreas comuns com maior fluxo de pessoas.
Esteja atento também para manter a distância recomendada pelo Ministério da Saúde entre clientes e funcionários, não se esqueça de garantir que todos utilizem a máscara corretamente dentro de sua esmalteria e tenha sempre disponível álcool em gel para todos.
Não deixe de tirar suas dúvidas nos comentários!
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